Estou tomando luvox há um mês, estava estável, mas hoje só senti vontade de chorar e sentimentos de

29 respostas
Estou tomando luvox há um mês, estava estável, mas hoje só senti vontade de chorar e sentimentos de tristeza. Meu psiquiatra disse que é normal ter variações e que elas tem de estabilizar, gostaria de saber se é normal isso e pq dessas variações?
Olá! Todo medicamento têm suas reações adversas, cada organismo reage de maneira diferente a medicação e se adapta de formas diferentes também. Você estava tomando Luvox para qual finalidade? As medicações não resolvem questões emocionais, a intensidade e oscilação emocional que tem vivenciado no momento pode influenciar nos efeitos do medicamento. É um processo normal, mas precisa ser bem acompanhado, se persistir busque outras alternativas de medicação e até mesmo a segunda opinião de outro psiquiatra.

Os dois primeiros dias de uso de medicação são periodos criticos em que o organismo está se adaptando ao mecanismo de ação do remédio. Geralmente em 15 dias costuma já estar estabilizado. É importante que retorne ao seu médico psiquiatra para que ele avalie os sintomas e veja a necessidade de ajuste da medicação (dosagem ou associação de outro remédio). Sugiro que associado ao tratamento médico, procure uma terapia com psicólogo ou psicanalista para que com um suporte emocional adequado você possa trilhar o caminho desse tratamento. Veja se nos últimos dias você não passou por fatores estressores em casa ou em outro ambiente, isso também pode contribuir para uma instabilidade. Com a terapia os efeitos da medicação serão mais visíveis. Um abraço!
Olá! O início do tratamento medicamentoso sempre gera mais reações adversas, porém se essas reações adversas estão lhe causando mais prejuízos que coisas boas então seria válido você conversar com o seu psiquiatra para ver o que ele recomenda. Espero ter ajudado!
Boa tarde, a variação emocional pode estar associada a dosagem dos remédios que seu organismo está tentando se adaptar. Em geral, o psiquiatra necessita de tempo para equacionar a dosagem exata para o paciente, pois cada organismo tem resposta diferenciada a cada medicação. Quando a esses sintomas (tristeza e vontade de chorar) parecem estarem associados a uma depressão, que pode ter sido causada por motivos externos (perdas e frustrações profundas) ou internas (conflito intrapsíquicos ou luto não elaborado) a psicanálise é sempre muito eficaz no tratamento de depressão. Procure ajuda psicológica. Espero ter ajudado, estou à disposição, caso necessite.
Sempre converse com o seu psiquiatra sobre os efeitos positivos ou negativos de sua medicação, ninguém melhor que o médico que planeja seu tratamento para verificar esta questão. O uso de medicamento para tratamento de alguns transtornos associados a terapia cognitivo comportamental tem mostrado ótimos resultados em pesquisas. Tente associar os dois tratamentos juntos e acredito que pode gerar alguma melhora e entendimento sobre o que está acontecendo contigo.
Olá!!
Agradeço sua pergunta se a medicação não está fazendo o efeito desejada o melhor a fazer é pedir para seu médico rever, pois a maioria das medicações quando param de fazer o efeito desejado pode causar regressão.
Pode estar na hora de mudar a medicação.
Veja com seu especialista e procure um atendimento psicológico para te ajudar a identifcar o motivo da sua tristeza e choro.
Olá! Variações de humor sempre ocorrem, mas é preciso verificar o grau dessas variações e para fazer um diagnóstico mais preciso. Você falou que sentiu vontade de chorar e por isso é preciso verificar qual o contexto que isso ocorreu e descobrir qual foi o gatilho que despertou em você esse choro. É importante você fazer acompanhamento com um psicólogo para chegar a causa dessa sua tristeza.
Te convidamos para uma consulta: Teleconsulta - R$ 120
Olá! Você não deixa claro porque toma esse medicamento, mas posso inferir, que por problemas emocionais e nesse caso, infelizmente, medicamentos aliviam momentaneamente os sintomas, mas não cura! Procure por ajuda profissional da psicanálise/ psicologia, para um tratamento emocional. Não quero dizer com isso que a medicação seja inapropriada, mas que precisa também de tratamento para os afetos!
Olá. Seu médico tem toda razão. Não é porque está tomando uma medicação que não terá seus dias ruins, eles também vão aparecer. Siga firme no tratamento e entenda que as variações de humor e estado emocional fazem parte também. E se possível faça terapia com um psicólogo. Atenciosamente.
