é normal imaginar cenários falsos ou a vida de outras pessoas?

33 respostas
é normal imaginar cenários falsos ou a vida de outras pessoas?
Sim, é normal. Isto se chama fantasiar. É gostoso fantasiar, mas cuidado: a fantasia leva a pessoa a se alienar da realidade. Será que sua realidade está fazendo-a sofrer? E por isso a necessidade de sair dela e entrar na fantasia?
Tente se autoanalisar. Perceba o que está difícil de engolir na sua vida. E pense em compartilhar isso com alguém, de preferência um profissional neutro, que não vai julgá-la. E esse profissional é o psicólogo.

É sim. O pensamento que organiza nosso dia-a-dia é o mesmo mecanismo que cria imagens mentais fantasiosas, simula acontecimentos, cria cenários imaginários.
Existe um motivo biológico para que tenhamos estes mecanismos. Mas a situação muda de figura se isto for algo que esteja te trazendo ansiedade ou algum outro tipo de mal estar.
Caso estes pensamentos estejam sendo demasiado frequentes, atrapalhando suas atividades normais ou alimentando sua ansiedade, busque ajuda psicológica. É um bom caminho para começar a entender seu processo.
Sim! É normal! Mas agende uma consulta psicológica pra falar a respeito.
Você já traz em seu questionamento alguma lucidez. É importante repensar as próprias certezas... A psicoterapia pode ser um espaço interessante para essa importante conversa consigo e com o seu mundo. Este é um exercício muito útil, pois nossa vida inteira depende da nossa percepção. É melhor lapidá-la...
Tudo de melhor!
Olá !
É possível sim imaginar e fantasiar! Aprendemos desde criança com as estorias infantis que nos contaram , com os livros que lemos e isso nos ajuda, mas é importante entender de que lugar essa fantasia e imaginação acontece e a sua dimensão. Seria uma forma de negação da sua própria estória quando imagino cenários falsos e imaginar a vida de outras pessoas?
Seria uma forma de projetar?
Reflita sobre isso, e se essa situação lhe incomoda é o seu corpo e mente dialogando com você.
Mais importante do que dizer se é"normal" ou não imaginar ou fantasiar coisas,é importante que você se pergunte o que te leva a esse comportamento de forma frequente? O que não tem aceito ou gostado em si mesmo ou em sua vida? Busque por auto-conhecimento através da psicoterapia! Fico à disposição.
Olá!! Sim é normal, mas pode está sendo usado como um mecanismo de defesa para sair da realidade. Sendo assim, é importante investigar de que realidade está fugindo, o que está causando tanto sofrimento para que necessite fantasiar, mesmo que seja projeção de um desejo (que tipo de desejo?), se causa incômodo precisa ser investigado. Procure um profissional para uma melhor avaliação do seu caso, ele vai orientá-lo melhor.

