Olá, estou atualmente tendo um problema sobre ciúmes, minha namorada é incrível, e adoro nossa relaç

28 respostas
Olá, estou atualmente tendo um problema sobre ciúmes, minha namorada é incrível, e adoro nossa relação, porém ela é amiga de um ex ficante que costuma mandar mensagens inconvenientes, e costuma visitar ela, ela diz que não tem nada com ele, porém eu fico com ciúmes, ela alegou que eu deveria confiar mais nela, não sei bem o que fazer, isso realmente me incomoda, ela disse que não vai parar de falar com ele pois é amigo dela. Espero grato pela resposta
 Bruno Pontual
Psicólogo
Fortaleza
Olá! Me parece que existem quatro situações mais imediatas aí: 1. A atitude de sua namorada, em alguns meios pode realmente ser vista como inadequada , visto que se trata de uma antiga relação. 2. A sua segurança na relação com ela, que está relacionada a todo um histórico de relações e relacionamentos passados e presentes e que é atualizado nessa relação. 3. A forma como se ela se relaciona com outros homens e mulheres no geral, que pode dar a você uma certa insegurança. 4. A forma como vocês como casal estabeleceram regras e acordos nas relações com outras pessoas, no histórico da relação de vocês. Todos esses pontos devem ser avaliados cuidadosamente por você, especialmente se você avalia que ela é uma pessoa que vale a pena investir e projeta algo a mais para ela. Sugiro que, caso tenha dificuldades, leve essa questão para um psicólogo lhe ajudar a destrinchar e trabalhar aspectos seus que estejam imbuídos nessa questão. Caso existam outros problemas de relacionamento além desse e que envolvam principalmente a comunicação do casal, recomento uma terapia de casal. Boa sorte! Abraço!

