Eu posso usar a hipnose para "esquecer" um abuso sexual e moral? Ou eu continuaria me lembrando do m

30 respostas
Eu posso usar a hipnose para "esquecer" um abuso sexual e moral?
Olá, tudo bem?
Sou Psicóloga mas não atuo com a hipnose, porém acredito que nenhuma técnica irá fazer você esquecer algo tão profundo e sério assim.
Falar sobre os seus sentimentos é muito importante para poder curar feridas. Não conseguimos "esquecer" o nosso passado, mas podemos sim aprender a viver com ele.
Fico à disposição caso queira trabalhar estas questões que te incomodam.
Fique bem

Olá como vai ? Eu já trabalhei com muitas de abuso e hoje sei que o falar em análise é muito importante para conseguir elaborar a questão e seguir com a sua vida da melhor forma possível. Pense a respeito. Podemos conversar mais sobre o tema. Fico à disposição. Acredite, é possível.
Olá! Acredito, como disse a colega acima, como esquecer algo tão doloroso e profundo. Você pode fazer o que acredita ser bom pra você. Porém, sugiro que você busque por ajuda de um psicanalista/psicólogo, para reviver e falar sobre sentimentos que causaram marcas profundas. Através das palavras e sentimentos revividos em um lugar de acolhimento, você poderá resinificar os afetos, mas esquecer de fato é muito difícil. À medida que consegues dar novos significados aos seus sentimentos ele ficará mais aceitável em seu cotidiano. Mas de qualquer forma, procure por ajuda!
Olá,
Reitero a importância da análise/ psicoterapia, e quando associada à EFT - Emotional Freedom Techniques, pela minha experiência, há uma efetiva resolução das questões emocionais, de modo que se torna uma memória neutra e deixa de causar consequências comportamentais, bloqueios mentais, emocionais...
Espero ter ajudado!

Procure saber mais sobre a EFT! É muito efetiva nesses casos!
Freud substituiu o método a que denominou 'Hipno-catártico' pela Livre Associação de Ideias no enquadramento psicanalítico propriamente dito. BOA SORTE!
Olá, a hipnose não serve exatamente para fazer esquecer traumas, pois o paciente não consegue estar ativamente consciente nesta técnica. O paciente na hipnose consegue se lembrar inconscientemente das memórias traumáticas, porém quando sai do estado de transe, geralmente não se lembra de nada do que ocorreu. O mais recomendado no seu caso é buscar uma terapia tradicional com enfoque em traumas psicológicos, um profissional que já tenha experiências ou especialização em tratamentos traumáticos. Cuide-se ! Abraço!
Olá! Infelizmente, a violência deixa marcas profundas e dolorosas, que farão parte da sua vida, por isso um processo de análise ou uma psicoterapia podem ser caminhos possíveis que te ajudem a encontrar formas para lidar com essas marcas. A hipnose é um estado alterado de consciência, ou seja, ela transfere o foco do presente para possibilitar, muitas vezes, acesso a conteúdos, ou mesmo desfocar de algum tipo de dor. No entanto, esses conteúdos não deixam de existir.
Bom dia .Tenho atendido inúmeros casos de abuso , com resultados satisfatórios , a partir do momento que o paciente se sente acolhido , consegue falar sobre essa dor , não se escondendo mais atrás de um muro de dor .
Importantíssima a contribuição , na elaboração do trauma e crescimento pessoal .
Olá, Boa Noite!

