Poderia o mesmo psicólogo fazer a terapia individual dos membros de um casal ou afetaria a imparcial

46 respostas
Poderia o mesmo psicólogo fazer a terapia individual dos membros de um casal ou afetaria a imparcialidade?
Exemplo prático: minha esposa gostaria de fazer terapia no mesmo profissional que eu escolher para mim.
Boa noite,

Não poderia, para que o psicólogo consiga realizar um trabalho de qualidade precisa buscar a neutralidade e sigilo, olhando junto com cliente na mesma direção. O fato do psicólogo conhecer os sentimentos de ambos lados poderá afetar o raciocínio clínico, visto que psicólogo também é humano, e prejudicará o processo terapêutico de ambos.
O recomendado é que os terapeutas sejam sempre diferentes.

Boa noite! Estritamente falando pelo código de ética, caberá ao psicólogo julgar se tal dinâmica afetaria ou não a qualidade de seus atendimentos (nosso compromisso é com a qualidade do atendimento para a promoção de saúde e bem-estar, afinal). Antes de qualquer coisa, portanto, valeria questionar o porquê dessa demanda. Uma infinidade de justificativas cabem aqui.
Existem abordagens que atendem famílias de forma conjunta e individual, simultaneamente, por exemplo. Em certos julgamentos do profissional, essa medida pode ser tida como eficaz.
Então, antes de qualquer coisa, eu levaria essa questão ao seu psicólogo para que ele também possa dar o posicionamento dele, que será muito mais específico que o nosso!
Olá! A sua pergunta diz respeito a uma questão muito séria de ética profissional. Não é recomendado o mesmo profissional para diferentes membros da família , salvo um processo terapêutico familiar.

Não seria interessante nem para terapia de um, e nem para terapia do outro! Pois o olhar do psicólogo sobre o segundo cliente poderia estar permeado do olhar do primeiro cliente e das análises já feitas! O que pode acontecer, é ambos serem atendidos profissionais que trabalhem na mesma equipe e com a mesma linha teórica e prática. Já tive cliente assim, que a esposa pediu para trocar de terapeuta, pois com o atendimento do marido percebeu que poderia ter um resultado diferente com outra psicóloga, assim eu indiquei que meu cliente indicasse à esposa uma colega de trabalho minha que trabalhava na mesma linha que eu.
A imparcialidade e neutralidade no processo terapêutico são essenciais para a formação de um vínculo de confiança e respeito sólidos. O mesmo terapeuta atender diferentes membros de uma família pode tornar os vínculos frágeis e a confiança pode ser prejudicada. Na terapia de casal ou família, são previstas sessões individuais , apesar da maioria ocorrer, usualmente, com o casal, Mas nesse caso a proposta é diferente da terapia individual. Converse com o terapeuta em questão para que ele possa esclarecer os prós e contras dessa possibilidade e você deve avaliar se sente confortável na proposta.
Boa noite. Não é que não possa, mas sim se deve fazer. Eu particularmente não acho produtivo para o processo terapêutico. O que já era paciente, geralmente fica mais resistente aceitar. Sem falar que o processo transferencial é prejudicado devido o risco que o resistente terá em não poder falar tudo na terapia pelo medo do outro saber. Assim, o bom mesmo será cada um ter seu psicólogo.
Bom dia. Eticamente não seria recomendável. Atender outra pessoa de uma mesma família ao mesmo tempo pode afetar essa relação, na medida que a neutralidade não seria mais possível.
O código de ética da psicologia não proíbe esse tipo de situação mas, adverte que isso pode interferir no processo terapêutico dos envolvidos e o profissional deve estar atento para isso, interrompendo o processo, se necessário, caso aceite junto ao seu paciente de atendimento individual fazê-lo.
Não é proibido, cabe o profissional decidir se essa situação irá prejudicar sua neutralidade nos atendimentos, bem como em lidar com demandas que podem surgir individualmente. Você também precisa avaliar se passar com o mesmo psicólogo(a) da sua esposa te deixa a vontade. Lembrando que o atendimento é de psicoterapia individual, onde a ética e o sigilo permeará todo o atendimento.