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
Dra. Andressa Zirretta
Psicólogo
Balneário Camboriú
Ola! Essa questao deve ser conversada entre voces dois. Mostre para ela o quanto isso esta te machucando e tentem achar um meio termo de ate onde essa amizade pode ir... para que nao invada seu espaço e nem te desrespeite. Mas, tambem aprenda a confiar em si mesmo, trabalhe sua auto estima, foque em voce, nas suas metas.. e objetivos. Desde que ela nao te desrespeite, nao tem porque voce nao acreditar no que ela esta te dizendo. Namoro e amor é feito baseado na confianca e no respeito... se voces tiverem isso fortalecido, nada mais abala o que sentem um pelo outro. Fiquem bem.
Boa noite
Sentir ciúmes pode ter um grau de normalidade, que não incomoda a pessoa ou o casal. No entanto, se isso traz sofrimento, um profissional de psicologia/psicanálise que escute a pessoa nos seus motivos, sonhos e fantasias com relação à parceira, pode ajudar a diminuir esse sentimento de ciúmes e insegurança e facilitar o retorno do equilíbrio da relação. Abraços
Te convidamos para uma consulta: Teleconsulta - R$ 120
Você pode reservar uma consulta através do site Doctoralia, clicando no botão agendar consulta.
Olá! Vejo que esta situação tem te angustiado, uma vez que já relatou pra ela sobre seu incomodo, insegurança e ciúmes. Mesmo conversando isto com ela não adiantou, pois você gostaria que ela tomasse uma postura diferente da que tomou. É como se você precisasse aceitar esta situação, aceitar uma situação de algo que está sendo difícil de lidar. Tente entender melhor o que exatamente a relação dos dois tem significado pra você, quais são seus medos a partir do contato dos dois. O dialogo é algo que pode ajudar vocês, porém se necessário busque um profissional para se organizar melhor e se entender.
É necessário aprofundar-se na compreensão de si mesmo, entender seus próprios sentimentos e dialogar com eles. Seu ciúme surge a partir de qual sentimento seu? Medo? Insegurança? Algum outro sentimento ou mais de um? Isso é um padrão seu ou está vivendo uma experiência nova na sua vida?
Quais pensamentos você tem sobre esses acontecimentos? O que te faz pensar dessa forma?
O autoconhecimento é fundamental para que primeiro você lide com seus próprios fantasmas e limpe seu olhar, para só então dialogar com a sua namorada de forma proveitosa e respeitosa para ambos.
Sugiro que você vá a um psicólogo, pois fazer terapia pode te ajudar muito a ampliar sua visão, diminuir os desconfortos e desenvolver novos recursos. Conte comigo para o que precisar. Boa sorte!
 Patricia Moraes Borges
Psicólogo
São Paulo
Olá! Imagine que fosse a situação contrária. Você abriria mão de um outro contato pela namorada atual? Esse tipo de atitude pode ser vista como uma forma de controle, difícil de manter ao longo do tempo. Pense que tipo e relacionamento você presa, o que quer para você, como espera que seja a pessoa quem vai dividir a vida. Agora.... porque fica com essa "pulga atrás da orelha"? Já foi traído alguma vez (ou um de seus pais) e tem medo de vivenciar esta situação? É preciso abordar de forma mais profunda para não cair nessas e em outras armadilhas... Conte comigo. Até mais!
Olá, como meus colegas já disseram, você precisa investigar mais a fundo da onde vem essa insegurança. Também indico psicoterapia para você explorar e entender melhor isso. Se você já conversou com ela e não conseguiram chegar a um meio-termo, psicoterapia de casal pode ajudar também. Sentir ciúmes pode ser normal, mas não é muito saudável e pode até levar ao fim um relacionamento, pois a base de todo relacionamento tem que ser a confiança e respeito. Isso você precisará trabalhar em você mesmo. Boa sorte e estou à disposição!
Te convidamos para uma consulta: Psicoterapia online - R$ 165
Você pode reservar uma consulta através do site Doctoralia, clicando no botão agendar consulta.
 Luciene Cremonese Salomé
Psicólogo
São Bernardo do Campo
Primeiramente trabalhe sua autoestima, veja a fonte do seu ciúme e trabalhe em psicoterapia. Assim você poderá ver a situação por outros ângulos, e conversar com ela sobre o que realmente te incomoda. Boa sorte!!!!
 Lilian Silvestre
Psicólogo
Foz do Iguaçu
