Como saber diferenciar pensamentos causados pelo TOC e pensamentos que são verdadeiramente meus (não

23 respostas
Como saber diferenciar pensamentos causados pelo TOC e pensamentos que são verdadeiramente meus (não intrusivos)?
Pensamentos intrusivos sempre causam desconforto? Ou o desconforto e a culpa podem vir um tempo depois?
Olá! O TOC é caracterizado por pensamentos obsessivos que realmente causam desconforto. Podem ter diversos temas: contaminação, verificação, religiosidade, simetria, etc. Esses pensamentos causam ansiedade e fazem com que a pessoa realize compulsões para aliviar essa ansiedade. As compulsões podem ser tanto comportamentos, quanto atos mentais, e causam alívio temporário. Infelizmente, apesar desse alívio imediato, elas pioram os sintomas a longo prazo, e fazem com que a pessoa fique presa nesse ciclo. Se possui essa dúvida sobre a possibilidade de estar com sintomas de TOC, observe se seus pensamentos causam desconforto (ansiedade) e se você realiza algum ato compulsivo (repetitivo) para neutralizar (aliviar) esse desconforto! De qualquer forma, é imprescindível a avaliação de um profissional capacitado para confirmar um diagnóstico. Estou à disposição!

É importante fazer essa avaliação com seu psicólogo para ficar um pouco mais fácil de perceber e identificar, já que o ambiente terapêutico e uma escuta qualificada são muito importantes nesse momento. Mas você também pode começar a se voltar para si e prestar atenção aos sinais do seu corpo, emoções, olhar para trás e ir percebendo como você se sentia, o que sentia quando percebia ser um pensamento intrusivo, se existia algo que precedia ele, algum tipo de situação, sensação, ou alguma outra coisa, e ir se ensinando, usando a lógica e a percepção de pessoas de sua confiança. Fora isso, tenha paciência com o seu processo, a prática vai deixando mais fácil. Espero ter ajudado.
Olá! Busque um profissional qualificado para te ajudar com essa demanda, infelizmente os pensamentos intrusivos são desconfortáveis, não pedem licença, quando você vê já está dominada por eles. São pensamentos que causam estranheza e fogem dos seus valores. Na psicanálise, fala-se em uma estrutura mental obsessiva, e a formação dos sintomas ocorre quando conflitos irremediáveis, recheados de afetos intensos e simultâneos de amor e ódio surgem e, por algum motivo, não se resolvem. Por isso é indispensável o auxílio terapêutico para juntos identificamos a raiz desses pensamentos seja ele intrusos ou não. Você não está só, conheça-te, tudo caminha para o melhor!
Olá! geralmente os pensamentos intrusivos além de causar desconforto podem ter influencia negativa na vida da pessoa, inibindo-a de realizar certas coisas.
Porém, a forma ideal de ir conseguindo separar o que sintomático do que não é, é através do trabalho psicoterapeutico com um profissional qualificado. Essa é, inclusive, uma das funções da psicoterapia. Não deixe de procurar ajuda profissional, caso esses pensamentos intrusivos estejam atrapalhando sua vida.
Oi. Espero que esteja tudo bem com vc. Os pensamentos vem, alguns ficam e outros vão. O que vc precisa começar a ter consciência é se eles são 100 % reais, 0 % ou um % intermediário, para que vc possa questionar a importância e certeza deles. Tudo isso, com um profissional especializado, vc vai conseguir aprender e desenvolver essa habilidade, mesmo que os pensamentos sejam do TOC. Espero que tenha ajudado. Abs e fique bem!
Te convidamos para uma consulta: Primeira consulta psicologia - R$ 100
Olá, tudo bem? Seria bastante importante uma avaliação com um profissional da psicologia para que seja analisado detalhes em principal do seu dia a dia e poder lhe auxiliar nessa sua demanda. Num ambiente terapêutico e com uma boa escuta você poderá entender melhor os sinais do seu corpo. Contudo, num geral podemos dizer que os pensamentos intrusivos tendem a ser desconfortáveis e completamente fora do padrão de pensamentos que normalmente você teria ( padrão ético e moral) .;Fico à disposição. Até mais!
Pensamentos obsessivos são ideias, imagens, pensamentos ou impulsos indesejados e angustiantes que repetidamente surgem em sua mente. Eles inclusive podem ser repugnantes, sem sentido e ir contra aquilo que você é e acredita, por exemplo, ter pensamentos agressivos (bater ou matar alguém) quando não se é uma pessoa agressiva/impulsiva no cotidiano.
Olá, para reconhecer os pensamentos intrusivos e os seus outros pensamentos, é importante avaliar o conteúdo, frequência, prejuízos e sofrimento clinicamente significativo. Para isso, recomendo iniciar o processo terapêutico com um psicólogo especialista em Terapia Cognitivo Comportamental, abordagem padrão ouro para tratamento do TOC. Estimo melhoras!
Boa tarde :)

