Como posso saber se tenho depressão ou ansiedade? Sei que existem vários tipos de depressão, mas tod

29 respostas
Como posso saber se tenho depressão ou ansiedade? Sei que existem vários tipos de depressão, mas todas estão ligadas à tristeza e letargia? E é possível ter depressao e ansiedade ao mesmo tempo?
Sim, é possível. Se você faz essa pergunta, imagino que a faça porque identifica sintomas tanto de depressão como de ansiedade na sua experiência.
É muito frequente que a depressão seja associada à tristeza e à letargia, mas esta não é sua única forma. Os sintomas podem variar e surgir de forma combinada ou não. Memória prejudicada, diminuição da capacidade de concentração, pessimismo, retraimento social, perda de libido, perda de iniciativa, insônia, irritabilidade são alguns exemplos. De todo modo, é muito importante diferenciar se um paciente está deprimido ou se é deprimido.
Se os sintomas que você experimenta estão dificultando muito a sua vida, é importante que você busque um psiquiatra. Isso pode te ajudar na vida prática e também abrir espaço para um tratamento psíquico. Como psicanalista que sou, vejo o quanto uma análise pode ajudar uma pessoa. Conhecer a si mesmo e aprender a conviver consigo próprio é um grande ganho em qualidade de vida, entre outras coisas.

Olá!! A forma mais confiável de você saber se tem depressão ou ansiedade (ou ambos) é buscar um psiquiatra ou psicólogo para te avaliar. Somente um profissional competente poderá confirmar um diagnóstico e te indicar o melhor tratamento. Abraços
Creio que a dúvida principal que você deva esclarecer agora, é se estes sintomas estão te fazendo sofrer, e a partir disso talvez procurar ajuda profissional para esclarecer.
É preciso de muito cuidado com os diagnósticos, mas é preciso dar muita atenção sempre ao que estamos sentindo.
Mais importante que descobrir a patologia, é descobrir as causas, e nisso uma boa análise pode e deve ajudar bastante.
Ambos os quadros - ou seja, o transtorno depressivo e o ansioso - compartilham critérios para diagnóstico; sendo assim, em tese tanto se poderia afirmar que se trata de uma comorbidade - ou seja, a presença simultânea de dois transtornos, quanto pode se tratar da exacerbação de um dos sintomas de um transtorno único. Entretanto, tratando-se da vida psíquica, mais importante do que “classificar” uma doença é buscar o tratamento para seu mal estar. Busque ajuda de um psicólogo de sua confiança, pois com a psicoterapia adequada as chances de remissão dos sintomas são grandes. Abraços e boa sorte.
Seu caso requer uma avaliação clínica mais apurada.
É importante você começar a cuidar do seu EU o quanto antes.
Se necessário o psicólogo te orientará o tratamento em conjunto com psiquiatra. Mas não se preocupe com isto num primeiro momento.
Cuide -se!
Olá, é possível que vc esteja sofrendo de um transtorno depressivo ansioso, pode ser melhor investigado numa consulta, o principal de tudo é que vc busque ajuda de profissionais de saúde mental, psicólogo, psiquiatra, geralmente o tratamento é feito em conjunto, psicoterapia e medicação.
Att
Joelma Lisboa.
Psicóloga.
A disposição
Para responder sua pergunta é preciso diferenciar tristeza de depressão.

A tristeza, algo normal da vida, nos sinaliza que algo pode não estar indo bem e que é preciso mudar. Todos passamos por momentos assim.

A depressão, por sua vez, paralisa, dá a sensação de medo, de insegurança. Mais ainda , traz a sensação de estranheza, de já não ser quem se era antes.

Tanto o medo quanto a insegurança influenciam para que venha, também, a ansiedade. Portanto, sim, é possível coexistirem.

Tanto a ansiedade quanto a depressão podem ser tratadas em psicoterapia ou psicanálise.

