Planejo fazer um tratamento psíquico,pois acho que tenho anedonia(não consigo sentir prazer nas cois

33 respostas
Planejo fazer um tratamento psíquico,pois acho que tenho anedonia(não consigo sentir prazer nas coisas como sentia antes,tambem sinto como se tudo fosse "superficial"),mas não consumo substâncias em excesso,não sou esquizofrênico e não sofro de depressão,o que acha que pode ser?
Prof. Eduardo Molina
Terapeuta complementar
São Bernardo do Campo
Independente do diagnóstico, apenas saiba que sua mente aprendeu, em algum momento, a te dar esse sentimento, esse comportamento. Sua mente acha que fazendo isso está te salvando de alguma coisa. A hipnoterapia busca tratar esta programação ruim, esse aprendizado errado. Em média, costuma durar três sessões mas pode variar. Qualquer dúvida é só me chamar.

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
Olá, boa tarde ... respondendo a sua pergunta, acredito ser importante avaliar de forma mais detalhada o que foi acontecendo anteriormente em sua vida, em uma anamnese estruturada e focal. Acredito que um trabalho multidisciplinar com psicólogo, psiquiatra e neuro, pode ser uma possível alternativa para verificar melhor o que está acontecendo, analisando também outros fatores que você mencionou. Abraço!
 Leila de Sousa Aranha
Psicólogo, Terapeuta complementar
Brasília
Olá, acredito que uma avaliação psicológica o ajudaria a compreender os fatores dessa perda de prazer na vida e, a partir daí, poderia confirmar a necessidade de avaliações psiquiátricas e neurológicas.
 Geanne Santos
Psicólogo
Rio de Janeiro
Boa tarde! Sugiro que você procure o atendimento profissional de umx psicólogx para maior compreensão destes desconfortos que você tem vivenciado. Um profissional especializado poderá te esclarecer melhor sobre estes sintomas que você menciona.
Um abraço
 Marcia Carnielli Alves
Psicólogo
São Paulo
Boa tarde! O indivíduo é um ser único, para ter um diagnóstico é necessário fazer uma anamnese e algumas sessões
Acredito que , no seu caso, deva procurar um Psicólogo, a fim de esclarecer e/ou confirmar esse diagnóstico. Além disso, ver a necessidade de uma avaliação psiquiátrica. Boa sorte.
Dr. Alcindo Miguel Filho
Terapeuta complementar, Psicanalista, Psicólogo
Niterói
Você relata uma observação sobre sua energia vital que necessita de uma escuta adequada em uma situação de acolhimento e relação técnica apropriada. As demais considerações necessitam de um enquadramento profissional consistente. Sua disposição é importante e adequada. Escolha o profissional e siga em frente. Eu lhe desejo melhoras e sorte em sua caminhada.
 Débora Laks
Psicólogo
Porto Alegre
Olá! Planejar buscar ajuda parece uma boa ideia, visto que sentes que algo está diferente em seu humor. Somente através de uma avaliação minuciosa é possível responder o que está acontecendo!! Busque um profissional qualificado e siga em frente no seu planejamento! Boa sorte!
Olá,
É importante fazer uma avaliação atenta e qualificada. Sugiro que marque consulta psicológica para relatar suas dificuldades e compreender o seu funcionamento atual. Lhe desejo boa sorte!
Você menciona que planeja fazer um tratamento psíquico. Decidir sobre isso já é um passo importante. Minha orientação é que você busque um psicólogo, pois como profissional da área, irá avaliar sua situação e orientar quanto ao tratamento adequado.
Dra. Tatiana Berta
Psicólogo
São Paulo
Anedonia diz respeito à perda do reconhecimento dos sentimentos de prazer e costuma ocorrer como sintoma de alguns transtornos, em momentos nos quais nosso organismo não está num patamar de regulação físico/psíquica que (auto)sinalize segurança. Em condições adequadas, nossa fisiologia procura trabalhar de forma harmoniosa e integrada. No entanto, quando este equilíbrio é alterado por “gatilhos” (agentes), o estresse entra em ação. Este processo de alteração fisiológica ocorre numa tentativa de adaptação que, embora gere esforço, não costuma causar danos. No entanto, quando os níveis de estresse continuam elevados e contínuos por grandes períodos, poderá iniciar-se, então, uma dinâmica de exaustão, na qual ocorre a  disfunção das defesas imunológicas, dando início à possíveis doenças associadas à condição estressante.
