É possível da o diagnóstico de dislexia para um menino de 4 anos?

19 respostas
É possível da o diagnóstico de dislexia para um menino de 4 anos?
Os sintomas de dislexia ficam mais evidentes no período da alfabetização, ou seja, nos primeiros anos escolares por volta dos 7 anos. Diagnosticar antes disso, segundo especialistas nesta área podem induzir ao diagnóstico equivocado pois as dificuldades em leitura e escrita pode estar ligados a imaturidade das regiões cerebrais ligadas a essas funções e também a pequenos atrasos no desenvolvimento das competências acadêmicas. Agora se você percebeu qualquer dificuldade dessas criança no campo fonológico procure por um profissional nessa que poderá orientar melhor o caso.Um abraço

Impossível um diagnóstico de dislexia nessa idade! A dislexia é uma dificuldade de aprendizado da linguagem em leitura, soletração, escrita e outras. A criança discrimina mal o som e faz confusão entre letras e fonemas. Uma criança de apenas 4 anos (como foi falado por outros colegas à cima) NÃO tem maturidade neurológica para ser alfabetizada e ter um diagnóstico para este transtorno! Coerentemente, por questões biológicas, ela não deveria está aprendendo a ler e escrever nesta idade! É como tentar fazer uma criança de três meses sentar! Não existe maturidade neurológica para isso. E além do mais é necessário que seja descartado outras questões como déficit intelectual, deficiência auditiva e visual, lesões cerebrais, desordens afetivas...e por aí vai! A investigação é Multidisciplinar.
Se o seu filho troca os fonemas na hora de falar, procure um fonoaudiólogo. Este profissional irá lhe orientar e fazer os encaminhamentos necessários.
Espero que ter ajudado. .
Não, mesmo porque nessa idade a criança ainda esta desenvolvendo sua linguagem verbal.
Especialistas esclarecem como ter certeza do diagnóstico do transtorno ao longo dos anos. Só assim é possível esclarecer e saber quais são os prejuízos reais.
Olá, na realidade você precisa compreender o que está acontecendo com esta criança de 4 anos, pois a dislexia, está no quadro da compreensão, portanto do processo cognitivo, nesta idade a criança já tem muitos elementos relacionado à memória, a compreensão e a inteligencia, desta forma você precisa compreender o que ela apresenta dentro do universo de 4 anos idade suas dificuldades nesta área a qual lhe parece chamar sua atenção. Tanto um psicologo(a) que tenha conhecimento em testes que buscam compreender a intelectualidade de crianças pequenas poderá fazer um psicodiagnóstico nesta idade, como também se houver necessidade para uma avaliação poderá buscar um médico neuro pediatra a qual também poderá esclarecer e clarear qualquer dúvida.
Nessa fase não fechamos diagnóstico de Dislexia. O que fazemos é levantar alguns indicadores da dislexia e trabalhar na estimulação desses para minimizar prejuízos futuros. Porém para diagnosticar dislexia, a criança deve ter tido oportunidade de aprendizado, diferentes formas de estimulação para aquisição de consciência fonológica, não possuir déficit intelectual e após o levantamento dos sintomas, com estimulação adequada, não responder ao tratamento como deveria. Ai sim fechamos o quadro de dislexia. Ou seja, quando a criança tem por volta de 7 a 8 anos, dependendo de como foi o processo anterior de alfabetização, como citei. Seria interessante buscar uma avaliação neuropsicológica para mapear o desenvolvimento cognitivo dessa criança e verificar se há indícios de dislexia ou outro transtorno do desenvolvimento. Estou a disposição. Abraços
Além de não fechar esse diagnóstico, deve se estar atenta para que serve um diagnóstico tão precoce.
Tudo dependerá da observação clinica da criança. Favor agendar consulta!
