Eu tenho anedonia e depressão nível 3. A anedonia pode ter aflorado por um trauma?

6 respostas

Eu tenho anedonia e depressão nível 3.
A anedonia pode ter aflorado por um trauma?
A anedonia é um dos sintomas de depressão. Contudo o seu questionamento sobre a origem da anedonia ter relação com um trauma é verificado em vários casos, mas nem por isso podemos considerar que aconteceu em todos. No seu caso sugiro uma investigação realizada em uma análise.

Dentre os diversos sintomas da depressão, a anedonia é uma delas. Eventos traumáticos podem ter relação com a depressão também, mas é necessário uma análise do seu caso, para confirmar tal relação. Att Ana Paula Nunes, Salvador-BA.
Em Grego, a palavra "hedone" significa prazer. Portanto anedonia significa a incapacidade de sentir prazer em atividades que antes eram consideradas prazerosas. Está muitas vezes associada a depressão e pode ser um dos sintomas mais importantes na depressão grave. A priori, medicamentos e psicoterapia são tratamentos mais indicados e associados. Contudo, em muitos pacientes a pratica de exercício físico, Ioga e o investimento de tempo de qualidade com família e amigos tem trazido grande alívio. Se pode ter sido desencadeada por um trauma é uma questão um pouco ampla já que o trauma pode ser a gênese da depressão e por consequência clínica da anedonia. Mas há outras possibilidades para o contexto pós traumático.
Os sintomas, embora possam ser comuns em muitas pessoas, se manifestam diferentemente e com um sentido particular em cada uma delas. É importante um processo de análise e/ou psicoterapia para que possa tentar entender a que ideias os seus sintomas estão associados e o porquê de estarem lhe apassivando ou paralisando.
Sugiro que vc esclareça tais dúvidas com o profissional de saúde mental que te acompanha.
Olá. De uma forma bem simples de explicar, a anedonia é a falta da alegria. A falta de sentir prazer nas coisas e relações. Como os colegas já informaram, está relacionada com depressão e esquizofrenia.
É sempre recomendado que você procure um momento de sua vida em que você não se sentia assim, para tentar descobrir o que ocasionou tal situação.
Não deixe de procurar ajuda profissional. Pois as dificuldades vem e vão, fazem parte da vida. Mas como reagimos à ela, é particular de cada um. E se conhecer melhor, poderá te ajudar a reagir de forma mais otimista à essas dificuldades ok?
Abraços.