Tenha clareza dos valores que te norteiam dentro deste relacionamento. Lembrando que seus valores nem sempre serão iguais aos de sua namorada. As vezes, os conflitos se estabelecem a partir do desencontro de valores e isso não é culpa dela, nem sua.... Algumas vezes é possível equalizar os valores de forma que você e ela se sintam satisfeitos... cada um cedendo um pouco.
Outro ponto importante é observar se você sempre foi uma pessoa ciumenta ou se é essa situação em específico que tem te causado desconforto. São coisas diferentes, percebe?
Em alguns casos, o ciúmes pode ser a manifestação de insegurança, desejo de posse e controle, baixa autoestima.
Se essa for a situação, vale o investimento em terapia.
Ciúmes exagerado faz sofrer quem sente e quem é alvo dele.
Boa sorte!
Bom dia! Ciúme é o medo de perder a pessoa que se ama para outra pessoa, é um sinal de insegurança. A pessoa extremamente ciumenta ou não confia o suficiente no parceiro ou tem autoestima baixa. Procure ajuda psicológica para você a fazer um trabalho de autoestima ou encontrar a causa destes ciúmes. Estou à disposição.
 Ricardo C. Koury
Psicólogo
Rio de Janeiro
Olá, ela deve entender também o seu lado. Será que ela gostaria se você fizesse o mesmo com uma ex sua? Faça esta questão para ela. Sempre que iniciamos um relacionamento, devemos fazer alguns combinados sobre casos como esse. Muito importante que haja diálogo entre vocês, mesmo sobre as coisas mais simples! É este diálogo e respeito mútuo que sustenta a relação. O amor representa liberdade e não possessividade! No entanto, é uma liberdade dentro da ética, da honestidade e da lealdade. Qualquer coisa estou disponível para uma consulta! Abs
 Najma Alencar
Psicólogo
Belo Horizonte
Não concordo que a atitude dela seja inadequada conforme mencionado acima.
A grande dificuldade dos casais é entender que ao se relacionar vocês não viram um só pessoa, mas são duas pessoas com individualidade e uma vida inteira antes de se relacionar. Nesse sentido, existe você, existe ela e existe a relação de casal.
Para lidar com todo o ciúmes é importante trabalhar esse ponto de amadurecimento, visto que o ciúmes é um sentimento que vem da insegurança, e realmente é preciso trabalhar sua confiança e autoestima, aprender a confiar pode ser difícil e no começo da relação é normal não ter toda a base de confiança formada, mas é importante entender que a confiança é um grande pilar e que precisa ser protegido.
Então, seria interessante trabalhar as causas do seu ciúme e aprender a gerenciar seus gatilhos para que você possa ter uma relação saudável.
Iniciante, sugiro acreditar mais em você do que na sua namorada. Acreditar nela, aumenta seu ciúmes. Reveja sua auto-estima. Marque uma consulta para saber mais sobre você em relação a relacionamentos.
 Maria Helena de Almeida Xavier
Psicólogo
São Paulo
Olá!! Qualquer situação que gere desconforto e angustia deve ser olhada com atenção. Comportamentos de ciúmes, medo de perder a pessoa, não ter confiança no parceiro ou em outras pessoas pode ser sinal de insegurança e baixa autoestima. E com isso a vida da pessoa se torna um grande transtorno. Sugiro que procure ajuda psicológica para entender melhor a origem desse ciúmes e conseguir lidar melhor com esses sentimentos.
O ciúmes pode ser um sentimento que consome o sujeito e desgasta a relação quando não soubermos trabalhar com ele. O fundamental quando iniciamos uma relação é criarmos um "contrato" sobre o que esperamos e o que não pactuamos. Nesse caso em específico, parece-me que sua namorada já tomou uma decisão enquanto sujeito, então a melhor sugestão é que você pudesse iniciar uma escuta clínica qualificada com um psicólogo para compreender como trabalhar com esse sentimento de ciúmes e, acima de tudo, porque isto acontece.
Bem, parece que ela não abre mão da amizade com ele, e do namoro com você, ela abre? Boa sorte.
 Bruna Machado
Psicólogo
Belo Horizonte
Olá! Questões relacionadas a ciúmes podem ter causas diversas como: insegurança, autoestima, fantasias e até mesmo motivações do parceiro, por isso devem ser tratadas com um psicólogo, já que escutar suas experiências são fundamentais para entender os motivos que levam as suas angustias e conflitos.
Te convidamos para uma consulta: Psicoterapia adulto - R$ 150
Você pode reservar uma consulta através do site Doctoralia, clicando no botão agendar consulta.
Seria aconselhável procurar uma psicóloga para falar sobre os seus receios no relacionamento. Se ela diz que é só amizade o melhor é confiar.
