Como se diferencia um asperger comum de um asperger superdotado, levando em consideração que ambos p

18 respostas
Como se diferencia um asperger comum de um asperger superdotado, levando em consideração que ambos podem apresentar interesses restritos?
Dupla excepcionalidade refere-se quando uma pessoa apresenta dois tipos de funcionamento concomitantes, que pode ser alguma forma de deficiência, alterações comportamentais ou dificuldades de aprendizagem na escola.

Esta não é uma situação incomum, e estima-se que até 1 em cada 10 crianças com Altas Habilidade e ou Superdotadas pode ter algum tipo de deficiência (TEA- Transtorno do Espectro Autista – síndrome de Asperger ou Autista com Alto Funcionamento) ou dificuldade de aprendizado (TDAH – Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade, Dislexia, Discalculia). Por exemplo, algumas crianças com Dislexia, TDAH podem frequentemente ter uma capacidade intelectual acima da média.

A dupla excepcionalidade pode dificultar a identificação de Altas Habilidades e Superdotação em crianças pequenas e jovens, pois o comportamento é misto e confuso, ora parece um funcionamento de uma inteligência acima da média ora apresenta problemas no comportamento, na aprendizagem.

As crianças ou jovens com dupla excepcionalidade poderão apresentar estados de depressão e isolamento, mudanças no humor e ansiedade, comportamentos disruptivos, tédio e não desejarem ir a escola. Fazendo um ciclo de sofrimento psíquico, alterações comportamentais por não serem compreendidas pela família, pelas pessoas a sua volta e ou muito menos no ambiente escolar.

Os pais e professores não conseguem saber o que está acontecendo com a pessoa, cada um acha uma possibilidade. Muitos profissionais da saúde também não reconhecem a dupla excepcionalidade e podem fazer apenas um diagnóstico parcial, não compreendendo o caso por falta de conhecimento e experiência.

Muitas vezes a Superdotação de uma pessoa quer seja criança ou jovem pode compensar sua deficiência ou dificuldade de aprendizado camuflando os aspectos frágeis e, portanto, mascarar a deficiência dificultando o diagnóstico correto.

Somente um profissional experiente poderá fazer uma avaliação psicodiagnóstica para identificar o quadro como um todo.

Avaliação psicodiagnóstica é o caminho correto a se fazer, com profissional especialista em Educação Inclusiva e em Neuropsicologia por exemplo, pois é essencial saber as competências e habilidades e as áreas que a criança apresenta déficits e fragilidades. Desta forma a criança ou jovem poderá receber o apoio psicológico e escolar de que necessita para o desenvolvimento do seu potencial.

