Dúvidas, insegurança, medos na terceira idade a quem recorrer?

52 respostas
Dúvidas, insegurança, medos na terceira idade a quem recorrer?
Olá seria legal Você procurar fazer uma psicoterapia( psicólogo) com objetivo de identificar o que está causando essa insegurança ou medo.
Boa sorte.

Seria importante, se ainda não fez, fazer um checkup médico, pois muitas vezes esses sintomas podem ser desencadeados por algumas deficiências no organismo, depois que for descartado qualquer problema nesse sentido, buscar orientação psicológica para trabalhar esses conflitos internos.
A diminuição das forças, da potencialidade, da memória, da agilidade, e outras que costumam acontecer a medida que o tempo e a idade vão passando, bem como o crescimento e distanciamento lógico dos filhos, com a consequente sensação de solidão, podem trazer esses sintomas. Além de fazer um check-up clínico, e além de revisar as relações familiares, uma ajuda psicoterapêutica pode ser de grande importância.
Sugiro que procure um profissional, para iniciar uma Psicoterapia, assim você poderia conseguir identificar o porquê dessa insegurança, medo.
Olá
Nessa idade (terceira?) ou em qualquer idade podem surgir medos e inseguranças. Seria importante recorrer a Psicoterapia para poder identificar os fatores desencadeadores desses sinais, se eles sempre foram características tuas e agora se acentuaram ou se tem alguma causa pontual. A Psicoterapia hoje está mais perto de qualquer pessoa seja pelo avanço da condição ou da comunicação, inclusive dependendo poderá ser via internet(pode procurar profissionais habilitados nesse caso). São facilitadores da busca pelo condição melhor de qualidade de vida, seja emocional ou orgânica. Bem importante não deixar esse processo que já identificas, se tornar longo e crônico pois podem se somar limitações importantes das relações. A disposição.
Dúvidas, insegurança, medos na terceira idade a quem recorrer?
Olá! Esses sentimentos e conflitos são comuns nas mudanças de fases da nossa vida. Nesses momentos em que sentimos medos e inseguranças é essencial o acompanhamento com psicólogo, para que você se sinta amparado(a) e se prepare para lidar com os desafios dessa nova fase. Abraço!
Natural termos insegurança em qualquer momento de nossas vidas, porém a tendência é que elas se intensifiquem em determinados momentos. A melhor idade é um momento de muitos questionamentos e inseguranças, e por esse motivo, se ainda não passou por psicoterapia, sugiro que faça uso dos benefícios que um acompanhamento psicoterapêutico possa proporcionar.
Procurar um profissional que trabalhe com psicologia do envelhecimento com foco na psicoeducação para solucionar conflitos. rua Paulistânia 593 vila madalena Abs
O acompanhamento na terceira idade é crucial ao enfrentamento de sua realidade específica. É um período tradicional em todas as grandes correntes culturais de reflexões e diálogos íntimos. Um profissional com conhecimento, identificação e empatia neste momento se torna uma referência importante, significativa e paralela àquela presente nas famílias e amigos.
Boa Tarde.
Procure um Psicólogo/ Psicotetapeuta.
Esse profissional tem expertise necessária para fazer o diagnóstico ou então encaminhar ao Psiquiatra se for necessário fazer o uso medicamentoso....
MAS O IMPORTANTE É SEMPRE PROCURAR A AJUDA DE UM PROFISSIONAL, POIS EXISTEM MUITOS CASOS DE DEPRESSÃO NESTA FASE DA VIDA....OK...
É importante procurar um profissional para entender o que tem causado esses medos e como passar por essa fase dos medos e ficar saudável.
Procure um bom Psicólogo de preferência com especialidade em relação as especificações da terceira idade. Esta é uma fase importante da existência humana que merece um acompanhamento seja para novas descobertas pessoais seja para tratamento referente a algum transtorno mental ou existencial.
Olá. Penso que seria interessante procurar primeiramente um psicólogo. Caso se verifiquem sintomas de depressão ou ansiedade elevada, aí sim, é importante considerar a necessidade de uma consulta com o psiquiatra. Boa sorte!
Bom dia, seria importante procurar ajuda com psicólogo(a), para entender que dúvidas são essas, de onde vem o medo que consequentemente gera insegurança.