As situações de desgaste geralmente vão ocorrendo no “modo automático”, sem que, necessariamente, nos demos conta. Quanto mais estivermos em condições para entrarmos em contato com sentimentos/atitudes que vão surgindo, mais fortalecemos nossa flexibilidade psicológica para lidar de forma mais saudável com os diferentes eventos estressores. O trabalho multidisciplinar (avaliação do profissional da saúde), realizado muitas vezes com apoio medicamentoso e psicológico é de extrema importância para o tratamento e melhora da vida, qualquer que seja a hipótese diagnóstica levantada. Que bom que você já está dando este primeiro grande passo, que é reconhecer e avançar na busca de auxílio!
 Mariana Gordilho
Psicólogo
São Paulo
Boa tarde. Seria importante você escolher um profissional para que está avaliação seja melhor acurada. Estou a disposição
 Carla Nobrega
Psicólogo
São Paulo
Sim o ideal seria passar por uma.avaliacao com psicólogo, além com médico clínico para que seja descartado problemas orgânicos, uma avaliação psicológica para a compreensão dos sintomas psíquicos se está for a causa, ou seja, uma avaliação holística irá ajuda lo.
 Cecília Urbina
Psicólogo
Florianópolis
Boa noite. Se você percebe já tem muitas respostas e em muitas dela reforça a necessidade de diagnóstico. Importante procurar um especialista en saúde mental que você confie e que tenha o conhecimento de diagnóstico para encaminhar você ao tratamento adequado. Boa sorte!
Prof. Chryssie Branco
Psicólogo
Rio de Janeiro
Olá!! O mais importante não é o diagnóstico, mas o sintoma. Primeiro você precisa entender que essa é uma crença disfuncional que foi criada na sua mente para te proteger de alguma situação ruim do seu passado. A Hipnose Clínica vai te ajudar muito, desprogramando essa crença disfuncional e fazendo você interpretar o evento antigo de outra forma e mais do que isso vai programar a sua mente para ter crenças mais funcionais e assim você terá uma vida muito melhor!! Procure um Psicólogo que trabalhe com hipnose e você vai ver os resultados!! Estou a sua disposição para maiores esclarecimentos!
 Maria de Lourdes Kussler
Psicólogo
Novo Hamburgo
Olá. Você esta falando de perceber que algo mudou, que não está bom assim como está. Seria importante buscar a terapia que já está sendo uma hipótese considerada para melhor compreender se as mudanças são decorrentes do processo natural da vida ou outra razão. Assim poderia sentir-se melhor, ou tratar o que não está contribuindo para isso. Também encontraria as respostas para as dúvidas, confirmaria ou não o que se passa, os questionamentos que está fazendo seriam compreendidos.
 Kelly Fernandes
Psicólogo, Psicanalista
Santo André - Pb
Boa tarde! Compreendo a dificuldade em se tolerar o não saber e, por isso, muitas vezes um "diagnóstico" é procurado para sustentar momentaneamente um sentimento de possibilidade de restabelecimento.Vou me abster de ser didática (falar sobre anedonia) por considerar que, não estarei te auxiliando desta forma. É importante compreender de forma subjetiva, quais os fatores emocionais que podem estar ou não envolvidos no desencadeamento dessas vivências de ausência de prazer e, para isso, se faz necessário uma análise pessoal individual.
Proponho então que coloque em prática, assim que possível, o seu já desejo de iniciar uma análise pessoal; consequentemente é possível que (a medida que possa ampliar a compreensão de si e descobrimento de recursos pessoais) , paulatinamente, restitua os sentimentos de prazer.
Espero ter auxiliado.
À disposição.
 Márcia Regina Franco Franzoni
Psicanalista, Psicólogo
Balneário Camboriú
Penso que mesmo não tendo o diagnóstico de Depressão orgânica, é importante iniciar um tratamento psicoterápico para ter a oportunidade de falar sobre a sua história, pois o sintoma de não sentir prazer em coisas que antes eram prazeirosas, sinaliza um conflito afetivo inconsciente, que só pode tomar uma forma diferente quando se tornar consciente através da fala ou de novos significados vivenciados e/ou sentidos em análise.
