Descobri que um amigo se cortou uma vez, mas percebeu q de nada adiantou e parou, disse que iria jogar

9 respostas
Descobri que um amigo se cortou uma vez, mas percebeu q de nada adiantou e parou, disse que iria jogar as lâminas fora; mas ainda me preocupo! Devo contar aos seus pais?É um adolescente, embora já tenha percebido q se mutilar N ajuda, ele precisa de uma ajuda profissional!
Por favor, como o ajudo?
Bom dia! Converse com seu amigo e tente se certificar que o corte foi intencional e não apenas um acidente. Caso seja sempre intencional e perceba que o mesmo continua com esses comportamentos que poem sua vida em risco, não hesite em passar o problema para seus responsáveis.

A pessoa que pratica a automutilação possivelmente apresenta algum tipo de transtorno mental e assim deve ser adequadamente acompanhado por um Psiquiatra/Psicólogo.
Olá! Sei que essa é uma decisão difícil para você!
Acredito que o ideal é você ter uma conversa bem honesta com seu amigo , pois quando nos automutilamos e uma forma de externalidade a dor, a ansiedade que estamos sentindo por dentro e não temos como externalista falando.
Nessa conversa veja como é a relação dele com os pais , se são pessoas que “ acolherão” a situação com compreensão e amor , e se coloque à disposição para conversar junto com seu amigo e os pais dele .
Mas é muito importante que a família saiba o que está acontecendo para ajudá-lo , e assim poder levá-lo a um psicólogo e psiquiatra.
Boa sorte e precisando conversar pode me ligar ! Beijo
Ola, a automutilação está intimamente ligada à uma angústia intensa, um sofrimento muito grande, o qual é difícil para o sujeito reconhecer e lidar com menos sofrimento, por isso o corte, nesse caso, se torna um deslocamento desse sofrimento psíquico para o corpo. Talvez seja importante, antes de falar com os pais, que você converse com seu amigo sobre buscar a ajuda de um profissional, mas se você perceber que os pais possam acolhe-lo nesse momento também seria importante infomar-los sobre essa situação.
Olá! A automutilação é um comportamento que pode ter diversas interpretações psicológicas. Antes de mais nada é preciso saber o porquê seu amigo está se automutilando. Mas o seu papel de amigo é acolhê-lo e tentar convencê-lo a buscar ajuda de um profissional da saúde mental, ou seja, psicólogo, e, se for o caso, psiquiatra.

Abraço!
O convide para visitar um psicólogo.
Entenda, os cortes no corpo é um sintoma, não o problema.
Por exemplo, os cortes podem ser feitos com a intenção de aliviar uma culpa que ele não sabe controlar.
Isso precisa ser investigado a fundo, e dependendo da situação, o psicólogo deve atuar juntamente com uma psiquiatra.
Parabenizo-te primeiramente pela iniciativa em querer ajudar seu amigo, isso é admirável. Acredito que a melhor solução é ter uma conversa muito empática com seu amigo e lhe dizer que com ajuda especializada ele terá grandes chances de se sentir melhor. Nota-se que ainda está em sofrimento quando diz que fez o corte e não adiantou. O corte foi um sinalizador de que está em grande angústia. Tratando-se de um menor, peça para que converse com os pais e solicite ajuda. Mostre a ele que é importante pra você e que você o quer bem, pois assim ele se sentirá acolhido. O tratamento psicológico e psiquiátrico serão diferenciais para sua recuperação. Abraços
Você menciona que ele se cortou uma única vez. Primeiramente tente certificar se ele continua com essa atitude. As vezes, na adolescência, tentou imitar alguém para saber o que sentiria.
A automutilação é uma forma encontrada para tentar sair de uma dor psíquica aguda, tentar eliminar um sintoma indesejado. É algo para se observar e se o quadro se repete. Primeiramente, tente convencê-lo de que precisa de ajuda de um profissional e que o apoiará nesse sentido e, o próximo passo, é importante sim levar ao conhecimento dos pais por se tratar de um adolescente.
Olá, é possível que seu amigo tenha um transtorno psiquiátrico. Vc pergunta se deve contar aos pais, entendo que sim, que deve contar aos seus pais. Espero ter ajudado.