Abraço.
Cada fase da vida apresenta limites e possibilidades diferentes das fases anteriores. Estamos saudáveis na medida em que conseguimos articular nosso modo de ser a essas mudanças. Quando há problemas em lidar com aspectos da realidade sobre os quais não temos controle, como o avançar da idade, a escuta psicológica pode ser uma boa alternativa para melhor compreender e criar novos sentidos para o existir. Procure um psicólogo.
Olá, bom dia.
Dúvidas, insegurança e medos na terceira idade são questões emocionais. Logo, o melhor profissional para te ajudar é o psicólogo. Espero te ajudado.
Um psicólogo ou um psicanalista podem te ajudar. Sempre é importante poder disponibilizar um espaço e tempo para cuidar e olhar para si.
Olá. Procure um psicólogo. Atenciosamente.
Olá. A vida é constituída por ciclos: nascimento, infância, adolescência, adultez e velhice. Cada uma destas etapas possui peculiaridades e desafios que precisam ser ultrapassados a fim de que possamos viver de forma plena e feliz. A caminhada por vezes não é fácil, mas podemos recorrer ao auxílio profissional para melhor enfrentamento das circunstâncias.
A psicoterapia proporciona um espaço para falar de seus medos e inseguranças, garantindo a tranquilidade de não ser julgado ou criticado. Procure um psicólogo, sessões de psicoterapia iram lhe ajudar a se redescobrir nesta nova etapa da vida.
Te convidamos para uma consulta: Teleconsulta - R$ 90
Olá! Quem chegou na terceira idade já passou por muitas coisas na vida e talvez nesse momento várias questões surjam. Para entender o porque de tudo isso que vem sentindo, é importante iniciar terapia, para viver essa fase da vida muito melhor, longe de medos, inseguranças e dúvidas.
Fique bem!
Olá! Qualquer psicólogo está apto a lidar com essas questões. Seria interessante investigar o que em específico tem desencadeado tais sentimentos em você. Boa sorte.
Recomendo que procure por um bom Psicólogo Clínico que, durante o processo terapêutico (Psicoterapia) e em conjunto com você, terá condição de descobrir a origem destas emoções mencionadas e tratá-las.

Obrigado e boa sorte.
Espero ter contribuído.
Olá . Busque um psicólogo . Vc se sentirá melhor
Olá! A mudança faz parte da vida. E lidar com ela nem sempre é fácil. Se você se percebe em um momento recheado de dúvidas e insegurança, o recomendado é que dê início a psicoterapia com Psicólogo a fim de obter suporte emocional para lidar com as questões que te estão te angustiando e ter mais qualidade de vida. Cuide-se bem!
Olá! Procure um psicólogo para ajudar-lhe neste período que você está passando.
Abraços
Olá! Estes são sentimentos normais que nos afligem nessa fase da vida. Dúvidas em relação às escolhas do passado ou sobre o futuro, podem causar dúvidas ou prejuízos em nosso funcionamento e modo na qual encaramos a vida. É preciso cuidar de si, acredito que a psicoterapia possa lhe auxiliar nesse sentido para melhor compreensão dos seus questionamentos pessoais. Espero ter ajudado e coloco-me a disposição. Um abraço!
Bom dia! Nessa etapa da vida a pessoa já passou por muitas coisas, e além disso enfrenta momentos de muitas mudanças e talvez até perdas. Busque ajuda de um psicólogo (a ) que possa te ajudar a elaborar suas vivências e encontrar segurança nessa nova etapa. Grande abraço, me coloco a disposição.
Olá! Como vai?
Seria legal fazer acompanhamento psicológico, isso auxiliará a compreender o estágio de desenvolvimento no qual se encontra, esclarecer as particularidades de quem se é, assim como abordar as dúvidas, inseguranças e incertezas que podem ser uma questão pra você.

At.te
Olá! Um psicólogo é o profissional mais indicado e capacitado para te ajudar a trabalhar de maneira adequada as dificuldades, também para te ajudar a encontrar as causas da sua insegurança, medo e como trabalha-las para que você volte a ter melhor qualidade de vida. O momento de procurar ajuda acontece quando atividades comuns se tornam desconfortáveis e angustiantes. A Terapia cognitiva-comportamental é uma excelente ferramenta para te ajudar nesse processo. Fica posto meu convite. Abraço!
Procure um psicólogo. Ele poderá te ajudar a viver essa fase de uma maneira que seja menos incômoda para você. Estou à disposição!
Pode ser ansiedade, então procure um Picólogo
Um psicólogo ou psicanalista poderia ajudar no seu caso. Seria interessante explorar alguns pontos trazidos, como, “ O que é a terceira idade para você, e quais os medos envolvidos? Quais são as dúvidas e as inseguranças presentes nesse momento? Por quais motivos surgiram esses medos e inseguranças?”. Geralmente durante o processo vão surgindo novas respostas e novos questionamentos, que possibilitam um maior entendimento sobre a situação.
Olá! Sugiro que você procure ajuda para entender os seus medos e aprender a lidar com eles de forma saudável. Um geriatra poderá te ajudar com as questões técnicas relacionadas ao envelhecimento e um psicólogo com o desenvolvimento de estratégias de inteligência emocional para lidar com as suas emoções.
Olá, boa tarde, tudo bem?

