Me sinto muito triste com frequência e sem motivação e também tenho muita timidez, o que interfere

40 respostas
Me sinto muito triste com frequência e sem motivação e também tenho muita timidez, o que interfere bastante na minha vida. Queria fazer terapia, mas fico insegura porque sempre ouvi dizer que só pode trazer uma queixa. É possível buscar ajuda para ambos os problemas com um mesmo psicólogo?
 Clarice Lopes Gentilli
Psicanalista, Psicólogo
São Paulo
A timidez se estiver atrapalhando a sua vida é bastante recomendado que faça psicoterapia.
Não existe essa regra de só levar um sintoma. Algumas terapias focam num objetivo, entretanto não é de forma alguma a única forma de trabalho com psicólogo.
Aliás dentro da psicanálise os vários sintomas, as mudanças que acontecem na vida, a história de vida e do sintomas é imprescindível no tratamento.
A base da psicanálise Winnicottiana é justamente o processo de ir contando sobre si, sem se limitar a um sintoma.

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
 Fernanda Michelon
Psicanalista, Psicólogo
São Paulo
Olá, Não há problema algum. A análise ou a terapia são processos contínuos, onde você poderá elaborar suas questões. Você diz identificar duas queixas e parece que já há um desejo em procurar uma psicoterapia. Então, não se preocupe, busque um profissional com o qual você se sinta a vontade para poder falar sobre essas demandas e o que mais possa surgir.
É possível sim que o mesmo psicólogo possa lhe ajudar a tratar desses sintomas e situações todos. Inclusive é normal que durante o processo terapêutico surjam situações que não eram o foco principal no início do tratamento. Além disso, pelo seu relato todos os sintomas apresentados podem ser enquadrados em diagnósticos precisos e bem definidos.
Só na modalidade online de psicoterapia é que se faz necessário ter uma queixa específica, devido a impossibilidade de se aprofundar em diversos assuntos pelo meio virtual.
 Cíntia Ribeiro Thomaz
Psicólogo
São Paulo
Sim! Você pode obter uma grande melhora em sua qualidade de vida através da psicoterapia - independente da abordagem que escolha. Converse com amigos ou marque uma consulta para poder tirar suas dúvidas a respeito de que linha escolher.
 Kívia Fernandes
Psicólogo
Brasília
A tristeza recorrente e a falta de motivação para realizar as tarefas diárias ou /e atingir objetivos PODEM ser consequências dessa timidez que já vem incomodando a algum tempo pelo que estou percebendo, penso como uma hipótese. Então, sim o mesmo profissional trabalha com essas queixas, para que assim você posso ter uma condição de vida com mais qualidade.

