Eu sou transexual,e tenho uma auto estima baixa e um sentimento de inadequação social. Eu tenho a sensação

12 respostas
Eu sou transexual,e tenho uma auto estima baixa e um sentimento de inadequação social. Eu tenho a sensação e a impressão que as pessoas nao irão gostar de mim, e me afasto, me isolo, evito contatos.cheguei a um ponto de quase não sair mais de casa. Não sei mais o que fazer?
Boa tarde!

Relamente viver a sua transexulidade em uma sociedade ainda preconceituosa não é fácil. Penso que o caminho seja buscar ajuda profissional de um psicoterapeuta para que você possa trabalhar todas as questões que lhe fazem sentir inseguro ou insegura, e para que gradativamente, você consiga vencer essas questões e aumentar sua autoestima e autoconfiança e poder ser com felicidade quem você é.

Força!
Um abraço

Olá! Em complemento ao que foi mencionado pelos profissionais que já lhe responderam, noto que, apesar do preconceito social ser um fator que possa contribuir para essa sensação de inadequação que você sente, suas crenças pessoais sobre si mesmo, também parecem lhe atrapalhar bastante. Quando as crenças pessoais negativas de uma pessoa entram em ação dentro de uma situação específica, (como por exemplo em um momento de interação social) o indivíduo passa a enxergar toda a situação pelas lentes destas crenças negativas, interpretando a situação como ameaçadora, gerando pensamentos negativos ( exemplo: "ninguém vai querer falar comigo" ; "eles não gostam de mim") ; isso poderá fazer com que essa pessoa se sinta ansiosa e com sentimentos de inadequação, gerando portanto comportamentos evitativos como o isolamento social por exemplo. A psicoterapia individual lhe ajudará a remanejar e lidar com essas crenças limitantes, de modo a melhorar sua autoestima desenvolvendo autoconfiança.
Então, o que você deseja fazer em relação ao seu sofrimento? Permanecer nele, que você declara já estar difícil de suportar?
Ou tentar encontrar alguma saída que diminua seu sofrimento?
Ou será que tem dúvidas sobre o que quer e, portanto, não sabe exatamente o que fazer?
Se quiser arriscar, pode procurar ajuda até para ver o que realmente você quer pra você.
Já experimentou fazer Psicoterapia? Porque é uma maneira mais profunda de ter consciência de si mesma,não fugir dos sentimentos que incomodam porque passa a ter condições de lidar com eles, e essa reorganização vai ajudando a lidar na vida, e se for necessário, com a ajuda medicamentosa que um profissional da área poderia receitar.
Psicoterapia é uma ferramenta importante para lidar com suas questões pessoais e emocionais. O processo de psicoterapia possibilitará a auto compreensão e a busca por caminhos mais saudáveis e menos sofridos para as dificuldades.
Com isso, a autonomia e o empoderamento serão resultados cada vez mais possível.
Oi, boa tarde!

A psicoterapia pode ser uma grande aliada sua para conversar com esse sentimento de angústia e poder se conhecer melhor, se apropriar de suas características e não depender (ou se ferir) mais da avaliação do outro, atender apenas à sua própria avaliação, para aí então criar relações onde você tem segurança de si independente do julgamento do outro.

O acompanhamento psicoterapêutico te acompanhará de mãos dadas, com respeito e dentro do seu tempo, para atravessar os seus conceitos pré-formados sobre você e sobre o outro, e assim melhorar sua qualidade de vida.

Espero ter ajudado!

Estou à disposição!
Mais importante do que a situação em si, é como lidamos com ela. Por isso acredito que a psicoterapia será muito útil no seu caso, pois lhe ajudará a lidar com os sentimentos de inadequação e crenças negativas, além de oferecer um espaço onde você pode aprender a se valorizar e gostar mais de si mesmo. Poder dividir, se conhecer e se perceber de uma forma mais ampla são ferramentas muito importantes para se adaptar ao ambiente externo, que quase sempre é desafiador. Experimente procurar um psicólogo e tenho certeza de que poderá beneficiar-se da terapia como um movimento de mudança e mais bem estar em sua vida.
Boa noite!
O ideal é você iniciar um acompanhamento psicoterapeutico para te ajudar a entender por tudo o que você passou e está passando.
Nascer em um corpo que não corresponde com nossa identidade é algo difícil , e essa barreira você já venceu a partir do momento que teve coragem de ser quem você realmente é!!!!!
Agora é cuidar desses machucados emocionais que fizeram com que tivesse sua autoestima diminuída .
Qualquer dúvida pode me chamar!!! Um beijo
Olá! A maioria das pessoas ao longo da sua vida terão questões relacionadas a sexualidade. Em muitos caso isso causa um enorme sofrimento e uma sensação de desamparo. É muito importante buscar um tratamento, para que aos poucos você vá se apropriando da sua vida.
Tem um livro que indico para meus pacientes chamado Transexualidade: O corpo entre o sujeito e a ciência, mas a leitura não substitui a busca por um atendimento.
Se a depressão estiver te impedindo de fazer qualquer coisa, busque um psiquiatra. Se você não tiver plano de saúde, muitas universidades públicas e particulares possuem atendimento.
Obrigada pela pergunta!
Não é fácil ser transexual numa sociedade que ainda engatinha para a aceitação da diversidade.Mas, você não precisa passar por isso sozinhx , procure ajuda de um psicólogo, para trabalhar seus sentimentos e emoções, além de procurar um psiquiatra para avaliar se é o caso de entrar com o tratamento medicamentoso.
Espero ter ajudado.
Cristina Mostardinha - Psicóloga e Terapeuta Sistêmica
Olá,

Todo ser humano tem a necessidade de ser aceito e amada pelas pessoas que convive, porém, infelizmente vivemos em um contexto de preconceitos e intolerâncias. A auto estima é construída através das relações que temos com as pessoas (nossos pais ou cuidadores desde a infância, amigos e outros parentes). Muitas vezes há uma falha por grande parte destas pessoas em aceitar a sexualidade do outro e isto pode gerar um sentimento desagradável de rejeição. Além da sensação de rejeição, o histórico de vida que você traz pode ter gerado crenças e comportamentos que retroalimentam estas sensações fazendo com que você se isole das pessoas e se sinta mal.
Minha primeira orientação é que você procure um psicólogo para trabalhar as crenças e vivências que fundamentam sua condição de baixa autoestima.
Sugiro também que procure contextos onde você se identifique com as pessoas e onde há respeito e compartilhamento de questões semelhantes às suas. Isso pode ajudar você a se sentir melhor.
Boa tarde! Reforçando os comentários dos colegas, esse sentimento é muito comum, pois, nossa sociedade ainda está muito preconceituosa. Identificar o prejuízo que seu comportamento está trazendo para sua vida é muito importante. Busque ajuda de um psicólogo (a) para que possa te ajudar a enxergar vida na sua vida!