O processo de envelhecimento é algo natural, e, normalmente, vem acompanhado de diversas dúvidas, em relação ao futuro, a si mesmo e à vida, insegurança, medo, e outras emoções, já que as mudanças que ocorrem nesse período são inúmeras.

Porém, é importante que, para o estabelecimento de uma maior qualidade de vida nessa fase, as questões emocionais sejam trabalhadas. Acho extremamente importante que busque conversar sobre esses medos com alguém de confiança, e de quem irá obter apoio, porém, indico fortemente, que procure um profissional da Psicologia.

O psicólogo irá trabalhar as questões emocionais, comportamentais, e irá investigar quais são as situações que causam esses medos, quais são as inseguranças, e traçar um melhor plano de tratamento psicoterapêutico, adequado ao contexto em que vive.

Espero ter ajudado,

Estou à disposição,

Abraço!
Olá! Você pode contatar um (a) profissional da Psicologia, bem como buscar pessoas que estão nessa mesma fase de vida como você. Pode ser frequentando algum curso, grupos da terceira idade, na igreja e etc, em lugares que sejam do seu gosto e se possível de fácil acesso. A psicoterapia pode inclusive te ajudar a criar essa rede com você, além de olhar com mais cuidado para essas dúvidas, insegurança e medos que estão surgindo. Boa sorte e se cuide!
O psicólogo pode ajudar a terceira idade a lidar com suas dúvidas, inseguranças e medos de diversas maneiras. Primeiro, o psicólogo pode ajudar a identificar e compreender as causas desses sentimentos, bem como ajudar a desenvolver estratégias para lidar com eles. Por exemplo, o psicólogo pode ajudar a terceira idade a desenvolver habilidades de autoconsciência, autocontrole e autorregulação para lidar com seus sentimentos. Além disso, o psicólogo pode ajudar a terceira idade a desenvolver habilidades de comunicação para expressar seus sentimentos e necessidades de forma saudável. Por fim, o psicólogo pode ajudar a terceira idade a desenvolver estratégias para en
Procure por um psicólogo para elaborar na terapia o porquê dessas dúvidas, inseguranças e medos na terceira idade.
Olá, tudo bem? Vamos pensar e refletir que nossa vida é composta por uma diversidade de altos e baixos desde de nosso início até o fim, onde por vezes necessitamos de auxílio de outras pessoas para nos ensinar, cuidar, aconselhar e nada disso é sinônimo de vergonha ou algo do tipo, pois entendemos que sozinhos seria uma caminhada muito mais árdua e dependendo quase impossível de se passar se não tivéssemos outras pessoas ao nosso redor. O que quero dizer com isso é que a terceira idade é um momento como qualquer outro da vida em que você possa estar passando por uma situação ruim ou dificultosa, mas pode buscar ajuda nesses momentos, como a de um psicólogo. Entendo que existe um receio, muitas vezes não teve um contato anterior com um psicólogo, contudo não é tarde para se beneficiar da psicoterapia. Se caso quiser e se sentir à vontade, pode entrar em contato comigo para tirar alguma dúvida ou mesmo já marcar um primeiro atendimento.

Te convidamos para uma consulta: Primeira consulta psicologia
Oi, bom dia!!
Só o fato de ter se aberto aqui ja significa muito. Aconselho que busque um processo psicoterapeutico para te auxiliar na sua segurança, estima, seus medod, sua relação com os outros e com você. A psicoterapia pode de auxiliar com tudo isso, a vc se ver profundmente, e aos poucos você vai se sentir confortável para conseguir falar sobre seus sentimentos não só com a psicóloga(o) mas também com outras pessoas. Sei que dá um pouco de medo, mas você não esta sozinho(a). Abraço
Na terceira idade, é comum surgirem dúvidas, inseguranças e medos relacionados a diversas áreas da vida, como saúde, finanças, relacionamentos, perda de entes queridos, entre outros. Se você está enfrentando essas questões e sente a necessidade de apoio, existem profissionais e recursos disponíveis para ajudá-lo.