Sim, o casal, pode fazer a psicoterapia de casal. Nesse caso o paciente que já é atendido pelo psicólogo, deverá concordar com o par na dinâmica Relacional. O profissional poderá realizar entrevistas com o paciente e fazer uma anamnese da problemática individual e após avaliações, atender o casal no atendimento.
Na história da psicologia várias abordagens ou teorias foram formuladas ao longo do tempo e ao mesmo tempo e, essa dinâmica se mantêm até hoje e provavelmente para sempre. Durante a sua formação, o psicólogo estudará diversas dessas abordagens e teorias e acabará adotando para atuação profissional alguma. Assim a resposta da sua pergunta vai depender da abordagem ou teoria adotada pelo profissional e consequentemente da sua visão e interpretação do humano e do mundo. Então, a resposta da sua pergunta vai depender do profissional que responde que se posiciona de uma forma ou outra de acordo com a teoria que adota e sua experiência profissional. Saudações a todos!
A terapia comportamental cognitiva permite essa forma de atendimento assim como para membros da uma mesma família.
O profissional é que deverá informar sua forma de atuação e aceitar assim como os parceiros ou familiares também precisam expressar essa aceitação.
De preferência em uma mesma sessão.
O psicólogo pode fazer terapia de casal, mas se for atendimento individual não recomendo. É difícil para o psicólogo manter a neutralidade quando atende duas pessoas, que possuem uma relação próxima. Principalmente quando trazendo questões a serem trabalhadas um do outro. Quando são parentes ou amigos que não moram juntos ou que não possuem alguma questão importante a ser trabalhada entre si o terapeuta avaliará a possibilidade deste atendimento.
Nao é aconselhável este procedimento
Mas voces podem fazer terapia de casal onde os dois estariam juntos no mesmo atendimento.
Assim como os colegas responderam, é essencial para o bom andamento do processo terapêutico que o profissional tenha um olhar desprendido de qualquer julgamento ou parcialidade. Não é interessante o mesmo profissional para pessoas da mesma família, na modalidade de psicoterapia individual. Vocês não teriam interesse em terapia de casal?
Não é indicado e esbarra no código de ética profissional. Com certeza ela poderá ter um bom profissional para atende-la também. Seu psicólogo pode conhecer um bom profissional para indicar.
Bom dia, não é recomendado pelo codigo de etica ter o mesmo psicologo porém, se a afinalidade é chegar a realizar a terapia de casal ter o mesmo psicologo/a faze-se necessario. O profissional precisa ter a posibilidade de ouvir cada um no privado para dar a possibilidade de conversar livremente sobre o problema que aflige e somente depois chegar a ter sessões em conjunto. Se a terapia de casal não for o objetivo é melhor que cada um frequente sua terapia com profissionais diferentes.
Olá!
Em caso de terapia de casal não há como haver impedimentos. Contudo, tratando-se de psicoterapia individual, atender ambos afetaria a imparcialidade do profissional.
Atender duas pessoas da mesma família é ato discricionário do psicólogo, isso significa que cabe a ele avaliar se isso traria ou não algum prejuízo para o atendimento. Se entender que pode causar algum prejuízo, é sua obrigação ética rejeitar o atendimento. Toda via cabe um questionamento: Existem diversos profissionais competentes, porque fazer terapia com o mesmo psicólogo? Se as principais queixas suas são conjugais e você imagina que esse profissional, ouvindo ambos, pode intervir melhor, o mais indicado é procurar um terapeuta de casal. Esse profissional vai escutá-los tanto conjuntamente, como ocasionalmente em sessões individuais, e vai poder intervir de forma mais eficaz na solução dos problemas
Neste caso sugiro a Terapia de Casal. Mas vale apena avaliar os motivos que sua esposa tem o desejo de fazer terapia com o mesmo profissional. Dentro da terapia do esquema falamos de emaranhamento.