Nós somos sujeitos complexos. É muito importante que você se observe se compreenda a cada dia, observando que estamos em constantes mudanças.
Talvez os sintomas que te incomodem estejam relacionados a determinados acontecimentos do momento presente e de situações da vida, de maneira que o diagnóstico do TOC pode estar em segundo lugar.
Talvez seja importante indiar um processo terapêutico para compreender-se um pouquinho mais.
Olá! É importante consultar um psicólogo para aprender a lidar com a sua ansiedade, seus pensamentos intrusivos. A maioria das pessoas tem “pensamentos intrusivos” e indesejados de tempos em tempos, mas, no contexto do TOC, eles ocorrem com frequência e desencadeiam uma ansiedade extrema que atrapalha o funcionamento diário. No TOC, é fundamental entender o grau de interferência desses sintomas no funcionamento social, interpessoal, acadêmico e/ou profissional. Recomendo que procure ajuda de um Psicólogo. A terapia Cognitiva-comportamental tem apresentado eficácia no tratamento dos quadros ansiosos e é uma excelente ferramenta para te ajudar nesse processo. Fica posto meu convite Abraço!
Boa noite ! Primeiro é importante lembrar que pensamentos são ideias, não fatos.Outro fato é que todos nós temos pensamentos intrusivos, que na minha linha de psicoterapia chamo de automáticos. Muitos destes pensamentos causam sofrimento pois são carregados de emoções, além de serem rápidos e não passarem por uma avaliação racional . Porém no TOC estas obsessões( pensamentos) vem como impulsos ou imagens muito frequentes e geralmente são pensamentos considerados proibidos ou tabus, como pensamentos relacionados a agressão ou ser agredido, pensamentos sexuais, religiosos ou outros e que nos incomodam e causam vergonha, angústia etc.
Porém no ambiente terapêutico você poderá aprender a identificar se o que você tem é TOC, diferenciar pensamentos e como melhorar os sintomas.
Um abraço
Te convidamos para uma consulta: Consulta psicologia - R$ 120
Pensamentos intrusivos acontecem em todas as pessoas, é um pensamento automático, que invade nossa cabeça com um imagem, cena, frases, sem que a gente tenha conscientemente os construído. A diferença entre o nível normal desses pensamentos e o funcionamento classificado como TOC é o nível de ansiedade que esses pensamentos causam e o que vc faz após a aparição deles. Para ser TOC vc necessariamente faz um comportamento compulsivo após a aparição do pensamento intrusivo, mesmo que essa compulsão seja mental ( por exemplo, entrar em ciclos de pensamentos que tentam verificar se algo ruim pode mesmo ou não acontecer, fazer orações, listar tarefas repetidamente, fazer contagens, etc). Nesse caso, tentar não fazer a compulsão pode elevar ainda mais o nível de ansiedade, e então um pensamento intrusivo que talvez em alguém sem TOC poderia chegar e passar batido, em quem tem TOC ele causa muita ansiedade e engaja o paciente em tentativas de controla, esquivar ou verificar sobre o tema que surge.
A diferenciação entre pensamentos causados pelo Transtorno Obsessivo-Compulsivo (TOC) e pensamentos que são verdadeiramente seus pode ser desafiadora, mas há algumas coisas que você pode considerar.

Intensidade: os pensamentos intrusivos do TOC tendem a ser muito intensos e persistentes, enquanto os pensamentos normais são geralmente menos intensos e podem ser facilmente ignorados ou esquecidos.

