Como conseguimos diferenciar uma depressão hormonal de uma clínica?

7 respostas
Como conseguimos diferenciar uma depressão hormonal de uma clínica?
Ola! Para realizar o diagnóstico diferencial é necessário realizar exames que descartem as alterações hormonais, que se confirmadas devem ser tratadas por médico especialista. Contudo, dependendo do comprometimento dos sintomas depressivos, o trabalho conjunto com psiquiatra e/ou psicólogo pode potencializar a melhora.
O primeiro passo é descartar causas organicas (no caso, as hormonais) e depois pensar no tratamento especifico com profissional da saude mental. Boa sorte!

Ótima pergunta! Todos os sintomas depressivos devem ser avaliados num amplo contexto, feito em consulta médica. Durante a entrevista (anamnese) e o exame físico, já será possível avaliar elementos que sinalizem se há uma disfunção orgânica que precipite sintomas de humor. A complementação diagnósticas com exames laboratorias serão fundamentais. Por vezes é necessário tratar a depressão e o problema orgânico concomitantemente, mas frequentemente é possível ter melhora tratando-se somente o problema orgânico. As principais condições clínicas associadas são o hipotireoidismo, síndrome de cushing, hipogonadismo (queda de testosterona, no caso dos homens) e climatério/menopausa nas mulheres.
Um abráço
Boa tarde! Alterações hormonais podem causar depressão. Neste primeiro momento, é importante que se busque uma ajuda médica, para saber como estão os seus hormônios. E, tão importante quanto, é preciso que se busque uma ajuda psicológica e psiquiátrica, formando um trabalho multidisciplinar. Depressão é uma doença séria, que pode ser vencida com as ajudar certas. Espero ter ajudado!
A depressão se desenvolve por uma conjunção de fatores, tais como: o desequilíbrio hormonal, o componente genético, e por último o que chamamos de fator ambiental.
No tocante ao desequilíbrio hormonal feminino, é necessário um exame de sangue, e um controle médico no intuito de avaliar se o nível de estrogênio no sangue está abaixo do previsto.
Quanto ao componente genético, é importante este medidor apenas no sentido de que a genética pode dispor de genes determinantes da depressão, e não fazer uso desta predisposição. O maior fator neste caso para o surgimento da doença é o ambiente, que vai desencadear ou não o seu aparecimento. São as histórias de vida de cada um que vai predominar e se aliar ao componente genético, dando surgimento a depressão.
O outro tópico que chamamos de fator ambiental, e que se revelam mais ponatualmente seriam as crises que podemos vir a passar na vida, tais como separação, morte de umente querido, desemprego, e outros acontecimentos traumáticos.
Geralmente qdo a mulher entra na menopausa, ou tomar medicamentos para emagrecer tambem. Pede se um exame clinico para detectar o estado do cliente.Descantando o clinico , partimos p aspecto emocional.
A depressão pode ter múltiplas causas. Uma investigação clínica e de saúde mental é fundamental para testar as hipóteses causais. Mas o principal trabalho profissional a ser realizado é a escuta qualificada para a compreensão das pluralidades causais envolvidas no contexto da depressão. Um sujeito que deprime está expressando algo clinicamente e psicologicamente. A seriedade desta escuta é que pode trazer benefícios ao longo do tratamento, por isso a psicoterapia tem um lugar importante em qualquer tipo de depressão. Apenas medicar e aguardar a melhora pode simplesmente anestesiar ou camuflar situações mais complexas envolvidas no fenômeno.
O organismo e a emoção coexistem em sintonia, mesmo quando essa sintonia é, na verdade, um pandemônio. Os dois dividem uma mesma casa chamada "corpo".
Nossas ferramentas mais populares hoje testam no corpo o organismo. Por isso, a resposta curta é: Se o exame médico não detectar alterações, procure alguma terapia.
A resposta mais longa diz, ainda, que o organismo está em todas as situações da vida que a emoção cria, por isso, em alguns casos o próprio funcionamento emocional pode ser causa de alguns desvios organísmicos (isso se chama somatização). Ou seja: às vezes, esta é uma batalha de duas frentes.