Bom dia! Eu queria saber se o meu hábito de falar sozinha é doença ou não? Vai fazer mais ou menos 6

26 respostas
Bom dia! Eu queria saber se o meu hábito de falar sozinha é doença ou não? Vai fazer mais ou menos 6/7 anos que eu falo sozinha, comecei a fazer isso para mostrar as pessoas que eu tinha amigos (falava pelo celular) porém agora tá piorando. Eu falo sozinha como se tivesse um público me olhando, as minhas conversas são sempre assuntos ligados à minha vida pessoal e professional... Por exemplo muitas vezes na rua eu coloco os fones nos ouvidos e faço como se eu estivesse ao celular como alguma pessoa, eu rio etc... Em casa também faço isso mas somente quando as pessoas estão um pouco afastada, fico conversando como se eu estivesse contando a minha vida a algum amigo ou público. O tempo passa e eu acho que tá piorando então queria saber se é loucura ou não?
Olá, Bom dia! Comportamentos que nos causam desconfortos devem ser investigados e melhor avaliados. Você pode procurar um profissional para compreender melhor e ajudá-la nessa situação.

Oi, os sintomas que traz seria interessante você procurar um profissional para que possa lhe ajudar a buscar um entendimento mais esclarecido de seus sintomas. Conversa sozinho não quer dizer "louco", mas importante é observar os motivos deste "conversar sozinho" o que realmente quer dizer?
Em processo Psicoterapêutico pode lhe ajudar a entender e buscar soluções para lidar com esta situação.
A disposição para outras dúvidas.
Não me parece loucura, mas sim um HABITO adquiriu por necessidade de contato social, por solidão. Mudar um hábito, não é fácil, por que é um comportamento repetitivo, mas é possível, inserir novas atitudes.
Procure um tratamento Psicológico, conheça-se.
Espero que tenha podido ajudar, estou à disposição
Olá! Seria interessante investigar, quando começou e se esse comportamento, trás algum tipo de prejuízo na sua rotina . A procura de um psicólogo seria melhor. Espero ter ajudado.
Olá! O que você relatou não é loucura pelos simples fato de você ter ciência de seus atos, fique tranquila. Como alguns colegas relataram acima, você criou este mecanismo para disfarçar sua solidão. Só que hoje você não consegue mais ter controle, é um hábito consolidado e que, consequentemente, gera desconforto. Indico a procura de um psicólogo para ajudar nas suas habilidades sociais e também a cuidar desta necessidade de fantasiar contatos próximos. Através da terapia você conseguirá suspender essa prática e ganhará confiança para ter relações saudáveis e verdadeiras.
Olá, todo comportamento que trás desconforto é de suma importância que seja investigado, procure um profissional da área da saúde mental, para que seja feito um acompanhamento mais detalhado para que se possa diagnosticar!
Olá. Não se pode diagnosticar nada por aqui, mas se isso vem te incomodando vale passar por um psicólogo para uma conversa. Atenciosamente.
Olá, esse comportamento pode estar sendo desenvolvido por falta de reforçadores (conversa com amigos, momentos para desabafar, pessoas para falar sobre a sua vida pessoal), e por se sentir bem em imaginar que está dentro dessas situações, reforça o seu comportamento de continuar apresentando essas conversas. O interessante seria buscar uma ajuda profissional para conseguir avaliar o seu caso, e então desenvolver habilidades para aumentar o seu repertorio.
Olá! Neste caso, seria interessante você conversar com uma equipe multiprofissional composta por médico psiquiatra, psicólogo e outros profissionais, caso seja indicado. Já pensou em fazer terapia para entender melhor a origem deste comportamento e pensar em estratégias para amenizar o sofrimento decorrente deste comportamento? Seria interessante buscar uma ajuda para você ficar mais tranquila.
Olá, é importante procurar um profissional para que possa te ajudar. Não dá para diagnosticar apenas com essa fala. Sugiro procurar um psicólogo. Sempre que sentir algum desconforto em relação ao seu comportamento, não hesite em procurar ajuda.
Neste momento, virou um mal estar que te aflige. Busque um profissional que possa te ouvir de verdade. Quem sabe assim você não precise mais de subterfúgios pra se sentir acompanhada
Olá, talvez na infância onde tudo começou você tenha passado por momentos que se sentia só é começou a desenvolver esse comportamento para não sofrer ou não ser julgada que acabou virando um hábito, pois agora está totalmente automático em você, sugiro que você faça terapia para trabalhar esses eventos do passado e elaborar essa situação é assim conseguir mudar em você o que te incomoda através de estratégias para trazer a consciência o que parece inconsciente.
A questão não é falar sozinho, mas sim como isso está afetando a sua vida. Você consegue ter noção que esse fato pode gerar estranhamento nos outros e utiliza estratégias para lidar de forma funcional. Um processo psicoterápico pode ajudar a entender as causas dessa n necessidade e proporcionar um espaço de fala com alguém que possa lhe ouvir.