Um psicólogo é um profissional especializado em saúde mental que pode fornecer suporte emocional, orientação e estratégias para lidar com as preocupações e desafios da terceira idade. Eles podem ajudar a melhorar sua qualidade de vida, promover o autocuidado e auxiliar no fortalecimento emocional. Além disso, um assistente social pode ajudar a lidar com questões sociais, como a busca de recursos e serviços disponíveis para a terceira idade.

Participar de grupos de apoio específicos para a terceira idade pode ser uma forma valiosa de compartilhar experiências, encontrar apoio mútuo e obter informações relevantes. Esses grupos oferecem um ambiente acolhedor onde você pode se conectar com outras pessoas que estão passando por situações semelhantes.

Além disso, é importante manter contato regular com seus profissionais de saúde, como médicos e geriatras. Eles podem monitorar sua saúde geral, fornecer orientações específicas sobre seu bem-estar físico e mental, e encaminhá-lo a outros profissionais, se necessário.

Não subestime o poder do apoio social. Conversar com familiares e amigos próximos sobre suas preocupações e medos pode ser reconfortante. Eles podem oferecer suporte emocional, compartilhar experiências e ajudar na busca de soluções práticas.

Lembre-se de que cada pessoa é única e pode ter necessidades diferentes. É importante encontrar a abordagem e o profissional que se adequem melhor a você. Não hesite em procurar ajuda e compartilhar suas preocupações com alguém em quem confie.
Te convidamos para uma consulta: Consulta psicologia - R$ 310
Olá. É importante falar sobre tudo isso que você está sentindo. Você pode procurar por grupos de apoio, amigos, fazer atividades que gosta e também acompanhamento psicológico para poder entender melhor o que está gerando tudo isso e desenvolver ferramentas para lidar. Abraço
Busque um profissional psicólogo e permita-se conhecer, tratar-se, para uma vida mais feliz.
Olá, boa noite. É importante que você procure uma psicóloga para que essas dúvidas, inseguranças e medos possam ser entendidos e trabalhados. Além disso, esse processo vai ser feito junto à psicóloga que vai auxiliá-la nesse processo. Espero ter ajudado. Me encontro à disposição para tirar dúvidas, @psimariajube.
É normal inseguranças. Dúvidas. Procure um psicólogo pra falar a respeito.
Com as expectativas de vida são cada vez mas altas, muitos idosos têm dúvidas e inseguranças de como percorrer esse caminho do envelhecer. Somos seres em constante construção e desconstrução, e, por isso, muito do que foi vivido no mundo de outrora, caiu em desuso e pode ser necessário um trabalho de adaptação e assimilação à nova realidade no que tange aos estudos, tecnologia, comunicação e convivência social. Estar atualizado profissionalmente ou saber lidar com a aposentadoria são questões que afligem muitos idosos, pois os mesmos não sabem como usufruir do tempo ocioso. Com os filhos criados e já fora de casa, como podem redescobrir um novo sentido para si? A terapia auxilia a aclarar os horizontes, a lidar melhor com as limitações inerentes à idade que podem trazem consigo possíveis declínios físicos e cognitivos, mas que não devem ser empecilho para desfrutar de uma boa qualidade de vida. Estou à disposição para atendimento.
Te convidamos para uma consulta: Teleconsulta - R$ 115
Olá, como vai? Esse medo e insegurança podem estar relacionados a sua fase de vida sim, mas não necessariamente. Procure um psicanalista para entender o que está acontecendo contigo, pois não há limite de idade para conhecer sobre vc e sobre o que te afeta. Boa sorte!
Na terceira idade, é comum enfrentar dúvidas, inseguranças e medos relacionados a diversas áreas da vida. Para lidar com essas preocupações, é recomendável buscar suporte emocional e orientação especializada. Algumas opções incluem:

Psicólogo Gerontológico: Profissionais especializados em psicologia gerontológica têm expertise em lidar com as questões específicas enfrentadas por indivíduos na terceira idade, como ajustes à aposentadoria, perdas, e questões de identidade nessa fase da vida.