 Marcos Fernandes
Psicólogo, Psicanalista
Brasília
A psicanálise pode ajudar a entender o que está por trás dos seus sentimentos de ciúmes. Pode ser que você esteja sentindo ciúmes porque tem medo de perder a sua namorada para o ex-ficante dela. Ou pode ser que você esteja sentindo ciúmes porque tem medo de não ser capaz de satisfazer as necessidades dela. A psicanálise pode ajudar a identificar as suas preocupações e medos subjacentes e ajudar a trabalhar neles. Além disso, a psicanálise pode ajudar a desenvolver habilidades para lidar com os seus sentimentos de ciúmes, como a comunicação eficaz e a confiança.
 Flávia Camargo
Psicólogo
João Pessoa
Em um relacionamento é muito importante o diálogo, a percepção dos limites do outro, e se essa situação é algo que te incomoda muito deve sentar com ela e conversar e chegarem a um bom termo. Trabalhar a confiança é bem importante. Mas vocês devem trabalhar os limites do relacionamento de vcs, e perceber se para vc é tranquilo ou não dessa forma.
Dra. Patricia De Lucia Nadruz
Psicólogo, Terapeuta complementar
São Paulo
Olá, o ciúme é um sentimento que incomoda muito, dificil de controlar e que interfere no relacionamento; é um mix de emoções, sentimentos, sensações, comportamentos que trazem muito desconforto pra nós e muitas vezes para quem amamos. Mas é importante saber que o ciúme é um sentimento normal, que todas as pessoas sentem em algum momento (até animais sentem ciúmes) e é instintivo de certa forma; ele é uma resposta emocional de quando sentimos que nosso relacionamento com alguém que amamos está sendo ameaçado por um terceiro. Não é errado sentir e muito menos é possível controlar o ciúmes (assim como qualquer sentimento ou pensamento); o importante é que é possível controlar o nosso comportamento; não podemos controlar nossos pensamentos e sentimentos; mas estamos aptos a controlar nossas atitudes. Não da pra racionalizar o ciúme e sempre é bom aceitar e respeitar nossos sentimentos. Dito isso voltando para você: Você está sentindo de alguma forma ameaçado por essa terceira pessoa? Incomoda o fato de outra pessoa desejar sua namorada? Você tem algum motivo para desconfiar dela? Você sente que ela compreendeu os seus sentimentos? Se sentiu validado por ela? Você se sente de algum modo desrespeitado nessa situação? Esses pensamentos e sentimentos tem ajudado? Essa preocupação me ajuda a prever o que pode acontecer no futuro e evita que seja pego de surpresa? Por que eu estou com essa preocupação? Existe alguma alternativa melhor do que essa preocupação? Essas perguntas servem para ficar claro para você o que motivou esse sentimento e o que ele significa pra você. Quando tiver consciencia disso e entender o que acontece fica mais facil de lidar com o sentimento e comunicar para o outro. Acredito que esse sentimento deve ser dividido com o parceiro e ambos tem que resolver essas questões juntos; O primeiro passo seria reconhecer e aceitar o sentimento, o segundo perceber que isso interfere na relação; explique para o outro o que você sente quando a situaçao acontece; ouça sua parceira com atenção e sem julgar (mesmo que não concorde), procure compreender o lado dela e o impacto que seu ciume traz na vida dela. Por fim tentem resolver como lidar com a questão, um meio termo onde vc se sentiria mais seguro e ela tivesse a liberdade de estar com seu amigo. Relacionamentos tem concessões e acordos. Caso isso te incomode muito e você não consiga chegar a um bom termo busque uma terapia pontual para resolver essa questão; muitas vezes por trás de uma questão tem muitas outras coisas por trás. Pode ser muito produtivo para você. Um abraço
 Gisele Rodrigues
Psicólogo
Florianópolis
Não há uma resposta simples. Penso que é importante investigar seu ciúme e porque não consegue confiar nela, mas também é importante que cada um consiga falar como se sente e o que querem um do outro. A partir buscar caminhos que sejam satisfatórios para ambos. Abraço
Dr. Breno Silveira Mendes
Psicólogo, Psicanalista
São Paulo
Olá! Acredito que um processo de Psicoterapia ajudará você a entender se seu ciúmes é ou não motivado, dentro do seu contexto e relação, bem como lidar da melhor maneira possível com essa e outras situações semelhantes que podem acontecer ao longo da sua vida. Abraço!
 Beatriz M. Wollny
Psicólogo
Rio de Janeiro
Olá,

