É possível através da terapia de casal reverter um quadro de separação?

13 respostas
É possível através da terapia de casal reverter um quadro de separação?
A Terapia de Casal vai ajudar os conjugues a visualizarem os seus problemas e o que realmente o que querem como casal e como indivíduos, não podemos dizer ao certo que irá resolver, muitos conseguem resolver suas pendencias e dar continuidade ao seu casamento.

Não é certo, mas pode ajudar!
A terapia ajuda o casal a se ver com um e também a se verem como indivíduos, ajudando assim no que for melhor para ambos!
Como dizem por aí (corretamente), "muitos caminhos levam à Roma". A terapia de casal é uma modalidade que foi desenvolvida buscando entender melhor os princípios do relacionamento e a maneira como a dinâmica daquele relacionamento é desenvolvida ao longo do tempo. É claro que o "objetivo" inicial da terapia é tentar "consertar" os pontos onde houve a falha naquele relacionamento, mesmo que isso seja entender que o melhor para aquele casal em específico é o de cada um do seu lado. Para um relacionamento dar certo é necessário se buscar a saúde mental da dupla, e não de apenas 1 dos envolvidos, e isto muito vezes falha, pois por vezes não há o desejo de uma das partes de tentar resolver/melhorar suas falhas. Brincamos que "de perto ninguém é normal" e num relacionamento isto se multiplica. Como disse, a terapia pode ser uma alternativa viável e interessante, caso haja o interesse DOS DOIS. Procure um(a) bom(oa) psicólogo(a) de sua região caso queira fazer uma tentativa. Um abraço!
Terapia de Casal - para acontecer uma evolução no quadro de "separação" os dois (marido e esposa), devem estar dispostos a ficar na relação. Acontece muito do casal começar a terapia de casal e no caminho seguir para a individual. Hoje se discute muito as energias do Feminino e Masculino um ponto crucial para qualquer relacionamento a dois, muitas vezes eles estão nos papéis trocados. Como sempre digo aos casais: "não sou santa milagreira", só quem pode decidir o futuro do casal são eles mesmo e para isso os dois tem que querer e ver possibilidades de ficar na relação. Cada casal é um casal, muito ficam casados e outros seguem para separação, com um diferencial de estarem mais conscientes e saudáveis, ainda mais quando se tem filhos. A questão é muito abrangente.
Vai depender da situação atual do casamento e do relacionamento do casal. Para existir a reconciliação e a reconstrução de um relacionamento a terapia de casal pode ser fundamental, como pode também acelerar o processo de separação (se for o caso, em um relacionamento já muito desgastado).
Tentar reverter a separação é algo que sempre será uma decisão exclusivamente do casal, no entanto a Terapia seguramente contribuirá para a efetiva análise da relação, o que pode propiciar o desejo de permanecerem juntos. O que seguramente será obtido com o processo terapêutico é o desenvolvimento da capacidade de reflexão de cada um.
A única garantia é o resultado em qualidade de vida psicológica e emocional. Reverter a situação, vai depender do que o casal sente, deseja e acredita. A terapia de casal e família ajuda a buscar o equilíbrio na dinâmica familiar e no bem estar entre os entes. Independente da separação, pense no motivo que está buscando na terapia. Espero ter ajudado. Boa sorte!!!

Forte abraço!!!
Bem a Terapia de Casal e Família é uma especialidade e como tal, ela investe no conhecimento através de estudos e pesquisas sobre todo e qualquer assunto que envolva a família, a separação já é um fato não só na sociedade brasileira mas em outras como a Americana por exemplo. A Terapia de Casal deve ser executada por profissionais especializados, tudo é possível em terapia, entretanto é fundamental que ambos estejam engajados nessa busca. Reverter um quadro de separação é completamente possível, mas gostaria de esclarecer e de certa fazer o leitor refletir se realmente é a melhor solução. Muitas questões, situações e inclusive a saúde física deve ser levada em conta.
O importante no momento è que sinalizou o sintoma e procurar o psicólogo de confiança e encaminhado para juntos perceberam as possibilidades de continuarem ou não. Vai depender do envolvimento de ambos neste processo.
Atenciosamente
Na terapia o casal terá oportunidade de avaliar seus conflitos e decidirem com mais consciência se continuam juntos ou se a separação seria a melhor opção. O terapeuta não pode garantir que não ocorra a separação, porém como disse antes, o casal fará isto com mais consciência. Também pode ocorrer que com a ajuda do terapeuta o casal consiga olhar para os conflitos, os quais foram motivadores da separação e consiga superar suas dificuldades saindo da terapia com a relação fortalecida. É importante ressaltar que ambos precisam ter o desejo de participar a terapia.
Entendo como algo possível e , não necessariamente fácil. Depende dos dois lados quererem passar por terapia e rever seus conceitos envolto ao casamento. Ex; Num caso onde houve traição ou agressão de um das partes , torna- se algo que precisa ser minuciosamente avaliado. Sugiro a princípio terapia individual para ambos. A terapia ajuda o indivíduo a refletir sobre a situação, mas esclarecido que não existe uma “varinha “ mágica que una ou separe um casal. Já que muitas vezes o psicólogo acaba sendo o culpado de algo que não deu certo.Importante fazer uma ressalva; o psicólogo atua para que ambos compreendam o melhor para o casal.
Ola a terapia de casal, ajuda os cônjuges a olharem para o vinculo que estabeleceram , bem como, o que cada um busca em si e espera do outro. A terapia , irá tratar das emoções e às necessidades do casal. E um espaço potencial de reflexão; se ainda querem, ou não manter esse vínculo. Psicóloga Cristina
Gostaria de complementar as respostas dos colegas da saúde apresentando uma questão que precisa ser levada em conta. Muitas vezes o casal chega a pensar em separação, pois um dos dois envolvidos ou ambos, possuem questões pessoais que estão atrapalhando a relação. Nesse caso, antes de buscar uma terapia de casal, seria importante pensar em uma terapia individual. Dessa forma, ao invés de exacerbar o conflito do casal, cada um poderá compreender melhor o que se passa consigo, para depois buscar uma solução do relacionamento, que muitas vezes pode acontecer automaticamente, após a resolução dos problemas pessoais.