Espero ter ajudado !
 Renata Bombine Pimentel
Psicólogo
São Paulo
Olá a psicoterapia é um trabalho de autoconhecimento o que propiciará você entender as causas dos seus sintomas e trata-los. Em relação à queixa, é livre e você poderá trabalhar nas sessões os assuntos que desejar. Dependendo do tempo que sente tristeza e falta de motivação seria importante também uma avaliação com psiquiatra. Busque psicoterapia, acredito que poderá contribuir a sair deste estado e viver mais tranquila e satisfeita. Um abraço e fico à disposição.
Ambas dificuldades estão relacionadas. Portanto sugiro que busque ajuda de um psicólogo que poderá ajudá-la elucidar suas questões.
 Andrea Lane Edde
Psicólogo
São Paulo
É possivel tratar as duas queixas com psicoterapia, ambas estão relacionadas.
É possível e recomendável. A Terapia Cognitiva Comportamental trabalha com treino de habilidades sociais, começando por investigar quais crenças e esquemas, sobre si, sobre as pessoas e sobre os ambientes (mundo), estão na base da timidez (caso ela seja disfuncional, pois timidez pode ser apenas seu jeitinho).
Sobre a tristeza, identificar possíveis origens (se está desregulada ou não, já que "sentir tristeza também é normal), os gatilhos e a duração dessa tristeza, observando se evoluiu para uma depressão. Enfim, vale a pena buscar uma processo psicoterapêutico, poderá se beneficiar nessas demandas e adquirir autoconhecimento, usufruindo de uma vida mais leve e funcional. Abraços e desejo paz.
 Henrique José Almeida
Psicólogo
Belo Horizonte
Olá. E possível sim, através da psicoterapia você pode se desenvolver muito.
Psicoterapia individual
Trata-se de um método profundo baseado na fala, que busca elementos inconscientes significantes e auxilia na tomada de consciência, fazendo com que as pessoas tenham maior conhecimento sobre elas mesmas e tenham poder sobre suas próprias vidas e escolhas. Através da psicoterapia individual é possível entender suas emoções, assim como pensamento reprimidos, desejos, sentimentos e condutas.
Dra. Vanise Zimmer
Psicólogo, Psicanalista
São Paulo
A timidez envolve uma gama de emoções à qual está relacionada os sentimentos de medo, receio e insegurança diante do outro, percepção de impropriedade e baixa autoestima. Pode ser apenas um dos aspectos críticos envolvidos no desenvolvimento da identidade, ou estar associado a uma dificuldade mais ampla de interação com o outro, podendo inclusive ser restritiva constituir um quadro de fobia social, já que está interferindo na motivação e na vontade de interagir com o outro. Você poderia se beneficiar muito de um processo Psicoterapêutico, que o ajudaria se autoconhecer, identificar a origens desses sentimentos e criar a oportunidade para gerar confiança e autoestima. Não fique sofrendo isolado, procure ajuda profissional. Timidez e falta de motivação podem ser apenas dificuldades normais encontradas no processo de desenvolvimento na fase de adolescência, como pode ser sintoma de transtornos de ordem afetivas. Seria aconselhável encontrar um Psicoterapeuta que com quem possa conversar explicar melhor o que ocorre com você, como se sente diante da vida, quais as suas dificuldades, de forma que seja possível,
 Renata Winning
Psicólogo, Psicanalista
São Roque
Olá!
Assim como você, muitas pessoas buscam a análise por tristeza, falta de motivação e timidez. São queixas legítimas. E todas essas queixas podem ser trabalhadas na análise.
É importante que você saiba que a análise é um espaço seu, em que você escolhe sobre o que quer falar (não existe certo ou errado) e comunica quais são os aspectos que te trazem sofrimento para que assim seja possível investigar e tratar as causas. A psicoterapia/análise certamente poderá te ajudar.


