Como posso saber se tenho depressão ou ansiedade? Sei que existem vários tipos de depressão, mas tod

31 respostas
Como posso saber se tenho depressão ou ansiedade? Sei que existem vários tipos de depressão, mas todas estão ligadas à tristeza e letargia? E é possível ter depressao e ansiedade ao mesmo tempo?
 Miriane de Toledo Heinrich
Psicólogo
São Paulo
Sim, é possível. Se você faz essa pergunta, imagino que a faça porque identifica sintomas tanto de depressão como de ansiedade na sua experiência.
É muito frequente que a depressão seja associada à tristeza e à letargia, mas esta não é sua única forma. Os sintomas podem variar e surgir de forma combinada ou não. Memória prejudicada, diminuição da capacidade de concentração, pessimismo, retraimento social, perda de libido, perda de iniciativa, insônia, irritabilidade são alguns exemplos. De todo modo, é muito importante diferenciar se um paciente está deprimido ou se é deprimido.
Se os sintomas que você experimenta estão dificultando muito a sua vida, é importante que você busque um psiquiatra. Isso pode te ajudar na vida prática e também abrir espaço para um tratamento psíquico. Como psicanalista que sou, vejo o quanto uma análise pode ajudar uma pessoa. Conhecer a si mesmo e aprender a conviver consigo próprio é um grande ganho em qualidade de vida, entre outras coisas.

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
Dr. Guilherme Schezzi Botelho
Psicólogo
Ribeirão Preto
Olá!! A forma mais confiável de você saber se tem depressão ou ansiedade (ou ambos) é buscar um psiquiatra ou psicólogo para te avaliar. Somente um profissional competente poderá confirmar um diagnóstico e te indicar o melhor tratamento. Abraços
 Lucas Montanha
Psicólogo, Psicanalista
Guarulhos
Creio que a dúvida principal que você deva esclarecer agora, é se estes sintomas estão te fazendo sofrer, e a partir disso talvez procurar ajuda profissional para esclarecer.
É preciso de muito cuidado com os diagnósticos, mas é preciso dar muita atenção sempre ao que estamos sentindo.
Mais importante que descobrir a patologia, é descobrir as causas, e nisso uma boa análise pode e deve ajudar bastante.
 Claudius Viana
Psicólogo
Rio de Janeiro
Ambos os quadros - ou seja, o transtorno depressivo e o ansioso - compartilham critérios para diagnóstico; sendo assim, em tese tanto se poderia afirmar que se trata de uma comorbidade - ou seja, a presença simultânea de dois transtornos, quanto pode se tratar da exacerbação de um dos sintomas de um transtorno único. Entretanto, tratando-se da vida psíquica, mais importante do que “classificar” uma doença é buscar o tratamento para seu mal estar. Busque ajuda de um psicólogo de sua confiança, pois com a psicoterapia adequada as chances de remissão dos sintomas são grandes. Abraços e boa sorte.
 Patrícia Vieira Araujo
Psicólogo
São Paulo
Seu caso requer uma avaliação clínica mais apurada.
É importante você começar a cuidar do seu EU o quanto antes.
Se necessário o psicólogo te orientará o tratamento em conjunto com psiquiatra. Mas não se preocupe com isto num primeiro momento.
Cuide -se!
Dra. Joelma Lisboa
Psicólogo
São Paulo
Olá, é possível que vc esteja sofrendo de um transtorno depressivo ansioso, pode ser melhor investigado numa consulta, o principal de tudo é que vc busque ajuda de profissionais de saúde mental, psicólogo, psiquiatra, geralmente o tratamento é feito em conjunto, psicoterapia e medicação.
Att
Joelma Lisboa.
Psicóloga.
A disposição
 Rogério Cogo
Psicanalista, Psicólogo
Campinas
Para responder sua pergunta é preciso diferenciar tristeza de depressão.

A tristeza, algo normal da vida, nos sinaliza que algo pode não estar indo bem e que é preciso mudar. Todos passamos por momentos assim.

A depressão, por sua vez, paralisa, dá a sensação de medo, de insegurança. Mais ainda , traz a sensação de estranheza, de já não ser quem se era antes.

Tanto o medo quanto a insegurança influenciam para que venha, também, a ansiedade. Portanto, sim, é possível coexistirem.

Tanto a ansiedade quanto a depressão podem ser tratadas em psicoterapia ou psicanálise.

