Me sinto muito triste com frequência e sem motivação e também tenho muita timidez, o que interfere

32 respostas
Me sinto muito triste com frequência e sem motivação e também tenho muita timidez, o que interfere bastante na minha vida. Queria fazer terapia, mas fico insegura porque sempre ouvi dizer que só pode trazer uma queixa. É possível buscar ajuda para ambos os problemas com um mesmo psicólogo?
A timidez se estiver atrapalhando a sua vida é bastante recomendado que faça psicoterapia.
Não existe essa regra de só levar um sintoma. Algumas terapias focam num objetivo, entretanto não é de forma alguma a única forma de trabalho com psicólogo.
Aliás dentro da psicanálise os vários sintomas, as mudanças que acontecem na vida, a história de vida e do sintomas é imprescindível no tratamento.
A base da psicanálise Winnicottiana é justamente o processo de ir contando sobre si, sem se limitar a um sintoma.

Olá, Não há problema algum. A análise ou a terapia são processos contínuos, onde você poderá elaborar suas questões. Você diz identificar duas queixas e parece que já há um desejo em procurar uma psicoterapia. Então, não se preocupe, busque um profissional com o qual você se sinta a vontade para poder falar sobre essas demandas e o que mais possa surgir.
É possível sim que o mesmo psicólogo possa lhe ajudar a tratar desses sintomas e situações todos. Inclusive é normal que durante o processo terapêutico surjam situações que não eram o foco principal no início do tratamento. Além disso, pelo seu relato todos os sintomas apresentados podem ser enquadrados em diagnósticos precisos e bem definidos.
Só na modalidade online de psicoterapia é que se faz necessário ter uma queixa específica, devido a impossibilidade de se aprofundar em diversos assuntos pelo meio virtual.
Sim! Você pode obter uma grande melhora em sua qualidade de vida através da psicoterapia - independente da abordagem que escolha. Converse com amigos ou marque uma consulta para poder tirar suas dúvidas a respeito de que linha escolher.
A tristeza recorrente e a falta de motivação para realizar as tarefas diárias ou /e atingir objetivos PODEM ser consequências dessa timidez que já vem incomodando a algum tempo pelo que estou percebendo, penso como uma hipótese. Então, sim o mesmo profissional trabalha com essas queixas, para que assim você posso ter uma condição de vida com mais qualidade.

Espero ter ajudado !
Olá a psicoterapia é um trabalho de autoconhecimento o que propiciará você entender as causas dos seus sintomas e trata-los. Em relação à queixa, é livre e você poderá trabalhar nas sessões os assuntos que desejar. Dependendo do tempo que sente tristeza e falta de motivação seria importante também uma avaliação com psiquiatra. Busque psicoterapia, acredito que poderá contribuir a sair deste estado e viver mais tranquila e satisfeita. Um abraço e fico à disposição.
Ambas dificuldades estão relacionadas. Portanto sugiro que busque ajuda de um psicólogo que poderá ajudá-la elucidar suas questões.
É possivel tratar as duas queixas com psicoterapia, ambas estão relacionadas.
É possível e recomendável. A Terapia Cognitiva Comportamental trabalha com treino de habilidades sociais, começando por investigar quais crenças e esquemas, sobre si, sobre as pessoas e sobre os ambientes (mundo), estão na base da timidez (caso ela seja disfuncional, pois timidez pode ser apenas seu jeitinho).
Sobre a tristeza, identificar possíveis origens (se está desregulada ou não, já que "sentir tristeza também é normal), os gatilhos e a duração dessa tristeza, observando se evoluiu para uma depressão. Enfim, vale a pena buscar uma processo psicoterapêutico, poderá se beneficiar nessas demandas e adquirir autoconhecimento, usufruindo de uma vida mais leve e funcional. Abraços e desejo paz.
Olá. E possível sim, através da psicoterapia você pode se desenvolver muito.
Psicoterapia individual
Trata-se de um método profundo baseado na fala, que busca elementos inconscientes significantes e auxilia na tomada de consciência, fazendo com que as pessoas tenham maior conhecimento sobre elas mesmas e tenham poder sobre suas próprias vidas e escolhas. Através da psicoterapia individual é possível entender suas emoções, assim como pensamento reprimidos, desejos, sentimentos e condutas.