 Mariana Montes
Psicólogo
Rio de Janeiro
Olá, pelo que você relata não é possível diagnosticar nada, seria até irresponsável fazer isso. Busque um psiquiatra e ele saberá te auxiliar
 Jandir Barbosa Gonçalves
Psicólogo
Brasília
Olá boa tarde, sugiro que você procure de imediato atendimento psicológico e faça uma anamnese, sendo um profissional que utiliza do método psicoterapêutico Brainspotting, que é realizado "Reprocessamento cerebral" você poderá obter bons resultados em poucos atendimentos. Boa sorte e me coloco à disposição.
 Thiago Sepulveda
Psicólogo
Rio de Janeiro
Há muitas informações que precisam ser averiguadas. Busque um médico para avaliar seu caso pois há muitas condições clínicas orgânicas que podem figurar um quadro depressivo. Mas também sugiro que busque um psicólogo para que você possa ter um auxílio para lidar com esses sintomas.
Dra. Patricia De Lucia Nadruz
Psicólogo, Terapeuta complementar
São Paulo
Olá; então anedonia é um sintoma; a falta de prazer pode estar relacionada a muitas patologias; neuropsiquiátricas e até mesmo orgânicas (hipotireiodismo, etc.) Se você já passou pelos médicos e realmente não tem nenhuma questão seria bem interessante uma psicoterapia para entender os aspectos dessa anedonia e até para ajudar voce a voltar sentir prazer nas coisas.
 Vanessa Sandall
Psicólogo
Rio de Janeiro
Seria importante você procurar um profissional para te ajudar nessa avaliação, seja um psicólogo ou um psiquiatra, que poderá também te esclarecer melhor sobre as questões mencionadas.
 Nadia Carvalho Orizio
Psicólogo, Psicanalista
São Paulo
Olá, simplesmente uma falta de desejo por alguma coisa, sendo que o desejo é extremamente importante para você viver. Sessões de psicanálise podem te ajudar e estou à disposição!
 Gisele Rodrigues
Psicólogo
Florianópolis
Você não precisa ter um transtorno, doença ou fazer abuso de substâncias para ter anedonia, ela pode aparecer como um sintoma de um contexto maior e é preciso investigação para entender o que está acontecendo. Minha orientação é agendar consulta com psicólogo. ABraço
 Luíza Pedroso Cunha
Psicólogo, Psicanalista
Porto Alegre
Olá! A via para poder falar sobre essa anedonia é em um processo de análise. O espaço analítico é uma possibilidade de conhecer elementos de sua vida que você nem imagina que estejam ali! Boa sorte nessa procura. (:
Te convidamos para uma consulta: Consulta em psicanálise online - R$ 1
Você pode reservar uma consulta através do site Doctoralia, clicando no botão agendar consulta.
 Andressa Tanan de Jesus
Psicólogo
São Paulo
Olá. Como vai?
Que bom que planeja começar um acompanhamento psicológico. Com certeza, pode te ajudar a se observar e a se conhecer melhor e entender o que está acontecendo.
Boa sorte!
Oi. Em psicoterapia poderemos entender um pouco melhor do sentido do seu contexto de vida. Fico disponível para buscarmos juntos um sentido para isso. Abraço!
Te convidamos para uma consulta: Primeira consulta psicologia - R$ 140
Você pode reservar uma consulta através do site Doctoralia, clicando no botão agendar consulta.
 Simone de Abreu Pinheiro
Psicólogo
Rio de Janeiro
Olá! É difícil avaliar apenas por um sintoma, ter mais informações sobre você, sua história e o contexto em que você vive são importantes, além de outros elementos, para compreender o que seja. Mas a boa notícia é que existe tratamento! Busque acompanhamento para descobrir como construir uma vida mais prazerosa e com sentido!
 André Luiz Almeida
Psicólogo
Belo Horizonte
A anedonia, a sensação de não conseguir sentir prazer nas atividades que antes eram gratificantes, pode estar relacionada a uma série de fatores emocionais e psicológicos. Embora não seja necessariamente um sintoma de depressão ou esquizofrenia, essa sensação de "superficialidade" e desconexão pode refletir questões mais profundas, como um desgaste emocional, um distanciamento das próprias emoções ou até conflitos internos não resolvidos.

