Eu desenvolvi medo de dormir, devido à pandemia eu entrei numa espécie de surto ansioso, e não consi

5 respostas
Eu desenvolvi medo de dormir, devido à pandemia eu entrei numa espécie de surto ansioso, e não consigo dormir com medo de morrer durante o sono. O que fazer nessa situação? Quando quero pegar no sono fico dando espamos, como se fosse um choque e me assusto e tenho mais dificuldade de dormir.
Olá! Para que a gente consiga dormir bem, é preciso conseguir relaxar. No seu caso, a ansiedade é tão intensa que está difícil conseguir o relaxamento necessário. Acho importante que você possa fazer algo que te tranquilize sempre que for chegando perto do horário de dormir. Estamos passando por um momento difícil mesmo por conta da pandemia, então acho que um acompanhamento psicológico também pode te ajudar. No acompanhamento psicológico você vai poder entender e tratar da intensa ansiedade que você tem sentido.

Olá! Como você está?
Neste período de pandemia é esperado que as pessoas se sintam mais ansiosas e inseguras, de forma a interferir no seu dia a dia. Mas é importante ter consciência de que esses sintomas são pontuais enquanto durar a pandemia, ok? Ou seja, eles tendem a desaparecer assim que esse período maior de estresse passar.
Entretanto, para lidar com a insônia, é importante que você procure estabelecer uma rotina de sono, não usando celular ou fazendo outras atividades na cama, procurando desligar computador e TV umas 2 horas antes de se deitar, lendo um livro, não forçar dormir (só ir para a cama quando estiver com sono de fato). Também é importante, para lidar com a ansiedade, reduzir a quantidade de notícias sobre a pandemia, escolhendo momentos específicos do dia para ler, por pouco tempo, alguma notícia do coronavírus, preferencialmente de uma fonte confiável (procure eleger uma fonte confiável, como a OMS). Também é recomendado criar uma rotina no seu dia-a-dia, buscando fazer tarefas agradáveis ou que te tragam sensação de competência.
Relativo a sua condição de acordar com espasmos, é importante entender que esses espasmos não são nada de significativo. Alguma vez em sua vida você já acordou dando um chute ou mexendo um braço? É a mesma coisa. Isso não representa nenhuma doença ou algo mais grave, mas representa algo sobre o valor que você está dando a este acontecimento.
Caso os sintomas permaneçam, recomendo que busque ajuda de um profissional psicólogo, pois ele saberá te orientar melhor e auxiliar na sua ansiedade.
Espero ter ajudado!
Um abraço!
Bom dia. Muitas pessoas estão apresentando ansiedade e insônia durante a pandemia. Além da preocupação com a saúde, a pandemia gerou muito sedentarismo devido às restrições de sair de casa. Atividade física pode ajudar. Outra opção é a acupuntura para evitar um tratamento medicamentoso de longo prazo.
Olá, como você está? Este tem sido de fato um momento de muito estresse e ansiedade. Vou te passar aqui uma lista de 7 Dicas de ouro para te ajudar a combater o estresse e a anciedade:

1) Pratique exercícios físicos: caminhadas, Lian gong, projeto Vida Saudável, Hidroginástica, natação e Ioga. A forma mais comum de controlar a ansiedade é a prática de exercícios. Praticar atividades físicas ajuda a lidar com estados de ansiedade, porque eleva a produção de serotonina, substância que aumenta a sensação de prazer.

2) Tome um chá: a maioria dos chás possui substâncias que funcionam como sedativos suaves e podem ajudar no controle da ansiedade diária. As plantas mais conhecidas e estudadas com essa ação são a passiflora, a melissa, a camomila e a valeriana. (Atenção: chá mate e chá verde contém cafeína e são estimulantes, assim como o café, e devem ser evitados)

3) Coma alimentos com triptofano: para controlar a ansiedade, podemos ingerir alimentos que sejam fonte de triptofano, um aminoácido precursor da serotonina, como a banana, peixes, laticínios, grão de bico, mel, nozes, ovo e o chocolate amargo.

