Tive um término de namoro a 9 meses atrás, depois do término senti muita culpa, me senti muito anest

22 respostas
Tive um término de namoro a 9 meses atrás, depois do término senti muita culpa, me senti muito anestesiado emocionalmente parecendo que eu não desenvolvi sentimento de saudades sendo que a minha ex namorada foi uma pessoa muito boa para mim, e isso me deixou péssimo, desde então venho me culpando muito por essas coisas, e tô ficando muito depressivo com isso e percebo que a situação só piora, desenvolvi uma anedonia, e sinto que só sou uma pessoa existindo sem sentir felicidade ou desejo por nada. Estou preocupado porque estou com medo de ser algo grave e sei que estou diferente da maiorias das pessoas, já tive pensamentos muito ruins, e a cada dia que passa fico mais preocupado.
Olá!!! sugiro procurar um(a) profissional para acolher você neste momento. Quando falamos colocamos o sentimos para o profissional certo algum sentimentos como: culpa, angústia, vergonha, raiva... dar um certo alívio.

Olá! Minha orientação é que você busque um profissional para olhar e entender melhor essa situação e como ela te tocou. Como já faz algum tempo acho que é importante olhar pra isso.

Abraço com afeto.
Olá! Imagino como este momento deve estar sendo difícil para você, visto que menciona que essa angústia vem interferindo nas atividades do seu dia-a-dia, seria interessante buscar explorar esse sentimento de culpa e anestesia, além de elaborar e ressignificar sua história com essa ex-namorada e sua história individual, com seus desejos e vivências. Indico procurar uma profissional psicóloga, iniciar um processo psicoterápico. Se cuide e estou à disposição!
Olá!!! Que acha de procurar acompanhamento clínico psicológico para lidar como o mal estar que você expressa na sua mensagem? Falar na clínica sobre esses pensamentos ruins é muito importante. Busque ajuda profissional! Abraços.
Olá, sugiro procurar ajuda profissional. Rupturas, podem ser bem evocativas, e muitas vezes precisamos de ajuda para conseguir processá-las, isso faz parte da experiencia humana, mas gera sofrimentos que as vezes não aprendemos a lidar. Qualquer coisa fico à disposição, abraço!!!
Olá! Sugiro que reflita sobre esta culpa, o motivo deste término e se antes você tinha um comportamento diferente, além disso o ideal seria fazer uma avaliação com um profissional de psicologia que poderá ajudá-lo neste processo. Nas sessões você poderá falar sobre os seus sentimentos, comportamentos, desejos, é um trabalho de autoconhecimento. Sou especialista em saúde mental e fico à disposição. Cuide-se!
É importante acompanhar e avaliar de perto a intensidade dos sintomas e tudo que envolve isso. Você pode buscar ajuda e escobrir propósitos em um ambiente de psicoterapia. Cuide-se o quanto antes.
Te convidamos para uma consulta: Teleconsulta - R$ 120
Olá. Você passou pelo término de um relacionamento que parece ter sido importante para você. O fato de você estar se sentindo dessa forma agora demonstra que há algo a ser elaborado melhor nessa situação. Às vezes sentimos coisas que não conseguimos explicar de fato o motivo delas, ou não conseguimos encontrar uma saída. Nesse momento é vital buscar um terapeuta para conversar sobre tudo isso, conseguir ajuda para compreender o que está acontecendo e elaborar com mais profundidade essa situação. A terapia pode ser um excelente caminho para que você consiga esse espaço, mas você tem que estar aberto a isso, para que o processo ocorra. Busque ajuda! Boa sorte!
Olá! Peço licença para tentar ir direto a alguns pontos descritos por você: creio que de largada existe um conflito entre 'o término do namoro' x 'sentir culpa', 'término do namoro' x 'não sentir saudades', 'término do namoro' x 'ela era uma pessoa muito boa para mim' = desenvolvimento de sintomas depressivos. Talvez, nesse caso, a Anedonia (como vc mesmo disse), pode ter características de uma 'grande defesa' contra o sentimento de CULPA, tamanha a responsabilidade pelo afastamento, pelo término de um relacionamento, além do mais, ela foi uma pessoa boa pra vc, ou seja, seria muito mais fácil resolver essa situação (o término) se ela tivesse sido uma pessoa ruim pra vc, não é mesmo??? Enfim, o ultrapassamento desse evento doloroso, depende de um processo terapêutico adequado a essa circunstância de vida. Em resumo, é isso. Te desejo boa sorte daqui pra frente!
Olá
Sinto muito que esteja se sentindo assim. Geralmente, o processo de término encerra uma série de recompensas que estamos acostumados (carinho, atenção). Pelo seu relato, parece-me que não houve um impacto grande dessa perda (você estava "anestesiado" emocionalmente). Parece que já havia um pouco de anedonia (esse sintoma já estava presente antes do término?).
Além de ser uma escuta qualificada, o psicólogo pode te ajudar a entender em quais condições você sente o que sente, e a relação disso com sua história de vida. Com a ajuda do psicólogo você pode observar quais são os comportamentos que estão mantendo essa situação para mudar ela aumentar a sensibilidade às recompensas. Um grande abraço e espero ter ajudado!
Olá... Recomendo que procure um psicólogo, sessões de psicoterapia podem lhe ajudar neste momento. Vale ressaltar que a ruptura de um vínculo íntimo entre duas pessoas pode significar crise na vida da maioria das pessoas, e a tristeza e a raiva são respostas normais e saudáveis a essa perda avassaladora. Em um rompimento, não apenas você está perdendo a pessoa que você ama, mas também sua existência como parte desse casal. Para a maioria de nós, isso significa a perda do modo como levamos nossas vidas e muito do que prezamos - amor e intimidade, as atividades sociais com as quais nos importamos, amizades compartilhadas e um lar seguro. Não admira, portanto, que o fim de um relacionamento possa parecer que a vida também acabou. Entretanto devemos ficar atentos aos sintomas, como tristeza profunda, apatia, pensamentos negativos, crises de ansiedade , falta de apetite ou dificuldade no sono, sendo sempre necessário avaliação por um profissional da saúde mental.