 Rafael Poletto
Psicólogo
Caxias Do Sul
A terapia é um espaço seu, em que você pode falar sobre o que quiser. Normalmente é associada a um lugar para lidar com problemas, como queixas, mas também é um lugar em que você pode se permitir sonhar. Somos acostumados a deixar nossos sonhos de lado, nossos desejos, porque muitas vezes esses nossos sonhos podem parecer estranhos para as outras pessoas, mesmo as mais próximas à gente. Como muitas vezes os outros não viveram o que queriam, também não deixam que a gente viva: “não faça isso”, “não faça aquilo”, “você está fazendo errado”...quantas vezes já escutamos essas frases e nos acostumamos com elas. A terapia nos ajuda a desejar novamente, a ter coragem de enfrentar os desafios que surgem. É um lugar que você pode falar sobre o que quiser, da forma que quiser. E, você pode procurar tanto um psicólogo quanto um psicanalista.
Bom dia! O espaço terapêutico é um espaço seu, onde você pode colocar todas as questões que te perturbam, não existe um limite de assuntos que você pode levar pra terapia. O que sim existe são prioridades, o terapeuta dará prioridade ao mais grave ou a questão que mais te encomode, segundo cada situação.
Você relata que a timidez, tristeza e falta de motivação afetam a sua vida, então sería recomendável procurar a ajuda de um psicólogo para abordar esses assuntos e poder ter uma melhor qualidade de vida.
Espero ter ajudado!
 Maria Annunziata Spagnolo
Psicólogo
Salvador
Boa noite, a psicoterapia no teu caso é muito oportuna porque vai te ajudar a ter uma visão completa e unitaria de voçe. A terapia é um processo e trata o conjunto da pessoa contudo que é gradual. Não se pode botar tudo no calderão de vez, aos poucos terá a possibilidade de tratar de tudo o que te aflige, confie na ajuda do ou da profissional que voce escolher. Se precisar estou a disposição.
Foi mal informada. A avaliação inicial na psicoterapia ajuda a saber se um problema tem relação com outro ou são problemas distintos. Procure um psicólogo cognitivo comportamental
 Ana Cristina Monteiro Fernandes
Psicólogo
São Paulo
Olá. A Psicoterapia é o espaço apropriado para que você possa trazer suas dificuldades, angústias, dores, sonhos e o que mais for importante para você. A(o) psicoterapeuta vai, através do conhecimento profissional, conduzindo às sessões no sentido de você poder transformar aquilo que te incomoda, integrando suas vivências, emoções, pensamentos de forma mais harmônica para você mesma, buscando desta forma um maior equilíbrio emocional.
 Renata Almeida Carvalho
Psicanalista, Psicólogo
São Paulo
Olá! Você pode levar mais de uma queixa ao seu espaço terapêutico e todas estas podem ser cuidadas - inclusive para que se possa entender se há uma correlação entre elas e pensar, dentre outros aspectos, como estas te afetam. O trabalho da terapia envolve construir um espaço seguro, sigiloso e acolhedor para que você possa falar livremente - isso inclui as suas queixas iniciais (que podem ser plurais) assim como outros aspectos de sua vida (temores, amores ou dores, por exemplo). Portanto, é importante e necessário que você fale de tudo que te incomoda! O profissional escolhido deve oferecer um local seguro e acolhedor e, em conjunto com você, buscar entender e aprofundar nas suas questões.
 Ana Paula Pimentel Jacob
Psicólogo
Brasília
Bom dia! É bastante comum ficarmos nos questionando sobre o que nos motiva a iniciar um processo terapêutico. A verdade é que não tem uma regra. O espaço terapêutico é um lugar livre para falarmos sobre nós e sobretudo um lugar para sentir. Pelo que escreveu você sente timidez, tristeza e falta de motivação isso por si só já é coisa o suficiente para iniciar uma terapia. Um psicólogo poderá escuta-la, buscar uma autoconsciência de tudo isso que faz parte de você agora, porque o que importa na terapia é você inteira e assim podemos buscar e construir ferramentas que melhor nos atendem nos momentos que mais precisamos delas.
