Em caso de depressão , vou tomar medicamentos para o resto da vida?

10 respostas
Em caso de depressão , vou tomar medicamentos para o resto da vida?
Olá, não será necessário tomar medicação o resto da vida se fizer um bom tratamento agora, tanto psicológico quanto psiquiátrico.
Os remédios irão amenizar os sintomas para que você consiga se tratar, e a terapia (principalmente a cognitivo-comportamental) ajudará a criar defesas contras as crises, a controlar seus pensamentos e suas atitudes para que essa sensação de tristeza profunda, diminua cada vez mais.
Busque um tratamento legal!!
Estou a disposição
Att,

Não necessariamente.
Em geral, pacientes que estão fazendo o primeiro ou segundo tratamento para Episodio Depressivo conseguem ficar sem medicação após um periodo de manutenção, gralmente de 12 meses apos a melhora dos sintomas.
Mas nos casos de Depressão Recorrente, o uso por tempo indefinido do remedio é costumeiro e necessário, desde que melhorem objetivamente os sintomas e a qualidade de vida do paciente.
Há varias situações e causas para a depressão, no entanto há uma margem dempossibilidades do sujeito se reinventar, de resolver incomodos, frustações, de elaborar perdas e assim diminuir a angustia, para mim fator principal desencadeante e agravante de um quadro depressivo. Assim, junto ao seu profissional médico e um profissional analise esse sujeito podemos tratar sempre análisando a necessidade de continjidade ou não de medicação e de análise.
Há vários níveis de depressão e a pessoa deve ser avaliada por um profissional para julgar as medidas necessárias ( tratamento medicamentoso, dosagem, psicoterapia, atividades que proporcionem melhor bem-estar e outros). Uma vez diagnosticada a depressão, o que se espera é a melhora gradual do paciente através do medicamento(que tratará os sintomas) e a psicoterapia(que tratará as causas). Ou seja, não se pode afirmar que seja algo para o "resto da vida". Pensemos que a pessoa "está" com depressão e não que ela é "a depressão". Trabalhemos para que seja passageira!
Depende da gravidade do quadro.

A depressão é uma doença, precisa ser tratada, caso contrário pode exacerbar e incapacitar o sujeito para diversas atividades do dia a dia.

Como será o tratamento? Isto vai depender do diagnóstico realizado pelo médico ou psicólogo e das condições do paciente.

Apenas a depressão LEVE pode ser tratada sem remédios, mas, sem exceção, todos os graus desta enfermidade incluem no mínimo Psicoterapia.

Quadros mais graves são tratados de forma multidisciplinar envolvendo combinação de recursos cuja eficácia seja cientificamente comprovada como no caso da psicoterapia, medicação, exercícios físicos, etc.

O tratamento da depressão, no todo ou em parte, somente poderá ser alterado com a anuência dos especialistas que acompanham o caso.
O tratamento conjunto psicofármaco e psicoterapia é indicado para a grande maioria dos pacientes. O diagnóstico da depressão poderá variar: leve, moderado, grave, com ou sem sintomas psicóticos e, ainda, se é considerada recorrente. Os casos mais graves e a depressão recorrente pode indicar sim o uso de longo prazo ou indeterminado de medicação. O mais importante que o paciente precisa saber é que quando se inicia esse tipo de tratamento com medicação ele não deve ser interrompido abruptamente e sim gradativamente com o acompanhamento do psiquiatra, podendo demorar mais de ano o término do desmame.
"TOMAR UM REMÉDIO PARA DEPRESSÃO PRO RESTO DA VIDA".

Acredito que esse paciente que pensa isso deve ter TAG Transtorno de Ansiedade Generalizado e por conta disso já está se antecipando ao "resto" da vida.

A depressão quando tem um acompanhamento Psicoterapêutico com um bom profissional e se necessário um acompanhamento farmacológico.
Tende a apresentar ótimos resultados.
Vai dar tudo certo. Confie

Att
Dra. Sayonara Machado
Se o paciente realmente seguir o tratamento com responsabilidade não será necessário. Existem pessoas que precisam tomar mas geralmente elas tem outros transtornos associados que não permitem ter uma vida funcional sem o uso de medicação. Tratamento psiquiátrico associado a psicoterapia e uma busca de qualidade de vida é a receita para sair do estado de depressão.
Embora cada caso seja único e muitas variáveis estejam envolvidas, no caso de depressão unipolar a recomendação é a seguinte:
Primeiro episódio de depressão: tratamento medicamentoso de no mínimo 06 meses, podendo chegar a 08/12 meses.
Segundo episódio de depressão unipolar: tratamento de 12 a 18 meses.
Terceiro episódio de depressão unipolar: tratamento de 24 a 36 meses.
Quarto episódio: tratamento por tempo indeterminado, ficando a critério do psiquiatra assistente.
Tudo isso se aplica a pessoas que tenham diagnóstico exclusivamente de transtono depressivo unipolar sem comorbidades, isto é, sem nenhum outro diagnóstico psiquiátrico associado.
Olá, o desejado é que isso não aconteça. Tudo dependerá de como irá se seguir o tratamento, pois a depressão por ser uma psicopatologia, tanto deve ser tratado com medicamentos como também com terapia. A medicação deve ser diminuída com o tempo ou em muitos casos ser totalmente erradicada, mas para isso acontecer o paciente deve estar fazendo terapia, pois a terapia auxilia com que o paciente possa enfrentar questões emocionais e psicológicas, sem necessariamente ter que usar medicamentos. Muitos casos que já atendi de depressão e que conseguiram melhorar, seguiu esse curso, diminuição ou erradicação da medicação, por conta do engajamento do paciente na terapia. Busque a terapia para fortalecer seu emocional e assim dessa maneira, não virar “refém “ dos medicamentos. Cuide-se !