Assistência Social: Assistentes sociais podem oferecer suporte prático e emocional, auxiliando na navegação por recursos comunitários, benefícios sociais e questões relacionadas à moradia.

Médico Geriatra: Um médico especializado em geriatria pode abordar preocupações de saúde específicas da terceira idade e fornecer orientação sobre tratamentos e cuidados preventivos.

Grupos de Apoio: Participar de grupos de apoio para idosos pode proporcionar um ambiente de compartilhamento de experiências, fornecendo conforto e compreensão.

Familiares e Amigos: Manter uma rede de apoio social, incluindo familiares e amigos, é crucial. Conversar abertamente com pessoas de confiança pode aliviar muitas preocupações.

É importante destacar que buscar ajuda não é sinal de fraqueza, mas sim um passo positivo em direção ao bem-estar emocional. Escolher o profissional ou recurso adequado depende da natureza específica das preocupações, e muitas vezes uma abordagem multidisciplinar é benéfica para atender às diversas necessidades durante a terceira idade.
Olá, a psicoterapia é direcionada para qualquer idade e indicado para investigar as queixas que apresenta.
Procure um profissional que lhe inspire confiança. Não se acomode com o incômodo.
Espero ter ajudado.
Olá! Acredito que uma análise possa te ajudar. Fico à disposição caso queira conhecer meu trabalho! Abraços
Olá. Depende de quais medos e inseguranças você trás. Se for algo mais voltado para o psicológico, sugiro procurar um psicólogo para que lhe possa estar junto contigo nessa descoberta. De toda via, um check up médico é bem vindo quanto a saúde no geral.
Te convidamos para uma consulta: Primeira consulta psicologia - R$ 90
Olá! tudo bem? É compreensível que você esteja enfrentando dúvidas, inseguranças e medos nesta fase da vida. A terceira idade pode trazer desafios únicos, e é importante buscar o apoio adequado para lidar com essas questões.
Primeiramente, é fundamental mencionar a importância de consultar um médico para avaliar qualquer questão física ou hormonal que possa estar contribuindo para seus sintomas. Alterações na saúde física podem afetar significativamente o bem-estar emocional e psicológico, e é essencial avaliar estas questões.
Além disso, a psicoterapia pode ser um caminho importante para lidar com as dificuldades emocionais enfrentadas na terceira idade. Um psicólogo qualificado pode lhe ajudar a explorar suas preocupações, medos e inseguranças de uma forma segura e acolhedora. A terapia oferece um espaço para expressar seus sentimentos, encontrar novas perspectivas e desenvolver estratégias de enfrentamento eficazes para lidar com os desafios da vida. Sempre como base em estudos científicos e experiência clínica o profissional poderá lhe ajudar de modo seguro.
É importante destacar que a psicoterapia é para todas as idades. Independentemente da idade, todas as pessoas podem enfrentar momentos de incerteza e angústia, e buscar apoio psicológico é um ato de autocuidado essencial.
Havendo interesse por uma ajuda direcionada e especializada me mande uma mensagem, entre em contato comigo. Estou há 25 anos contribuindo para ajudar pessoas em diversas idades para melhoria emocional. A psicoterapia é uma excelente opção para lhe ajudar a superar esses desafios. Estou aqui para oferecer apoio e orientação ao longo desse processo. Agende uma consulta para discutir suas preocupações com mais detalhes e conversarmos melhor. Posso lhe assegura que a psicoterapia poderá ser benéfica para você. Aguardo seu contato. Sucesso naquilo que busca e até breve! Abraços, psicóloga Adriana de Araujo
adrianadearaujo
As questões que surgem no decorrer da vida são experiências comuns e compreensíveis. Essa fase chamada de terceira idade geralmente traz consigo mudanças significativas, como aposentadoria, perda de entes queridos, alterações na saúde física e mental, e novas rotinas sociais. É natural que esses fatores despertem questionamentos, preocupações e receios.
Lidar com esses sentimentos é crucial para o bem-estar emocional. Negar ou reprimir as emoções apenas intensifica o sofrimento. Buscar ajuda profissional e apoio social é fundamental para navegar por essa fase da vida de forma mais leve e saudável.
Como psicólogo, a proposta é auxiliar na compreensão e manejo das emoções, pensamentos e comportamentos relacionados às dúvidas, inseguranças e medos. Através da psicoterapia, é possível explorar as raízes das preocupações, desenvolver ferramentas de enfrentamento, fortalecer a autoestima e melhorar a qualidade de vida.