Olá! É perfeitamente possível trabalhar mais de uma queixa, principalmente se elas estiverem relacionadas. Você pode e deve levar para a terapia tudo o que te angustia e te causa sofrimento. Aos poucos, essas questões serão aprofundadas. O ideal é que o profissional possa ter uma visão mais completa para que ele possa trabalhar o que é importante pra você, dessa forma o tratamento será mais efetivo. O espaço terapêutico é um espaço seu. Portanto, você pode falar abertamente sobre o que deseja, quando se sentir à vontade. Não existe regra quanto à isso. Marque uma consulta para poder tirar as suas dúvidas e dê início ao tratamento para que você possa ter mais qualidade de vida. Cuide-se bem!
 Andréa De Matos
Psicólogo
São Paulo
Se a timidez te trouxer conflitos é importante olhar sim. E sobre trazer vários assuntos para terapia é normal e faz parte natural de todo o processo.
 Letícia de Paulo
Psicólogo
Belo Horizonte
Olá,
É possível tratar mais de uma queixa na terapia. Procure ajuda de um profissional capacitado. Um abraço. Fico à disposição! Letícia de Paulo
 Najma Alencar
Psicólogo
Belo Horizonte
Que legal que veio trazer sua dúvida aqui! Na terapia geralmente falamos de todas as áreas da vida, sobre suas dificuldades emocionais, como você gostaria de reagir a situações, como é seu padrão de funcionamento! enfim, é o seu momento! seu espaço nós vamos te ouvir, acolher e orientar seguindo suas demandas e nossos pilares de trabalho. Espero que busque psicoterapia logo, você vai adorar
Prof. Wanessa Mesquita
Psicólogo, Psicanalista
Goiânia
Olá! Na verdade é essencial que você leve ao psicólogo todas as suas sinalizações, queixas, problemas, acontecimentos, enfim. Quanto mais insumos/informações o profissional tiver para trabalhar, melhores resultados vocês irão construir.
 Carla Montelli
Psicólogo
Louveira
O espaço terapêutico é um local para você levar tudo o que lhe incomoda, sem restrições de quantidades. Acredito que ambas as queixas levantadas podem ser sim trabalhadas com um psicólogo. Vá e conquiste o que você quer!
Dra. Fernanda Ataide
Psicólogo
São Paulo
O processo analítico não considera somente os sintomas mas toda a estrutura emocional do paciente. Não existe limites para o que é relatado na sessão. Busque ajuda!
Olá! Na sessão de Psicoterapia, o momento é seu e você pode relatar tudo o que estiver lhe trazendo sofrimento. Busque um Psicólogo. Tente fazer no seu dia-a-dia, atividades que tenha prazer em realizar, pois pode ajudar! Um grande abraço! Fique bem!
 Gisele Rodrigues
Psicólogo
Florianópolis
Sim, na verdade a psicoterapia não precisa ter um foco e nem seguir uma ordem nas sessões, você traz o que julgar que seja importante naquele momento. Abraço
 Maytê Rodrigues
Psicólogo, Psicanalista
São Paulo
Olá, é preciso buscar autoconhecimento e terapia para entender melhor o que se passa dentro de você, e é possível sim trabalhar muitas queixas ao mesmo tempo.
Busque se conhecer, e se precisar da minha ajuda fico à disposição.
 Shanna Marcele
Psicólogo
Rio de Janeiro
Olá. Não há limites de queixas para tratar na psicoterapia, podemos falar sobre tudo o que nos incomoda, o que gostaríamos de trabalhar no momento ou em outro. Não deixe de buscar ajuda, se ponha confiante no seu processo de auto-conhecimento, tenho certeza que irá te ajudar muito em todas as suas questões.
Desejo tudo de bom.
Te convidamos para uma consulta: Consulta psicologia - R$ 130
Você pode reservar uma consulta através do site Doctoralia, clicando no botão agendar consulta.
 Luíza Pedroso Cunha
Psicólogo, Psicanalista
Porto Alegre
Olá! No espaço de uma psicoterapia, tu podes trazer qualquer coisa que quiser! Não é necessário haver uma queixa específica, por mais que algumas pessoas tenham algo específico que queiram tratar. Durante o percurso, você vai descobrindo coisas e elaborando questões! Espero ter te ajudado!
Te convidamos para uma consulta: Consulta em psicanálise online - R$ 130
Você pode reservar uma consulta através do site Doctoralia, clicando no botão agendar consulta.
 André Luiz Almeida
Psicólogo
Belo Horizonte
Sim, é totalmente possível buscar ajuda para mais de uma queixa com o mesmo psicólogo. Na psicoterapia, o foco é trabalhar o que você está vivendo e sentindo no momento, e não existe limitação para que se trate mais de uma questão simultaneamente. Muitas pessoas chegam à terapia com múltiplas preocupações, como a tristeza constante e a timidez, que podem estar interligadas e influenciar uma à outra.