Apesar de hoje em dia existirem muitas técnicas que podem de alguma forma ser efetivas, o ideal sempre é a psicoterapia. Digo isso por que é um acontecimento que de alguma forma pode vir a desencadear algumas outras sequelas psicológicas, como uma possível dificuldade em relacionamentos, autoestima dentre outros.
Sinto muito pelo que te aconteceu... Infelizmente, nosso passado não se apaga, e faz parte da nossa história. Podemos aprender a usar toda a dor que passamos para transformá-la em força para seguir em frente. Lembre-se que nosso sofrimento pode nos tornar muito mais fortes e resilientes.
A hipnose ou hipnoterapia é uma técnica fantástica para ajudar a superar traumas e dificuldades que estão profundamente enraizados no inconsciente como um abuso sexual. Não se pode APAGAR esta lembrança completamente pois existem GATILHOS que podem fazer com que esta venha à tona repentinamente. Mas a hipnose pode sim RESSIGNIFICAR esta lembrança, ou seja, fazer com que a mesma se torne mais "suportável" e não traga mais tanta dor ao traumatizado.
Esquecer algo que deixou marcas tão profundas é muito difícil e por mais que conseguisse reprimir de alguma forma, alguns gatilhos cotidianos poderiam aos poucos resgatar essas dores.
A psicoterapia seria o mais indicado pois iria te ajudar a suportar, entender e ressignificar essa dor, ao ponto de você saber o que houve mas isso não machucar mais. É algo paralelo a uma cicatriz. A psicoterapia vai te ajudar a limpar o ferimento, fechar ele, e depois você vai ver a cicatriz mas ela não vai doer quando você tocar.
Se precisar, posso te ajudar.
Freud usou a hipnose no início do seu trabalho e abandonou essa prática, entendendo que ela não era efetiva como parecia para traumas como o que você viveu. Mesmo assim, a hipnoterapia pode ter efeitos terapêuticos. Para tratar de fato o trauma, é indicada a psicanálise, prática capaz de mexer no inconsciente, onde o trauma se localiza e gera sintomas.
Talvez a questão do esquecimento se apresente a você durante sua história. A hipnose tem seus efeitos terapêuticos e pode ser usada no seu caso. A psicanálise seria também interessante no sentido de passar essa experiência e bordejá-la sem precisar apagar. Isso requer algum tempo de trabalho e necessita de seu engajamento. Fico disponível.
Prezada, acredito que essas são questões delicadas que te atravessam e, consequentemente, lhe defrontam com suas dores e sofrimentos decorrentes da cena . A priori penso ser interessante ter acesso a um profissional que lhe acolha e, em um segundo momento, compreender a terapêutica que lhe traria maior eficácia. Penso que a principio hipnose pode ser recomendável já que desde Freud se presumia ao hipnotismo um processo de cura, sobretudo, no que concerne à suspensão de sintomas. Entretanto, articular verbalmente os significados e significantes por meio de um método de construção, desconstrução e reconstrução de uma trajetória narrativa daquilo que nos atravessa seria capaz de proporcionar uma maior manutenção no processo de cura das nossas experiencias subjetivas. Por isso lhe convido a se disponibilizar a experienciar tal processo. Caso precise estarei à disposição. Sinta-se acolhida!!
Olá! Infelizmente, essas marcas não são apagadas dessa forma... a terapia é o caminho que pode parecer o mais difícil, mas é o mais indicado para elaborar o que aconteceu com você e aprender a viver com essa marca. Assim como uma ferida física, o tratamento implica em olhar, analisar, mexer, cuidar bem... até se formar uma cicatriz. Exige tempo, e a cicatriz não desaparece, mas não dói da mesma forma.
Boa noite!
Penso que "esquecer" não é uma escolha que podemos fazer com tanta facilidade assim, pelo contrário, o que fica "retido" no inconsciente e não é trazido para consciência, pode produzir sintomas muitos sérios e fazer com que um indivíduo adoeça. Então, o melhor que se pode fazer no caso de experiências traumáticas como o abuso de qualquer ordem, é você poder contar com a ajuda de uma Psicoterapia Psicanalítica para poder colocar em palavras tudo o que pensa, sente e todo afeto que tem dentro de você. Assim, com a elaboração desta experiência traumática, você vai conseguir fazer com que ela deixe de ter um enorme peso na sua vida e talvez um dia caia em esquecimento naturalmente.
Espero ter ajudado um pouco e fico à disposição.
Abraços e uma boa noite para você!
Olá. Como você bem se expressou, até onde vai o "esquecer"? Todo abuso é uma experiência traumática e dolorosa de ser relembrada e falada, porém é importante que se possa falar dela para que assim seja possível repensar modos de ressignifica-la e torná-la menos sofrida, do modo que for possível de relembrá-la. Estou à disposição para te escutar e te auxiliar.
Não. Ninguém faz amnésia proposital. Você só desfragmenta memória com demência ou com o tempo pelo processo natural. Nenhuma técnica vai fazer você apagar e sim ressignificar e dessensibilizar o trauma. Procure por hipnose, EMDR, Brainspotting. Um boa jornada !
Te convidamos para uma consulta: Terapia online - R$ 250
Não.
Recomendo a terapia com profissional experiente na vivência sexual. Fuja dos profissionais religiosos.
Olá, talvez esquecer não seja o melhor caminho. Quando esquecemos de algo, principalmente se tratando de um trauma significativo, esse esquecimento pode retornar em forma de medo, sintomas físicos, sonhos, em fim, essa lembrança não consegue ser realmente esquecida. Indico que procure uma psicóloga para conseguir lidar de uma melhor forma com essa questão.
Te convidamos para uma consulta: Psicanálise - R$ 150
Infelizmente não é possível apagar essas cicatrizes, mas você pode escrever algo bonito por cima. É possível elaborar e ressignificar.
O importante é elaborar essa situação, de modo que ela não mais te atrapalhe. Para isso a psicanálise e a experiência somática podem ajudar muito nesse processo. É preciso trabalhar a questão desse trauma no fisico e no emocional.
