carbamazepina engorda?

6 respostas
carbamazepina engorda?
Dr. Douglas Motta Calderoni
Psiquiatra
São Paulo
A carbamazepina é uma boa medicação para estabilizaçào de humor, controle dos impulsos e anticonvulsiva. Não provoca aumento de peso como outras medicações da mesma classe. Mas sempre confie no seu médico e nunca suspenda uma medicação sem falar com o seu médico. Pois a falta de estabilidade, crises convulsivas, depressão, etc, prejudica muito a saúde.

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
Dra. Sayonara Machado
Psicólogo, Psicanalista
Rio de Janeiro
É sempre bom falar sobre isso com seu médico. E é bom lembrar também que o remédio sozinho não fará isso, ele pode ocasionar uma retenção de líquidos que causa um sobre peso por inchaço. Mas se você estiver com sua alimentação correta, e com a sua prática de exercícios físicos em dia não se preocupe, vai dar tudo certo.

A disposição
Dra. Sayonara Machado
 Natalia Marques Antunes
Psicólogo
São Paulo
Além do tratamento medicamentoso, sob a orientação do médico, é importante também a Psicoterapia, para entender os fatores emocionais associados e poder lidar melhor com eles.
A estabilidade e equilíbrio emocional permite um melhor convívio familiar, social e profissional.
Dr. Paulo Roberto Bravo
Psicólogo
Brasília
Todos os anticonvulsivante apresentam alterações fisiológicas, cada pessoa reagirá de forma diferentes. Com relação a pergunta, não há fatos comprovados em relação ao aumento de peso, ao contrário tem percebido a perda de líquido e causionado por constante evacuação (diárias). Em todo o caso deva falar com seu médico sobre este episódio. A posologia da medicação deve ser observada. A medicação junto com a psicoterapia são fundamentais no processo.
 Luciana Mariano
Psicanalista
Dourados
O profissional responsável por esclarecimentos no que tange a medicação é o Psiquiatra. Porém, para melhorar o estado geral de sua saúde e entender as questões que levaram ao adoecimento, a Psicanálise é um dos tratamentos indicados. A função da Psicanálise é basicamente o autoconhecimento e a extinção da compulsão à repetição, ou seja, ao que leva um sujeito agir sempre da mesma forma e esperar resultados diferentes.
Dr. Marcelo Marui Biondo
Psiquiatra
São Paulo
Sim! A Carbamazepina pode causar ganho de peso em alguns casos. Se isto estiver acontecendo de forma recorrente, veja a possibilidade de troca da medicação com o(a) médico(a) psiquiatra. Tente fazer atividade física regular e invista em uma alimentação saudável. Abraço!

Especialistas

Roberto Carmignani Verdade

Roberto Carmignani Verdade

Psiquiatra

Campinas

Thiago Alcantara

Thiago Alcantara

Psicólogo

Goiânia

Débora Torres

Débora Torres

Psiquiatra

São Paulo

Renata Camargo

Renata Camargo

Psicólogo

Camaquã

Luis Falivene Roberto Alves

Luis Falivene Roberto Alves

Psiquiatra

Campinas

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 970 perguntas sobre Transtorno bipolar
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.