Olá! Certamente algo de bastante desconfortável estava acontecendo com você quando procurou por ajuda médica, geralmente as medicações que tratam depressão e/ou ansiedade precisam em torno de duas semanas para o paciente começar a perceber alguma melhora, pois nossos desconfortos emocionais muitas vezes vão se instalando de forma gradativa, assim também a medicação precisa agir no organismo. Há algo também muito interessante nesse processo que é a receptividade individual para a ação do remédio, isso gera a necessidade de no início do tratamento, 30 dias ser um intervalo importante para o médico lhe reavaliar e fazer ajustes se necessário. Porém é muito importante e em algumas situações é imprescindível o espaço de fala. Esse espaço que se dá num processo de psicoterapia vai complementar o seu tratamento. Tudo certamente deve ter iniciado por um calar ou uma fala não suficientemente adequada. que gerou tensões ao ponto de ficarem insuportáveis. Que bom que você conseguiu pedir ajuda. Esse primeiro passo foi muito importante, você já desfrutou de alguma paz interior e está assustada pelo retorno de alguns dos sintomas que você sentiu no passado. Continue seu tratamento medicamentoso e complemente com a psicoterapia, pois falar para um profissional especializado (psicólogo/psicoterapeuta) vai lhe ajudar a desmanchar as tenções acumuladas e através do autoconhecimento você vai aprender a lidar com situações geradoras de sofrimento. Se você quiser conversar mais sobre o assunto estou disponível.
Olá, oriento sempre relatar todos esses efeitos ao psiquiatra que te acompanha. No entanto, o que percebo é que existe alguns efeitos colaterais até o seu organismo se adaptar a nova medicação. Estamos falando aqui do sistema nervoso...
Mas independente disso, busque um alívio dentro da psicologia! Um apoio psicológico pode te ajudar muito, inclusive para depois você conseguir sair da medicação. Forte abraço!
Olá! Manifesto minha solidariedade e o meu agradecimento por compartilhar conosco algo tão difícil em sua vida. Venho reafirmar aqui algumas contribuições dos colegas que já responderam a sua mensagem. Entendo ser muito importante que você compartilhe com o médico responsável por seu tratamento sobre o seu dia-a-dia com a medicação. Essas informações são muito importantes para um trabalho efetivo e para ajustes, caso sejam necessários. Para além disso, também avalio ser muito positivo iniciar o acompanhamento com psicólogo (caso ainda não faça). A psicoterapia certamente te ajudará na construção de estratégias para lidar com essas dificuldades. A fala é essencial para elaborarmos nossas questões emocionais! Um abraço!
Olá. Sim, é comum ter variações de humor, pois a medicação melhora o excesso de tristeza, mas não retira totalmente porque é uma emoção importante. O melhor tratamento para depressão é a combinação entre medicação e psicoterapia. Sugiro que procure ajuda de um psicólogo. Abraço
Veja com um psiquiatra de sua extrema confiança . Ele Irá te orientar .
Sim, são esperadas oscilações de humor nessa fase. Aguarde por uma quinzena e procure um psicanalista para trabalhar o substrato biográfico-emocional onde incidirá o tratamento medicamentoso. Boa sorte!
Existe sim algumas pioras de sintomas quando iniciamos o uso de medicamentos, então é considerado normal dentro do efeitos coletarias. Se persistir por muito tempo, volte ao médico e peça para trocar de medicamento. Mas não deixe de buscar psicoterapia para trabalhar as causas e buscar melhor forma de lidar com tudo isso.
De fato, os antidepressivos conduzem a uma redução gradual dos sintomas clínicos. No entanto, em apenas 1/3 dos casos obtém-se remissão. Portanto, é comum haver a substituição das medicações além dos efeitos adversos. Sobretudo, na fase inicial cuja qual a medicação está sob processo de adaptação. No que concerne aos aspectos psíquicos, penso ser interessante compreendermos o motivo da prescrição. Talvez, essa tristeza seja proveniente de um conjunto de sinais e sintomas patológicos. Estes, por sua vez, nem sempre aparecem juntos e de forma ordenada. Nesse sentido, dentro de um setting analítico ficaria mais viável compreender essa dialética como alusiva ao atravessar dos processos subjetivos. Além disso, penso ser interessante identificar se existe alguma forma de anedonia proveniente de fatores externos, ou até mesmo apatia. É fundamental um trabalho multidisciplinar para haver uma menor redução de dano.