Entendo perfeitamente como o ciúmes pode ser uma emoção difícil de lidar, especialmente quando você se preocupa com alguém que ama. É positivo que você esteja buscando uma maneira de resolver isso de forma saudável, e estou aqui para ajudar.

Aqui estão algumas sugestões que podem te ajudar a lidar com essa situação:

Conversa Aberta e Honesta: Tente ter uma conversa calma e aberta com sua namorada sobre como você se sente. Explique que seu ciúme não é uma questão de desconfiança, mas sim de insegurança e desconforto. Expressar seus sentimentos de maneira não acusatória pode ajudar a abrir um diálogo construtivo.

Escuta Ativa: Durante essa conversa, é importante ouvir o ponto de vista dela também. Tente entender os motivos dela para manter a amizade com o ex-ficante e como isso a faz sentir. Essa compreensão mútua é essencial para construir uma base de confiança.

Estabeleça Limites: Discutam juntos quais seriam limites saudáveis para essa amizade. Talvez haja formas de fazer com que você se sinta mais confortável sem que ela precise cortar contato com o amigo. Por exemplo, limitar as visitas ou a frequência das mensagens pode ser um meio-termo aceitável.

Trabalhe a Autoconfiança: Muitas vezes, o ciúmes está ligado à insegurança pessoal. Investir em sua autoconfiança pode ajudar a reduzir esses sentimentos. Pratique atividades que você goste e que te façam sentir bem consigo mesmo, e lembre-se do valor que você traz para o relacionamento.

Confiança é Fundamental: Lembre-se de que a confiança é a base de qualquer relacionamento saudável. Trabalhar para construir e manter essa confiança é crucial. Se ela tem sido honesta e transparente com você, isso é um sinal positivo.

Terapia de Casal: Se o ciúmes continuar a ser um problema significativo, considerar a terapia de casal pode ser uma boa opção. Um terapeuta pode ajudar vocês a explorar essas questões mais profundamente e encontrar soluções que funcionem para ambos.

Estou aqui para apoiar você nesse processo. Lidar com o ciúmes é um desafio, mas com comunicação aberta e esforços mútuos, é possível fortalecer seu relacionamento e encontrar um equilíbrio.

