Em minha psicoterapia sempre tive sonhos com minha psicóloga (abordagem psicanalítica). Um dia contei

27 respostas
Em minha psicoterapia sempre tive sonhos com minha psicóloga (abordagem psicanalítica). Um dia contei para estes sonhos a ela e esperava receber ao menos algumas perguntas que me ajudassem a interpretá-los, mas ela ficou em total silêncio. Só ficou me olhando e eu olhando para o lado. Isso é comum?
OLÁ! Psicanálise não é Psicologia! não é ciência. No processo Psicanalítico Ortodoxo, trabalha-se o silêncio, nem sempre há devoluções! Busque por Psicoterapia! terapia Cognitivo Comportamental e Hipnoterapia, que é Psicologia! Paz e Bem!

Olá! Sim, isso é possível. O importante nessas situações é que você possa conversar com o profissional a respeito de como você sentiu-se no momento.
Não há o comum em um tratamento analítico, já que cada caso é um caso único. Por isso a dificuldade que algumas pessoas tem de entender como tais conhecimentos são organizados e verificados. A Psicanálise é uma ciência, mas do campo das ciências humanas, que tem modos de funcionar diferente das biológicas e exatas, uma vez que evolui ao estudar o individuo qualitativamente e não quantitativamente. Sobre o seu incomodo a respeito de não ter o seu sonho interpretado, recomendo que converse sobre tal desejo e expectativa frustrada com a sua analista. Provavelmente será uma conversa útil no seu processo.
Em psicoterapia psicanalítica isso pode acontecer sim. O fato de você estar perguntando isto aqui indica que ficou incomodado com a reação. Importante que você comente diretamente com ela esse incômodo. No momento da terapia, você deve falar tudo o que pensa, inclusive questões relacionadas a como a terapia está sendo encaminhada.
O sonho é um material importante da análise, assim como o silêncio também o é. Que tal você perguntar como o silencio de sua analista a afetou? Como este vínculo com ela esta estabelecido e como você pode usar o que acontece de "estranho" a favor do processo analítico ao qual você faz parte. Não esqueça que mesmo profissional, antes de ser analista existe um ser humano como você do outro lado. Boa reflexão!
Não é possível julgar a conduta da sua psicanalista. Seria necessário conhecê-lo e conhecer o contexto no qual os sonhos foram relatados, além do conteúdo dos sonhos. Mas, de uma maneira geral, o psicanalista ajuda o paciente na interpretação de seus sonhos, interrogando sobre associações, pedindo para contar o sonho novamente, apontando para algumas possibilidades de interpretação.
Primeiramente, a psicanálise é ciência diferente do que foi dito por outro profissional aqui. A questão do silêncio você têm que levar até a sessão para tentar compreender o que o silêncio nesse momento falou, se o silêncio partiu da conduta do analista, ou se o silêncio foi uma ocasião da falta de palavras do analisando. O interessante é ter o diálogo aberto caso essa questão tenha te incomodado, para tentar compreender o que você está querendo falar nessa narrativa. Geralmente, o analista auxilia nas interpretações, entretanto em alguns casos também deixa a análise vir do discurso do próprio analisando. Mas de todas as formas é importante levar para a sessão, para compreender os fenômenos que estão por trás dessa questão. abraços e tenha uma ótima semana.
Prezado(a) paciente, a interpretação dos sonhos demanda de conhecimento mais profundo sobre o paciente, pois os sonhos revelam material inconsciente inacabado, por assim dizer. É como um puzzle, é preciso juntar as peças junto com o paciente para a interpretação do mesmo.
A psicoterapia não é uma ciência exata, um quid pro quo (toma lá, dá cá), é um processo progressivo que evolui de acordo com o material fornecido pelo paciente e a sua evolução nos atendimentos.
Outro detalhe a ser enfatizado é o fato de que na abordagem psicanalítica não há muita ênfase no objeto trazido pelo outros e se acaso isso o incomodar, tente trocar de abordagem.
Não existe uma regra para a interpretação dos sonhos. Uma interpretação adequada depende também do quanto o psicólogo ou analista conhece o paciente, suas questões psíquicas e o momento que ele está vivendo. Pode ser que sua psicóloga não conseguiu interpretar seu sonho no momento (o que é normal, nem sempre é possível dar alguma interpretação) ou ela achou que não havia nada a ser dito. Ou será que, ao contar a ela o sonho que teve com ela você queria provocá-la e ficou frustrado quando ela não reagiu, porque você esperava uma reação?
Olá. Sim, isso pode acontecer, cada psicanalista tem sua maneira de conduzir seu trabalho. Pelo seu relato parece que isso te causou um incômodo, talvez, como você mesma diz, por estar esperando algum questionamento. O importante é que voce possa falar com sua psicanalista sobre esse desconforto, pois também pode ser material análise.
O que se sente e experimenta pela nossa psicóloga é asunto que se torna o próprio assunto da terapia. A princípio é para isso que estamos nos dispondo, precisa se avaliar se a sua psicóloga consegue conversar dela e você, cimi um cadal que trabalho e vivem sentimentos, os dois ali ni encontro. A Psicanálise se propõe exatamente a isso.
Como já dito pelos colegas, cada análise é única, entretanto, parece que o silêncio de sua psicanalista foi o maior questionamento que ela poderia lhe fazer. Indico comentar sobre o desconforto com a reação dela, uma vez que isto provavelmente será um ótimo material de análise. Espero ter ajudado.
Olá, você já tentou falar sobre esse silêncio com ela? talvez a partir de sua fala vão surgir outras questões importantes.
Espero ter ajudado
Acho que o processo é seu e sao suas as Fantasias. Porque nao para de analisa la e verbaliza com ela quais suas expectativas deste trabalho com ela.
É muito difícil responder à sua questão. Eu trabalho com a terapia cognitivo-comportamental, mas respeito e admiro a psicanálise. Acho que o ideal seria você levar sua pergunta para sua própria analista. Verbalize esse incômodo com o silêncio dela, fale sobre suas expectativas em relação ao trabalho dela e diga o que você necessita. Esse pode ser um caminho... Mas, caso mesmo com sua expressão o problema não se resolva, então, talvez seja a hora de mudar de profissional. Por mais que os psicólogos estudem muito, tenham arcabouço teórico e experiência prática todos têm um limite. Precisamos ser humildes para entender até onde conseguimos contribuir para cada paciente. Mudar de profissional não significa que o anterior era ruim, pelo contrário, você pode ter se beneficiando muito com o trabalho dele. Significa apenas que nesse momento você precisa de uma nova dinâmica para continuar desenvolvendo-se no processo terapêutico.
Ola!
Há muitas abordagens na psicologia e a psicanálise é um método muito eficiente de investigação e tratamento dos transtornos emocionais, criado por Freud e posteriormente recebeu e recebe contribuições importantes para a sua evolução. Os psicanalistas ortodoxo tem essa característica que de fato prejudica o andamento da sessão, más outros como Winnicottianos tem mais ferramentas e uma abordagem diferenciada que ajudam muito no processo psicoterapêutico.

