Bom dia. É possível ter o diagnóstico de Trantorno de Personalidade Esquizóide e do Espectro Autista

19 respostas
Bom dia. É possível ter o diagnóstico de Trantorno de Personalidade Esquizóide e do Espectro Autista?

Pois, alguns dizem haver essa possibilidade e outros de que não é possível na prática.
Qualquer diagnóstico só é possivel através de uma avaliação médica, acompanhamento de no mínimo 6 meses e avaliação de equipe multidisciplinar. A avaliação neuropsicológica é um instrumento auxiliar em diagnósticos feito por psicólogos com essa especialização, onde avalia-se Personalidade, Cognição e Comportamento e pode ajudar nesse raciocinio clinico. É possivel em alguns quadros com comorbidades, ou seja, um diagnóstico associado a outro. Um deles vai ter um peso maior, onde será mais observado os prejuízos do paciente mas não diminui a gravidade do outro. Deve-se ter cuidado, paciencia e um bom acompanhamento médico. Inclusive a avaliação vai ajudar no planejamento do tratamento. Em relação ao transtorno de personalidade esquizóide tem que fazer esse diferencial pq é um distúrbio que começa na fase adulta enquanto o autismo na primeira infância (relacionado ao neurodesenvolvimento). Por isso tem que ser bem avaliado por especialistas. Espero ter ajudado, abraço

Olá, como a colega mencionou a cima o processo de diagnostico deve ser feito mediante uma avaliação cuidadosa, buscando sempre diferenciar os diagnósticos, mesmo que possam estar associados. Isso deve ser feito com cuidado e um bom profissional, para inclusive guiar de forma mais assertiva a intervenção.
Assim como os diagnósticos de doenças físicas são sempre pautados em exames e dados clínicos dos pacientes, os diagnósticos de transtornos mentais também devem ser realizados a partir de critérios e instrumentos como a avaliação neuropsicológica e acompanhamento com profissional especializado, muitas vezes com envolvimento de uma equipe multidisciplinar.
Independente de estarem associados ou não, o importante é o acompanhamento com um profissional que entenda do assunto para que te auxilie no manejo, intervenções e encaminhamentos necessários para uma melhora na qualidade de vida.
Concordo inteiramente com os colegas. Mas é importante que compreendas por qual razão esse diagnóstico fica reservado ao especialista.
Um diagnóstico, seja ele qual for, para o profissional que é responsável pelo seu tratamento terá a função de norteá-lo sobre o rumo do seu tratamento, isso inclui as técnicas que serão usadas, qual o seu prognóstico, quais as possíveis limitações do tratamento, quais os possíveis desafios, etc.
Já para alguém que não terá essa função específica na sua vida, rotular só servirá como um grande limitador... Limitador no qual suas angustias e comportamentos ficarão reservados ao rótulo: "fulano é assim porque é tal coisa". Percebes a lógica reducionista? Se puderes evitar isso, melhor ok? Confio no profissional que está te acompanhando e de o melhor de si no seu tratamento. Isso sim vai te ajudar e fortalecer. Espero ter ajudado. Grande abraço e fica a disposição.
Te convidamos para uma consulta: Primeira consulta psicanálise - R$ 200
Olá!
É preciso um acompanhamento profissional para que essa avaliação possa ser feita e o que o tratamento adequado seja direcionado.
Olá, como vai? Então, delicado essa situação de diagnóstico... É imprescindível uma boa avaliação por parte de profissionais especialistas, de uma equipe multidisciplinar, assim como foi descrito acima pelos colegas. Essa avaliação e cuidado por parte dos profissionais, é que definirá a condução do tratamento para cada caso. Mas todo cuidado com a disseminação de diagnósticos precisa ser feita, pois existe um fenômeno de consequências psico-social, em que o indivíduo ao receber um diagnóstico pode a partir disso definir sua identidade, encontrando inclusive um lugar de pertença num grupo, assim gerando certo conformismo ou até se limitar para algumas áreas da vida, podendo aumentar o sofrimento. O diagnóstico serve somente para o profissional definir o tratamento a ser realizado. No entanto, ao me referir o quão é delicado este assunto, cito a explosão de diagnósticos que nos deparamos, especialmente no campo da saúde mental, que tem surgido de forma desenfreada há alguns anos. Esse é um fenômeno social a considerar. O que estaria por trás deste aumento exacerbado? Espero ter auxiliado,
O diagnóstico de um transtorno é feito por profissionais especializados em saúde mental: psicólogos, psiquiatras,ou seja, uma equipe multidisciplinar. O processo de diagnostico deve ser feito mediante uma avaliação cuidadosa e minuciosa.É preciso entender como o diagnóstico de um transtorno funciona para o desenho do melhor plano de tratamento. Espero ter ajudado!
Te convidamos para uma consulta: Consulta psicologia - R$ 160
Olá! Esta é uma pergunta bastante técnica. Recomendo fazer essa pergunta para seu psiquiatra e caso sinta necessidade procure outros psiquiatras, mas sempre com consultas de modo que o seu caso possa ser analisado em sua especificidade.
Possível é, porém é necessário uma avaliação criteriosa de um profissional, para que o tratamento seja direcionado aos pontos que mais causam sofrimentos clinicamente significativo no paciente.
Qualquer diagnóstico só é possível através de uma avaliação médica, feito por profissionais especializados em saúde mental, por psicólogos e psiquiatras. Será feito uma avaliação minuciosa para que se chegue a um tratamento adequado!
Bom dia! Sim é possível. Para te explicar melhor a respeito devemos relembrar do que se trata o transtorno de personalidade esquizoide. Nesse transtorno o padrão de seu comportamento é o distanciamento, onde o indivíduo não preza relações íntimas e opta por relações mais solitárias. Por essas razões é necessário uma avaliação bem aprofundada do caso para que não haja confusões com o quadro de síndrome de asperger. Os dois casos podem coexistir em um indivíduo, mas para cada caso, existe um tratamento específico, pois não adianta tratar uma esfera e deixar a outra como está. Então recomendo que procure auxílio psicológico para solucionar mais detalhadamente suas dúvidas em relação ao histórico do sujeito para assim traçar um plano terapêutico adequado para ambas ou uma das problemáticas. Qualquer coisa estou por aqui ok? Fique bem
Olá, boa noite, como você está?