Sim! A imaginação foi um grande passo no processo de evolução humana, ela é e sempre foi um mecanismo de defesa, seja para nos preparar para diversos tipos de realidades futuras, ou para nos ajudar a transformar a percepção de um presente doloroso. A fantasia nos tira do presente e nos leva para um novo lugar (isso pode ser bom!), mas é importante que você tenha ciência do pelo que está querendo fujir tanto da sua realidade e se não tem formas mais eficazes de transformar essa realidade.
Abraços, espero que hoje seja um bom dia para você.
Ola! Então é normal usarmos a imaginação sim, porem tem que ver ate que ponto a imaginação não esta atrapalhando a sua vida real, e para que você possa ter uma compreensão de um todo seria legal você fazer um processo terapêutico, a partir de uma avaliação neutra temos condições de deixar fluir a imaginação sem que ela te atrapalhe de alguma forma, observando que tipo de cenários são esses que você esta citando na sua questão, por que você esta tanto pensando na vida de outras pessoas, pode ser que você comece a se observar melhor dentro da sua realidade e viva uma vida com cenários mais leves. :)
Olá boa tarde! Imaginar, fantasiar, criar, é normal e essencial para todos, o que pode ser considerado anormal é se essa fantasia está tomando conta da sua realidade, de alguma forma te prejudicando, emocionalmente, socialmente, financeiramente, enfim, se houver algum prejuízo não será legal! Pode ser também alguma forma de compensar na fantasia o desejo que não seja possível na sua realidade atual. Psicoterapia é uma forma de entender mais o que está acontecendo e poder melhorar. Estarei à disposição caso queira um acompanhamento profissional. Um forte abraço!
a imaginacao e fantasia, faz parte dos processos normais, é preciso avaliar a linha tenue que torna fantasia da realidade e suas obcessoes, em ultima instancia a psicoterapia sempre pode auxiliar a compreender melhor
Muitas vezes imaginamos a vida de outras pessoas a partir de alguma informação que temos, como por exemplo uma foto no instagram. Embora essa imaginação seja normal, ela também pode nos prejudicar, tendo em vista que muitas vezes acabamos comparando nossas vidas à vida que imaginamos que essas outras pessoas têm.
Sim, é normal. São pensamentos automáticos que são produzidos pelo nosso cérebro.
Esta é a função do cérebro.
Porém a maneira como você lida com estes pensamentos, e o poder de influência deles na sua vida, é que faz toda a diferença!
Boa tarde! Normal até certo ponto! Se for em excesso e a falta desse comportamento te causar sofrimento, é hora de buscar ajuda!
A forma como olha, o porquê olha, para que olha, quando começou essa necessidade…são pontos para uma análise.
Espero ter ajudado.
Olá!
É normal fantasiar sim, fazemos isso desde quando somos crianças. O importante é conseguir notar como essa fantasia pode estar reverberando em sua vida: se está te afastando da realidade, se está dificultando de realizar suas atividades diárias ou se traz algum tipo de sofrimento. Se for o caso, recomendo procurar ajuda de uma psicologa para entender melhor quais as razões de estar recorrendo às essas fantasias e encontrar uma forma mais saudável de lidar com esses pensamentos. Qualquer coisa estou a disposição! Um abraço! :)
Olá! A imaginação e os pensamentos é aquilo que denominamos como a experiência da mente. Nesse sentido, dentro da mente podemos observar imagens, histórias, memórias, cenários, planos, sonhos. Todos estes conteúdos são gerados de maneira espontânea e fazem parte da natureza da nossa mente. Um abraço.
Olá. De alguma forma, você já está dizendo que isso te incomoda, por isso a pergunta. Seria bom conversar com um psicoterapeuta para avaliar outros elementos dessa sua experiência. O seu foco parece estar fora de você, ou seja, a vida de outras pessoas está chamando mais atenção que a sua própria. Busque uma conversa. Boa sorte.
Te convidamos para uma consulta: Consulta psicologia - R$ 190
Olá, é normal sim, faz parte dos nossos processos psíquicos a fantasia, porém, se sentir que isso atrapalha sua qualidade de vida, ou acontece em uma intensidade grande, a ponto de te incomodar, sugiro que procure uma psicóloga para poder explorar mais isso que descreve. Qualquer coisa fico a disposição, abraço
Olá.
Sim, é normal fantasiar, mas a pergunta é: está impedindo que você realize e exerça suas funções? Em caso positivo é importante que procure atendimento psicológico para entender os motivos.

