como aliviar o desejo de consumir sempre que não estou bem emocionalmente?

9 respostas
como aliviar o desejo de consumir sempre que não estou bem emocionalmente?
Olá
Às vezes, as pessoas podem apresentar comportamentos algo impulsivos quando não estão bem emocionalmente, como que fosse para "extravasar".
E isso não seria necessariamente patológico.
De todo modo, se essa repetição te incomoda, procure um psicólogo para trabalhar as questões subjetivas envolvidas.
Espero ter te ajudado

Em muitos casos, podemos tentar preencher um vazio ou sofrimento com coisas materiais, inclusive para evitar entrar em contato com questões emocionais que podem nos trazer muita angústia.

Seria muito importante procurar a terapia, para que você tenha um espaço seguro para descobrir e falar sobre suas angústias, sentimentos, preocupações e entender o que a está levando a essa compulsão. Entendendo as causas e falando sobre isso é possível trazer um maior alívio psíquico e a mudar esse comportamento.

Espero ter ajudado. Se precisar de algo, fico a disposição! Boa sorte!
A compulsão, seja ela qual for, é sempre uma "fuga", mas causa sofrimento, pois se torna um ciclo vicioso de anestesia e sofrimento por não ter controle do consumo, gerando dívidas e conflitos por conta disso. Acho importante procurar ajuda de um profissional como um psicólogo, para descobrir quais são os vazios existenciais que a compulsão está entrando, onde isso começou, como lidar com esse vazio, ou até mesmo fechando esse vazio se auto conhecendo. Outra forma de aliviar é ter o hábito de meditar diariamente, estudos comprovam o como a meditação vem ajudando nas compulsões e inclusive vem sendo uma forma de prevenção de recaída, ela baixa a ansiedade, com isso diminui o impulso de buscar algo externo para saciar o interno e com o tempo isso vai melhorando.
Existe o grupo Devedores Anônimos, onde todos passam pelo mesmo problema e se auto ajudam com as partilhas.
Espero ter ajudado. BJs
Existeo contexto do emocional , para prazer imediato, desencadeado por algo que impulsiona o aumento da ansiedade, causando desconforto.
Se este hábito é frequente você pode fazer a avaliacao psicodiagnóstica e obter resultados mais detalhados sobre sua saúde psíquica.
Cuide-se.
Olá, se essa questão está causando algum desconforto, o ideal é que você procure assistência de um profissional para melhor compreensão sobre o assunto.
Boa noite! A compulsão muitas vezes está ligada a dores emocionais, geralmente a ansiedade e a depressão. É comum após as compras compulsivas vir o sentimento de culpa. Se esse seu comportamento está incomodando é importante procurar um atendimento psicológico para que você possa entender o que está acontecendo e quais vazios que a compulsão está preenchendo.
Consumir é bom, pois tras um conforto aparentemente emocional e provavelmente acoberta o que esta de fato está lhe perturbando, terapia pode lhe ajudar a compreender o que de fato perturba.
Att.
Eduardo
A causa deste comportamento deve ser identificado já que ele é o sintoma de que algo não esta bem, procure ajuda de um profissional de psicologia, a abordagem cognitiva-comportamental tem obtido muitos progressos.
Olá! Muitas vezes recorre-se ao consumo como forma de fulga de alguma situação, pode ser um sentimento, um problema que traga conflitos, sentimentos de angústia, incapacidade, entre outras possibilidades. Identificar que há uma relação entre o consumo e alguma forma de tamponar esses sentimentos e situações é um primeiro passo. Mas para compreender melhor recomendo que procure um profissional para estar auxiliando nesse processo. A psicoterapia pode ser muito eficaz em situações como esta.