É possivel o portador de um medo, perder o medo com o propio medo? ex : Medo de escuro = Se trancar

13 respostas
É possivel o portador de um medo, perder o medo com o propio medo? ex : Medo de escuro = Se trancar dentro de uma sala escura
Existe dentro da linha da terapia cognitiva comportamental o tratamento com exposição gradual, mas geralmente como o próprio nome diz, é gradual, a pessoa é colocada em situações acompanhada de um profissional que ela é capaz de lidar, além disso é associado a uma parte cognitiva que resumidamente seria trabalhar as crenças disfuncionais que se relacionam ao medo.

Sim, mais dentro de um processo de dessensibilização progressiva gradual..Dentro de uma exposição progressiva A Terapia Cognitiva Comportamental poderia ajudar também através da conceituação cognitiva do paciente( crenças , pressuposições, regras da pessoa) ,indentificando inicialmente os Pensamentos Automáticoa Negativos(PANs) realcionados ao medo.
Sim, como disseram os outros profissionais é possível. O medo é uma resposta primária do ser humano para nos proteger. O sistema nervoso simpático é acionado e ocorrem respostas de luta ou fuga (coração acelerado, dilatação da pupila etc.) Entretanto há situações em que o medo é desadaptativo, pois ele ocorre em situações que não precisamos nos proteger (como por exemplo, no escuro em um locar seguro). Sendo assim, a partir da exposição gradual, ocorre o processo de habituação da ansiedade ( nosso corpo aprende que não precisamos acionar o medo pois nada ocorre quando sou exposta a esse estimulo, escuro)A terapia cognitiva comportamental, também pode trabalhar com os pensamentos disfuncionais e para a exposição é ensinado técnicas comportamentais como respiração diafragmática que ajuda a regular a emoção.
É possível, porém, eu não indicaria sem o acompanhamento de um profissional, pois, há risco de retraumatização caso o medo do escuro tenha causas mais profundas. Acompanhamento com um terapeuta comportamental ou terapeuta EMDR pode ser muito efetivo para esse tipo de situação.
É possível sim, no entanto há um grande risco se essa exposição for feita sem o devido cuidado, e sem saber quais são as reais causas desse medo.
Lembre-se que o medo é uma reação saudável do organismo a algo que é percebido como um risco, então há uma função para esse medo do escuro (como para qualquer outro sentimento), ainda que racionalmente não faça muito sentido. Trancar alguém que tem medo do escuro numa sala escura pode criar um trauma muito maior e tornar ainda mais difícil reverter o quadro. O mais seguro mesmo é procurar um profissional.
Olá
A resposta é sim, é possível, como também é possível esse medo piorar e muito.
O mais indicado seria você buscar ajuda de um profissional que possa te auxiliar na superação desse medo.
Muitas vezes precisamos de uma ajuda pontual para ultrapassar barreiras que surgem em nossa vida.
Não se arrisque.
boa sorte
O mais indicado é você buscar ajuda de um profissional psicólogo, pois você pode piorar o medo, com profissional você pode entender o por quê desse medo, aproximar-se dele de forma subjetiva.
O que você está descrevendo chama-se 'exposição' e é possível sim que através dela, uma pessoa vença um medo específico, no entanto, é MUITO importante levar em consideração que usar exposição de maneira abrupta e sem orientação profissional, pode gerar mais danos que benefícios. É necessário compreender alguns aspectos da resposta do individuo à situação que ele teme antes de partir para a esse método. Indico que procure um psicólogo para lhe orientar.

É possivél, porém não é aconsellhado que realize tais procedimentos sem orientação profissional.
Busque um especialista para lhe auxiliar a tratar o medo.
Cuide-se!
É possível também com a hipnose quebrar barreiras e trabalhar o inconsciente, em busca da fonte geradora do medo..A força existe dento de ´nós e o poder é nosso..Precismos; QUERER,ACREDITAR E AGIR.
Olá, é possível sim, algumas técnicas das psicoterapias comportamentais poderão te dar esse suporte, mas não indicaria fazer essas tentativas sozinho, é possível que sem nenhum tipo de acompanhamento você corra o risco de desenvolver o efeito contrário, que é o aumento deste medo/fobia. Um profissional é recomendado neste processo. Espero ter ajudado!
Me parece impossível e aterrorizante. Porque o medo, no seu exemplo, do escuro ou poderia ser de barata, ou até de viajar de avião, é só uma maneira de localizar o medo num objeto. O importante aí, não é o objeto do medo, mas o medo em si e se faz necessário encontrar a causa desse sofrimento chamado "medo". E aí sim, poder lidar com ele.
Procure uma psicanalista para te ajudar nesta empreitada.
Te convidamos para uma consulta: Primeira consulta psicanálise - R$ 200
Existem várias abordagens na psicologia. Uma terapia cognitiva comportamental por exemplo, trabalha o enfrentamento supervisionado e gradual onde o esperado é vivência de experiência menos ameaçadora. Eu sou da psicanálise, penso que o medo é um dispositivo de alerta que serve para nos proteger mas que em demasiada intensidade, nos paralisa e nos faz sofrer. O medo em alta intensidade pode ser a reação a um trauma ou mesmo uma resposta a algo angustiante e doloroso. então não dá para generalizar, a melhor forma é buscar ajuda, ok?