Eu não sinto vontade de fazer uma família é normal?

27 respostas
Eu não sinto vontade de fazer uma família é normal?
Olá.
Cada pessoa tem seus sonhos e objetivos de vida. Querer formar uma família (casar, ter filhos) é o desejo de algumas pessoas, mas não uma obrigação.
Você precisa achar aquilo que lhe faz feliz e bem. Se ter uma família tradicional não é algo que busca nesse momento, foque no que tem vontade de realizar, sem se comparar ou se culpar por isso.

Acredito que seria importante investigar o que realmente tem valor para você, não para saber se é normal ou não, mas para que você tenha segurança de suas escolhas, sejam elas quais forem.
Cada um faz suas escolhas na vida. Suas preferências. Mas se está lhe incomodando. Busque uma ajuda psicológica.
Olá! Mesmo que esse seja um desejo comum em nossa sociedade, não há nada errado em não querer formar uma família tradicional. Você pode construir uma vida significativa para você independentemente dessa decisão e, para isso, é importante identificar quais são os seus valores para orientar suas ações.
Olá!
Formar uma família é um desejo e imposição da nossa sociedade, algo criado pela nossa cultura. Porém, esse conceito tem se modificado, e cada vez mais os jovens veem sentido desejos diferentes. Independente das suas escolhas siga os seus objetivos. A psicoterapia é uma ótima ferramenta para o autoconhecimento, caso isso lhe cause sofrimento. Um abraço. Fico à disposição. Letícia de Paulo
Boa noite! Cada ser humano tem seus desejos, sonhos e expectativas, cada um vai se organizar e buscar para si aquilo que o satisfaz. Se vc não deseja constituir família não se preocupe com isso, busque o vai te trazer felicidade. Bjo
Sim, é normal, principalmente reconhecendo que o normal é um conceito criado e mutável, assim como o conceito de família. Acho prudente investigar qual tipo de família você não quer criar/pertencer e se existem outras possibilidades para o sentido de família. Fica o convite à essa reflexão tão importante para diversos jovens que se deparam com as contradições de ser adulto na atualidade.
Olá!
Sua pergunta carece de mais informações. Qual é a sua idade? desde quando você tem este pensamento? Aconteceu algo em sua família que deixou você marcado(a) e está rejeitando a ideia de constituir uma família? Existe muitas e muitas coisas que de repente nem você tem as respostas, por isso te recomendo procurar um psicólogo que lhe inspire confiança para que possa lhe ajudar a ter respostas para a sua vida. Desejo felicidades e uma resposta assertiva para a sua vida. abraços
Obrigada por sua pergunta. Claro que é normal, nem todos acabam seguindo o "script" de vida e está tudo bem. Não seria "normal" caso você tenha tido alguma experiência impactante e/ou traumática e que tenha te deixado com medo/receio de constituir família e acabar passando pelo que você mais teme. Se não for o caso, está tudo bem. A vida é isso mesmo.
Se quiser falar mais sobre isso, conte comigo. Vou adorar!
Olá! Formar uma família é um desejo/ objetivo bem comum em nossa sociedade, porém não desejar o mesmo que a maioria não significa que tenha algo de errado. Talvez você apenas tenha desejos/ objetivos diferentes. Mas acho que vale a pena investigar, qual sua experiência em relação a família, entre outros elementos... Para isso marque uma consulta com um (a) psicólogo(a) para trabalhar um pouco do autoconhecimento.
Olá, bom dia
Isso não é um problema. Cada um tem um objetivo/valor para alcançar e tudo bem o seu não ser igual ao de outras pessoas. Caso isso esteja te incomodando busque ajuda para entender o porquê. Espero ter ajudado.
Olá, porque não seria normal? Nem todas as regras e conveniências se aplicaram a todos. Caso isso seja motivo de angustia e desconforto para você procurar ajuda especializada de um psicólogo seria ideal para lidar com essa situação. Cuide-se e forte abraço.
Olá! A família como conhecemos é fruto de uma construção, o que significa que nem sempre foi assim, e não precisa continuar sendo. Muitas vezes, a pressão para constituir uma família dentro da normativa social é algo que nos faz abrir mão de muitas coisas. Existem formas diferentes de ser e estar no mundo, e nenhuma delas é errada. Contudo, é importante entender as razões daquilo que nos provoca esses questionamentos, as razões daquilo que fazemos, sentimos e pensamos em relação a isso. Assim, é possível buscar formas mais confortáveis e livres de ser, permitindo a sustenção do desejo, seja ele qual for.
Olá, como vai?