Prazer, aqui quem fala é a psicóloga Vanessa Bifano.

Respondendo sua dúvida: sim, é possível e inclusive importante realizar uma análise, avaliação do caso e se chegar a uma conclusão diagnóstica. Através de avaliação com profissional da área.

Mais alguma dúvida?

Vamos agendar uma avaliação?

Aguardo,

Qualquer dúvida estou a disposição!

Att,

Psicóloga
Vanessa C. M. Bifano
CRP 06/124299
Especialista em Terapia Cognitivo Comportamental (TCC), Psicanálise, Psicologia Positiva, Hipnose (Hipnoterapia Clássica), Mindfulness (Atenção Plena, foco e concentração) e Programação Neurolinguística (PNL)

É fundamental o acompanhamento médico por profissionais como psiquiatra, psicólogo (entre outros), para se chegar a esses diagnóstico e ao melhor tratamento em cada caso. Até por que os critérios e as nomenclaturas em si mudam com o tempo também.
Boa tarde. Devemos encarar os diagnósticos mais como uma referência teórica, uma linguagem comum entre profissionais da área da saúde, do que algo que de fato se propõe a explicar ou resumir o que alguém é ou como está. Cada ser humano é um universo em termos de suas individualidades e peculiaridades. Só é possível chegar próximo a algum tipo de classificação de uma parte desse todo através de extensa avaliação psicológica e psiquiátrica.
Olá! A personalidade Esquizóide e o Espectro Autista muitas vezes possuem manifestações "parecidas", o que pode resultar em confusão no momento do diagnóstico. Entretanto, é importante ressaltar que em qualquer um dos casos, o diagnóstico por si só não implica em uma resposta terapêutica ou mesmo farmacológica específica. Sendo assim, o tratamento em ambos os casos é multiprofissional e pressupões uma análise específica de cada caso. Uma sugestão é buscar profissionais que possam acolher e auxiliar na elaboração do sofrimento do sujeito em questão para além dos diagnósticos. Assim, na medida que o tratamento vá se desenvolvendo, a natureza do "transtorno" ficará mais clara, o que favorece os processos terapêuticos e, consequentemente, permite ao sujeito desenvolver mais recursos para lidar com suas angústias e sofrimentos.
Diagnosticos com rotulos como transtorno de personalidade Esquizoide e Autismo podem ser feitos com avaliacoes psiquiatricas e psicologicas , incluindo testes de personalidade .Hoje em dia há testes sobre espectrum autista, mostrando que há varios niveis de autismo . Sao importantes no que se refere a uso de tratamento medicamentoso e o tipo de abordagem que se pode fazer com um paciente com este diagnostico. Em Psicanalise prefirimos nao usar rotulos e trabalhar nas condiçoes emocionais que sao possiveis para o paciente, num nivel em que ele pode se expressar e que podemos escutar. O rotulo diagnostico fecha muitos caminhos e possibilidades. Todos tem uma parte de nossa mente mais fechada em si mesmo, esquizoide, e uma parte um pouco autista.
Boa tarde, cada ser humano é único e tem uma história pessoal com características próprias. A compreensão, empatia e a construção de uma relação de confiança na terapia são a chave para cura das questões emocionais que podem afligir ou, impedir o desenvolvimento pessoal. Nesta relação, e somente a partir dela, é que podemos pensar em diagnóstico. As questões são múltiplas e se entremeiam, de acordo com a história de cada um. Mas, quando podemos contar com alguém confiável, muita coisa pode se transformar. Espero que encontre a ajuda que necessita!
Olá. Sim é possível ter mais de um diagnóstico, Chamamos de comorbidades mais de um diagnóstico. O importante é que durante o acompanhamento o profissional se atente aquilo que o paciente apresenta e possa solicitar uma avaliação psicológica para verificar por meio de testagem questões relacionadas a personalidade e outros transtornos. Desta forma pode oferecer um melhor tratamento.
Os dois diagnosticos que voce mencionou tem 80% de caracteristicas em comum. Então a diferença está nos detalhes e isto somente pode ser feito com exames mais profundos.
Te convidamos para uma consulta: Teleconsulta - R$ 250