Mas no seu caso, sugiro que você questione seu psicólogo sobre a posição dele e relate o quanto isto lhe fez mal.
Caso não se sinta confortável em suas próximas sessões, sugiro repensar e procurar um outro profissional, mas "NÃO" deixe de frequentar a psicoterapia, ela lhe faz muito bem.
Olá! Na psicoterapia em geral, o silêncio é uma ferramenta importante. Na Psicanálise em especial. Pelo que você relatou, me parece que a situação te levou a um desconforto e esse fato deveria ser algo discutido com sua Psicóloga/ Psicanalista. Esse diálogo com a situação pode te levar a interessantes descobertas e ao seu crescimento.
Olá, é difícil julgar uma situação não vivida. Mas te aconselho a conversar com ela e explicar sua frustração. Provavelmente, essa conversa vai ajudar a melhorar o vínculo entre vocês. Caso você perceba que não foi acolhida, avise seu incômodo para continuar o tratamento.
O processo de análise muitas vezes pode causar desconfortos, talvez seja interessante você observar suas expectativas ao levar esse sonho para a análise e o seu incômodo ao se deparar com o silêncio. De todo modo, retome esse ponto com sua analista, dizendo a ela sobre seu incômodo!
Olá! Seria difícil uma resposta conclusiva justamente pela psicologia não se tratar de uma ciência exata. Independente da abordagem do psicólogo (a) o silêncio pode ser uma resposta ou uma ferramenta utilizada para posterior análise. Uma boa maneira de lidar com isso seria você levar para a sua próxima sessão e expor a maneira que se sentiu e as expectativas que você possuía. Espero ter contribuído.
Sim, é comum. Chama0se 'manejo da transferência' e varia de profissional a profissional. Porém, o silêncio mantido, pode ser um sinal de incompetência do analista ou de uma reação de tipo contra transferencial.
Sim, esse silêncio da sua analista é absolutamente normal. A Psicanálise trabalha com base na livre associação que os pacientes fazem durante a sessão (daí o porque o analista fica em silêncio escutando e observando, sem interação), e o sonho é uma grande fonte de livres associações, ou seja, um grande meio de manifestação de nosso inconsciente. É a forma "mais pura" pelo qual o inconsciente se manifesta. Em seu sonho, sua analista vem como a representação de algo ou alguém, pois o sonho "fala" através de símbolos. Mas a questão que fica aqui é sobre sua expectativa em relação a reação dela. Você se frustrou diante do silêncio, não obteve o que esperava. Recomendo a você falar para ela como se sentiu, pois esse é um gancho bom para começar a entender seu funcionamento psíquico inconsciente.
É complicado falar da conduta de um profissional a partir de um fragmento. No entanto, podemos dizer que o silêncio, às vezes, nos gera angústia. Procuramos respostas rápidas e fáceis a todo momento. Existem questões que não se prestam a esse imediatismo. O silêncio pode ser bastante produtivo. Pode por questões em movimento, produzir sentidos. É muito triste ver alguns colegas de profissão criticando o que não conhecem; alguns colegas colam nos clichês e taxam de ortodoxo aquilo que nem se deram ao trabalho de estudar. Não sei - e não há como saber - qual foi a conduta da sua analista neste caso. Mas os silêncios, as pausas, são fundamentais na análise (e na vida).
Obrigado por sua questão, pois através dela podemos falar de algo muito importante da clínica: o silêncio. Há uma ideia muito comum que diz que os psicólogos que atuam com uma ou outra abordagem são mais ou menos adeptos ao silêncio. É preciso que se diga com todas as letras: que um terapeuta fique quieto ou seja falante não tem absolutamente nenhuma relação com a linha teórica que este exerça. Evidentemente que existem formas de trabalho que são mais diretivas e menos investigativas do que outras, o que faz com que o terapeuta fale mais sobre os procedimentos a serem realizados, ao invés de escutar vários aspectos da história do paciente. Mas não há embasamento algum que justifique um psicanalista mudo - assim como também não há para terapeutas que não fecham a boca. Em suma, o que interessa a uma psicoterapia não é que haja silêncio ou falação. Mas que se sinta que é você, e não o terapeuta, que tem o protagonismo ao falar.
Ola,