Se quiser marcar um horário para atendimento online, estou à disposição.
Te convidamos para uma consulta: Teleconsulta - R$ 130
No começo da psicanálise, cuidando das histéricas, Freud fez uso da hipnose. Porém, ele percebeu os limites desta técnica. O hipnotismo colocava o sujeito do inconsciente (analisante) em uma posição passiva diante do analista. Tendo a sensibilidade para perceber isso, em um ato revolucionário, o criador da clínica da escuta investiu na "associação livre". No irrompimento de ideias, mas também na observação de chistes, equivocação, sonhos, em suma, referências que possibilitariam ao paciente produzir a "escrita" do inconsciente. Para superar as marcas subjetivas do abuso, você necessita perceber em análise como tal experiência lhe maculou. Assim, se não houver "esquecimento" propriamente, ao menos viverá com certa clareza acerca de suas fragilidades. Coloco-me à disposição para lhe ouvir.
Não, isso não existe. A Hipnose/Hipnoterapia pode ajudar muito no elaborar dessa questão. Se deve elaborar com a Terapia e exercícios de Hipnose para tratar as demandas oriundas do trauma sofrido, como estresse. Sou Hipnoterapeuta e Psicanalista. Fique a vontade para contatar-me e esclarecer suas dúvidas.
Olá! Negar acontecimentos traumáticos na vida é manter pensamentos e sentimentos ruins impregnados na alma e no corpo. Nenhuma técnica ou tratamento apagará seu passado.
Para poder seguir em frente, sem carregar tanto peso dos ocorridos, importante colocar tudo pra fora a partir da fala num tratamento psicanalítico.
Boa noite, eu não acredito em hipnose/hipnoterapia como tratamento efetivo e duradouro. No entanto, qualquer abordagem tecnicista a cerca do cenário por você retratado seria uma avaliação superficial e "selvagem" a única certeza que sua narrativa deixa transparecer é o quanto é doloroso para você viver aquilo que você experimenta e narra sentir, em seu dia a dia. Sugiro que procure com urgência um espaço terapêutico sério e contínuo, conduzido por um terapeuta de sua escolha e confiança. Juntos vocês poderão constituir o ferramental para uma analise construtiva que rompa com seus limites inconscientes e formatem novas, estáveis e equilibradas ligações emocionais que possam superar esse cenário retratado por você e que evidentemente lhe é tão incomodo.
A hipnose pode ser uma ferramenta eficaz na abordagem de questões psicológicas complexas, incluindo traumas relacionados a abusos. No entanto, é importante ressaltar que a hipnose por si só não é uma solução "mágica" para esquecer um abuso sexual ou moral. O processo de superação de traumas complexos como este pode ser longo e desafiador, e envolve geralmente o trabalho em conjunto com um profissional de saúde mental qualificado. A hipnose pode ser usada como uma parte de uma abordagem mais ampla para tratar questões psicológicas, ajudando a lidar com os sintomas e os efeitos negativos a longo prazo do abuso. No entanto, é importante ter em mente que esquecer completamente o abuso pode não ser possível ou desejável.
A hipnose é uma técnica que pode ser usada para acessar estados de consciência alterados, mas não é uma abordagem eficaz para "esquecer" abuso sexual ou moral. Na verdade, tentar esquecer traumas por meio da hipnose ou de qualquer outra técnica não é recomendado e pode ser prejudicial. Em vez de tentar esquecer, é importante buscar ajuda de um profissional de saúde mental, como um psicólogo ou terapeuta, que tenha experiência em trabalhar com vítimas de abuso sexual e moral. Esses profissionais podem ajudá-lo a lidar com as consequências emocionais e psicológicas do abuso de uma maneira segura e terapêutica. A terapia, como a terapia cognitivo-comportamental (TCC) ou a terapia de exposição, pode ser mais eficaz para ajudar a pessoa a processar e superar os traumas. O objetivo não é "esquecer", mas sim aprender a lidar com as emoções e memórias associadas ao abuso de maneira saudável e construtiva. Lembrar e processar um trauma pode ser doloroso, mas é um passo importante para a cura. Buscar ajuda profissional é fundamental para garantir que você receba o apoio necessário para lidar com as experiências traumáticas e se recuperar de maneira saudável.
Te convidamos para uma consulta: Psicoterapia psicanalítica - R$ 230
Como hipnoterapeuta, é importante enfatizar que a hipnose não é uma ferramenta para "esquecer" eventos traumáticos, como abuso sexual e moral. A hipnose não é capaz de apagar ou eliminar memórias traumáticas de forma segura e ética. Tentar usar a hipnose para "esquecer" um trauma pode ser perigoso e potencialmente prejudicial para o bem-estar emocional e psicológico do indivíduo.

Em vez disso, a hipnose pode ser utilizada como parte de um processo terapêutico mais amplo para ajudar a pessoa a lidar com os efeitos do trauma e a encontrar formas saudáveis de processar e integrar suas experiências. A hipnoterapia pode ser útil para ajudar o paciente a acessar recursos internos, fortalecer a resiliência emocional, reduzir sintomas de ansiedade e estresse relacionados ao trauma, e promover o autocuidado e a autocompaixão.

É importante que qualquer abordagem terapêutica para o trauma seja realizada por um profissional qualificado e experiente em lidar com questões de trauma. Terapeutas treinados em trauma podem oferecer uma variedade de abordagens terapêuticas baseadas em evidências, como a terapia cognitivo-comportamental (TCC), a terapia do processamento cognitivo (TPC), a terapia cognitivo-comportamental baseada em mindfulness (TCBM) e a terapia de exposição prolongada (TEP), entre outras.

Se você é uma vítima de abuso sexual ou moral, é importante buscar apoio de um terapeuta qualificado que possa ajudá-lo a navegar por suas experiências de forma segura e eficaz. Você não está sozinho, e existem recursos e profissionais disponíveis para ajudá-lo a encontrar cura e recuperação.