Caso queira saber mais sobre o tema pode visitar meu youtube Terapia do Esquema por psicóloga Thais Galvão
Bom dia.
Acredito que meus colegas falaram já das dificuldades e impedimentos do profissional tratar membros da mesma família.
Acho importante, também, pensar como você se sentiria com o seu terapeuta também atender sua esposa. Terapia é um espaço de escuta e fala, individual e confidencial. É importante que o paciente se sinta seguro em falar sobre suas queixas sem o perigo de sentir que o profissional não está sendo imparcial, o que, talvez, ocorreria se ele atendesse membros da mesma família.
Abraços.
Olá!
Trabalho com a abordagem sistêmica no atendimento de casais e famílias.
Neste sentido, é possível, simultaneamente, atender o casal e também fazer os atendimentos individuais dos dois, desde que ambos concordem e se sintam confortáveis.
Boa tarde!! Do ponto de vista ético não é recomendável o mesmo psicologo atender duas pessoas ou mais de uma mesma familia caso ele já tenha vínculo com vc.Diferente se fosse atendimento de casal ou familiar, e então não haveriam problemas, pois o contrato ,sigilo e foco são específicos para cada tipo e necessidade de atendimento.
Acredito que primeiramente você deve pensar em quanto isso afetaria a sua confiança e seu vínculo com o profissional. Você pode levar essa questão para o seu terapeuta e juntamente com ele pensar o que faria ambos não se sentirem afetados no processo terapêutico.
Não, uma vez que a demanda individual é particular e pelo Código de Ética não é permitido. Exceto em casos de Psicoterapia de casal ou familiar propriamente dita. Caso contrário estaríamos infringindo o código.
Olá, tudo bem? A escuta de um Psicólogo ou de outro profissional da saúde mental sempre será uma escuta imparcial quando o atendimento é feito de forma ética e cuidadosa. Entretanto, se isso é uma questão para você, se acha que pode atrapalhar no seu vínculo com o profissional e sua liberdade de expressão, sugiro que repense. Mas não existem contra indicativos com relação à isso e pode funcionar efetivamente. Espero ter contribuído, abraços.
Olá, não é indicado.Principalmente por questões éticas.
Boa tarde, o que pode acontecer é vocês iniciarem terapia de casal juntos, o que na maioria dos casos em alguma etapa pode ser feito sessões individuais. Porém o foco da sessão será na demanda do casal.
A hipnose não tem nenhuma relação descrita com um quadro de Epilepsia.
Talvez alguma redução de danos no que se refere à dependência quimica. Procure o AA e um bom psicanalista menos mistificador.
Olá! Apesar de não haver nada forma que impeça a prática, não é algo recomendável. Se está em uma terapia de casal com uma profissional, havendo interesse em realizar a terapia individual, devem buscar profissionais distintos. Certamente a profissional que atende o casal poderá indicar colegas ou cada um buscar algum profissional que achar mais adequado. Espero ter ajudado. Um abraço!
não é aconselhavel, porque o foco do atendimento é diferente. o de casal vai tratar a relação do casal e o individual vai lidar com que o individuo traz de si, que pode ser dificuldades dos relacionamentos no trabalho, familiar ou até do casal., mas principalmente o que o faz sofrer.
Não há proibição do ponto de vista ético, porém algumas linhas da psicologia atenderiam, outras não.
Na psicanálise por exemplo, acredito que não seria possível, contudo na Terapia Cognitivo Comportamenta seria possível.
É claro que vai depender também dos conteúdos de cada um e se seria possível manter a neutralidade durante o processo.
Na terapia de casais nós fazemos eventualmente encontros individuais também. Cabe ao psicólogo avaliar se não seria mais eficiente a terapia de casal.