É comum haver um silenciamento do analista como uma ferramenta da propria abordagem no sentido de colocar ao analisando a responsabilidade de articular sua propria fala e compreensao dela. Alguns analistas se usam mais, e outros menos desse silencio.
Me chamou a atencao que voce conta que nao sao sonhos quaisquer......mas sim sonhos relacionados a sua propria analista. Isso pode sugerir nossa primeira hipotese (a do silencio como ferrramenta para que vc construa algo a partir da sua fala....) ......mas pode sugerir tambem uma impossibilidade da analisa de responder a algo que possa te-la afetado. Nós nao temos como responder isso por aqui....Mas o proprio lugar da analise seria ideal para que esse seu incomodo pudesse aparecer. Se naquele momento, nao foi possivel construir o sentido dos sonhos com ela....talvez valha tentar construir o sentido do seu incomodo perante o silenciamento dela, e a partir de entao, voce define como dar seguimento na sua analise. Faz sentido?

Um grande abraco
Você pode comunicar seu incomodo para a psicanalista e perguntar a intenção dela com tal silêncio: talvez seja para você mesmo dar um sentido aos sonhos.
Olá. Os silêncios ou ausência de comentários do terapeuta sobre algum assunto é comum, mas não dá para avaliar a atuação de outro profissional. Penso que você pode levar seu desejo por perguntas para a terapia, falar o que pensa e sente, é o espaço indicado para fazermos esses movimentos. Abraço.