Falar do que não está indo bem é fundamental para que algo possa começar a ficar diferente.
 Alline Cristina da Silva
Psicólogo
Brasília
Sim, é possível ter depressão e ansiedade. A depressão e a ansiedade tem tratamento e quanto antes procurar ajuda melhor.
 Melina Lopes
Psicólogo
Curitiba
Sim, a depressão e a ansiedade podem andar em conjunto.
Você já deu o primeiro passo, que é perceber que algo não está bem e pesquisar sobre o assunto. Aqui podemos dar algumas dicas e orientações, porém uma depressão por exemplo, pode ser confundida com uma tristeza, por isso é importante a avaliação e acompanhamento de um profissional especializado, assim terá um diagnóstico e tratamento correto. Podemos aprender a encarar todas essas situações, acredite :)
 Mariana Montes
Psicólogo
Rio de Janeiro
Olá. Ansiedade e depressão andam muito juntas, logo é possível sofrer com as duas. Busque auxílio psicológico e psiquiátrico para ter um melhor entendimento do que está ocorrendo com você
Boa tarde, a partir de uma analise clinica e psicométrica é possível descrever os sintomas quantitativos e qualitativos de depressão mista com ansiedade, a depressão pode vir acompanhada com sintomas de ansiedade sim.
 Lia Serra
Psicanalista, Psicólogo
São Paulo
No quadro clínico da depressão está presente sim a letargia, a perda de prazer, o desânimo mas também sintomas como ansiedade, insônia, irritações. Portanto, na depressão temos um estado muito mais amplo do que a tristeza e que indica, sobretudo, a renúncia ao próprio desejo.
 Joel Lerner Amato
Psicólogo
São Paulo
O que costuma-se chamar de ansiedade refere-se a uma preocupação excessiva com o futuro.
Já a depressão, é uma perda do senso de esperança e do sentido em viver (o que a diferencia de uma tristeza "comum"), normalmente acompanhada de vários sintomas, como a falta de energia que você mencionou. A pessoa em um estado depressivo, embora possa ter momentos de alegria (dependendo do quão profunda está a depressão), costuma se ver bastante triste, devido ao efeito da perda de esperança e de sentido que a depressão provoca.
Esses são contornos gerais. É importante que você consulte um psicólogo que, se necessário, te encaminhará para um psiquiatra. Dessa forma poderá ser possível verificar com mais clareza o que possa estar ocorrendo e tomar as medidas necessárias para superar isso.
Fico a disposição caso deseje conversar mais a respeito. Abs.
Dra. Patricia De Lucia Nadruz
Psicólogo, Terapeuta complementar
São Paulo
Olá, é muito comum a associação entre depressão e ansiedade. Costumam chamar de depressão ansiosa. Tanto as doenças tem correlação que são utilizados antidepressivos no tratamento da ansiedade. Quem poderá fechar o diagnóstico é um psiquiatra. Mas independente de qual seja o quadro, o tratamento é medicação associada a psicoterapia para que obtenha resultados duradouros.
Boa noite!! Sim é possível ter depressão e ansiedade ao mesmo tempo. Assim como os transtornos depressivos os ansiosos são divididos em grupos, e para eles existem várias possibilidades diagnosticas variando principalmente em relação ao curso e intensidade. Em suma e depressão possui baixa de energia e impulso ( o que por vezes parece uma preguiça ou falta de vontade), além de irritabilidade e tristeza. Uma sensação de desesperança também é apresentado. Na ansiedade é comum alterações de sono, respiração, dores musculares, palpitações entre outros. Cognitivamente pensamentos acelerados e sensação de desamparo. Busque um psicólogo ou psiquiatra para avaliação. Vale lembrar que atualmente há quase 10% de brasileiros com ansiedade e quase 5 com depressão.
 Camila Batista Lima
Psicólogo, Psicanalista
São Bernardo do Campo
Para que você saiba se você tem depressão e/ou ansiedade você deve ir ao psiquiatra ou ao psicólogo que o ajudará no diagnóstico.
Sim, é possível ter depressão e ansiedade ao mesmo tempo, nós profissionais da área da saúde geralmente nos referimos como transtornos depressivos ansiosos. Esses sintomas geram sofrimentos. Porém, mais importante do que o “nome” do diagnóstico é você encontrar um bom profissional, que fará uma avaliação completa que levará a indicação do tratamento necessário, visando sempre a sua saúde e bem-estar, e consequentemente saberá assim o seu correto diagnóstico.
A psicoterapia irá te ajudar a descobrir as causas e como lidar com essa situação para que você fique bem.
Estou a disposição!
Psicóloga Camila Batista Lima.
Sim, é possível ter depressão e ansiedade ao mesmo tempo. Busque um psicólogo, pois ele ajudará a entender a origem de sua depressão e ao que ela está relacionada.
Um abraço
 Aline Borges
Psicólogo
Barueri
Olá! A depressão e a ansiedade podem estar presentes no mesmo quadro, porém, antes de pensarmos sobre seu diagnóstico, imagino, o quanto já deve ter pesquisado sobre na Internet. Sugiro que busque um psicólogo para lhe auxiliar a compreender todos os sentimentos e sensações que tem lhe ocorrido e perceber com a terapia que é possível mudar este cenário e ser feliz. Você não está sozinho (a) nessa, cuide-se!
Não só é possível mas inclusive é muito comum ansiedade e depressão estarem associadas. A ansiedade costuma limitar as possibilidades da ação, relação do indivíduo, o deixando em um estado de paralização frente a todas as ameaças que são percebidas. Essa dinâmica pode contribuir para o aumento de sensações de fracasso, tristeza e frustração, ajudando a manter quadros depressivos.
Existem vários tipos de depressão, que podem incluir variados sintomas emocionais, e físicos, desde letargia, irritabilidade, tristeza, desânimo, apatia etc
É importante não confundir estados de tristeza e luto frente a situações difíceis da vida (que são absolutamente normais) com depressão. Visto que você está com dúvidas sobre seu sintoma penso ser importante procurar um psicólogo para que ela possa te acolher, esclarecer suas dúvidas, e indicar um possível tratamento com psiquiatra e psicoterapia.
A associação desses dois tratamentos tem alta chance de melhora.
Fico a disposição
 Clayton Senhoreli
Psicólogo
São Paulo
Sim, é possível. Essencial buscar um Psiquiatra para fazer essa avaliação novamente e analisar a necessidade de medicação. Em paralelo, importante também o acompanhamento de um profissional da área de psicologia para ajudar na expressão desses sentimentos.
Abraços!