Te convidamos para uma consulta: Psicoterapia - R$ 120
Olá! Há vários sentimentos que precisam ser entendidos. Concordo com a opinião dos colegas, procure um psicólogo para ajudar a compreender tudo o que está acontecendo, bem como os sentimentos, principalmente a culpa que está muito forte e presente em seu relato. Não precisa sofrer sozinho, procure ajuda!
Você pode estar passando pelo luto do fim do relacionamento e seria muito importante você procurar uma profissional para te acolher nesse momento complicado; Sou psicóloga e atuo com a psicanálise e estou à disposição!
Olá,
Qualquer ruptura ou processo de separação marcam um momento da vida entre um antes e um depois. O que implica em diversas mudanças e perdas, inclusive perdas sobre nós mesmos, pois já não somos mais a mesma pessoa desde o inicio do relacionamento. As perdas nos lançam a um trabalho de luto, que é um processo lento e doloroso, que tem como características uma tristeza profunda, afastamento de toda e qualquer atividade que não esteja ligada a pensamentos sobre o objeto perdido, a perda de interesse no mundo externo, incapacidade de se relacionar novamente. Um processo de luto não passa sozinho ou com o tempo, e não tem tempo de duração determinado. Depende de várias condições, como as quais que você está descrevendo, sentimento de culpa, falta de vontade, tristeza. Mas estas condições só são possíveis ser avaliadas em conjunto em uma consulta com um Psicólogo, no qual o profissional vai te ajudar a identificar a intensidade dos afetos, a frequência, as situações que desencadeiam, reconstruir a historia deste relacionamento, para então poder se seguir em frente.
Entendo o quanto o quanto é difícil o termino de uma relação, ao que me parece você pode estar passando por uma fase de luto, tendo em vista que luto não envolve só morte e sim muitos outros fatores como ganhos e perdas. Dê-se um tempo para sentir sua dor e não fuja dela, porém se a mesma se prolongar por mais tempo e estiver causando disfuncionalidade na sua vida, como te impedindo de comer, dormir ou socializar recomendo buscar ajuda psicológica. Estou a disposição, quero ajudar você a alcançar grande objetivos por meio de pequenas atitudes.
Olá, será que você não está se cobrando por não estar se sentindo da forma como você esperava. Sentimentos não são um padrão, sentimos as coisas de modo diferente e não tem um jeito certo de sentir as coisas. As vezes também não percebemos exatamente como estamos nos sentindo e as vezes demora para cair a ficha. De qualquer forma seu humor parece estar mais rebaixado então seria importante você buscar ajuda de um profissional para tentar entender esse sentimento.
Olá! Alguns términos de relacionamento são como um luto para as pessoas e causam muitos desequilíbrios emocionais. Sugiro buscar psicoterapia para te apoiar e te ajudar a elaborar os pensamentos e emoções a respeito do ocorrido. Posso sugerir que avalie junto com um psicólogo o que você passou a pensar sobre si na situação mencionada, pois a mesma já passou a muitos meses, entretanto o sofrimento permanece. Pelo que informou, grande parte do seu sofrimento está relacionado com as interpretações automáticas que você faz da sua atuação naquelas circunstâncias e vem em forma, por exemplo, de culpa. Se a anedonia estiver muito forte, cabe avaliar se faz parte de um estado depressivo. Se for o caso, os atendimentos psicológicos e psiquiátricos podem ser utilizados em conjunto para reduzir o sofrimento mais rapidamente. Um grande abraço. Espero ter ajudado e fico a disposição para esclarecer mais dúvidas ou realizar psicoterapias.
Minha orientação é fazer psicoterapia para lidar com esses sentimentos. Abraço.
O seu relato deixa claro o quanto está em sofrimento. Possivelmente esta "anestesia emocional" vem acontecendo como uma defesa para evitar o sofrimento. É bastante importante olhar para o que viveu, o que levou a sentir culpa e ressignificar essa experiência. Nesse sentido, passar por atendimento de psicoterapia contribuirá muita para sua melhora. Fico à disposição se quiser agendar um atendimento inicial.
Olá, sinto muito que esteja se sentindo assim! Sugiro procurar um profissional que possa te acolher e cuidadosamente escutar a tua história, para que possa te ajudar a entender o que está acontecendo com você.

Rupturas tendem a ser muito doloridas, mesmo quando se entende ser o melhor. É preciso olhar pra isso que você viveu, recapitular algumas partes para ressignificar a experiência.

Fico à disposição, abraço!
Parece que foram emoções em sequencia. Primeiro a culpa, para aliviar a culpa voce se anestesiou, por ficar anestesiado voce se sentiu pior ainda o que te levou a uma depressão e anedonia. Você precisa trabalhar urgente estas emoções porque a tendencia do quadro é só piorar. Fazendo um tratamento com um especialista bem formado e experiente, você pode volta ao tempo anterior ao termino do relacionamento, onde voce era capaz de sentir tudo normalmente.
Olá! Seria importante você procurar um profissional da área de psicologia clínica para te auxiliar nesse momento. Rupturas de relacionamento são difíceis, é como se você estivesse evitando elaborar o luto, o fim dessa relação que foi tão importante para você.