Qual o primeiro passo para começar a tratar um adicto? Adolescente de 13 anos. Como escolher um psiquiatra

9 respostas
Qual o primeiro passo para começar a tratar um adicto? Adolescente de 13 anos. Como escolher um psiquiatra ou psicólogo?
Os adolescentes podem se tornar mais vulneráveis ao uso de substâncias devido a características típicas dessa idade como maior impulsividade, menor motivação para adiar recompensas, menor capacidade de avaliar riscos. Também podem se engajar menos no tratamento por dificuldade para entender os prejuízos a longo prazo do uso de substâncias. Alguns chegam até mesmo a dizer que não se importam com as consequências que a droga pode ocasionar. Portanto é necessário encontrar um profissional com experiência com adolescentes, que consiga compreender, acolher e despertar motivações no indivíduo para que ele se mantenha em tratamento e consiga parar de fazer o uso.

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
Associe o tratamento com o Psiquiatra e o Psicólogo, é a melhor estratégia. Lembrando que o tratamento vai envolver a participação da família toda, quando falamos desse público, os pais tem uma participação muito importante na construção e resolução da problemática. Boa sorte no tratamento.
O primeiro passo é sempre o estabelecimento de um vinculo profissional-paciente de modo que o paciente possa engajar-se no tratamento. É esperado que isso seja mais fácil com profissionais especializados em dependencia química na adolescencia, uma vez que eles tem mais experiência com esse publico. Faz parte do tratamento a psicoeducacao dos conviventes, de modo que a propria familia ou pessoas engajadas no tratamento deveriam ser orientadas a como lidar com o paciente e possivelmente tratar os próprios problemas de modo a aumentar a resiliência
"Devo salientar, inicialmente, que a vontade do paciente em dar início e prosseguir com o tratamento é indispensável para que qualquer orientação que se siga consiga trabalhar efetivamente o caso da adicção. Após essa breve consideração, minha orientação é que o tratamento seja realizado tanto com o psicólogo quanto com o psiquiatra, sendo de suma importância que ambos possuam ampla experiência na área, para que o vínculo/relação terapêutica seja melhor estabelecido, o que assegura a eficácia do tratamento"
Bom dia! O primeiro passo é procurar profissionais da área que tenham experiência com esse público: jovem e dependência química. Psicólogo e psiquiatra são os primeiros indicados, caso precise de outros, esses saberão encaminhar e explicar detalhes para você. A psicoterapia e tratamento medicamentoso de mãos dadas trarão bons resultados para a pessoa.
Para as adcções é sempre sugerido uma equipe miltidisciplinar, psicologos , psiquiatras e quem mais for necessário. A participação da família é fundamental nesse percurso.
Att
Eduardo
Primeiramente deve-se compreender se existe realmente um caso de adição ou simplesmente um envolvimento com drogas que é comum com adolescentes. Nesse caso é importante manter o contato com um psicólogo para identificar as motivações desse adolescente assim como o lugar da droga em sua vida. Esse trabalho deve ser cuidadoso, visto que, a adolescência é uma fase de mudanças onde tudo é muito intenso e qualquer movimento pode ser considerado extremo pelo jovem.
É preciso caminhar com os dois profissionais juntos e é importante que ambos tenham um trabalho voltado para Dependência Química e tbm para com adolescentes. Ambos profissionais são essênciais na busca pela sobriedade!
Olá! Concordo com as respostas dos colegas acima, mas gostaria de acrescentar que, deve procurar um psiquiatra e um psicólogo. A psiquiatria pode atuar oferecendo os medicamentos adequados para restabelecer certo nível de bem estar, para sentir-se melhor para lidar com a depressão, ansiedade, pressões dos amigos e família, e outros problemas que afetem a saúde mental do jovem.
A psicologia pode ajudá-lo a lidar não apenas com o abuso da droga em si, mas principalmente fazê-lo compreender os problemas que os levaram ao vício e quais são os caminhos para saná-los, devendo passar por um processo de amadurecimento, autoconhecimento, para enxergar as dores e inseguranças e criar formas saudáveis e produtivas de lidar com elas, não recorrendo aos vícios.

Especialistas

Paulo de Tarso Melo

Paulo de Tarso Melo

Psicólogo

Jaboatão Dos Guararapes

Agendar uma visita
Jaime Santana

Jaime Santana

Psiquiatra

Serra Talhada

Agendar uma visita

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 11 perguntas sobre Tratamento Adicção
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.