Olá, bom dia. A depressão e ansiedade costumam estar associadas. Para que você possa saber com precisão o que está acontecendo busque uma avaliação psicológica/psiquiátrica. O tratamento de ambos os casos pedem o acompanhamento do psicólogo, e em casos mais graves o psiquiatra entra com os medicamentos.
 Caroline Quevedo
Psicólogo
São Paulo
Sim, é possível ter depressão e ansiedade concomitante. Segundo o CID-10 (Classificação de Transtornos Mentais e de Comportamento) a depressão é descrita como leve, moderada e grave, usualmente sofre de humor deprimido, perda interesse e prazer e energia reduzida levando a um fatigabilidade aumentada e atividade diminuída. De qualquer forma, você precisa buscar um psicólogo para um diagnóstico preciso, em relação as duas patologias que perguntou (ansiedade e depressão). Caso necessário, pode ser indicado um psiquiatra, para uso de medicação.
Olá. É possível sim ter depressão e ansiedades juntos, mas as vezes um luto, ou uma tristeza pode se confundir com depressão. Sugiro buscar um psicólogo e iniciar um acompanhamento psicológico.
Olá, sim é possível ter depressão e ansiedade, mas só um psiquiatra ou psicologo pra fazer o diagnostico, procure um profissional para uma avaliação. Espero ter ajudado.
 Daphini Lima
Psicólogo
Rio de Janeiro
É possível sim ter depressão e ansiedade ao mesmo tempo. Desanimo, taquicardia, choro fácil, perder a alegria no que gostava, variação no seu apetite habitual podem ser sintomas desses quadros. Um psiquiatra pode avaliar e dizer se é o seu caso. E a psicoterapia ensina você a entender e a enfrentar a situação, com gentileza e amorosidade com você mesma. Boa sorte na sua jornada!
 Rodrigo Rebello
Psicólogo, Psicanalista
São Paulo
Essa avaliação só é possível através de uma avaliação psicológica e não deve ser tomada como verdade absoluta via perguntas na internet. Um atendimento psicoterapêutico com um profissional preparado pode dar subsídio para que você possa desmistificar a essa e demais dúvidas de questões emocionais, inclusive proporciona o autoconhecimento para que você mesma possa responder a essas perguntas respaldada pelo resgate de sua autoestima e empoderamento singular.
Olá. Entendo que você esteja sofrendo, e está procurando entender o que está acontecendo. Tristeza, depressão e ansiedade são coisas diferentes e podem acontecer ao mesmo tempo. Acredito que o mais importante agora é que você procure por ajuda; para entender melhor o seu sofrimento e a melhor forma de tratar. Um psicólogo pode te ajudar com o diagnóstico e com o tratamento.
Sintomas ansiosos e depressivos são comuns, se estão muito intensos e piorando sua funcionalidade, você deve buscar um profissional (psiquiatra) para ajudar no diagnóstico e tratamento.
Dra. Camila Cirino Pereira
Neurologista, Médico do sono, Psiquiatra
São Paulo
É completamente compreensível a sua confusão, pois a depressão e a ansiedade compartilham alguns sintomas, e muitas vezes se sobrepõem. A distinção nem sempre é fácil, e apenas um profissional de saúde mental pode fazer um diagnóstico preciso.
Alguns sintomas comuns à depressão e à ansiedade:
Tristeza: Sim, a tristeza é um sintoma comum em ambos os casos, mas pode se manifestar de maneiras diferentes. Na depressão, a tristeza é profunda e duradoura, enquanto na ansiedade, ela pode ser mais passageira e ligada a um evento específico.
Letargia: A fadiga e a falta de energia também são comuns em ambas as condições. Na depressão, a letargia é mais intensa e pode se manifestar como falta de vontade para realizar atividades simples do dia a dia. Na ansiedade, a letargia pode ser resultado do esgotamento mental e físico causado pela preocupação constante.
Mas existem diferenças importantes:
Depressão:
Humor deprimido: Sentimento persistente de tristeza, vazio, desesperança e pessimismo.
Perda de interesse ou prazer: Dificuldade em se interessar por atividades que antes eram prazerosas.
Mudanças no apetite e no peso: Aumento ou diminuição significativa do apetite e do peso.
Problemas de sono: Insônia ou sono excessivo.
Cansaço e falta de energia: Sentimento de esgotamento mesmo após dormir.
Sentimentos de inutilidade e culpa: Pensamentos negativos sobre si mesmo e sobre o futuro.
Dificuldade de concentração: Dificuldade em se concentrar em tarefas e tomar decisões.
Pensamentos de morte ou suicídio: Ideias recorrentes de morte ou de cometer suicídio.
Ansiedade:
Preocupação excessiva: Sentimento constante de apreensão e nervosismo, mesmo sobre coisas corriqueiras.
Medo e pânico: Sensação de medo intenso e repentino, acompanhado de sintomas físicos como taquicardia, falta de ar, tremores e tontura.
Irritabilidade: Facilidade para se irritar e perder a paciência.
Tensão muscular: Músculos tensos, principalmente no pescoço, ombros e costas.
Dificuldade de concentração: Dificuldade em se concentrar em tarefas, pensamentos "voando".
Distúrbios do sono: Dificuldade para dormir ou acordar várias vezes durante a noite.
Sim, é possível ter depressão e ansiedade ao mesmo tempo. Essa condição é chamada de transtorno com sintomas depressivos e ansiosos, e é mais comum do que se imagina.
É crucial procurar ajuda profissional se você estiver experimentando sintomas de depressão ou ansiedade. Um médico ou psicólogo poderá fazer uma avaliação completa, identificar a condição específica e indicar o tratamento adequado.
Lembre-se: a depressão e a ansiedade são condições tratáveis e não há vergonha em buscar ajuda.
Sim, é possível ter depressão e ansiedade ao mesmo tempo. Essa condição é conhecida como comorbidade, e muitas pessoas experimentam os dois distúrbios simultaneamente. Nem todas as formas de depressão se manifestam com tristeza e letargia. Algumas pessoas podem experimentar irritabilidade, falta de motivação, ansiedade intensa, entre outros sintomas.
Dra. Fernanda Souza de Abreu Júdice
Psiquiatra, Médico perito, Médico clínico geral
Rio de Janeiro
É comum ter dúvidas sobre esses temas, porque ansiedade e depressão podem compartilhar vários sintomas, mas são condições diferentes. A depressão, em seus vários tipos, geralmente envolve tristeza profunda, perda de interesse ou prazer em atividades que antes gostava, letargia, alterações no sono e apetite, entre outros sintomas. Porém, nem toda depressão se manifesta só com tristeza; algumas pessoas têm irritabilidade, ansiedade ou até sintomas físicos predominantes.