Com carinho,

Beatriz
 Danielle Bevilaqua
Psicanalista, Psicólogo
São Caetano do Sul
Olá! Espero que esteja bem! É compreensível que você esteja se sentindo incomodado com a situação. O ciúme é uma emoção complexa, muitas vezes ligada a inseguranças e medos profundos. A psicanálise nos ajuda a entender que o ciúme não é apenas um sentimento, mas um conjunto de pensamentos, emoções e comportamentos que podem ter raízes em experiências passadas e em questões mais profundas da nossa personalidade.
A confiança é a base de qualquer relacionamento. É importante que sua namorada entenda como você se sente e que esteja disposta a fazer ajustes para te tranquilizar. No entanto, é fundamental que você também trabalhe em suas próprias inseguranças para construir uma relação mais saudável e feliz.
Se o ciúme estiver afetando significativamente sua relação, a terapia pode ser uma ferramenta valiosa para trabalhar suas inseguranças e desenvolver estratégias para lidar com a situação.
Espero ter ajudado! Fico a disposição, caso precise!
 Valter Rodrigues
Psicanalista, Psicólogo
Contagem
Lidar com ciúmes em um relacionamento pode ser desafiador, especialmente quando envolve amigos ou ex-parceiros. Aqui estão algumas sugestões para ajudá-lo a abordar essa situação de maneira saudável:
1. Reconheça Seus Sentimentos
É normal sentir ciúmes, especialmente em situações que envolvem ex-parceiros. Reconhecer e validar seus sentimentos é o primeiro passo para lidar com eles. Pergunte a si mesmo o que exatamente está causando esses sentimentos: é a insegurança, o medo de perder sua namorada ou algo mais específico?
2. Comunique-se Abertamente
Converse com sua namorada sobre como você se sente em relação à amizade dela com o ex-ficante. Tente expressar seus sentimentos sem acusá-la ou fazer julgamentos. Use frases como "Eu me sinto inseguro quando..." para explicar como a situação a afeta.
3. Estabeleça Limites Saudáveis
Discuta juntos quais limites seriam confortáveis para ambos. Isso pode incluir a frequência das interações dela com esse amigo ou o tipo de mensagens que são aceitáveis. O objetivo é encontrar um equilíbrio que respeite os sentimentos de ambos.
4. Trabalhe na Confiança
A confiança é fundamental em qualquer relacionamento. Se sua namorada afirma que não há nada entre eles, tente trabalhar na construção dessa confiança. Isso pode incluir conversas sobre o que cada um espera do relacionamento e como podem garantir que ambos se sintam seguros.
5. Reflita Sobre a Amizade Dela
Considere se a amizade dela com o ex-ficante é realmente saudável para o relacionamento de vocês. Se as interações dele são frequentemente inconvenientes e causam desconforto, talvez seja necessário discutir se essa amizade vale o estresse que está causando.
6. Busque Apoio Emocional
Se os ciúmes persistirem e estiverem afetando seu bem-estar emocional, considere buscar apoio profissional, seja por meio de terapia individual ou de casal. Um terapeuta pode ajudar a explorar as raízes dos seus ciúmes e desenvolver estratégias para lidar com eles.
7. Dê Tempo ao Relacionamento
Às vezes, as inseguranças podem diminuir com o tempo à medida que você e sua namorada continuam a construir um relacionamento forte e saudável. Dê espaço para que ambos possam crescer juntos.
Conclusão
A comunicação aberta e honesta é essencial para resolver conflitos relacionados ao ciúmes. Se precisar de mais apoio ou quiser discutir suas experiências em um ambiente seguro, estou à disposição para agendar uma consulta! Você merece estar em um relacionamento onde se sinta seguro e valorizado.
 Lisiane Hadlich Machado
Psicólogo, Psicanalista
Rio de Janeiro
Boa tarde! Se eles são amigos e isso te incluir de alguma forma, poderia fazer sentido para você? Ou como você se sente em ele fazer parte da vida dela? Entendo que tem pontos delicados e precisam ser conversados e esclarecidos entre o casal. Também sugiro que vocês fazem terapia individual e terapia de casal para o autoconhecimento de necessidades amorosas, expectativas, comunicação. Conhecer sua parceira é uma forma de ver se existe conexão e alinhamento dos valores a dois para o futuro do relacionamento.
Entendo que essa situação pode ser muito desafiadora e é natural sentir ciúmes quando surgem interações que te incomodam, mesmo que, objetivamente, sua namorada afirme não haver nenhum interesse romântico. Do ponto de vista da terapia comportamental, é importante explorar a origem desse ciúmes e identificar os pensamentos automáticos que surgem nessas situações, para que você possa compreender se eles estão baseados em inseguranças ou medos que talvez não estejam totalmente relacionados à realidade do relacionamento. Uma estratégia útil é praticar a comunicação assertiva, compartilhando seus sentimentos de forma “eu sinto” – por exemplo, dizendo: “Eu me sinto inseguro e desconfortável quando vejo mensagens inconvenientes, porque valorizo muito nossa relação e desejo manter a confiança entre nós.” Essa abordagem pode abrir espaço para um diálogo mais empático e construtivo. Além disso, técnicas de autorregulação emocional, como a prática de mindfulness ou exercícios de respiração, podem ajudar a manejar a ansiedade que esses sentimentos provocam. Se, mesmo após esses esforços, o ciúmes continuar afetando seu bem-estar, pode ser útil buscar o apoio de um terapeuta para trabalhar essas questões de maneira mais profunda e fortalecer sua confiança pessoal e na relação.








Especialistas

Mirian Mateus de Cerqueira

Mirian Mateus de Cerqueira

Psicólogo

Cuiabá

Ruth Carvalho

Ruth Carvalho

Psicólogo

Jacareí

Maura Galaxe

Maura Galaxe

Psicólogo

Campos Dos Goytacazes

Gisele de Brito

Gisele de Brito

Psicólogo

Jacareí

Valdir Guilherme Inácio

Valdir Guilherme Inácio

Psicólogo

São Roque

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 150 perguntas sobre Terapia de Casal
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.