Qual o tratamento para uma pessoa viciada em jogos de azar? Pode-se igualar esse transtorno a dependência

8 respostas
Qual o tratamento para uma pessoa viciada em jogos de azar? Pode-se igualar esse transtorno a dependência química? Existe algum medicamento que controle essa compulsão?
Vício em jogos não deixa de ser uma forma de dependência entretanto os tratamentos tem suas particularidades. Um psicólogo poderá ajudar muito nesses casos e se ele avaliar a necessidade, busquem um psiquiatra também

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
É sempre recomendável a avaliação mediante equipe multidisciplinar de saúde. No caso, seria recomendável consultar um psiquiatra e um psicólogo, para avaliar a existência de uma real compulsão no caso concreto, e o motivo pelo qual essa compulsão venha se apresentando por meio do jogo, situação descrita como "jogo patológico" na literatura médico-psicológica. Desejo sucesso! Sempre às ordens!
Primeiro vc tem que descobrir a causa, o porquê vc se viciou no jogo e depois, junto a um profissional, que trabalhará as suas crenças, vc deve iniciar um processo de dessensibilização, para que vc consiga se afastar dos jogos
Tratamento Psicoterápica. E sim, é uma dependência química, pois fica -se dependente da dopamina, que é a química produzida pelo corpo como recompensa de ter jogado, comido, se drogado, ter ficado no computador, e não faltam possibilidades de rapina e espaços que não se quer ter contato. Pode haver algum medicamento que ajude, mas essa parte é com o psiquiatra, que em conjunto com o psicoterapeuta, pode ajudar. Às ordens.
Vício em jogos sim deve ser tratado, visto que as perdas e danos para o pacientes são inúmeros. Sugiro começar com Terapia EMDR.
Olá!
Existe tratamento para qualquer tipo de vício, a partir da decisão e força de vontade do viciado.
A psicoterapia poderá lhe auxiliar na busca pela causa e na mudança de comportamento relacionado a essa "fuga".
Em alguns casos, a intervenção médica psiquiátrica tambem auxilia bastante.

Sucesso.
A dependência em jogos funciona como todo e qualquer vício, a dinâmica é a mesma. O tratamento indicado seria a psicoterapia e/ou psicofármaco (uso de medicamentos) se necessário. É importante que a pessoa procure fazer uma avaliação com um psicólogo ou psiquiatra para combinar o tratamento.
Psicoterapia e um dos tratamentos indicados para dependências de forma geral. O jogo assim como as drogas causas sérios prejuízos na vida de uma pessoa. Perda financeira, auto estima baixa , medos, separações são indícios que o vício já está em um grau elevado de dependência.
A medicação pode ser necessária meses casos.

Especialistas

Paulo de Tarso Melo

Paulo de Tarso Melo

Psicólogo

Jaboatão Dos Guararapes

Agendar uma visita
Jaime Santana

Jaime Santana

Psiquiatra

Serra Talhada

Agendar uma visita

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 11 perguntas sobre Tratamento Adicção
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.