Estou tomando antidepressivo escitalopram 10 mg, e de uns dias pra cá, parece que não adianta, sinto

24 respostas
Estou tomando antidepressivo escitalopram 10 mg, e de uns dias pra cá, parece que não adianta, sinto vontade de tomar a cartela de remédios , fico chorando de madrugada , me sinto inútil, sem auto estima. Preciso ir ao psiquiatra novamente conversar com ele sobre isso ? Tomar outra coisa pra ajudar ? O que eu faço? Só não aguento mais .
Boa tarde,
Embora no tratamento da depressão e outros sofrimentos, o antidepressivo e o acompanhamento psiquiátrico sejam importantes, é essencial que você também realize um acompanhamento com um psicólogo.
Isso permitirá que você entenda as dinâmicas por trás destes sofrimentos, e possa fazer as transformações necessárias para superá-los, caminhando rumo a sentir-se bem com você, a ter uma autoestima sólida, etc.
Fico a disposição caso queira conversar a respeito.

Olá, é importante voltar ao psiquiatra para reavaliação sobre sua medição. Oriento a buscar uma ajuda no âmbito psicológico com algum terapeuta de sua escolha.
É necessário que você entre em contato com seu médico para analisar o que está acontecendo, visto que o remédio deveria ajudar e não prejudicar. O acompanhamento com o Psiquiatra é muito importante, mas faço um lembrete a você procurar também um Psicólogo para entender a origem do que você sente e falar sobre eles afim de que você melhore emocionalmente e socialmente. Espero ter te ajudado.
É extremamente necessário que você marque uma consulta urgente com seu psiquiatra , pois só ele poderá lhe orientar quanto à medicação, porém o medicamento por si só não resolverá seu problema, a depressão também deve ser tratada por um psicólogo.
Boa sorte!!
Olá! Com certeza é importante que você retorne ao seu psiquiatra e relate isso a ele. Outra coisa bem importante é que você busque terapia pra aprender a lidar com essas questões da melhor maneira possível
Seria preciso entender se você iniciou esta medicação recentemente, ou se já vem fazendo uso há algum tempo, para poder avaliar melhor esta demanda de retornar ao médico para reavaliação. Porém, independente disso, acredito que seria válido iniciar um acompanhamento com psicólogo ou psicanalista. Sua pergunta parece evidenciar certa expectativa apenas na medicação para sua melhora, e a medicação bem empregada é fundamental em muitos casos, sem dúvidas! Porém, você fala de sentimentos e afetos, que podem e devem ser acolhidos também através das palavras, pessoalmente na presença de um profissional. Com um psicólogo (ou psicanalista), devidamente habilitado, poderá inclusive levantar com ele estas questões sobre a medicação, que escreveu aqui. Caso haja necessidade neste momento de um retorno ao profissional médico, sem dúvidas, ele irá lhe indicar deste modo. É válido pensar que não se trata apenas dos remédios, sou capaz de apostar que você tem muito a dizer e também tem a alternativa de estar com um profissional especializado para escutar e acolher o que vem lhe atravessando. Pense nisso... De todo modo, caso haja alguma questão ou dificuldade em estar com um psicólogo neste momento, procure sim o seu médico para conversar sobre o que tem sentido com ele. Espero ter ajudado! Um abraço!
Cada organismo pode responder aos medicamentos de forma muito particular e por isso , o mesmo medicamento pode ter diferentes efeitos de um para outro organismo. É importante que um médico psiquiatra, que é especialista neste assunto, possa avaliar os efeitos deste medicamento para que você possa se adaptar melhor, se deve trocar ou acertar a dosagem , etc. É necessário que além da medicação você procure um tratamento psicológico que ajudará você a compreender quais problemas , situações , acontecimentos do momento ou mesmo anteriores, podem estar contribuindo para estes sintomas que vc vem apresentando. Ajudará a encontrar alternativas para as resoluções de sua vida. Estarei à disposição se desejar perguntar algo particular. Abraços
Sim sim, precisa retornar ao seu psiquiatra, monitorar, até que encontre a medicação certa e a dose certa. Cada indivíduo é único, o que serve para um pode não servir para outro. Também é assim com as doses. Ajuste novamente o remédio ou a dose. E principalmente faça psicoterapia junto porque o remédio não cuida das mudanças que deverá fazer em sua vida. Vai dar tudo certo!!
Olá! Você está com sintomas depressivos. Oriento que busque ajuda de um médico ou um psicólogo.
Obrigada
Olá! Sim, você deve voltar ao psiquiatra e iniciar uma terapia para cuidar das causas que produzem tais sintomas. Há tratamento. Comece dando o primeiro passa.
E´importante você voltar ao seu psiquiatra para adequar a dosagem, mas além do tratamento medicamentoso , você precisa de acompanhamento psicoterápico. Um cérebro que uma vez entrou em depressão , voltará a entrar em depressão, mesmo com a medicação, neste ponto a terapia entra, como mais um elemento contra depressão; te ajudará a manter sua vida em um nível de qualidade e a identificar as janelas gatilhos de possíveis novos eventos desorganizadores. Se conhecer ,socializar, poder voltar; muitas vezes a trabalhar e principalmente a ter prazer em amar , são elementos e ações que trabalhamos e que serão pontuadas e tratadas, com toda atenção , respeito e sem julgamento através de um percurso psicoterápeutico. Existe um caminho com o qual é possível viver com qualidade ,terapia. No universo terapeutico existem varias abordagens, Psicanalise, Comportamental, Cognitiva,e outras, uma delas se adequará perfeitamente com sua história. Espero ter ajudado , pode me contatar para mais alguma informação que venha a necessitar ,um abraço.