A ansiedade, por sua vez, é caracterizada por preocupação excessiva, medo constante, inquietação, sensação de aperto no peito, e sintomas físicos como taquicardia, sudorese e tensão muscular.

Sim, é possível ter depressão e ansiedade ao mesmo tempo — isso é chamado de comorbidade, e é bastante frequente. Muitas pessoas convivem com os dois quadros simultaneamente, o que pode tornar os sintomas mais intensos e o tratamento mais complexo.

Para um diagnóstico correto, é fundamental consultar um profissional de saúde mental, que fará uma avaliação detalhada dos seus sintomas, histórico e impacto na vida diária.

Se precisar, posso ajudar a esclarecer melhor essas diferenças e orientar um caminho para o cuidado adequado. Estou à disposição.

Esse conteúdo é apenas informativo e não substitui uma consulta médica individualizada.

Especialistas

Luiz Felipe Rauny de Araújo Ribas

Luiz Felipe Rauny de Araújo Ribas

Médico acupunturista

Manaus

Marcy Harrouche

Marcy Harrouche

Psicanalista, Psicólogo

São Paulo

Felipe Dias

Felipe Dias

Psicólogo

Caxias Do Sul

Júlia Carvalho dos Santos

Júlia Carvalho dos Santos

Psicólogo

Cariacica

Fabrício Carlo Bellei

Fabrício Carlo Bellei

Psicanalista, Psicólogo

Caxias Do Sul

Renata Camargo

Renata Camargo

Psicólogo

Camaquã

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 1114 perguntas sobre Ansiedade
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.