Estou namorando e percebo muita igualdade e com isso brigamos muito,e como sou graduanda em Psicologia

14 respostas
Estou namorando e percebo muita igualdade e com isso brigamos muito,e como sou graduanda em Psicologia pensei em uma terapia de casal,você acha que seria útil?
Olá, a terapia de casal tem por objetivo avaliar e identificar as dificuldades no relacionamento entre o casal e melhorar diálogo e a comunicação entre os dois. Não necessariamente a terapia de casal irá manter os dois no relacionamento ou separação. Isso dependerá do processo terapêutico e da escolha dos dois. E ao contrario do que é veiculado em algumas mídias, a terapia de casal pode ser realizada com qualquer relacionamento seja hetero ou homoafetivo e em qualquer fase do relacionamento seja namorado noivo ou casado. E o fato de você realizar terapia de casal não exclui a possibilidade de fazer terapia individual. A diferença reside no fato de um trabalha as questões em comum que envolvem p casal e a individual o foco é nas questões particulares do sujeito em terapia e que também pode estar relacionada com conflitos conjugais. Abraços.

Olá! A terapia de casal pode ser interessante nesse processo de conflitos, mas acredito que a psicoterapia individual,já que você faz psicologia e está passando por uma relação conflitiva, seja pertinente em sua dinâmica individual. Inicie o seu processo e com o tempo você perceberá a necessidade ou não de casal! Abraço
Acho mais interessante que você e seu namorado façam psicoterapia individual cada um, para depois iniciar uma terapia de casal. Um abraço!
Olá...

O que quer dizer com este termo "igualdade"? É necessário compreender essa questão para assim pensar em como que essa igualdade está sendo exercida pelo casal. De forma geral,onde há disputa de poder,há brigas. A cooperação e escuta é a melhor solução...

Quando ouvimos para entender e não para discordar, é possível enriquecer qualquer relação.

Contudo,caso a comunicação de vcs esteja com ruidos,uma terapia de casal pode ajudá-los .

Até a próxima.
O primeiro ponto para a decisão por uma terapia de casal, é o interesse dos dois, para tal. No entanto, conforme dito pelos colegas acima, avalie se esta é uma dificuldades advém do casal ou de questões internas que precisam ser elaboradas por você.
O que você chama de "igualdade"? Se você é estudante de psicologia, fazer análise seria muito útil tanto para sua formação quanto para seu relacionamento. Poderá ver que muito do que identificamos no outro é projeção de nosso inconsciente.
A terapia nunca é demais. Nos auxilia a enxergar mais profundo os pontos que não estamos conseguindo sozinhos. É interessante também procurarem o autoconhecimento individual, através da terapia individual, para olharem suas questões que podem estar se esbarrando na vida a dois. Muitas vezes a terapia de casal é efetiva nas "arestas" relacionais da dupla, porém, muitas vezes ainda sim é necessário contar com a ajuda da terapia individual, quando um dos dois, ou ambos precisam resolver algo mais íntimo.
Se regularmente os relacionamentos amorosos começam pela paixão, fica evidente que nos jogos da conquista, cada um dos "jogadores" irá representar ser aquele que o objeto de conquista considera um perfil idealizado, promovendo a projeção do princípio masculino e feminino inconscientes, respectivamente.
Aceitando este aspecto da fisiologia da alma, concluímos que toda paixão é um amor narcisista, isto é, cada um se apaixona por si mesmo, projetado no objeto amado.
Como nesta fase, ambos são "atores", consequentemente "escondem" em seus inconscientes as respectivas inadequações, que, por estarem reprimidas, se tornarão emocionalmente investidas, vindo a constituir complexos afetivos.
Esses complexos quando ativados diante de determinadas circunstâncias, adquirem poder de possessão e geram embates que para serem atenuados necessitarão de um processo de autoconhecimento.
Curiosamente tais conteúdos são evidenciados em nossos sonhos, ocorrência facilitadora da abordagem terapêutica.
Olá! No seu caso, o mais aconselhável e que faça terapia individual. Assim poderá compreender melhor as variáveis que que você chama de igualdade, e terá mais chance de uma decisão melhor.
Olá. A terapia de casal é uma ferramenta que pode auxiliar o casal na identificação e resolução de conflitos. Pelo seu relato você está com uma hipótese que explica os conflitos com seu namorado, porém, um bom terapeuta, neutro, poderá ajudá-los de forma isenta e efetiva. Você pode se beneficiar também de uma terapia individual, tanto por ser estudante quanto para resolver conflitos seus que possam interferir negativamente no seu namoro. Procure ajuda.
Importante compreender o que quis dizer quando se referiu a "igualdade". Partindo desse pressuposto compreendo que o que vê e incomoda em seu namorado é seu, ou seja, projeção. O fato de ser uma estudante de psicologia torna-se extremamente relevante a terapia individual para sua maior compreensão existêncial. Podendo incentiva-lo também a uma terapia individual. A partir disso ambos terão um maior discernimento para lidar com a situação apresentada envolvendo esse relacionamento.
Olá! Com certeza! qualquer dificuldade de se manter conjugado, o casal deve procurar ajuda. Busque por uma Psicoterapia Cognitivo Comportamental e |Hipnoterapia.Paz e Bem!
Olá, a terapia é um processo de auto conhecimento. Voce esta vendo algo como ruim que é a igualdade, porem precisaria entender melhor porque isso é um problema na sua relação. Sera que a terapia individual nao poderia ser mais útil no momento?
e depois vc viria se a terapia de casal seria mais indicada.
Olá. Seria importante vocês iniciarem o tratamento individual. Só depois de um tempo de tratamento procurem fazer em casal
É necessário se conhecer e se preparar para a exposição diante de um profissional, mesmo que seja o mesmo para os dois.
Não se pode confundir conversa a três, com briga a dois com platéia.