Olá, bom dia

Inicialmente, quero chamar sua atenção para a demanda de sua esposa em ser atendida pelo/a mesmo/a profissional. Por que será? Importante também pensar em sua dúvida se será ou não recomendado. Que sentimentos ou emoções permeiam sua dúvida? Particularmente, creio que se a demanda é individual o indicado será que cada um busque seu processo psicoterapêutico e com profissionais diferentes. Se entender que a demanda é do casal, ou seja, voltada para dificuldades no relacionamento apenas, então, sugiro a terapia de casal como a mais indicada. Contudo, mesmo na terapia de casal, poderão ocorrer sessões individuais em alguns momentos, dependendo da avaliação do/a terapeuta. Zeína
Olá! Eticamente não é correto atender pessoas da mesma familia de forma separada. Diferente se fosse no contexto de psicoterapia familiar, pois, essa modalidade visa a dinâmica familiar. No ambito individual, é importante que cada um tenha seu analista, seu psicólogo para que não haja interferências subjetivas em cada membro da familia.
Este atendimento em conjunto esta previsto em Terapia de casal, mas é importante que a decisão leve em conta a ética e o sigilo, pois dentro do código de ética não é permitido atendimento a mais de uma pessoa da mesma família individualmente.
Em princípio, não é recomendável. A não ser que o objetivo seja o casal. Então quando o objetivo é a relação do casal é possível fazer escutas individuais e com o casal o que confere uma terapia de casal.
Não é recomendado. Pois, pode perder a neutralidade do que está sendo proposto, que o código de ética diz quanto ao sigilo profissional.
Pelo código de ética, nada impede que isso possa ser feito. É mais um critério moral do próprio profissional, se ele irá conseguir fazer a diferenciação entre os dois pacientes, pois são dois atendimentos individuais e não de casal. Cabe o diálogo entre o psicólogo e paciente para que seja feita a melhor escolha. Se você não se sentir confortável para essa situação, é também seu direito buscar um psicoterapeuta diferente. Abraços
Na terapia comportamental cognitiva permite essa forma de atendimento assim como para membros da uma mesma família. O profissional é que deverá informar sua forma de atuação e aceitar assim como os parceiros ou familiares também precisam expressar essa aceitação. De preferência em uma mesma sessão, ou um seguido do outro.
Penso não ser muito produtivo . Tente ver outro profissional .
Olá! Se tratando da ética que é esperada de todo profissional, não seria recomendável. A imparcialidade e neutralidade no processo terapêutico são essenciais para a formação de um vínculo de confiança e respeito sólidos. Espero ter ajudado e coloco-me a disposição. Um abraço!
Olá, boa tarde. Segundo o código de ética profissional, nós psicólogos, não podemos atender pessoas da mesma família ou com uma grande proximidade na vida. Logo, não é possível o mesmo psicólogo atender vocês dois. Pois, afetaria na imparcialidade e na confiança de ambas as partes. Espero ter ajudado, fique bem!
Olá, sei que muitos citaram a ética do psicólogo, mas no meu ponto de vista, cabe ao psicólogo determinar se seria coerente ou não atender o casal e fazer algumas sessões individuais com cada um. Se o psicólogo atendesse num posto de saúde, por exemplo, atenderia toda demanda, inclusive familiares de pacientes. Leve esse assunto para o seu psicólogo e veja com ele qual a melhor solução. Abçs!
Sim, atrapalha a imparcialidade, não é ético atuar assim.
Não poderia, exatamente como você apontou, afeta a imparcialidade, embora possam sim, durante uma terapia de casal, ter atendimentos individuais de cada membro do casal, mas o terapeuta é do casal. Abraço.
Olá, tudo bem? Como já falado pelos outros colegas o código de ética não proíbe, contudo existe um grande cuidado e preocupação na forma e qualidade dessas sessões ocorreram, pensando em uma situação de psicoterapia para o casal se torna algo mais sensato, agora se for estritamente individual pode ser algo mais complicado mas que ainda assim fica a critério do psicólogo ver se é algo viável ou não de atender. Se caso quiser e se sentir à vontade, pode entrar em contato comigo para tirar alguma dúvida ou mesmo já marcar um primeiro atendimento.
Te convidamos para uma consulta: Primeira consulta psicologia