A timidez, por exemplo, pode gerar sentimentos de insegurança, o que pode aumentar a tristeza e a falta de motivação. Ao tratar ambos os aspectos, a psicoterapia pode ajudar a entender as origens dessas questões e como elas se manifestam na sua vida cotidiana. O psicólogo irá ajudá-la a explorar suas emoções, entender o impacto que essas questões têm em seu bem-estar, e trabalhar com você para desenvolver estratégias para lidar com elas de forma mais saudável.

A psicoterapia não se limita a uma única queixa. Pelo contrário, ela visa oferecer suporte para melhorar a qualidade de vida como um todo, ajudando você a lidar com diversas dificuldades de forma integrada e personalizada.
Sim, é totalmente possível buscar ajuda para ambos os problemas (tristeza frequente e timidez) com o mesmo psicólogo. Não há necessidade de ter apenas uma queixa ou um único problema para iniciar a terapia. Psicólogos estão preparados para trabalhar com vários aspectos emocionais e psicológicos de uma pessoa ao mesmo tempo.

Aqui estão alguns pontos que podem te ajudar a entender melhor como a terapia pode funcionar para os seus casos:

1. Terapia para Tristeza Frequente e Falta de Motivação
A tristeza frequente e a falta de motivação podem ser sinais de depressão ou de dificuldades emocionais mais profundas, como baixa autoestima, falta de propósito ou ansiedade. O psicólogo pode te ajudar a explorar as causas dessa tristeza e trabalhar em técnicas para aumentar a motivação e o bem-estar emocional.
Terapia Cognitivo-Comportamental (TCC), por exemplo, é uma abordagem bastante eficaz para lidar com a tristeza e a falta de motivação, pois ela foca em identificar e modificar pensamentos negativos, ajudando você a mudar a forma como vê e lida com situações desafiadoras.
2. Terapia para Timidez
A timidez é algo que pode interferir muito na vida social e até profissional. Ela pode ser abordada por meio de Terapia Cognitivo-Comportamental (TCC), que trabalha para desafiar pensamentos limitantes e criar estratégias para que você se sinta mais confortável em situações sociais.
A timidez pode estar relacionada a medo de julgamento ou baixa autoestima, e esses pontos também podem ser trabalhados dentro da terapia.
3. Abordagem Integrada
Um psicólogo pode trabalhar as duas questões em paralelo, pois elas podem estar interligadas. Por exemplo, a timidez pode alimentar sentimentos de isolamento social, o que pode aumentar a tristeza e a falta de motivação. Da mesma forma, a falta de autoestima pode ser tanto um fator para a timidez quanto para a tristeza.
O psicólogo vai ouvir suas queixas, fazer uma avaliação global e criar um plano de tratamento que envolva técnicas e estratégias para tratar os dois aspectos ao mesmo tempo. É comum que problemas emocionais, como tristeza e timidez, se complementem, e abordá-los juntos pode ser mais eficaz.
4. O Processo Terapêutico
Durante a terapia, você poderá compartilhar todos os seus sentimentos, sem a necessidade de focar apenas em um aspecto específico. O psicólogo vai te ajudar a identificar o que está por trás da tristeza e da timidez, explorando como eles afetam sua vida e como encontrar formas de lidar com isso de maneira saudável.
O processo terapêutico é personalizado, e os psicólogos sabem que cada pessoa tem uma experiência única, com várias questões interligadas. Por isso, a terapia pode ser uma oportunidade para você trabalhar tanto a tristeza quanto a timidez, o que pode trazer melhorias na qualidade de vida de forma geral.
5. Insegurança Inicial
A insegurança sobre começar a terapia é algo comum, especialmente quando se tem dúvidas sobre como compartilhar os problemas. Lembre-se de que os psicólogos são profissionais treinados para ajudar as pessoas a se sentirem à vontade e guiá-las no processo de autoconhecimento e cura.
A relação com o psicólogo é baseada em confiança e respeito, e você pode falar abertamente sobre suas preocupações, incluindo qualquer insegurança em relação à terapia. O psicólogo vai te apoiar em cada passo do processo.
Conclusão
Você não precisa escolher apenas uma queixa para começar a terapia. É possível trabalhar em várias questões ao mesmo tempo, e o psicólogo pode te ajudar com a tristeza frequente e a timidez de forma integrada. Não tenha receio de buscar ajuda para os dois problemas simultaneamente. Ao fazer isso, você estará dando o primeiro passo para melhorar o seu bem-estar emocional e social.
 Larissa Ruiz
Psicólogo
Campo Grande
Olá, agradeço por compartilhar o que está sentindo. Antes de tudo, quero dizer que reconhecer a necessidade de buscar ajuda já é um passo muito importante e corajoso. É completamente possível e comum abordar mais de uma questão durante o processo terapêutico.