A timidez envolve uma gama de emoções à qual está relacionada os sentimentos de medo, receio e insegurança diante do outro, percepção de impropriedade e baixa autoestima. Pode ser apenas um dos aspectos críticos envolvidos no desenvolvimento da identidade, ou estar associado a uma dificuldade mais ampla de interação com o outro, podendo inclusive ser restritiva constituir um quadro de fobia social, já que está interferindo na motivação e na vontade de interagir com o outro. Você poderia se beneficiar muito de um processo Psicoterapêutico, que o ajudaria se autoconhecer, identificar a origens desses sentimentos e criar a oportunidade para gerar confiança e autoestima. Não fique sofrendo isolado, procure ajuda profissional. Timidez e falta de motivação podem ser apenas dificuldades normais encontradas no processo de desenvolvimento na fase de adolescência, como pode ser sintoma de transtornos de ordem afetivas. Seria aconselhável encontrar um Psicoterapeuta que com quem possa conversar explicar melhor o que ocorre com você, como se sente diante da vida, quais as suas dificuldades, de forma que seja possível,
Olá!
Assim como você, muitas pessoas buscam a análise por tristeza, falta de motivação e timidez. São queixas legítimas. E todas essas queixas podem ser trabalhadas na análise.
É importante que você saiba que a análise é um espaço seu, em que você escolhe sobre o que quer falar (não existe certo ou errado) e comunica quais são os aspectos que te trazem sofrimento para que assim seja possível investigar e tratar as causas. A psicoterapia/análise certamente poderá te ajudar.

A terapia é um espaço seu, em que você pode falar sobre o que quiser. Normalmente é associada a um lugar para lidar com problemas, como queixas, mas também é um lugar em que você pode se permitir sonhar. Somos acostumados a deixar nossos sonhos de lado, nossos desejos, porque muitas vezes esses nossos sonhos podem parecer estranhos para as outras pessoas, mesmo as mais próximas à gente. Como muitas vezes os outros não viveram o que queriam, também não deixam que a gente viva: “não faça isso”, “não faça aquilo”, “você está fazendo errado”...quantas vezes já escutamos essas frases e nos acostumamos com elas. A terapia nos ajuda a desejar novamente, a ter coragem de enfrentar os desafios que surgem. É um lugar que você pode falar sobre o que quiser, da forma que quiser. E, você pode procurar tanto um psicólogo quanto um psicanalista.
Bom dia! O espaço terapêutico é um espaço seu, onde você pode colocar todas as questões que te perturbam, não existe um limite de assuntos que você pode levar pra terapia. O que sim existe são prioridades, o terapeuta dará prioridade ao mais grave ou a questão que mais te encomode, segundo cada situação.
Você relata que a timidez, tristeza e falta de motivação afetam a sua vida, então sería recomendável procurar a ajuda de um psicólogo para abordar esses assuntos e poder ter uma melhor qualidade de vida.
Espero ter ajudado!
Boa noite, a psicoterapia no teu caso é muito oportuna porque vai te ajudar a ter uma visão completa e unitaria de voçe. A terapia é um processo e trata o conjunto da pessoa contudo que é gradual. Não se pode botar tudo no calderão de vez, aos poucos terá a possibilidade de tratar de tudo o que te aflige, confie na ajuda do ou da profissional que voce escolher. Se precisar estou a disposição.
Foi mal informada. A avaliação inicial na psicoterapia ajuda a saber se um problema tem relação com outro ou são problemas distintos. Procure um psicólogo cognitivo comportamental
Olá. A Psicoterapia é o espaço apropriado para que você possa trazer suas dificuldades, angústias, dores, sonhos e o que mais for importante para você. A(o) psicoterapeuta vai, através do conhecimento profissional, conduzindo às sessões no sentido de você poder transformar aquilo que te incomoda, integrando suas vivências, emoções, pensamentos de forma mais harmônica para você mesma, buscando desta forma um maior equilíbrio emocional.
Olá! Você pode levar mais de uma queixa ao seu espaço terapêutico e todas estas podem ser cuidadas - inclusive para que se possa entender se há uma correlação entre elas e pensar, dentre outros aspectos, como estas te afetam. O trabalho da terapia envolve construir um espaço seguro, sigiloso e acolhedor para que você possa falar livremente - isso inclui as suas queixas iniciais (que podem ser plurais) assim como outros aspectos de sua vida (temores, amores ou dores, por exemplo). Portanto, é importante e necessário que você fale de tudo que te incomoda! O profissional escolhido deve oferecer um local seguro e acolhedor e, em conjunto com você, buscar entender e aprofundar nas suas questões.