Procure um profissional para avaliar se realmente é um hábito que você desenvolveu, na tentativa de ter uma vida social saudável ou se tem algo por trás deste comportamento.
Bom dia!! Talvez essas conversar tenham sido uma forma de você não se sentir tão sozinha e demonstrar às pessoas que possui amigos. Importante entender o que te levou a tomar essa ação há 06 ou 07 anos. Qual era o seu momento de vida, que te fez pensar que essa atitude seria uma saída.
Hoje esse tipo de comportamento está te trazendo um desconforto e a melhor forma de entender o que está acontecendo é buscando a ajuda de um profissional. A terapia poderá te ajudar.
Interessante que você conhece o "para quê" do seu comportamento. Isso já é um passo importante para compreender o "como", ou seja, o processo pelo qual você passa para chegar a este comportamento, e as necessidades envolvidas neste modo de ser no mundo. Nesse sentido, é altamente recomendável que você procure um processo psicoterapêutico para ajudar a se reorganizar diante das suas necessidades, as possibilidades disponíveis para satisfazê-las e os bloqueios que a impedem ou dificultam de alcançá-las. Desejo sucesso! Sempre às ordens!
Boa tarde . Não vejo como loucura ,pelo fato de voce ter consciência deste ato e até demonstrar um certo incômodo .Mas , será muito importante vc buscar ajuda para compreender melhor tudo isso e inclusive estabelecer na sua vida , relacionamentos ,e diálogos reais que fará toda a diferença e trará mudanças benéficas para seu crescimento como pessoa.
Olá! Não acredito que a situação descrita por você possa ser classificada como loucura, mas percebo a importância de buscar um acompanhamento psicológico, visto que essa situação parece ter saído do controle e estar te causando muito sofrimento há anos. Acredito que com o acompanhamento de um profissional da psicologia/psicanálise você poderá entender melhor a situação, levando em consideração suas características pessoais e sua história de vida. Espero ter ajudado! Att. Carolina
Olá
Indo direto ao ponto: loucura não é, porém a necessidade de mostrar para os outros que você tem amigos, mostra o quanto vc acha isso importante e mostra o quanto vc precisa de aprovação.
Você precisa contar a sua história, você precisa nomear seus sentimentos, mas faça isso com um psicólogo, dessa forma você terá um apoio profissional para se entender e elaborar seus conflitos.
Boa sorte
Está buscando entender o que está acontecendo e isso é sinal de lucidez, não de loucura, fique tranquila. Conversa com uma psicóloga(o) que terá mais clareza sobre os motivos que isso acontece. Algumas estratégias de enfrentamento podem se tornar hábito pelos benefícios que nos trazem, mas será importante saber a origem deste comportamento. Desejo sucesso no teu processo!
Olá,
Falar sozinho, como pensando alto é bem comum, mas me parece que seu caso tem algo que vai além disso, e me parece qus vc já pwrcebeu que algo não está muito bem.
Procure um psicólogo, desta forma será possível entender melhor suas razões.
Abç
Olá, se vc tem esse hábito de conversar consigo mesma, eu entendo que é uma formar muito peculiar de vc lidar com seu estresse. Não é preocupante!Vc diz que não há prejuízo nem pra vc nem para o convívio familiar. Então continue fazendo sua auto análise, pois a loucura anda muito distante de vc.Abraço
Muito legal sua dúvida! O que é loucura para você?
É normal as crianças fantasiarem, sabe o ''amigo imaginário''...
Eu tenho uma amiga com esse hábito, e acho super legal porque ela tem essa consciência e sempre avisa. ''- Gente estou conversando comigo mesma, peço conselhos para mim, etc....'' Para ela é tranquilo.
Se para você é algo que incomoda e você tem o desejo de conversar com alguém além de você mesma que vai te escutar de forma empática, a psicoterapia está a esse serviço, podendo te ajudar ainda mais no autoconhecimento.
Espero ter te ajudado!
Grande abraço!
Olá! Tá bem?
Veja, seria legal procurar auxílio psicológico, isso pode lhe auxiliar a lidar com o sentimento de não pertencimento, de deslocamento ou desvalor que podem estar sustentando esse comportamento.
Olá. Não é loucura, mas parece ser um comportamento ou até mesmo um hábito que de alguma forma te traz sofrimento, pois você aponta que está piorando. Se for este o caso, minha orientação é iniciar psicoterapia. Abraço
Oi! você tem com quem falar? Uma pessoa real? Se aprendeu a ser sozinha de pessoa física e ser popular na fantasia, você ainda está vivendo o estágio infantil. Novos aprendizados são possíveis para que você crie relacionamentos verdadeiros e com conversações reais. É interessante traçar a sua linha da vida com as informações mais pertinentes para compreensão do que iniciou esse comportamento e o que o faz persistir. Eu te convido a fazer Psicoterapia e principalmente nas abordagens TCC e TE. Estarei à sua disposição. Visita meu perfil e veja como eu trabalho.