A tristeza frequente, a falta de motivação e a timidez são questões que podem estar interligadas ou ter raízes diferentes. Um bom psicólogo poderá te ajudar a explorar e entender como esses aspectos se relacionam na sua vida e a trabalhar em ambos de forma integrada.

Não se preocupe com a ideia de levar 'uma única queixa'. Na terapia, o objetivo é olhar para você como um todo, sem limitar o que pode ser discutido. Você pode começar falando sobre o que mais te incomoda no momento e, aos poucos, trazer outras questões à medida que se sentir confortável.

Lembre-se de que a terapia é um espaço seguro, onde você não será julgada e poderá se expressar livremente. O mais importante é dar o primeiro passo. Espero que essas palavras te tranquilizem e motivem a buscar esse apoio. Um abraço apertado!
Olá! Primeiro, quero te dizer que é muito compreensível sentir essa insegurança no início, principalmente quando ouvimos ideias de como a terapia funciona. Mas saiba que sim, é totalmente possível — e comum — buscar ajuda para mais de uma questão com o mesmo psicólogo. A terapia é um espaço acolhedor e seguro para você trazer tudo o que estiver te afetando, sem a necessidade de escolher apenas uma queixa. Tristeza frequente, falta de motivação e timidez são temas que podem estar interligados, e juntos podemos olhar para isso com cuidado, no seu tempo, respeitando o seu ritmo!
Olá paciente, sinto por estar se sentindo assim consigo mesma, não deve estar sendo fácil no momento, na terapia saiba que é um espaço e um momento apenas seu, no início o profissional estará com você lhe ajudando a organizar os pensamentos e o assunto, muitas das vezes os assuntos estão interligados, um levando ao outro. Existem muitas abordagens de terapia é a linha de fundamento que o profissional decide trabalhar, pode ser confuso no início fazer essa escolha, mas, não deixe de iniciar, a cognitivo-comportamental por exemplo, ajuda o paciente a aprender observar seus pensamentos, emoções e comportamentos, crenças sobre nós mesmos, os outros e o mundo, timidez muitas das vezes está ligada a nossa autoestima, a forma como nos definimos e nos enxergamos. Um grande abraço, precisando estarei por aqui.
 Nycolle  Ricarto
Psicólogo
Belo Horizonte
Olá! Você pode e deve tratar de todas as queixas que tiver no processo terapêutico. É um espaço livre para tratar não só o que te aflige, mas também celebrar as conquistas que acontecem. Outro fator importante é o autoconhecimento de si e de sua história, que colaboram para um entendimento mais integral dos seus processos e modos de ser.
No processo de psicoterapia, o paciente pode levar quantas demandas forem necessárias! Juntos, psicólogo e paciente, irão decidir quais assuntos são mais relevantes e em qual ordem eles serão abordados.
Boa tarde. É indicado que trabalhe com o psicólogo tudo o que desejar, como os aspectos que te angustiam. Algumas linhas teóricas da psicologia podem referir que só trabalham um aspecto, mas depende da abordagem psicológica. Via de regra informe ao psicólogo tudo o que acarreta sofrimento psíquico em ti, caso ele não atenda tais demandas te encaminhará para realizar psicoterapia com outro colega, pois há um compromisso ético.
Certamente. A vida é um todo, somos um todo complexo e nele tudo está associado, articulado. Você procura o terapeuta e apresenta todas as suas queixas; o trabalho terapêutico consistirá, exatamente, em esmiúça-las, verificar a correlação entre elas. Não só é possível apresentar os problemas ( todos) a um só psicológo, como é este o recomendado.

Especialistas

Luiziane Da Silva Lopes

Luiziane Da Silva Lopes

Psicólogo

Maceió

Gisely Farias

Gisely Farias

Psicólogo

Balneário Camboriú

Christiane Batista

Christiane Batista

Psicólogo, Terapeuta complementar

Brasília

Natália Pedó

Natália Pedó

Médico de família, Generalista

Passo Fundo

Bárbara Medeiros

Bárbara Medeiros

Psicólogo

Santa Maria

Renata Camargo

Renata Camargo

Psicólogo

Camaquã

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 4 perguntas sobre Tristeza profunda e prolongada
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.