Em minha cidade tem um morador de rua,alcoólatra,e sempre me diz q quer ser internado p largar o víc

27 respostas
Em minha cidade tem um morador de rua,alcoólatra,e sempre me diz q quer ser internado p largar o vício e ninguém o leva.
O q posso fazer para ajudá-lo?
Olá! As prefeituras têm o serviço de Assistência Social que acionados vão até a pessoa em situação de rua, realizam abordagem e encaminhamentos para albergues, tratamentos, etc. Procure qual é o número em sua cidade. Em SP é o 156.
Geralmente o problema de alcoolismo pode ser tratado no Centro de Atenção Psicossocial Álcool e Drogas (CAPS AD) ou internação dependendo do caso. Se puder ajude essa pessoa.

Você pode acionar a Guarda Municipal de sua cidade que se encarrega de direcioná-lo aos órgãos competentes para tal.
Ola, boa tarde, além destes serviços não sei se tem em sua cidade, há um serviço também conhecido como consultorio de rua que pode ajuda lo também e ainda pode esta indo a um CAPS ou mesmo um serviço social da prefeitura, além de poder contar com os serviços como da guarda e até mesmo acionar outros do município que podem lhe orientar. E parabenizá lo pela atitude, belo exemplo. abraço. e Feliz e próspero Ano Novo.
Olá, é um prazer contribuir com pessoas que que querem ajudar o outro. Dependendo do tamanho da cidade, existem nos bairros, as ESF-Estrategia de Saúde da Família que podem acolher esta pessoa e/ou encaminhar para os demais serviços de assistência à saúde gratuitos ou integra-lo nos grupos terapêuticos de dependência química.
Olá. Procure na cidade o CREAS, é o serviço municipal que poderá acolhe-lo e encaminhar para os demais serviços.
Que linda sua preocupação com o próximo. Nesse caso você pode procurar a secretaria de Assistência social da sua cidade ou os serviços que ela oferece como CRAS, CREAS OU CAPS. O mais indicado é o CAPS, pois já tem um trabalho específico para álcool e drogas, mas dependendo da sua localização, use o serviço mais próximo.
Boa tarde!
Faça denuncia no CREAS de seu município, eles farão a busca e encaminhamento para os órgãos responsáveis. Todo cidadão tem direito a assistência, faça com que estes direitos o alcance. Parabéns pela iniciativa.
Procurar junto com ele o serviço público e intetna-lo para tratamento
Existe o Caps, assistência psico-social, eles podem orienta-la melhor, entre em contato com a prefeitura e veja o telefone na sua cidade.
Procure o CAPS ad do seu município. Eles são
um serviço especializado para esses casos.
Você pode procurar um serviço de Consultório na Rua (CnR) numa Unidade Básica de Saúde (UBS), os profissionais do CnR podem intervir e procurar o melhor tratamento para essa pessoa.
O fato dele estar querendo ajuda é uma condição privilegiada quando nos referimos ao tratamento de pacientes alcoolistas rumo ao desfecho bem sucedido do caso, pois este é o maior desafio no cuidado a esses pacientes, pois muitos não possuem consciência de sua condição. O primeiro passo é buscar informações na prefeitura de quais os serviços de saúde mental disponíveis. A partir disso, o especialista irá avaliar pela complexidade do caso e o grau de intensividade necessário o melhor tratamento para a situação; se ambulatorial, se em centro de atenção psicossocial ou hospital-dia ou até mesmo se há necessidade de internação inicialmente para desintoxicação.
Oi tudo bem? No seu município possivelmente há um CRAS ou CAPS AD ou NASF ou ONG ou projetos que cuidem desse caso. Seria interessante se informar em um desses lugares e passar o caso a eles.
Olá!
Neste caso você deve acionar o serviço de Assistência Social da rede de saúde mental do município, para que vá ao local de moradia deste homem em situação de rua. Desta forma, poderá ser feito um trabalho em equipe multidisciplinar em Caps ou Casa de Acolhida.
Obrigada.
Infelizmente a maioria das boas casas de recuperação são pagas!! Mas normalmente o Governo sempre oferece algum tipo de tratamento!!! Nas Universidades também tem acompanhamento psicológico gratuito!!! Mas diretamente você pode incentiva lo a buscar a família dele, talvez vc possa ajudá lo nessa busca. A maioria das famílias desistem, mas vc pode intervir e mostrar para a família o interesse dele em melhorar!!!
Em que cidade/UF você e o morador de rua estão? Posso ver colegas psicologos em minha rede.
Procure tambem pelas igrejas catolicas, evangelicas, centros espiritas etc que tem esse serviço, e o programa Alcoolicos Anonimos, que podem indicar os caminhos tambem.
Procure o Crass de sua cidade ou caso não tenha procure a prefeitura. Normalmente as prefeituras mantem serviços de apoio. Certamente encontrar. Ainda pode verificar em alguma instituição religiosa.
Olá, Você pode procurar o Serviço de Assistência Social ou o CAPS AD em sua cidade.
Bom dia!
Você pode procurar o Serviço social ou casas de Apoio em sua cidade para que eles encaminhem o morador para tratamento.
Bom dia, você pode procurar o serviço do caps AD em sua cidade, lá eles podem ajudar .
Importante demais nos preocuparmos com essas pessoas que são tão invisíveis no cotidiano das cidades, principalmente, das grandes cidades.
De fato, os CREAS* e os CAPS, no caso dele, o CAPS AD** são locais em que este tipo de demanda é trabalhada na rede pública municipal.
O contato com um serviço de atenção básica de saúde (Unidade Básica de Saúde - UBS) é fundamental porque, em geral, a necessidade de cuidado dele com a saúde não está somente nas questões das drogas, mas, na saúde como um todo, e as UBS são portas de entrada para o registro no Sistema Único de Saúde (SUS). Para isto, outras questões terão que ser levantadas, tais como, se ele tem documentos.
Na parte social (documentos, etc), busque em sua cidade organismos (CREAS, ONGs e outros) que cuidem da assistência à população em situação de rua.