4) Dedique algum tempo ao lazer e ao que te deixa feliz: dançar, cantar, escutar música, fazer trabalhos manuais, ir ao cinema, escurções, praça, parques, fazer piquenique, ler um livro, etc. Seja capaz de dedicar um pouco de tempo e energia a você mesmo. Quem está bem vive mais relaxado e menos ansioso.

5) Mantenha contato com a natureza: cultivar plantas, hortas, pisar e deitar na grama, curtir o sol, admirar as flores, as árvores, a chuva, cachoeiras, colocar os pés na água, comer frutas colhidas no pé, manter contato com animais, etc. O contato com a natureza, a simplicidade e as sensações deixaram seus pensamentos mais leves, você perceberá o mundo de outra forma e isso lhe ajudará a sorrir mais. O riso, o sorriso faz bem para a cura emocional, relaxa e diminui a ansiedade.

6) Faça acupuntura ou auriculoterapia: uma terapia que se utiliza de agulhas, sementes, esferas metálicas, dedos, para estimular pontos específicos com o objetivo de equilibrar a energia da pessoa e sua interação com o meio ambiente. As indicações são diversas, mas as principais costumam ser por conta de dores, dificuldades para dormir e controle da ansiedade e do estresse.

7) Partique respiração e relaxamento: é possível perceber através da respiração que você está ansioso. Isso ocorre quando a respiração está muito focada na parte de cima do corpo, e também é mais rápida e curta. Sentir falta de ar também é um sinal clássico de que não estamos respirando como deveríamos.

Ao tornarmos nossa respiração consciente, trazemos nossa atenção ao momento presente. Então, quando você estiver em um ambiente silencioso e com possibilidade de ficar tranquilo, pode usar uma técnica de relaxamento. O relaxamento combinado com a respiração diafragmática, certamente, reduzirá a respiração ofegante, a taquicardia e o tremor.

Mas o importante é que normalmente a respiração seja feita usando a musculatura do diafragma, ou seja, movimentando o abdômen e não o tórax. A respiração ideal deve ser mais lenta e profunda com as pausas inspiratória e expiratórias, livre, leve e natural. Ao inspirar, deixar o abdômen expandir-se, ou seja, estufar a barriga e não o peito. Depois, expirar lentamente, expelindo o ar pela boca. Isto pode ser feito em qualquer lugar, a qualquer hora. Experimente deixar a saída do ar durar um tempo maior do que a entrada. É importante sentir a expansão torácica e abdominal de forma lenta e suave.
Isto pode ser feito compassado a respiração e inspirando lentamente pelo nariz, com a boca fechada.

Outra forma pode ser atraves da técnica da flexão de tronco. Sente-se em uma cadeira confortável e jogue o tronco para frente, apoiando ele nas coxas (você pode colocar uma almofada, se isso o deixar mais confortável). Os braços e a cabeça ficam soltos em direção ao chão. Como nesta postura o abdômen estará comprimido pelo apoio, o movimento respiratório é levado para as costas. Fique o tempo que se sentir confortável e atenção ao retornar. O movimento de retorno se inicia na lombar e vai subindo vértebra por vértebra, sendo a cabeça a última que se alinha. Lembre-se de manter a coluna sempre reta nesses momentos.
Se os sintomas persistirem, procure um médico e/ou psicólogo. Espero ter sido útil. Melhoras para você!

A ansiedade é um sentimento vago e desagradável de medo e se caracteriza por tensão ou desconforto derivado de antecipação de perigo diante de algo desconhecido ou estranho.

Quando a ansiedade e o medo são patológicos? Quando são exagerados, desproporcionais em relação ao estímulo e interferem com a qualidade de vida, o conforto emocional ou o desempenho cotidiano da pessoa.

Técnicas de relaxamento e respiração, somadas a psicoterapia tem ótimos resultados.