Impulso para agir: os pensamentos intrusivos do TOC geralmente levam a comportamentos compulsivos, como a necessidade de realizar rituais para aliviar a ansiedade, enquanto os pensamentos normais não causam esse tipo de impulso.

Impacto em sua vida: os pensamentos intrusivos do TOC tendem a ter um impacto negativo significativo na sua vida cotidiana, enquanto os pensamentos normais não causam esse tipo de impacto.

Sentimento de controle: os pensamentos intrusivos do TOC geralmente se sentem como algo que você não pode controlar, enquanto os pensamentos normais podem ser controlados e geralmente não causam ansiedade excessiva.

É importante lembrar que se você suspeita de que possui TOC, é recomendável procurar ajuda de um profissional de saúde mental. Um especialista pode ajudá-lo a identificar e lidar com os pensamentos intrusivos e os comportamentos compulsivos.
Olá!

A diferença entre pensamentos intrusivos e não intrusivos é que no caso do TOC, os pensamentos intrusivos vão fazer com que a ansiedade aumente, levando a pessoa a realizar rituais (comportamentos repetitivos e fora da rotina normal) para se sentir menos ansiosa e assim tentar controlar ou se livrar destes pensamentos. O problema do TOC é que os pensamentos sempre retornam e sempre fora do controle da pessoa (por isso são chamados intrusivos).

Ou seja, o ciclo do TOC se caracteriza por pensamentos intrusivos e absurdos, que geram reações reações negativas de ansiedade, e que fazem a pessoa ter alguns comportamentos repetitivos e estranhos para se livrar dos pensamentos.

Ex: Lavar a mão 20 vezes ao dia para se livrar da ideia de contaminação, ou contar até 100 para evitar a morte de alguém querido.

