Estou fazendo terapia por problemas sexuais no casamento. Na terapia ando ficando excitado pela minha

9 respostas
Estou fazendo terapia por problemas sexuais no casamento. Na terapia ando ficando excitado pela minha terapeuta, e tenho desejos de me masturbar na frente dela, e por causa disso, não consigo focar nas sessões. Ainda não disse e ela, devo dizer? É permitido essa expressão em sessão?
Quanto mais você for transparente na terapia, mais a(o) profissional poderá lhe ajudar e mais proveitoso será o processo terapêutico. Não há expressão ou linguagem proibida no ambiente terapêutico. É muito comum os pacientes confundirem as relações durante a terapia, já que é um momento privilegiado onde se recebe atenção plena e cuidado, além de muitas vezes (como é o seu caso) poder conversar de assuntos que são restritos em outros ambientes. Mas essa confusão costuma passar. A(o) psicoterapeuta saberá conduzir essa situação e você logo vai organizar seus sentimentos e necessidades e o processo te beneficiará ainda mais. Seja franco.

Olá!
Se encoraje e converse com ela sobre suas sensações e pensamentos. Tenho certeza que você escolheu sua terapeuta confiando que ela possa te ajudar e te orientar. Fiques tranquilo que o espaço terapêutico é livre de qualquer julgamento, afinal você buscou terapia para se livrar dos sofrimentos que vem te afligindo, não é mesmo?!
Abraço e sucesso na evolução!
Se você buscou a terapia por problemas sexuais e está passando por esta situação diante dela é um bom momento para conversar sobre o que está acontecendo com você.
Provavelmente ela já percebeu alguma coisa mas está aguardando para que você desenvolva o assunto. Ela está ali diante de você para conversar sobre tudo o que te aflige. Vamos lá, tome coragem e fale. Quando estamos diante de um psicólogo devemos aproveitar este momento para abrir nossas emoções e sentimentos e contar todos aqueles medos e fantasias secretas que não temos coragem de contar a ninguém, e as vezes nem para nós mesmos.Este profissional se preparou para trabalhar com estes temas
Sim, o ideal é que você converse com a sua terapeuta sobre o que você está sentindo. Você não mencionou a abordagem com a qual a sua terapeuta trabalha, mas na Psicanálise, por exemplo, a regra para que o tratamento funcione é que o paciente se comprometa a justamente dizer tudo que lhe vem à cabeça, sem restrições ou censura. Porque é nesses momentos de fala mais livre que o inconsciente poderá se precipitar e o analista poderá, então, escutá-lo. Ainda que não seja um procedimento fácil, porque muitas vezes pensamentos e impressões que julgamos inapropriadas podem surgir, é importante tentar seguir esta regra durante o tratamento.
Olá, boa tarde, tudo bem? respondendo a sua pergunta, na sessão é importantíssimo que haja uma transparência entre o paciente e o profissional, para que os resultados de fato possam acontecer; não é um assunto fácil de ser falado, mas acredito que é importante verificar alguma forma de dizer, visando que isso está atrapalhando as sessões e principalmente os resultados que você busca nos atendimentos, como também para que a profissional tenha consciência desses pensamentos e assim possa lhe orientar da melhor forma possível.

Grande abraço!
Fala pra ela, mas de uma forma respeitosa comunicando algo que está acontecendo com voce. Ela vai saber lidar com o problema. Mas se isso impedir o seu progresso na terapia sexual, talvez um terapeuta homem poderia te ajudar. Abraços
Olá..a relação terapêutica por vezes pode suscitar sentimentos no paciente em relação direta com o terapeuta..assim como esta que você está sentindo..O melhor é conversar sobre isto..desmistificar o que está acontecendo..qual fantasia e pensamentos são estes..e se necessário mudar de terapeuta..Abraço
Durante o processo psicoterapeutico, espera se que os pacientes fiquem à vontade para levar às sessões suas questões mais importantes. Seu caso é algo que não deve deixar de ser relatado. Provavelmente sua terapeuta saberá agir de forma profissional para lhe acolher em qualquer situação, mesmo as de constrangimento. Há uma habilidade no manejo da transferência para que casos assim sejam relatados e esclarecidos. Os analisandos que criam um vínculo forte, podem inclusive sentir desejos pelos seus analistas. Não necessariamente e uma situação muito comum. Estou à disposição para qualquer ajuda. Ana.
É importante que fale sim, pois o espaço terapêutico é um lugar onde você deve se sentir à vontade para falar sobre qualquer coisa. Não é incomum que aconteça algum tipo de transferência para a(o) terapeuta, e isso deve ser conversado para que, em sessão, seja compreendido o que isso representa para você.