Espero ter ajudado.
Oiii...
Sim é normal, mas também cabe lhe perguntar o que te faz imaginar ? o que tem por trás dessa imaginação?
É algo relacionado a realidade? ou está sendo ativado em ti um mecanismo de defesa?
Busque por um psicólogo para aprofundar nas suas questões ,
Abraço e se cuide,
Oi, Boa tarde! Todos podem usar a imaginação e fantasiar. O que é preciso entender se isto está te atrapalhando a sua vida. Caso esteja atrapalhando a sua vida, procure atendimento psicológico. Estou à disposição.
Olá! Fantasiar é muito normal sim, faz parte da vida desde muito cedo e são inclusive necessárias para lidar com as angustias e desejos. Agora, se está de alguma forma causando prejuízo ou sofrimento é importante buscar auxilio e ajuda profissional.
Olá! Geralmente as pessoas fantasiam sim, fazemos isso para diminuir a ansiedade ou para tornar uma vivência não habitual mais familiar: como o primeiro encontro ou a ida a algum lugar estranho. Porém, se houver algum impacto para sua saúde mental, é interessante procurar auxílio psicológico.
São pensamentos automáticos que são produzidos pelo nosso cérebro. Esta é a função do cérebro. Porém a maneira como você lida com estes pensamentos, e o poder de influência deles na sua vida, é que faz toda a diferença! O devaneio excessivo é uma condição caracterizada por um devaneio, uma fantasia que serve como uma distração da vida real, um sonhar acordado. Segundo os psicólogos, muitas vezes são os eventos da vida real que desencadeiam o devaneio excessivo.
Esses eventos podem incluir estímulos sensoriais como ruídos e cheiros, experiências físicas como caminhadas e exercícios ao ar livre e até mesmo uma conversa com amigos ou parentes. O devaneio excessivo é um transtorno mental relativamente novo, por isso, ainda não conta com um tratamento que seja, de fato, eficaz.
No entanto, os psicólogos ponderam que esse distúrbio pode ter muitos efeitos negativos na vida de uma pessoa, a impedindo de estabelecer uma rotina normal de trabalho.
Uma pessoa pode ser diagnosticada com devaneio excessivo quando apresenta um ou mais sintomas desse transtorno.
É importante observar que os sintomas. Devaneios desencadeados por eventos que ocorreram na vida real, como a visita de um parente ou uma viagem.
Devaneios vívidos que incluem a criação de personagens, enredos e fatos que, de fato, não ocorreram.
Sonhar acordado por longos períodos e sussurrar ou conversar enquanto sonha.
Devaneios acompanhados por expressões faciais e por movimentos repetitivos.
Dificuldade em começar ou em concluir as tarefas diárias.
Desejo de continuar em um estado constante de sonho.
Dificuldade em dormir.
Vale a pensa você se perguntar: onde você está gastando seu tempo? Cuidar de si, do seu presente e do seu futuro, investindo em coisas construtivas para você é importante para que você se sinta bem e com saúde.
Sim, mas é importante entender o motivo de estar fazendo isso, se é algo que está faltando pra você, se é algo que gera um gatilho para esse comportamento. É importante procurar um profissional para que juntos vocês possam avaliar esses e outros pontos.
Olá! Sim, é normal. É gostoso fantasiar, mas cuidado: a fantasia leva a pessoa a se alienar da realidade. Mas se isso acontece com frequência é importante entender o motivo de estar acontecendo. Sugiro sessões de psicoterapia. Estou à disposição, abraço!
Não, mas se você quiser melhorar isso e outras questões, basta fazer psicoterapia, fácil.
Olá! É sim. Imaginar cenários dessa forma se chama fantasiar, e em determinada dose, é ótimo. Quando a dose de fantasia acaba excedendo, é importante compreender melhor quais seriam as funções em sua realidade psíquica. As fantasias, normalmente, atuam como um mecanismo de defesa. Em um processo psicoterapêutico ou análise você poderá compreender melhor qual o lugar dessas fantasias em sua vida.
Sim, é comum imaginar cenários fictícios ou a vida de outras pessoas. A mente humana é muito criativa e pode imaginar uma ampla variedade de possibilidades e situações. Muitas pessoas encontram prazer em imaginar cenários fictícios ou fantasiar sobre a vida de outras pessoas, especialmente em atividades como leitura, escrita, cinema e teatro.

No entanto, se essas fantasias ou imaginações começarem a interferir na vida real ou causar ansiedade, depressão ou outros problemas emocionais, pode ser necessário procurar ajuda de um profissional de saúde mental. Em geral, a imaginação é uma parte normal da vida e pode ser uma forma saudável de lidar com as tensões do dia a dia, mas é importante manter um equilíbrio saudável entre o mundo da fantasia e a realidade.
Te convidamos para uma consulta: Teleconsulta - R$ 150
Oi!
É comum que a ansiedade possa afetar a nossa percepção da realidade, fazendo com que interpretemos as situações de forma negativa e distorcida. É importante lembrar que os nossos pensamentos influenciam diretamente as nossas emoções, reações físicas e comportamentos, e é possível que esses pensamentos sejam influenciados pela ansiedade. Nosso corpo físico é interligado ao nosso psiquico, deste modo, pode reagir de modo a somatizar sentimentos que ainda não foram cuidados, o que é perfeitamente normal. Mas, não deixa de ser um alerta para que você possa cuidar desses sentimentos e emoções dos quais seu corpo físico pode estar sinalizando cuidado. A psicoterapia é uma ferramenta eficaz para este tratamento e pode te ajudar a lidar com esse sintoma e com seu desconforto. Aconselho voce a buscar um profissional que voce se identifique, sinta confiança e se sinta acolhido.
Espero ter ajudado. Sou a Letícia, sou psicóloga. Me coloco a disposição, caso queira conversar é só entrar em meu perfil e será um prazer. Te convido conhecer meu trabalho. E lembre-se: Cuide de voce! Abraço afetuoso e melhoras.
*onde eu posto conteúdos relacionados a saude mental: @psi.leticiaaa
Olá! Sim, é normal! Nossa mente costuma fazer isso. Ela também tenta resolver problemas, ir para o passado, futuro, comparar, julgar e etc. Pode ser considerado um "problema" quando, com frequência, vivemos mais dentro da nossa cabeça do que no momento presente e consequentemente perdemos contato com coisas e pessoas que são importantes para nós.
Acredito que iniciar um processo psicoterapêutico pode ser válido para você aprender a observar como isso ou outras questões têm impactado você e suas relações.
Um abraço!
Sim, é normal, mas se isso está te trazendo preocupação, conversar com um psicoterapeuta vai te ajudar a entender o que está acontecendo. Abraço