Episódios depressivos resistentes a antidepressivos pode ser indício de Transtorno Bipolar II?

9 respostas
Episódios depressivos resistentes a antidepressivos pode ser indício de Transtorno Bipolar II?
O medicamento seria como uma "muleta" para a angústia, ansiedade, estados eufóricos, entre outras adversidades geradas pelo transtorno. O transtorno em si deve ser prioritariamente tratado na psicoterapia.

O fato é que os seus antidepressivos não estão sendo eficazes. Os medicamentos ajudam no tratamento, porém a eficácia depende do tratamento psicológico. Recomendo que procure um (a) psicólogo (a) para livrar-se da depressão. Um abraço!
O diagnóstico de doenças do comportamento são mais detalhados e por isto esta pergunta é ampla demais. Recomendo consultar o médico que lhe receitou a medicação, porque ele poderá esclarecer as suas dúvidas. Gosto de lembrar que a força da sua vontade para a cura, irá direcionar as suas ações. Cada psicólogo tem seu método e técnica para trabalhar a depressão e outros transtornos. Procure um profissional que você percebe que junto com você, irá trabalhar a sua vontade de se curar.
Em episódio depressivo resistente a antidepressivos pode ser sim um indicador de Transtorno Bipolar.
Olá!!
Pode haver casos que exista esta relação, mas não é uma regra.
Por exemplo, existem casos de episódios depressivos que apresentam resistência a antidepressivo, mas o caso não se configura como um transtorno bipolar tipo II.
Desta forma, recomendo que você retorne a um Psiquiatra para encontrar outra medicação que te traga maior benefício.
Todo tratamento medicamentoso para depressão deve ser acompanhado de psicoterapia. É preciso saber e tratar as causas as quais fazem com que os sintomas da depressão se manifestem com tanta frequência. A medicação só e simplesmente não é o suficiente para curar a depressão, embora importate em muitos casos.
Para haver transtorno bipolar é necessário que haja algum episódio maníaco. O transtorno bipolar é diferente do transtorno depressivo, inclusive com o uso de medicações diferenciadas no tratamento. Então sim, pode ser um indício de transtorno Bipolar.
Olá, cada organismo funciona de uma maneira, por isso há uma variação de remedios para diversos tratamentos, no seu caso pode ser que o remedio não se ajustou corretamente ao seu organismo para promover resultados e pode ser preciso desde troca de dosagem ou de medicamento. No entanto também entendemos que pode ocorrer algum erro medico na avaliação. O ideal seria investigar melhor seus sintomas. E em paralelo a isso buscar a psicoterapia.
Boa noite!

Somente essa informação é insuficiente para dizer se há um diagnóstico de Transtorno Bipolar. Os diagnósticos sempre são realizados levando-se em consideração vários critérios. O adequado é que você procure um psiquiatra e um psicólogo para que possa ser realizado um diagnóstico nesse sentido.

Forte abraço e boa sorte!!!