Sugiro que converse com seu psiquiatra a respeito da medicação e busque ajuda de um psicólogo . Ambos serão de grande eficácia no tratamento da depressão.
O processo de psicoterapia também tem grande relevância para o seu caso e sim, vale a pena procurar o psiquiatra para relatar como está se sentindo.
Você tem que voltar ao médico e relatar o que está ocorrendo. Sempre são necessários ajustes na medicação. Mas é imprescindível fazer uma psicoterapia. Tratamentos de depressão tem que ser com psiquiatra e psicólogo senão não são tão eficazes. O recomendado nos guidelines para tratamento de depressão são medicação e terapia cognitivo comportamental. Abraço.
Muitos pacientes que começam a tomar medicamentos para questões de saúde mental logo se frustam por não perceberem mudanças significativas rápidas, ou pela incidência de efeitos colaterais que afetam seu cotidiano. A maioria desses medicamentos levam algumas semanas ou meses para terem seu pleno efeito. Retornos ao psiquiatra são importantes para se acompanhar os efeitos do tratamento e possíveis mudanças na dosagem ou no tipo de medicamento utilizado. O tratamento complementar psicoterapêutico é sempre muito bem vindo para se dar voz e ouvidos ao que esse sofrimento diz sobre sua história e, a partir disso, se construir nossas atitudes.
Quando se trata de sofrimento sempre precisamos de alívio imediato. O tempo sempre é interpretado como se estivesse na contramão, quando nestas condições. É compreensível a sua angústia. Ao se dispor a um acompanhamento psicoterapêutico concomitante com a especialidade da psiquiatria os resultados vão se potencializando. Esta ansiedade por efeitos almejados também é amenizada no processo de suporte psicológico. Recomenda-se esta associação de especialistas no seu caso, Psicólogo e Psiquiatra.
Os remédios psiquiátricos não fazem efeito imediato como outras drogas que estamos habituados a tomar. Pode demorar até um mês para fazer efeito. É muito importante ter o acompanhamento cuidadoso do seu médico. Dito isso, fica evidente que você está num sofrimento intenso. Procure um psicólogo que possa te acolher a ajudar a passar por esse período tão difícil. Ideação suicída é um sintoma da depressão, não necessariamente nosso desejo real. Devem haver aspectos da sua vida que você quer que acabem, e é importante ter alguém que te ajude a entender quais são eles e o que te conecta na vida
Depressão é uma doença que tem cura, procure um psicólogo para associar com o tratamento medicamentoso que você tem grandes chances de melhorar
Boa tarde! Você demonstra em suas palavras grande sofrimento. Retorne ao seu psiquiatra o quanto antes para que ele possa verificar junto a você se é preciso mecher na dosagem da medicação ou o que pode ser feito. Além disso busque ajuda psicólogica o mais rápido que puder, há tratamento eficiente para seu sofrimento e você terá mais qualidade de vida. Me coloco a disposição.
Olá! Imagino o quanto esteja angustiado (a) com tudo isso que está lhe ocorrendo. O primeiro passo é conversar com seu Psiquiatra para ajustar sua dosagem ou tipo de medicamento que tem utilizado. Após, inicie a terapia com o Psicólogo, esse é um passo muito importante para compreender o que está acontecendo, as sensações, os sentimentos e aprender a como lidar com esta questão para superar e ser feliz.
Olá. Essencial o retorno ao profissional para reavaliar os efeitos da medicação. Nesse caso, importante também um acompanhamento psicológico para ajudar no entendimento do momento atual, que possibilite o acolhimento e expressão de seus sentimentos.
Abraços!
Olá, volte ao psiquiatra que fez a prescrição da medicação, e descreve como vc esta se sentindo, pense na possibilidade de fazer psicoterapia comportamental. Espero ter ajudado.
É importante retornar ao médico para que reavalie a dosagem e te dê uma orientação. Além disso, busque um psicólogo, para que investiguem juntos o que desencadeou esse quadro de sofrimento. Não deixe de buscar ajuda, pois há tratamento. E não interrompa abruptamente qualquer medicação, sem a orientação de seu psiquiatra, pois pode agravar a crise. Busque outro se não puderem conversar durante a consulta, de modo que consiga tirar todas as suas dúvidas e se sentir segura. Não aceite consultas de 5 minutos. Força!
Sim, você precisa falar com o psiquiatra sobre o que está acontecendo com você. É para isso que nós profissionais da saúde estudamos e trabalhamos. Pintou uma dúvida? Converse conosco. Sua dúvida é bem-vinda. Não ficou claro na sua pergunta se você está fazendo psicoterapia. Se não estiver, é importantíssimo fazer! A terapia ajuda você a ser emocionalmente mais saudável para que você fique bem e estável.
Por último, tem dias que são mais difíceis que outros, mas eles passam e vem outros melhores. Se mantenha firme na sua jornada e tire lições boas do que está passando. Converse com um psicólogo para que ele te ajude com isso, ok? Estou feliz que você tenha escrito a sua pergunta, pois foi uma forma de se cuidar. Continue nesse caminho de autocuidado e autoconhecimento. Um beijo.
Olá. Sim, é importante retornar e falar sobre os efeitos do remédio que toma hoje, seu psiquiatra avaliará a necessidade de trocar.
Além disso, como meus colegas disseram acima, é importante fazer psicoterapia. Você pode encontrar outros meios para lidar com seu momento e entender a origem disso tudo. Medicação é uma ferramenta importantíssima para combater a depressão, mas não é a unica.
Abraços e espero que fique bem!