*CREAS - Centro de Referência Especializado de Assistência Social, unidade pública da política de Assistência Social, que atende famílias e pessoas que estão em situação de risco social ou tiveram seus direitos violados.
** CAPS AD - unidade pública de saúde que presta atendimento a pessoas com transtornos decorrentes do uso de substâncias psicoativas e também de seus familiares.
Obrigada pela oportunidade. Você deve procurar o Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) que é a porta de entrada da Assistência Social. É um local público existente em todo município e localizado prioritariamente em áreas de maior vulnerabilidade social, onde são oferecidos os serviços de Assistência Social, com o objetivo de fortalecer a convivência com a família e com a comunidade. O CRAS é um aparelho que promove a organização e articulação das unidades da rede socioassistencial e de outras políticas, possibilita o acesso da população aos serviços, benefícios e projetos de assistência social.
Olá! Entre em contato com a guarda municipal e se informe se na sua cidade eles podem levá-lo, ou peça orientação sobre como vc pode agir. Também, pode procurar o serviço social da prefeitura, do estado e/ou do gov federal e se informar sobre a melhor atitude. Essas informações também poderão ser pesquisadas na web. Boa sorte e muita luz em 2020!
Sua disponibilidade para ajudar é motivadora, mas é importante que esse morador de rua esteja mesmo disposto a receber ajuda. A partir da secretaria de saúde é possível ter acesso às instituições de saúde e que podem ajudar.
Boa noite!
Você pode ligar para o Creas da sua cidade e pedir orientações, aqui onde eu moro, fazemos esse tipo de trabalho.
Fazemos trabalho social nas ruas, e só fica nas tuas quem não quer ajuda.
O Creas oferece ajuda momentânea, lanche, banho e faz o encaminhamento devido.
Olá! Busque informar em seu município o Serviço de Assistência Social, o mesmo poderá ser atendido pela rede socioassistencial e farão os devidos encaminhamentos. Espero ter ajudado e coloco-me a disposição. Um abraço!
Como dito pelos colegas Caps ou busque pela assistência social, contudo antes da demanda maior busque avaliar se existe algo que precisa de cuidado, como alimentação, roupas, se ele tem machucados, enfim também é uma forma de ajudar