Tenha em mente que esta ou outra medicação não tem o poder de resolver todos os problemas. Por isso é importante que você continue com o atendimento psiquiátrico com o mesmo médico ou outro que lhe inspire confiança. Confiança é um ponto muito importante e fundamental para qualquer tratamento. Siga rigorosamente a prescrição médica, e procure também um psicólogo que lhe inspire confiança e que lhe ajude a aliviar seu sofrimento. Abraços
Olá,
O psiquiatra fará acompanhamento e verá se precisa justar algo. Mas labilidade, esta facilidade para chorar, a emocionalidade a flor da pele, pode ser aliviada e ter ajustes com acompanhamento terapêutico, onde como tu te percebe nesta situação que te conduziu à depressão será trabalhado!
Te convidamos para uma consulta: Teleconsulta - R$ 120
Bom dia ! Tudo bem! O medicamento é um suporte mas o que trata mesmo a raiz é a psicoterapia. Então esses momentos de instabilidade tem mais haver com conflitos internos inconscientes. Busque ajuda psicólogica. Estou a disposição
As variações são realmente esperadas, mas é importante observar a intensidade e frequência dessa tristeza. Por isso, sempre que você puder, compartilhe com o seu psiquiatra sobre os efeitos positivos e negativos da medicação no seu dia-a-dia. Dessa forma, ele poderá avaliar se existe alguma modificação a ser feita ou não. Imagino que não esteja sendo fácil se sentir dessa forma, por isso a psicoterapia também pode te ajudar a encontrar novas estratégias para lidar com o que está acontecendo.
Olá!
É normal ter efeito colateral de 15 a 30 dias ao iniciar a medicação. Porém para um tratamento mais efetivo, a psicoterapia é essencial. Busque ajuda psicológica. Um abraço.
Oriento que você comunique ao seu médico psiquiatra sobre essas variações que estão lhe acometendo e que você não seja acompanhada apenas pelo psiquiatra. Procure ajuda psicológica para que você entenda melhor o que está acontecendo com você. Remédio é muito importante para complementar o tratamento mas, só o remédio, o tratamento tende ao efeito paliativo. Espero ter lhe ajudado!
Olá. A ação do medicamento pode levar de duas a seis semanas para estabilizar no organismo. Então, se faz um mês, ainda está dentro desse prazo de adaptação. Como o seu psiquiatra falou, é normal ter essas variações. Porém, eu acho que seria interessante que você associasse o tratamento psiquiátrico com o psicológico, para explorar melhor as causas da sua tristeza e vontade de chorar, além de te proporcionar mais acolhimento durante esse período. Se não já estiver fazendo terapia, sugiro que inicie uma psicoterapia para ajudar o seu processo e sua melhora. Um abraço.
Consultar um especialista é sempre importante! O processo terapêutico na clínica auxilia nas tomadas de decisões de uma maneira mais confortável.
Olá! Obrigada por compartilhar conosco sua angústia. Essas variações são normais sim e o organismo precisa de tempo para se adaptar. Relate isso ao seu psiquiatra e não deixe de fazer psicoterapia junto com o tratamento psiquiátrico, para trabalhar suas questões. Um grande abraço!
Olá! Entendo que antes de começar a fazer uso da medicação você não estava se sentindo bem, e isso levou-o (a) a procurar um psiquiatra. Parece-me que o remédio gerou algum resultado, mas que você se assustou quando, depois de mais ou menos um mês, sentiu a tristeza voltar. Isso é normal, como bem disse seu psiquiatra. Essas variações ocorrem porque o remédio ajuda a nos sintonizarmos, dá uma certa estabilidade, mas ele não resolve de fato nossos problemas. Além dos aspectos orgânicos nos quais os remédios agem, há aspectos situacionais que nos afligem. Os remédios servem para que a gente consiga lidar melhor com essas coisas que acontecem com a gente no dia a dia. Mas as coisas continuam acontecendo, e a gente tem que lidar com elas. Sua crise de choro e tristeza profunda talvez lhe pareça sem sentido, mas certamente ela tem um significado naquilo que você está vivendo. Nesse sentido, o acompanhamento de um psicólogo pode ajudar muito para que você entenda melhor o que está sentindo, e, assim, se sinta mais estável. Estou à disposição para conversar mais sobre o assunto!
Te convidamos para uma consulta: Tratamento de sofrimento psiquico - R$ 200
Olá. É normal ter um período de adaptação ao medicamento, em geral de 15 a 30 dias, isso porque a medicação atua na química do cérebro. Um tratamento associando medicação e psicoterapia é o indicado para lidar com questões emocionais. Abraço.
Olá! Essas variações que você diz são sim normais. A medicação entra para a palavra poder sair. Logo, inicie um processo de análise e fale sobre as suas questões com um profissional série e que acolha.
Espero ter ajudado!
Te convidamos para uma consulta: Consulta em psicanálise online - R$ 100