Falar do que não está indo bem é fundamental para que algo possa começar a ficar diferente.
Sim, é possível ter depressão e ansiedade. A depressão e a ansiedade tem tratamento e quanto antes procurar ajuda melhor.
Sim, a depressão e a ansiedade podem andar em conjunto.
Você já deu o primeiro passo, que é perceber que algo não está bem e pesquisar sobre o assunto. Aqui podemos dar algumas dicas e orientações, porém uma depressão por exemplo, pode ser confundida com uma tristeza, por isso é importante a avaliação e acompanhamento de um profissional especializado, assim terá um diagnóstico e tratamento correto. Podemos aprender a encarar todas essas situações, acredite :)
Olá. Ansiedade e depressão andam muito juntas, logo é possível sofrer com as duas. Busque auxílio psicológico e psiquiátrico para ter um melhor entendimento do que está ocorrendo com você
Boa tarde, a partir de uma analise clinica e psicométrica é possível descrever os sintomas quantitativos e qualitativos de depressão mista com ansiedade, a depressão pode vir acompanhada com sintomas de ansiedade sim.
No quadro clínico da depressão está presente sim a letargia, a perda de prazer, o desânimo mas também sintomas como ansiedade, insônia, irritações. Portanto, na depressão temos um estado muito mais amplo do que a tristeza e que indica, sobretudo, a renúncia ao próprio desejo.
O que costuma-se chamar de ansiedade refere-se a uma preocupação excessiva com o futuro.
Já a depressão, é uma perda do senso de esperança e do sentido em viver (o que a diferencia de uma tristeza "comum"), normalmente acompanhada de vários sintomas, como a falta de energia que você mencionou. A pessoa em um estado depressivo, embora possa ter momentos de alegria (dependendo do quão profunda está a depressão), costuma se ver bastante triste, devido ao efeito da perda de esperança e de sentido que a depressão provoca.
Esses são contornos gerais. É importante que você consulte um psicólogo que, se necessário, te encaminhará para um psiquiatra. Dessa forma poderá ser possível verificar com mais clareza o que possa estar ocorrendo e tomar as medidas necessárias para superar isso.
Fico a disposição caso deseje conversar mais a respeito. Abs.
Olá, é muito comum a associação entre depressão e ansiedade. Costumam chamar de depressão ansiosa. Tanto as doenças tem correlação que são utilizados antidepressivos no tratamento da ansiedade. Quem poderá fechar o diagnóstico é um psiquiatra. Mas independente de qual seja o quadro, o tratamento é medicação associada a psicoterapia para que obtenha resultados duradouros.
Boa noite!! Sim é possível ter depressão e ansiedade ao mesmo tempo. Assim como os transtornos depressivos os ansiosos são divididos em grupos, e para eles existem várias possibilidades diagnosticas variando principalmente em relação ao curso e intensidade. Em suma e depressão possui baixa de energia e impulso ( o que por vezes parece uma preguiça ou falta de vontade), além de irritabilidade e tristeza. Uma sensação de desesperança também é apresentado. Na ansiedade é comum alterações de sono, respiração, dores musculares, palpitações entre outros. Cognitivamente pensamentos acelerados e sensação de desamparo. Busque um psicólogo ou psiquiatra para avaliação. Vale lembrar que atualmente há quase 10% de brasileiros com ansiedade e quase 5 com depressão.
Boa tarde! Sintomas de ansiedade ou depressão podem estar juntos sim e geram muito sofrimento. Busque suporte médico e psicológico. Isso poderá melhorar sua qualidade de vida
Para que você saiba se você tem depressão e/ou ansiedade você deve ir ao psiquiatra ou ao psicólogo que o ajudará no diagnóstico.
Sim, é possível ter depressão e ansiedade ao mesmo tempo, nós profissionais da área da saúde geralmente nos referimos como transtornos depressivos ansiosos. Esses sintomas geram sofrimentos. Porém, mais importante do que o “nome” do diagnóstico é você encontrar um bom profissional, que fará uma avaliação completa que levará a indicação do tratamento necessário, visando sempre a sua saúde e bem-estar, e consequentemente saberá assim o seu correto diagnóstico.
A psicoterapia irá te ajudar a descobrir as causas e como lidar com essa situação para que você fique bem.
Estou a disposição!
Psicóloga Camila Batista Lima.
Sim, é possível ter depressão e ansiedade ao mesmo tempo. Busque um psicólogo, pois ele ajudará a entender a origem de sua depressão e ao que ela está relacionada.
