Eu tenho anedonia e depressão nível 3. A anedonia pode ter aflorado por um trauma?

6 respostas

Eu tenho anedonia e depressão nível 3.
A anedonia pode ter aflorado por um trauma?
A anedonia é um dos sintomas de depressão. Contudo o seu questionamento sobre a origem da anedonia ter relação com um trauma é verificado em vários casos, mas nem por isso podemos considerar que aconteceu em todos. No seu caso sugiro uma investigação realizada em uma análise.

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
Dentre os diversos sintomas da depressão, a anedonia é uma delas. Eventos traumáticos podem ter relação com a depressão também, mas é necessário uma análise do seu caso, para confirmar tal relação. Att Ana Paula Nunes, Salvador-BA.
Em Grego, a palavra "hedone" significa prazer. Portanto anedonia significa a incapacidade de sentir prazer em atividades que antes eram consideradas prazerosas. Está muitas vezes associada a depressão e pode ser um dos sintomas mais importantes na depressão grave. A priori, medicamentos e psicoterapia são tratamentos mais indicados e associados. Contudo, em muitos pacientes a pratica de exercício físico, Ioga e o investimento de tempo de qualidade com família e amigos tem trazido grande alívio. Se pode ter sido desencadeada por um trauma é uma questão um pouco ampla já que o trauma pode ser a gênese da depressão e por consequência clínica da anedonia. Mas há outras possibilidades para o contexto pós traumático.
Os sintomas, embora possam ser comuns em muitas pessoas, se manifestam diferentemente e com um sentido particular em cada uma delas. É importante um processo de análise e/ou psicoterapia para que possa tentar entender a que ideias os seus sintomas estão associados e o porquê de estarem lhe apassivando ou paralisando.
Sugiro que vc esclareça tais dúvidas com o profissional de saúde mental que te acompanha.
Olá. De uma forma bem simples de explicar, a anedonia é a falta da alegria. A falta de sentir prazer nas coisas e relações. Como os colegas já informaram, está relacionada com depressão e esquizofrenia.
É sempre recomendado que você procure um momento de sua vida em que você não se sentia assim, para tentar descobrir o que ocasionou tal situação.
Não deixe de procurar ajuda profissional. Pois as dificuldades vem e vão, fazem parte da vida. Mas como reagimos à ela, é particular de cada um. E se conhecer melhor, poderá te ajudar a reagir de forma mais otimista à essas dificuldades ok?
Abraços.

Especialistas

Aline Bezerra

Aline Bezerra

Psicólogo

Natal

Natália Lenzi Nodari

Natália Lenzi Nodari

Psicólogo

Florianópolis

Bruniele Souza

Bruniele Souza

Psicólogo

Recife

Arthur Weinmann Tietze

Arthur Weinmann Tietze

Psicólogo

Sapucaia Do Sul

Renata Camargo

Renata Camargo

Psicólogo

Camaquã

Luis Falivene Roberto Alves

Luis Falivene Roberto Alves

Psiquiatra

Campinas

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 23 perguntas sobre Anedonia
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.