Existe algum tratamento 100% eficaz no combate ao cigarro? ... ja tomei vários medicamentos junto com

9 respostas
Existe algum tratamento 100% eficaz no combate ao cigarro? ... ja tomei vários medicamentos junto com medicamentos para fobia social e não resultou nenhum efeito,de forma que até a fobia social aumentou ... atualmente tomo Sertralina e Risperidona ,vou voltar a fazer acompanhamento mesmo sendo dificil.
Boa tarde! As questões emocionais estão diretamente relacionadas ao uso e abuso de substâncias psicoativas... por isso é de extrema importância buscar a terapia como recurso terapêutico. Um tratamento 100% efetivo dependerá da disponibilidade interna do paciente, que juntamente com o seu terapeuta poderá pensar quais são as barreiras/problemas/fragilidades que existem para além do uso do cigarro ou outra substância. O tratamento medicamentoso também se torna um recurso efetivo quando acompanhado por um médico psiquiatra. Espero ter ajudado. Fico à disposição qualquer dúvida! Abraço.

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
Olá! Não sou psiquiatra, mas acredito que existem medicamentos mais indicados para o tratamento de tabagismo, como o BUPROPIONA (inibidor do desejo de fumar). 100% eficaz? Bem, todo tipo de tratamento exige bastante empenho do paciente. Desta forma a eficácia vai depender destas variáveis... Bons resultados estão aparecendo com a terapia de reposição de nicotina por meio de aplicação de adesivos e gomas de mascar. Psicoterapia e remédios para ansiedade podem ajudar bastante. Procure um médico e um psicólogo especialista em compulsões.
Boa noite. Provavelmente a sua fobia social e o vício do cigarro tenham a mesma causa primeira. Sugiro que você busque um acompanhamento psicológico para descobrir o porquê e aprender formas mais adaptadas para lidar com sua ansiedade, o medicamento não resolve porque ele não atinge a causa do problema, apenas tenta amenizar os problemas. Boa sorte no seu tratamento.
Largar cigarro é das adicções mais difíceis. Ele entra como algo que preenche, não só o vício físico, mas o psicológico, tipo: o que fazer com as mãos, estar num lugar que dê alguma angústia, ou seja, um companheiro, e por isso, abandonar esse "amigo" necessita de toda uma fortificação interna, pra poder abrir mão dessa muleta. A própria vontade de fazer esse movimento tem que ver ganhos nesse momento mais solitário sem o "suporte" do cigarro, senão não é suficiente. Acontece muitas vezes de um problema de saúde ser o estopim pra pessoa se enxergar só tendo perdas, nesse caso, com o cigarro, e daí decide mudar. É um processo, que pode inclusive ocorrer uma vez já não mais fumando.
Olá!

A dependência química e adicção em geral envolve diversas questões que não apenas o tratamento medicamentoso dará conta. Um tratamento 100% eficaz é difícil predizer, mas, com toda certeza você terá ganhos imensuráveis ao procurar um psicólogo e um psiquiatra que possam te acompanhar: a psicoterapia o fará entender melhor o lugar do cigarro na sua vida, sua relação com ele, além de questões emocionais envolvidas em todo o processo e o que pode ser feito para além do que já tentou e, por outro lado, o tratamento medicamentoso com o psiquiatra com experiência na área trará benefícios e suporte bioquímicos necessários para a demanda de adicção.
Não sou psiquiatra mas creio que essas medicações tenha uma relação com a sua fobia social, humor e outros desconfortos que você deve ter apontado para o médico. Sobre a questão do cigarro pode ser que ele seja muito além de um vício comum, são questões a serem pensadas em uma psicoterapia. A medicação bupropiona pode ser indicada para o tabagismo, contudo assim como qualquer medicação tem seus efeitos colaterais e isso deve ser avaliado. Nada é 100% eficaz e pode dar garantias, por isso é importante pensar sobre seus desconfortos numa psicoterapia.
Aqui está a sua resposta. Dentro do conjunto de estratégias para o tratamento da mente e, portanto das causas do tabagismo, nos últimos anos a Terapia EMDR é considerada um "turning point" na psicoterapia.
Ola, não foque no 100% e sim no comprometimento com você mesmo através do companhamento psicológico e psiquiátrico.
Já de início, posso lhe indicar a Homeopatia para um e outro caso( que parecem estar interligados como sendo, mutuamente, causa e efeito, ou como sendo ambos, o efeito de estímulos negativos vindos de situações externas...a se observar com cautela no consultório psicológico). Qaunto a uma breve fala sobre o valor da Homeopatia, cito que, através da Lei dos Semelhantes( Hipócrates, Pai da Medicina, 400 a.C.) o bom Médico Homeopata vai, em uma boa entrevista inicial--relacionar a sua história de vida com a História das Ervas que serão diluídas em altos níveis para o preparo da fórmula certa para você! Assim a Homeopatia é eficaz. Especialmente, se administrada continuamente, já que ela age por continuação/permanência no organismo, para a devida assimilação do componente semelhante ao do seu corpo. Não por combate/eliminação, como a Halopatia, que, também por ser muito mais agressiva, vai incidir em efeitos colaterais de rebote...muitas vezes, negativos ao metabolismo e geradores de rotulações pessoais, rebaixadoras da autoestima. Procure um profissional homeopata e um psicólogo comportamental competentes e boa sorte! Vamos mudar!!

Especialistas

Carmen Lucia Armelin Nadalini

Carmen Lucia Armelin Nadalini

Psicanalista, Psicólogo

Florianópolis

Agendar uma visita
Arthur Cardoso

Arthur Cardoso

Psiquiatra

Piracicaba

Renata Camargo

Renata Camargo

Psicólogo

Camaquã

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 11 perguntas sobre Tratamento Adicção
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.