É possível combinar desintoxicação digital com psicoterapia?

3 respostas
É possível combinar desintoxicação digital com psicoterapia?
Dra. Marina Cabeda Egger Moellwald
Psicólogo, Psicanalista
Florianópolis
Olá,
Muitas vezes o uso da tecnologia digital acaba se tornando excessivo, relfetindo diretamente no bem-estar individual.
Neste sentido, pode acabar se tornando um vício.
A psicoterapia é um recurso fundamental para que se possa entender o que leva cada um a ficar "capturado" em relações de dependência (vícios, em geral).
Com o tempo, é possível reelaborar esse tipo de relação com o intuito (e aposta) de se tornar cada vez menos dependente.

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
Sim, é totalmente possível e, muitas vezes, altamente recomendado combinar a desintoxicação digital com a psicoterapia. Na verdade, essa combinação pode ser muito poderosa para quem busca uma relação mais saudável com a tecnologia e lida com problemas de saúde mental relacionados ao uso excessivo de telas.
Por que combinar detox digital e psicoterapia?
O detox digital ajuda a criar um espaço para a mudança de hábitos, mas a psicoterapia pode ir mais fundo, investigando as razões emocionais e psicológicas por trás do uso excessivo da tecnologia. Muitas vezes, o uso compulsivo serve como uma forma de lidar com ansiedade, estresse, tédio, solidão ou outros problemas. A terapia pode ajudar a identificar esses gatilhos e desenvolver estratégias de enfrentamento mais saudáveis.
Desconectar-se pode gerar ansiedade, irritabilidade e até um "medo de perder algo" a terapia pode oferecer apoio para lidar com esses sentimentos, normalizá-los e ajudar a pessoa a persistir no processo de desintoxicação.
A psicoterapia, especialmente a Terapia Cognitivo-Comportamental (TCC), é muito eficaz na reestruturação de padrões de pensamento e comportamento. Ela pode ajudar a pessoa a desenvolver uma relação mais consciente e equilibrada com a tecnologia a longo prazo, evitando que o uso excessivo volte a ser um problema após o período de detox.
Tratamento de comorbidades: Em muitos casos, o uso problemático da tecnologia está associado a outras condições de saúde mental, como ansiedade, depressão, TDAH ou problemas de autoestima. A psicoterapia pode tratar essas condições de forma integrada, potencializando os benefícios do detox digital.

Dr. Leonardo Mello
Psicólogo, Psicanalista
Rio de Janeiro
Sim, é possível e muitas vezes benéfico combinar desintoxicação digital com psicoterapia, pois reduzir o uso excessivo de telas diminui estímulos constantes, comparações sociais e gatilhos de ansiedade, enquanto a psicoterapia ajuda a entender por que a pessoa se apega ao celular ou às redes, quais emoções tenta evitar e como construir formas mais saudáveis de lidar com tédio, solidão ou estresse. Juntas, essas abordagens tornam a mudança mais sustentável, evitando que a desintoxicação vire apenas privação temporária sem transformação real do comportamento.

Especialistas

Priscila Garcia Freitas

Priscila Garcia Freitas

Psicólogo

Rio de Janeiro

Daniela Lemos Sobral

Daniela Lemos Sobral

Psicólogo

Sorocaba

Luciana Cassol

Luciana Cassol

Psicólogo

Cachoeirinha

Michelle Sousa

Michelle Sousa

Psicólogo

Recife

Ana Raquel Righi Gomes

Ana Raquel Righi Gomes

Psicólogo

Campinas

Renata Camargo

Renata Camargo

Psicólogo

Camaquã

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 1003 perguntas sobre Saude Mental
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.