Em media são necessárias quantas seções de estimulação magnética transcraniana para tratar TDA

7 respostas
Em media são necessárias quantas seções de estimulação magnética transcraniana para tratar TDA (sem hiperatividade)? é definitivo ou o acompanhamento é para toda vida?
Transtornos de Déficit de atenção são mais comuns em meninas, enquanto a hiperatividade ou impulsividade são mais comuns em meninos. Nem todos têm comprometimento quanto ao desenvolvimento intelectual escolar. O TDAH inicialmente diagnosticado na infância pode desaparecer na adolecência e reaparecer na fase adulta mas não é uma regra. Recomenda-se administração de medicamentos (Ritalina ou Ritalina LA) de acordo com a prescrição médica e psicoterapia, além de acompanhamento escolar para o aluno portador. A Estimulação Magnética Transcraniana ainda não é conclusiva quanto a sua eficácia, pelo menos do ponto de vista da comunidade científica. Quanto mais informados estiverem pais, mães, professores e colegas da criança portadora maior adesão ao tratamento adequado e melhor o prognóstico. Muitas crianças diagnosticadas com o TDAH quando adultas tornam-se grandes contribuidoras da sociedade. O problema do TDAH reside no diagnóstico correto e na condução do tratamento adequado a cada caso.

A Estimulação Magnética Transcraniana é recomendada somente para casos refratários de TDAH, sendo de última escolha. A Terapia Cognitivo-Comportamental juntamente com Tratamento psiquiátrico medicamentoso continuam sendo a primeira escolha, tendo boa resposta e eficácia segundo a literatura científica.
Alguns estudos tem demonstrado a possível aplicação de estimulação magnética transcraniana para TDAH, mas ainda são estudos incipientes e o tratamento de escolha continua sendo medicação associada a psicoterapia, orientação aos pais e à escola (no caso de crianças)
Fonte: "Repetitive Transcranial Magnetic Stimluation, New Toll, New Therapy and New Hope for ADHD"
Autores Maria A T Costa,Fidias E,, Leon Sarmineto.
Curr Med Res Opin. 2003;19(2)
O TDAH também é um transtorno comportamental, entao seria interessante além da psiquiátria uma suporte com psicólogo Cognitivo-Comportamental tem sido comprado cientificamente .
A Estimulação Magnética Transcraniana (EMT) é uma tecnologia relativamente recente e, embora alguns de seus resultados pareçam bastante promissores, há aspectos importantes por serem esclarecidos. Por exemplo, ainda pouco se conhece dos efeitos colaterais da ação da radiação eletromagnética sobre tecidos vivos. Pesquisas não ligadas diretamente à EMT, mas cujas conclusões a envolvem, têm revelado os riscos da influência de campos e ondas com os quais temos contato cotidiano, como os produzidos por celulares, antenas repetidoras, alguns eletrodomésticos, lâmpadas fluorescentes, etc. Os estudos demonstram implicações bastante sérias sobre a saúde, incluindo erros na divisão celular, alterações de DNA, falha na resposta imune, entre outros fatores. Nada disso foi ainda estudado em relação à EMT, de modo que, ao menos por enquanto, tal tecnologia deveria restringir-se apenas a casos realmente graves, jamais sendo a 1ª (psicoterapia/TCC) ou a 2ª opção (medicação), ou estas combinadas.
Existe uma técnica especial mais testes,certificamos a dificuldade,a partir de então trabalhamos com técnicas específicas para erradicar tal dificuldade.
Até o momento, os resultados de estudos sobre as técnicas de neuroestimulação; entre elas a Estimulação Magnética Transcraniana (EMT) no tratamento de pessoas com TDAH são contraditórios, somente alguns desses resultados são positivos. Assim, a técnica precisa ser melhor investigada e é inviável, por ora a sua implantação na prática clínica.
Você pode ler sobre o assunto em: Wong HC, Zaman R. Neurostimulation in Treating ADHD.
Psychiatr Danub. 2019 Sep; 31 (Suppl 3): 265-275.