Os interesses restritos não significam maior habilidade em determinado tema. Os autistas savans podem apresentar interesses restritos e ao mesmo tempo alto desempenho em uma área específica, por exemplo em música, matemática, robótica, etc. Isto pode ser explicado pelo hiperfoco que o autista pode apresentar. As métricas de inteligência são compostas com várias habilidades juntas, a habilidade de socialização e compreensão verbal compõem as métricas para composição de inteligência. Neste sentido o fato de apresentar uma alta métrica em um tipo de inteligência ( por exemplo na memória ) isoladamente não compõe superlotação. E necessário avaliar inteligência em uma composição de vários fatores.
A melhor maneira de avaliar as funções cognitivas e identificar cada potencialidade é através de uma avaliação neuropsicológica, que pode ser realizada por um psicólogo capacitado.
O Asperger superdotado tem interesses por determinadas, coisas, disciplinas, profissões... normalmente específicas, tem dedicação, motivação, chega ser uma entrega obsessiva sobre o assunto, são detalhistas, não medirá esforços para pesquisar, conceituar, explorar, investigar para compreender e obter os resultados almejado. Porém para outros assuntos não demonstra interesses. Poderá contribuir para a sociedade com seus resultados. Enquanto o Asperger de menor grau, seus interesses são reduzidos, menos elevado. Penso que ambos precisam da família e profissionais para ajudar neste processo, por conta da fobia social.
Dupla Excepcionalidade, nesse caso deve ser feito um minucioso diagnostico com o profissional da neuropsicologia, pois ambos tem características semelhantes, como as restrições sociais.
Crianças excepcionais devem ser identificadas pelo 'leque' ou especificidade de se seus objetos de interesse. TEA (autistas) ou HA (altas habilidades) terão resultado no mesmo conjunto de sintomas de natureza social na escola. Um psicólogo ou psicopedagogo faria o diagnóstico diferencial.
Olá! É comum que o indivíduo autista tenha interesses restritos independente da sua capacidade cognitiva. O que diferencia um asperger cuja inteligência é mediana e o asperger super dotado é basicamente o nível da sua capacidade intelectual. Mas não basta fazer o teste de Q.I. T. (Total do Quociente Intelectual); é necessário fazer uma avaliação neuropsicológica completa (anamnese, testes diversos, observação da funcionalidade nas Atividades de Vida Diária, nas atividades de autocuidado, etc.). Procure por um psicopedagogo que seja também neuropsicólogo e cheque suas condições. Estou à disposição. Abraços
A atenção dos superdotados, quando perturbada, é por estímulos externos, e a dos com altas habilidades e Síndrome de Asperger é por estímulos internos.
O discernimento de pessoas com superdotação é geralmente bom, enquanto o de pessoas com dupla excepcionalidade costuma ser ausente.
Olá, para qualquer investigação que possa se afirmar as habilidades cognitivas, é fundamental uma avaliação neuropsicológica completa, assim constará todos as capacidades de potencial, as que necessitam de auxílio e também as médias. Além de verificar melhores vias de aprendizagem, se existe alguma outra alteração que ocorre juntamente. Nesta avaliação também há teste de inteligência, a qual vai verificar o QI e responder sobre a possibilidade de superdotação ou altas habilidades.
Concordo com as colegas
Olá.. Basicamente a diferença é baseada na avaliação neuropsicológica (é uma avaliação de várias aspectos cognitivos, - memória, atenção e concentração e coordenação motora, comportamentais e emocionais do indivíduo. Avalia também o QI). Lembrando que o termo Asperger não é mais usado, de acordo com o DSM V houve uma reestruturação dentro do CID F84, onde colocou-se tudo dentro do TEA - transtorno do espectro autista. Espero ter ajudado...
Sempre é melhor fazer uma avaliação detalhada com uma equipe multidisciplinar. O A.H. não apresentará algumas especificidades do TEA. Portanto fazer o rastreio é a melhor opção.
Algumas características do portador de altas habilidades. Curiosidade, aprende fácil, criativo, rapidez de raciocínio. Geralmente sao identificadas estas características desde a pré escola.
TEA apresenta dificuldade para interação social, dificuldade com a linguagem e comportamento repetitivo e restritivo. Entra as demais ja apresentadas.
O asperger comum pode ter menos dificuldade em sua vida social e dedicação aos seus interesses restritos menos intensas que o asperger com superdotação.
Pessoas com dupla excepcionalidade têm um sistema de funcionamento ainda mais atípico, do que se verifica em crianças que possuam somente uma.
A pessoa com asperger e superdotação, não apresenta o funcionamento comumente encontrado na síndrome de asperger, nem o funcionamento comumente encontrado em superdotação.
A superdotação favorece um pensamento um pouco mais abstrato e flexível do que um asperger costuma ter. Ainda assim, os interesses costumam ser restritos, as habilidades emocionais imaturas para idade e adaptação contextual com déficits quando comparamos a uma pessoa típica com superdotação.
Vale lembrar que não usamos mais o termo Asperger mas sim Espectro Austista agora! Dentro do espectro há desde autismo leve a autismo severo. Alguns autistas tem sim altas habilidades e somente com um teste neuropsicológico é que se pode medir isto!
Não usamos mais o termo “Asperger”, embora muitos profissionais utilizam para determinar o grau/nível do transtorno. O termo para todos é “Transtorno do Espectro Autista (TEA)”. Quanto ao QI, todos são inteligentes, basta sim descobrir a área de maior destaque e claro, trabalhar o TEA x Área. O QI deve ser estimulado para todos os indivíduos. O cérebro humano quando não estimulado atrofia. Um exemplo, as famosas pegadinhas em concursos... depois que descoberta a resposta, deixa de ser incógnita... isso porque o cognitivo foi estimulado. Abraços Virtual,
!
Em geral todos os níveis de autismo :leve moderado e severo ,apresentam interesses restritos e específicos.Mesmo com características semelhantes no que diz respeito à linguagem , comunicação comportamento, e interação social. OS indivíduos portadores do Transtorno difere uns dos outros em resposta
e desenvolvimento integral, por se tratar de um transtorno global do desenvolvimento e por depender dos estímulos que esse sujeito terá ao longo da vida. Neste caso, mesmo ambos possuindo a capacidade cognitiva preservada,possuem níveis de inteligência e comportamento diferenciados.Para um diagnóstico preciso, é necessário uma avaliação neuropsicológica com equipe multidisciplinar que avalie niveis de :QI , comunicação, comportamento , linguagem e socialização.
Atualmente o DSM_5 não utiliza mais o termo Asperger e sim autismo para o transtorno neurológico do Desenvolvimento.
Algumas características no TEA são
Olá!
Para identificar se o sujeito com TEA possui Altas Habilidades, é necessário uma avaliação multidisciplinar. Aconselho a realização de uma avaliação neuropsicológica.
Abraços!
Primeiramente, essa nomenclatura de Asperger não é mais utilizada. Atualmente todos fazem parte do Transtorno do Espectro Autista (TEA) e o que os diferencia são os níveis de suporte que podem ser 1, 2 ou 3. O que diferencia uma pessoa TEA de uma pessoa com Dupla Excepcionalidade (TEA +Superdotação) é justamente o fato de ter a Superdotação associada. Ou seja, essa pessoa terá uma inteligência e/ou habilidades acima da média. O diagnóstico diferencial com um especialista é de suma importância para a identificação correta da condição. O interesse restrito não seria um critério diferencial na avaliação e identificação, pois ambos apresentarão esse comportamento, já que em ambos os casos haverá TEA.