Estimulação magnética transcraniana tem bom resultados para tdha?

9 respostas
Estimulação magnética transcraniana tem bom resultados para tdha?
Alguns estudos tem demonstrado a possível aplicação de estimulação magnética transcraniana para TDAH, mas ainda são estudos inconclusivos. O tratamento mais adequado continua sendo a psicoterapia de abordagem cognitivo-comportamental associada a medicamento e orientação aos pais e à escola (no caso de crianças).

Para tdah vários estudos estão sendo realizados!
O método Sena ( sistema de estimulação neuroauditiva) tem sido utilizado também para casos de tdah como ferramenta nos casos de terapia fonoaudiologica!
Vale ressaltar que nos casos de tdah é necessário o trabalho multidisciplinar! Com psicologo, fono, psicopedagoga e ou neurologista ! Dependendo de cada caso!

Ainda se dá preferência para a psicoterapia, psiquiatria medicamentosa exercícios fonoaudiológica de estimulação, na organização também. É um investimento para a sua saúde que galera para sua vida toda. Cuide-se.
Estudos estão sendo realizados mas não existe comprovação científica quanto a isto. O ideal ainda e o trabalho multidisciplinar com psicólogo, fonoaudiólogo, terapeuta ocupacional e a utilização de medicamentos prescritos pelo neurologista.
Há quem diga que sim e há quem diga que não, estão sendo realizados alguns estudos, alguns com bons resultados. Mas esse é um tratamento pelo que tem se mostrado que necessita ser feito sempre pois ele não mantem o resultado ao longo do tempo. Por isso o custo beneficio ainda é inviavel. A medicação e reabilitaçào neuropsicologica ainda é o melhor recurso.
Embora alguns estudos com métodos de neuromodulação (como os de estimulação magnética transcraniana) mostrem-se promissores, o conhecimento dos benefícios clínicos sobre os sintomas TDAH e/ou medidas da cognição (como atenção, inibição motora, tempo de reação de respostas, memória...) ainda não se encontram estabelecidos, necessitando de mais estudos para que essa intervenção seja incorporada na prática clínica. O tratamento medicamentoso ainda é o mais utilizado e quando associado à psicoterapia (cognitivo comportamental) e estimulação cognitiva (com neuropsicólogo) os resultados podem ser mais satisfatórios.
Depois de ter o diagnóstico através da Avaliação Neuropsicologica, leve ao Neurologista ou Psiquiatra para o encaminhamento adequado seja medicamentoso é uma reabilitação Neuropsicologica para trabalhar processos atencionais associados a psicoterapia.
Até o momento, os resultados de estudos sobre as técnicas de neuroestimulação; entre elas a Estimulação Magnética Transcraniana (EMT) no tratamento de pessoas com TDAH são contraditórios, somente alguns desses resultados são positivos. Assim, a técnica precisa ser melhor investigada e é inviável, por ora a sua implantação na prática clínica.
Você pode ler sobre o assunto em: Wong HC, Zaman R. Neurostimulation in Treating ADHD.
Psychiatr Danub. 2019 Sep; 31(Suppl 3): 265-275.
Não!!!