Comecei com aversão ao álcool, e com o tempo se modificou e se tornou aversão a alimentação. Tenho

11 respostas
Comecei com aversão ao álcool, e com o tempo se modificou e se tornou aversão a alimentação. Tenho medo de emagrecer, e sou muito preocupado com meu corpo. Quero comer, mas não consigo. Sinto enjoos e quando me alimento, não faço a ingestão de tudo que tenho vontade de comer. Como "forçando" sempre. Que posso fazer?
O que representa o alimento para você? Como foi sua relação com o alimento desde bebê até os dias de hoje? Que projeções inconscientes você coloca no alimento?
Estas questões, entre outras, podem desvendar o enigma da dificuldade em alimentar-se que você apresenta.
Lembre-se que dentro de nossos olhos temos todas as cores que existem: vivas, mortas, quentes, frias, sombrias, repulsivas, etc... e com estas colorimos tudo que existe. Estas cores representam as projeções e nós nos relacionamos com tudo por meio de nossas projeções,
Um abraço,
Léa

Olá! Ao ler sua descrição me parece que você é bem preocupado com a sua saúde, contudo, esse bom hábito tem se tornado também uma prisão. Cabe a procura de um médico endocrinologista e de um profissional da psicologia para que o ajudem com o manejo do seu consumo alimentar.

Caso tenha mais dúvidas, fico a sua disposição.
Olá! Em psicologia, podemos analisar sob diversos ângulos os problemas que levam os pacientes a desenvolver transtornos alimentares. Porém, você não deu muita informação. Deste modo, uma avaliação sobre o seu estado orgânico se faz necessário para descartar possíveis desequilíbrios hormonais, por exemplo. Faça uma avaliação com um médico da sua confiança, uma avaliação nutricional também vai ajudar muito a você nesse processo, assim como um acompanhamento psicológico se faz necessário. Os transtornos alimentares são muito graves se não levados a sério. Boa sorte!!!
Concordo com os colegas, deve se descartar quaisquer questões clinicas e hormonais antes. Um bom endocrinologista é indicado. Após isso mantendo se os sintomas, é importante uma boa avaliação psicológica para que você possa ter o melhor tratamento possível. Dentre os sintomas que descreveste, isso pode estar associado não somente a um Transtorno Alimentar bem como a outros Trasntornos de Ansiedade e até mesmo TOC (Transtorno Obsessivo Compulsivo). Somente uma boa avaliação vai dar a resposta em relação ao diagnóstico. Para essas hipóteses diagnósticas a Terapia que se mostra com os melhores resultados de acordo com a literatura científica é a Terapia Cognitivo Comportamental. Abraço e fico a disposição para outras dúvidas.
Psicoterapia EMDR pode tratar casos como o seu. Essa condição foi construída, portanto ela pode ser desconstruída.
Deve procurar um médico gastroenterologista para avaliar seu caso. Também um profissional da psicologia cognitivo comportamental ou EMDR para ajudar no que tange a saúde mental. Existe a possibilidade de desenvolver transtorno alimentar como bulimia e anorexia. Estou a disposição para esclarecimentos!
Olá, vejo que há algum tempo você sofre. De onde veio sua aversão ao álcool? De onde veio sua aversão a comida?
Vejo que há uma preocupação com sua saúde, porém precisamos saber a intensidade de tudo isso. Seria boa vc buscar ajuda psicológica e de um nutricionista , para juntos buscarem um caminho saudável e sem sofrimento . Um forte abraço.
Depois de descartar qualquer problema orgânico, seria interessante procurar um psicólogo para entender e tratar esses sintomas relacionados `a oralidade que podem estar se configurando cada vez mais como um transtorno alimentar.
Diante de seu relato,, o melhor é procurar inicialmente um médico p/descartar o risco de uma enfermidade física que desencadeie estes sintomas ou até diagnosticar como Anorexia ou Ortorexia (que pode evoluir p/ Anorexia Nervosa).
A Anorexia é uma doença complexa e grave, fruto principalmente do entrelaçamento de fatores como predisposição genética, influência socio-cultural e vulnerabilidade psicológica.
Os Anoréxicos tem fome e não comem! A dificuldade de organizar e verbalizar sentimentos, emoções e ideias produzem armadilhas de difíceis saídas. O medo de emagrecer demais, o ato de forçar a se alimentar e a culpa de provocar doenças causam ainda maior sofrimento.
Por caracterizar-se c/severos e irreparáveis reflexos na saúde, a Anorexia requer tratamento multidisciplinar, no qual o(a) psicólogo(a) exerce papel indispensável.
Procure ajuda especializada!
Psicóloga Carmen Bitarães (Belo Horizonte)
O ideal é procurar ajuda de um profissional para avaliar você por um todo a fim de identificar quais as possíveis causas que estão te levando a esse comportamento.
Olá, o ideal é descartar quaisquer questões clínicas e hormonais antes. Após isso procurar ajuda psicológica é muito indicado nesses casos, no hospital onde atuo, recebemos pacientes com sintomas similares e algumas questões se fazem necessário nesse processo: a representação do alimento, qual relação com este alimento desde cedo, projeções implicadas nesse alimento, entender o contexto em que se esta inserido estes sintomas. Enfim são alguns questionamentos que percebemos que quando o paciente pode dar espaço para uma profunda reflexão, há uma remissão dos sintomas, não se pode generalizar, casa caso é único e precisa ser analisado com atenção para devida compreensão. Espero te-la ajudado