Bom dia! É bastante comum ficarmos nos questionando sobre o que nos motiva a iniciar um processo terapêutico. A verdade é que não tem uma regra. O espaço terapêutico é um lugar livre para falarmos sobre nós e sobretudo um lugar para sentir. Pelo que escreveu você sente timidez, tristeza e falta de motivação isso por si só já é coisa o suficiente para iniciar uma terapia. Um psicólogo poderá escuta-la, buscar uma autoconsciência de tudo isso que faz parte de você agora, porque o que importa na terapia é você inteira e assim podemos buscar e construir ferramentas que melhor nos atendem nos momentos que mais precisamos delas.
Olá! É perfeitamente possível trabalhar mais de uma queixa, principalmente se elas estiverem relacionadas. Você pode e deve levar para a terapia tudo o que te angustia e te causa sofrimento. Aos poucos, essas questões serão aprofundadas. O ideal é que o profissional possa ter uma visão mais completa para que ele possa trabalhar o que é importante pra você, dessa forma o tratamento será mais efetivo. O espaço terapêutico é um espaço seu. Portanto, você pode falar abertamente sobre o que deseja, quando se sentir à vontade. Não existe regra quanto à isso. Marque uma consulta para poder tirar as suas dúvidas e dê início ao tratamento para que você possa ter mais qualidade de vida. Cuide-se bem!
Se a timidez te trouxer conflitos é importante olhar sim. E sobre trazer vários assuntos para terapia é normal e faz parte natural de todo o processo.
Boa noite! Sem dúvidas, vc poderá trazer quantas queixas tiver e o psicólogo te ajudará a pensar suas queixas dentro de sua história de vida. Busque ajuda, vc poderá se beneficiar muito de um tratamento.
Olá,
É possível tratar mais de uma queixa na terapia. Procure ajuda de um profissional capacitado. Um abraço. Fico à disposição! Letícia de Paulo
Que legal que veio trazer sua dúvida aqui! Na terapia geralmente falamos de todas as áreas da vida, sobre suas dificuldades emocionais, como você gostaria de reagir a situações, como é seu padrão de funcionamento! enfim, é o seu momento! seu espaço nós vamos te ouvir, acolher e orientar seguindo suas demandas e nossos pilares de trabalho. Espero que busque psicoterapia logo, você vai adorar
Olá! Na verdade é essencial que você leve ao psicólogo todas as suas sinalizações, queixas, problemas, acontecimentos, enfim. Quanto mais insumos/informações o profissional tiver para trabalhar, melhores resultados vocês irão construir.
O espaço terapêutico é um local para você levar tudo o que lhe incomoda, sem restrições de quantidades. Acredito que ambas as queixas levantadas podem ser sim trabalhadas com um psicólogo. Vá e conquiste o que você quer!
O processo analítico não considera somente os sintomas mas toda a estrutura emocional do paciente. Não existe limites para o que é relatado na sessão. Busque ajuda!
Olá! Na sessão de Psicoterapia, o momento é seu e você pode relatar tudo o que estiver lhe trazendo sofrimento. Busque um Psicólogo. Tente fazer no seu dia-a-dia, atividades que tenha prazer em realizar, pois pode ajudar! Um grande abraço! Fique bem!
Sim, na verdade a psicoterapia não precisa ter um foco e nem seguir uma ordem nas sessões, você traz o que julgar que seja importante naquele momento. Abraço
Olá, é preciso buscar autoconhecimento e terapia para entender melhor o que se passa dentro de você, e é possível sim trabalhar muitas queixas ao mesmo tempo.
Busque se conhecer, e se precisar da minha ajuda fico à disposição.
Olá. Não há limites de queixas para tratar na psicoterapia, podemos falar sobre tudo o que nos incomoda, o que gostaríamos de trabalhar no momento ou em outro. Não deixe de buscar ajuda, se ponha confiante no seu processo de auto-conhecimento, tenho certeza que irá te ajudar muito em todas as suas questões.
Desejo tudo de bom.
Te convidamos para uma consulta: Consulta psicologia - R$ 130
Olá! No espaço de uma psicoterapia, tu podes trazer qualquer coisa que quiser! Não é necessário haver uma queixa específica, por mais que algumas pessoas tenham algo específico que queiram tratar. Durante o percurso, você vai descobrindo coisas e elaborando questões! Espero ter te ajudado!
Te convidamos para uma consulta: Consulta em psicanálise online - R$ 130