A psicoterapia pode ser extremamente útil nesse caso, pois oferece um espaço seguro para explorar essas sensações e entender sua origem. O processo terapêutico pode ajudar a identificar padrões de pensamento e comportamento que contribuem para essa percepção, além de proporcionar novas formas de se reconectar com o prazer e a profundidade das experiências. Com o tempo, a psicoterapia oferece ferramentas para compreender e trabalhar essas questões, promovendo um maior bem-estar emocional e psicológico.
Prof. Leonir Troscki
Psicólogo
Jaraguá Do Sul
Olá!

O que você está descrevendo, a anedonia, pode ser um sintoma associado a diversas condições, não apenas à depressão. Ela pode surgir devido a fatores como estresse crônico, esgotamento emocional ou até mesmo como parte de um transtorno de ansiedade.

Na psicoterapia cognitivo-comportamental, exploramos suas experiências e identificamos possíveis causas subjacentes para esses sentimentos. Trabalhamos para desenvolver estratégias que possam ajudar a recuperar o prazer e o interesse nas atividades diárias.

É importante buscar suporte profissional para entender melhor sua situação e encontrar a melhor abordagem de tratamento. Recomendo visitar meu perfil no Doctoralia e conferir o site HumanaMente Falando para mais informações.

Fico à disposição, fique bem!
Com afeto, Leonir Troscki - CRP12/12755.
 Laísla Serejo
Psicólogo
Recife
Entendo sua preocupação, e é muito positivo que você esteja buscando entender o que está acontecendo. A anedonia pode estar presente em diferentes contextos, não apenas em quadros de depressão ou esquizofrenia. A perda de conexão com aquilo que antes nos dava sentido e satisfação pode ser uma resposta a diversos fatores.

Recomendo que você procure um psicólogo para explorar isso mais a fundo. Com o apoio certo, é possível identificar as causas desse vazio e encontrar formas de recuperar o prazer e o significado nas experiências do dia a dia.
Boa tarde. Para realizar diagnóstico e tratamento é preciso avaliar no todo. Durante o processo de psicoterapia pode avaliar aspectos diversos e tratar seu sofrimento psíquico.

Especialistas

Melissa Pascoal

Melissa Pascoal

Psicólogo

São Paulo

Luiz Brizeno

Luiz Brizeno

Psicólogo

Fortaleza

Sílvia Helena Santana

Sílvia Helena Santana

Psiquiatra

Recife

Júlio César Requião da Silva

Júlio César Requião da Silva

Psicólogo

Salvador

Joacil Luis de Oliveira

Joacil Luis de Oliveira

Psicólogo

Mamanguape

Flávia Affonso

Flávia Affonso

Psicólogo

Curitiba

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 23 perguntas sobre Anedonia
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.