Olá! Não é possível fechar diagnóstico de dislexia nesta idade por alguns motivos: o aprendizado da linguagem escrita depende de algumas outras habilidades como, por exemplo, ser capaz de refletir sobre os sons da fala (p. ex. saber que o som "ma" do macaco é igual ao som "ma" da maria), que está em construção ao longo desse período da educação infantil. Sem esse conhecimento é impossível alfabetizar alguém. Ademais, uma vez que a criança esteja em processo de alfabetização, algumas podem levar mais tempo de se apropriar do princípio alfabético, esse que as letras escritas correspondem aos sons da fala, mas em algum momento alcançam. Além do mais, fatores ambientais, como acesso aos materiais escritos, emocionais, da metodologia de ensino empregada podem facilitar ou dificultar esse processo de alfabetização, mas que se forem alterados não impedirão a criança de prosseguir tendo sucesso em leitura. O fracasso neste aprendizado também pode decorrer de alterações no funcionamento intelectual do sujeito, que pode ser deficitário, devendo ser investigado também. Devido a essa pluralidade de fatores, só é recomendado que seja fechado o diagnóstico de dislexia depois do 3º ano do Ensino Fundamental. Porém, antes disso podem ser identificados alguns fatores de risco, como as dificuldades no processamento fonológico, baixa velocidade de leitura, tudo por meio da devida avaliação (com fonoaudiólogo ou psicólogo especializado no campo de cognição da leitura). Uma vez feito isso, a estimulação precoce de tais habilidades costuma ter ótimos resultados e as crianças conseguem alcançar níveis em leitura e escrita dentro ou próximo do que seria esperado para a escolaridade dela. Apesar do texto imenso, espero ter ajudado
Olá, não é possível fechar um diagnóstico de dislexia em uma criança tão pequena, existem diversos fatores que precisam ser analisados, uma criança de 4 anos ainda não iniciou o processo de alfabetização.
Não. Nao e ppssivel fechar um diagnostico de dislexia nesta idade.
A dislexia é um distúrbio relacionado a linguagem escrita. E necessário que a criança já tenha passado pelo processo de alfabetização. O que ocorre por volta dos 7 anos. Antes disso não ppdemos afirmar que uma criança é dislexia.
Há vi pacientes com este diagnóstico e não terem o acometimentos. A criança precisa ser acompanhada em todo seu desenvolvimento. Se você dúvida, não acomode-se, peça o "diagnóstico diferencial" com outros especialistas.
Não, não é possível fechar um diagnóstico de dislexia nesta idade.
Boa tarde, definir disléxico um menino de 4 anos é um pouco cedo, a não ser que na família tenha outros parentes que mostram ter esse problema, porque a dislexia é um problema neurológico herdado. Se não tiver, e, a criança mostrar muita dificuldade de pronunciar simples palavras ou outro tipo de dificuldade é sábio leva-lo a um neuropediatra ou a uma neuropsicóloga para ter elementos suficientemente concretos para começar em tempo abiu o tratamento para não ter
eventuais dificuldades de interação com os coetâneos.
Uma criança com 4 anos de idade não pode receber um diagnóstico de dislexia. Esta criança pode estar com dificuldades de aprender ou ter algum transtorno que dificulte sua aprendizagem. De qualquer forma as intervenções e psicoterapias podem ajudar a esta criança a superar as dificuldades iniciais que levam a suspeita de dislexia.
Boa tarde!
Não é idade para tal diagnóstico.
Abraço!
Não, 4 anos é uma idade muito baixa para tal diagnóstico.
Essa idade é muito precoce para se fechar um diagnostico, porém se a criança apresenta alguma dificuldade na fala ou alteração no comportamento, é importante a observação clinica com multiprofissionais.

Não. O diagnóstico de dislexia só pode ser feito a partir dos 6 anos de idade, pois é a partir desta idade que as habilidades de leitura e escrita começam a se desenvolver. Antes desta idade, não é possível identificar com precisão se o menino tem dislexia ou não.