Como posso lidar com pessoas que me criticam? .

3 respostas
Como posso lidar com pessoas que me criticam? .
Olá! Sinto muito que esteja sofrendo com isso! De alguma forma acho que todo ser humano vai passar por situações de ser criticado ao longo da vida, mas em alguns momentos isso pode vir com mais sofrimento. Trago alguns pontos pra você pensar:
1) Eu preciso mesmo conviver com essas pessoas? São pessoas que são relevantes na minha vida e na minha história? Algumas a gente pode simplesmente se afastar e amenizar esse desconforto.
2) Se não der pra se afastar: a crítica dessa pessoa tem algum fundamento? Talvez a parte mais importante de toda essa resposta seja: o que EU realmente penso de MIM e desse ponto que está sendo criticado? Só você é quem realmente sabe de si e de sua vida. Fortalecer nossa impressão de nós mesmos, e de nossa trajetória é uma das maiores ações de autoproteção que podemos ter.
3) Uma última coisa que pode agregar: será que essa crítica realmente diz de você ou diz de valores e frustrações que tem muito mais a ver com o outro do que com a sua vida? Ás vezes a crítica é, na verdade quase que uma confissão!
Boa sorte aí! Espero que fique bem

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
 Célia Diniz
Psicólogo, Psicanalista
Divinópolis
Olá!
Lidar com críticas envolve olhar para além do que é dito e perceber o que elas despertam em nós. A crítica pode tocar feridas antigas, ativar inseguranças e reativar experiências passadas de julgamento ou rejeição. Ao reconhecer esses sentimentos, é possível compreender que a intensidade da reação nem sempre se refere apenas ao momento presente. A psicanálise convida a explorar o sentido inconsciente dessas vivências, ajudando a diferenciar o que pertence à nossa história interna do que vem do outro. É possível, desta forma, agir de forma mais consciente e com menos sofrimento diante das críticas que possam surgir no dia a dia.
Receber críticas nunca é simples, mas pode ser uma oportunidade de autoconhecimento. Primeiro, diferencie críticas construtivas de ataques pessoais. Nas construtivas, busque o aprendizado possível; nos ataques, proteja-se emocionalmente e não os tome como verdade absoluta. Manter a autoestima fortalecida e praticar o autoconhecimento ajuda a não se definir pela opinião dos outros. Em casos de sofrimento recorrente, recomendo a psicoterapia como uma aliada valiosa.

Especialistas

Ana Cristina Vieira Cardoso

Ana Cristina Vieira Cardoso

Psicólogo

Vitória da Conquista

Wellington Aparecido Silva

Wellington Aparecido Silva

Psicólogo

Marília

Francielly Pedroso Salvador

Francielly Pedroso Salvador

Psicólogo

Londrina

Ana Suely de Moura

Ana Suely de Moura

Psicólogo

Jaboatão Dos Guararapes

Anderson Siqueira Pereira

Anderson Siqueira Pereira

Psicólogo

Porto Alegre

Luana Caroline Silva Vieira

Luana Caroline Silva Vieira

Psicólogo

Lavras

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 1003 perguntas sobre Saude Mental
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.