O conceito de família é uma construção social e subjetiva, assim como vários outros significantes que cercam quem nós somos e o mundo a nossa volta. Assim, é importante que, caso esse conceito seja uma questão pra você, que haja a procura de um profissional ou a abertura para falar disso com amigos/família, lembrando sempre que estes últimos lhe ouvirão através de uma outra ótica, isto é, do aconselhamento, da visão de mundo deles, o que pode prejudicar sua compreensão sobre esse tema. Na dúvida, procure um psicólogo.
O que é família para você? Independente da composição que idealiza, o "normal" seria aos olhos de quem? Sociedade? Família? A estrutura dessa família funcionaria para você? Resgate o sentido disso para você e o valor para sua vida. O autoconhecimento pode lhe ajudar a encontrar tais respostas.
É normal e não há nada de errado. Ter e constituir família é algo tão presente na nossa cultura que ir contra isso provoca dúvidas, vergonha ou até culpa. Contudo, hoje existem vários modelos de família, o que inclui famílias formadas por apenas uma pessoa. Felizmente, essas famílias novas estão se tornando mais aceitas. Espero que fique bem, abraço!
Olá
Sim por que não? Desde que a decisão que você for tomar acompanhar o seu desejo, nenhum problema. Não temos que nos encaixar em modelos pré-prontos de normalidade ou de felicidade.
Boa sorte
Olá!
Com a maior abertura social para diferentes discursos, a família já se configura em diferentes composições sem que isto seja anormal. A exemplo, uma família com um só genitor está muito mais comum a partir da aceitação civil do divórcio. Ou os bancos de semen que tiram a condição de par como única forma de concepção.
Desta forma, também o “destino”: crescer, trabalhar e ter uma família, inscrito com naturalização perde força na cultura. Penso que isto ajuda cada indivíduo buscar suas condições para se inscrever com maior liberdade em suas escolhas. Ainda estamos em transições, portanto, dúvidas como a tua ainda fazem muito sentido e refletem como certa institucionalização de “destinos” nos afetam. Que bom poder ter mais opções, mesmo que esta liberdade nos cause a angústia das escolhas, pois demandam maior responsabilidade do que simplesmente repetir a fórmula de outros.
Se isto estiver pesando demais, seria bom ter um lugar para aprofundar tua questão, como uma análise psicanalítica.
Te convidamos para uma consulta: Teleconsulta - R$ 130
Sim, o importante não é constituir uma família, porque é culturalmente normal. O importante e normal é como me sinto em relação às minhas escolhas. Se você está se sentindo pressionado, incomodado, avaliado, apontado.... porque não deseja seguir padrões estabelecidos, sugiro iniciar um processo terapêutico que lhe proporcionará recursos para tomada de decisões com mais segurança. Estou à sua disposição para uma consulta. Forte abraço!
Olá, boa tarde. Por um lado, cada um de nós pode (e com frequência tem), objetivos e desejos diferentes. Por outro lado, pode ser importante ficar de olho no quanto estamos deixando de querer algo, por possíveis bloqueios emocionais, psicológicos, que possam estar ali, e que se não estivessem, quereríamos aquilo. É algo caso a caso, que tem de ser olhado com calma, para conseguir diferenciar entre um e outro, e tomar as medidas necessárias. Fico a disposição se quiser conversar mais a respeito. Abs!
Bom dia. Sobre sua vida só você pode fazer suas escolhas. O que faz sentido hoje, pode não fazer amanhã e o contrario também. Sendo assim ajuda profissional e comportamental pode com certeza ajudar você entender tudo que pode te levar a sentir-se assim e se for genuíno que assim seja
Olá! :) Espero que esteja bem! Formar uma família é algo culturalmente estimulado na nossa sociedade. Entretanto, não é uma regra. Da mesma forma, não podemos dizer que o correto é formar uma família e sim que o correto é você ser feliz, certo?
Olá.
Sim, isso pode ser normal.
Não são todas as pessoas que possuem o desejo de constituir uma família, e está tudo bem. A nossa sociedade coloca isso como uma "obrigação" para ser feliz. Mas, você deve escolher fazer o que lhe faz feliz, não o que os outros dizem
É. Mas sugiro psicoterapia para se conhecer melhor.
Olá.
De certa forma, sim. Talvez você não sinta o interesse de formar uma família e isso é normal. Tenha em foco o que é necessário para você para depois decidir se forma ou não.
Sim.
Sim, isso é perfeitamente normal desde que não seja um problema para você. Existem inúmeras pessoas que não desejam constituir família por inúmeros motivos. Também não é algo definitivo. Voce pode mudar no futuro.Agora se existe uma preocupaçào com o fato sugiro buscar um auxilio terapeutico para entender melhor sua decisão.