Um abraço
Olá! A depressão e a ansiedade podem estar presentes no mesmo quadro, porém, antes de pensarmos sobre seu diagnóstico, imagino, o quanto já deve ter pesquisado sobre na Internet. Sugiro que busque um psicólogo para lhe auxiliar a compreender todos os sentimentos e sensações que tem lhe ocorrido e perceber com a terapia que é possível mudar este cenário e ser feliz. Você não está sozinho (a) nessa, cuide-se!
Não só é possível mas inclusive é muito comum ansiedade e depressão estarem associadas. A ansiedade costuma limitar as possibilidades da ação, relação do indivíduo, o deixando em um estado de paralização frente a todas as ameaças que são percebidas. Essa dinâmica pode contribuir para o aumento de sensações de fracasso, tristeza e frustração, ajudando a manter quadros depressivos.
Existem vários tipos de depressão, que podem incluir variados sintomas emocionais, e físicos, desde letargia, irritabilidade, tristeza, desânimo, apatia etc
É importante não confundir estados de tristeza e luto frente a situações difíceis da vida (que são absolutamente normais) com depressão. Visto que você está com dúvidas sobre seu sintoma penso ser importante procurar um psicólogo para que ela possa te acolher, esclarecer suas dúvidas, e indicar um possível tratamento com psiquiatra e psicoterapia.
A associação desses dois tratamentos tem alta chance de melhora.
Fico a disposição
Sim, é possível. Essencial buscar um Psiquiatra para fazer essa avaliação novamente e analisar a necessidade de medicação. Em paralelo, importante também o acompanhamento de um profissional da área de psicologia para ajudar na expressão desses sentimentos.
Abraços!
Olá, bom dia. A depressão e ansiedade costumam estar associadas. Para que você possa saber com precisão o que está acontecendo busque uma avaliação psicológica/psiquiátrica. O tratamento de ambos os casos pedem o acompanhamento do psicólogo, e em casos mais graves o psiquiatra entra com os medicamentos.
Sim, é possível ter depressão e ansiedade concomitante. Segundo o CID-10 (Classificação de Transtornos Mentais e de Comportamento) a depressão é descrita como leve, moderada e grave, usualmente sofre de humor deprimido, perda interesse e prazer e energia reduzida levando a um fatigabilidade aumentada e atividade diminuída. De qualquer forma, você precisa buscar um psicólogo para um diagnóstico preciso, em relação as duas patologias que perguntou (ansiedade e depressão). Caso necessário, pode ser indicado um psiquiatra, para uso de medicação.
Olá. É possível sim ter depressão e ansiedades juntos, mas as vezes um luto, ou uma tristeza pode se confundir com depressão. Sugiro buscar um psicólogo e iniciar um acompanhamento psicológico.
Olá, sim é possível ter depressão e ansiedade, mas só um psiquiatra ou psicologo pra fazer o diagnostico, procure um profissional para uma avaliação. Espero ter ajudado.
É possível sim ter depressão e ansiedade ao mesmo tempo. Desanimo, taquicardia, choro fácil, perder a alegria no que gostava, variação no seu apetite habitual podem ser sintomas desses quadros. Um psiquiatra pode avaliar e dizer se é o seu caso. E a psicoterapia ensina você a entender e a enfrentar a situação, com gentileza e amorosidade com você mesma. Boa sorte na sua jornada!
Essa avaliação só é possível através de uma avaliação psicológica e não deve ser tomada como verdade absoluta via perguntas na internet. Um atendimento psicoterapêutico com um profissional preparado pode dar subsídio para que você possa desmistificar a essa e demais dúvidas de questões emocionais, inclusive proporciona o autoconhecimento para que você mesma possa responder a essas perguntas respaldada pelo resgate de sua autoestima e empoderamento singular.
Olá. Entendo que você esteja sofrendo, e está procurando entender o que está acontecendo. Tristeza, depressão e ansiedade são coisas diferentes e podem acontecer ao mesmo tempo. Acredito que o mais importante agora é que você procure por ajuda; para entender melhor o seu sofrimento e a melhor forma de tratar. Um psicólogo pode te ajudar com o diagnóstico e com o tratamento.
Sintomas ansiosos e depressivos são comuns, se estão muito intensos e piorando sua funcionalidade, você deve buscar um profissional (psiquiatra) para ajudar no diagnóstico e tratamento.