O tratamento para isso é terapia e medicação em conjunto.
Importante lembrar que os pensamentos, não expressam a verdade, o que pode expressar são as suas atitudes, então esses pensamentos que o incomoda, são pensamentos intrusivos que podem ou não estar relacionado ao TOC, em geral, quando tem alguma relação com TOC, vem associado a uma sensação de controle a algum ritual para que você possa controlar aquele pensamento. De qualquer forma, o mais importante é que procure Psicoterapia o mais breve possível para que você consiga viver com maior qualidade de vida, e consiga lidar com esses pensamentos que não foram convidados. Seja o TOC, ou a ansiedade (que tem como uma das característica, os pensamentos intrusivos), tem tratamento, e quanto antes o fizer, melhor para sua saúde mental.
Olá! Penso que incialmente, não precisamos diferenciar "pensamentos provenientes do TOC" de "seus pensamentos". De modo amplo, estamos sempre tendo pensamentos a questão é como tais pensamentos vão se tornando algo que invada sua vida, sua rotina e atrapalhe os seus afazeres diários.
Num processo terapêutico vamos criando condição de "pensar" esses pensamentos para conseguir colocá-los cada um em sua "caixa", de modo que não fiquem espalhados e vá tendo condição de ir lidando com eles.
O desconforto e a culpa são consequência dos pensamentos. O que precisa também ser investigado é o motivo da natureza destes pensamentos serem como são. Isto só se chega e se modifica é com psicoterapia.
Seria importante você conseguir cuidar de você para que isto não seja algo que traga tanto sofrimento.
Oi! Se você está preocupada(o) com a natureza dos seus pensamentos, é importante procurar ajuda profissional de um psicólogo ou psiquiatra. Eles podem ajudar a avaliar a natureza dos seus pensamentos e fornecer tratamentos específicos para o TOC ou outros transtornos de ansiedade.
Te convidamos para uma consulta: Teleconsulta - R$ 200
Olá! Primeiramente, entendo que pensamentos intrusivos não deixam de ser seus pensamentos. Em segundo lugar, você não se limita ao seus pensamentos, eles são uma parte do seu ser, que vai além da dimensão mental. O diagnóstico tem a função de nos direcionar, e não nos limitar. Sobre a segunda pergunta, os pensamentos simplesmente são, eles se manifestam frequentemente de forma espontânea, sem necessariamente seguir um raciocínio lógico. Logo, ao percebe-los, você atribui um significado a eles. No caso, quando você compreende um pensamento como intrusivo, é comum que ele cause desconforto, afinal, como o próprio conceito diz, é um intruso, e não um pensamento agradável ou bem quisto. Ao entrarmos na terceira pergunta contudo, e analisando o que já foi dito, podemos entender que um pensamento pode parecer lógico ou funcional em primeira instância, não estimulando uma sensação aversiva. Porém, em outra situação ao lembrar-se de tal pensamento ou evocá-lo novamente, você pode ressignificar o mesmo através de outra ótica, caracterizando-o como intrusivo ou disfuncional, já que o momento é outro, e a percepção de um mesmo pensamento (estímulo) também o é, assim pode despertar uma tardia culpa ou desconforto, como você relata.
No meu Instagram (@psico.lucasariel) eu tenho um post didático e prático que pode ajuda-te a lidar com pensamentos "intrusivos". Se tiver curiosidade pode acessá-lo.
Por fim, é importante a constância de um acompanhamento terapêutico sim, visando o autoconhecimento e o melhor manejo desses tipos de situações. Fique em paz, não se julgue e seguimos, momento a momento! Um fraterno abraço!
Olá. O Transtorno Obsessivo Compulsivo é um distúrbio caracterizado pela presença de compulsões e obsessões, as quais geram muita ansiedade e sofrimento significativo ao sujeito. As compulsões são comportamento repetitivos, em que o sujeito se sente compelido a fazer determinada ação. Já as obsessões são pensamentos e ideias intrusivas, persistentes e indesejadas na mente da pessoa.
Recomendo que procure um psicologo para sessões de psicoterapia. A psicoterapia pode ajuda o paciente a identificar suas obsessões e compulsões e, por meio de exercícios, técnica e tarefas, os sintomas apresentados vão perdendo a sua intensidade e os padrões de pensamentos automáticos disfuncionais vão sendo corrigidos e trocados por outros mais saudáveis. Entender os gatilhos: buscar compreender de onde vem a ansiedade e o medo, quais são as motivações e causas e se o ritual compulsivo poderia servir como solução. É importante identificar que se trata de um ciclo e que o ato compulsivo não será uma resposta para a ansiedade, uma vez que ela continuará retornando. Dessa forma, o indivíduo pode buscar outras formas de resolver a questão.
Te convidamos para uma consulta: Primeira consulta psicologia - R$ 130
A melhor e mais acertada coisa a se fazer é você passar por um acompanhamento terapêutico e junto ao profissional você terá possibilidade de aprender a identificar esses pensamentos que estão te trazendo o desconforto, e ter um olhar mais clinico referente a situação.

Olá, agradeço pela sua pergunta importante. Identificar a diferença entre pensamentos causados pelo Transtorno Obsessivo-Compulsivo (TOC) e pensamentos pessoais pode ser desafiador. Os pensamentos intrusivos do TOC são caracterizados por serem persistentes, indesejados e causarem ansiedade significativa. Eles geralmente são inconsistentes com seus valores e desencadeiam comportamentos compulsivos para aliviar a ansiedade. Nem todos os pensamentos intrusivos causam desconforto imediato, mas podem gerar sentimentos de culpa ou desconforto posteriormente. Para diferenciar, é útil observar a frequência, a intensidade e a persistência dos pensamentos, além de como eles afetam suas emoções e comportamentos. Um profissional de saúde mental especializado em TOC pode ajudar a realizar uma avaliação adequada e fornecer orientação individualizada. Lembre-se de que buscar apoio é fundamental para obter um diagnóstico preciso e um tratamento eficaz.
Te convidamos para uma consulta: Consulta psicologia - R$ 310
Sim, os pensamentos intrusivos sempre causam algum grau de desconforto, que vai desde um estramento até desconfortos mais severos. Provavelmente a repetição de pensamentos intrusivos faz com que, mais tarde, você sinta desconforto maior.
Olá, seria importante iniciar a psicoterapia para fazer essa avaliação e também cuidar desse desconforto que sente. Se caracteriza TOC quando o pensamento angustiante vem acompanhado de uma ação que tenta neutralizar ou controlar o pensamento e sensação. Espero ter ajudado.