Como saber se uma pessoa está com Anedonia unicamente ou se ela é resultado de depressão severa?

25 respostas
Como saber se uma pessoa está com Anedonia unicamente ou se ela é resultado de depressão severa?
Como disse a Ticyana, a anedonia é um sintoma e, para definir um diagnóstico, é necessário compreender melhor o que se passa com a pessoa. É possível apresentar este sintoma por razões diversas, em diferentes fases da vida, e é necessário compreender melhor o processo como foi se instalando essa impossibilidade de desfrutar prazer, é preciso entender melhor o que se passa com a pessoa como um todo para poder ajudá-la.

Somos interligados. Há na mesma pessoa um composto de várias nuances relacionais e relacionadas entre si. E mais,: nosso metabolismo é homeostático, por natureza e vive em busca de se reorganizar. Somos dinâmicos! Hipócrates, o Pai da Medicina (400 a. C), já afirma, em outras palavras, que "o ser é um todo organizado e as patologias (doenças) estariam sinalizando que algo neste todo estaria fora do seu estado natural." A partir destes conceitos acima, observa-se que um sintoma (disfunção) aparentemente fisiológico pode apontar uma etiologia ( causas) de fundo psicogênico. Ou seja, o corpo responde em doença, aquelas questões que alma ainda não sabe dizer. Parece simples, mas é preciso, então, atentar para um tratamento de caráter multidisciplinar. Procure um colega, ou a mim. Vamos ressignificar conteúdos mal vivenciados, trilhar um bom processo de individuação e você vai, certamente, comprovar a melhora fisiológica. Boa psicoterapia!!
É preciso fazer uma avaliação com psiquiatra ou psicologa para determinar o diagnostico correto. Pois vale salientar que a anedonia se apresenta em outros transtornos. A anedonia pode ser observada tanto no transtorno depressivo como também em neurastenia e alguns tipos de esquizofrenias e personalidade esquizoide.
Boa noite! Um psiquiatra será fundamental para avaliar se é depressão ou não. Busque por ele o mais rápido possível e inicie uma terapia para te ajudar a lidar melhor com o que pode ter gerado esse quadro.
Olá! É importante o diagnóstico realizado por um psiquiatra uma vez que a anedonia pode ser um sintoma da depressão ou outras patologias. Oriento também avaliação com psicólogo que contribui positivamente neste tratamento, uma vez que trata as causas emocionais e é um trabalho de autoconhecimento. Sou especialista em Saúde Mental e fico à disposição. Um abraço
Te convidamos para uma consulta: Avaliação psicológica - R$ 110
Boa Tarde!
A anedonia é um dos sintomas possíveis da depressão. Entretanto, para que o diagnóstico de depressão seja conclusivo, a pessoa deve passar em consulta com médico psiquiatra e apresentar ao menos 5 dos seguintes sintomas por duas semanas ou mais: Anedonia (diminuição ou perda da capacidade de sentir prazer); sentimento de tristeza, pensamento e discurso de menos-valia e pessimista; angústia, alteração no padrão de sono e alimentar; cansaço; dificuldade de concentração; ansiedade; choro fácil; isolamento e idéias de morte.
Acredito ser importante buscar ajuda profissional quando este ou estes sintomas forem observados.
A psicoterapia é um acompanhamento que indica resultados favoráveis ao tratamento de adoecimentos psíquicos por exemplo, além do acompanhamento médico quando se fizer necessário.

Att, Caroline (psicóloga, especialista em psicopatologia/RJ).
Boa tarde,
Me pareceu pela sua dúvida, que você quisesse analisar uma pessoa, que está apresentando um sintoma, mas veja a ANEDONIA, é um sintoma, uma falta de prazer que pode não ser causada por doenças, podem ser causadas por excesso de trabalho, perda, luto, problemas financeiros, tédio, estresse, decepção, etc...
Também, pode estar relacionada a DEPRESSÃO, mas não significa que seja depressão, sugiro que você busque um profissional da saúde mental, Psicólogo ou Psiquiatra, para uma avaliação e acompanhamento se necessário.
Espero que lhe tenha ajudado, estou a disposição
Abraço
Vera Pelizzari
A anedonia é a incapacidade geral ou parcial em sentir prazer com atividades ou experiências da vida. Normalmente, o sintoma pode vir acompanhado da apatia, dificuldade ou incapacidade de sentir afeto.
O sintoma em si, é um indicativo que algo não vai bem, sendo necessário acompanhamentos especializados. Esse profissional, poderá junto com o paciente investigar as causas desse sintoma e as possibilidades de tratamento.
A anedonia pode ser um sintoma indicativo, não somente de depressão, mas também, de transtorno de personalidade, quadros de esquisofrenia e casos graves de neurose.
O que podemos dizer é que se sentir vazio, fora do ar, desconectado, pode traz muito sofrimento e não podemos considerar esse sintoma, que é grave, como algo normal ou justificar como sendo algo da personalidade da pessoa, "ah, ele é assim mesmo!".
Não existem formas certas ou erradas de existir, mas quanto mais criamos relações e histórias significativas para nós, mais nos sentimos conectados e felizes com a nossa existência.
Olá! A anedonia é um sintoma que pode estar relacionado à depressão ou a outros diagnósticos, mas para isso, é importante avaliar demais aspectos e sintomas que a pessoa está apresentando. Ressalto a importância de ser avaliada por algum profissional da saúde mental, psicólogo ou psiquiatra, para receber a melhor orientação. Abraço.
Devido a gravidade destes quadros, é necessário a procura de um psicólogo com urgência para a devida avaliação e início do tratamento.
Boa tarde meus colegas já fizeram muitas hipóteses, precisa agora que vc escolha um caminho para dar continuidade a tua necessidade de compreender melhor tua demanda, precisa se deixar ajudar, sozinha pode não encontrar respostas adequada ao teu caso. Procure alguém que trabalhe com EMDR ou Brainspotting perto de onde vc mora.
Olá!
Independentemente do sintoma de anedonia fazer parte de um quadro depressivo ou não, a psicoterapia/análise é indicada, pois a prioridade é cuidar do sofrimento que está em jogo.
Primeiro é necessário validar o próprio sofrimento e buscar ajuda. A classificação diagnóstica apenas poderá ser feita no decorrer do tratamento considerando a singularidade de cada caso.
A anedonia pode estar relacionada à depressão, mas não necessariamente. É necessária uma consulta com psicoterapeuta, para que se faça um levantamento da história do cliente, e a partir daí, iniciar o processo de cura. Procure um psicólogo e comece assim que possível tua terapia. Os terapeutas de EMDR são muito bons nisso.
Olá! A anedonia é um sintoma e pode estar presente em diversos transtornos, dentre eles o Transtorno Depressivo, mais conhecido como depressão, nos Transtornos de Personalidade, no Espectro da Esquizofrenia e Outros Transtornos Psicóticos, dentre outros, porém só uma avaliação com psicóloga e/ou psiquiatra para verificar se trata de um sintoma isolado relacionado algum episódio vivenciado, ou se trata de algum transtorno. Fico à disposição. Abraço! Esther Araújo
Anedonia é um sintoma que se caracteriza pela perda do prazer na realização de atividades anteriormente prazerosas, um sintoma bem característico da depressão, mas presente também em outros transtornos.
A partir de uma avaliação do caso, a terapia pode contribuir na descoberta e resolução dos fatores desencadeantes.
Em casos muito severos, é importante associar a terapia com tratamento medicamentoso, acompanhado por um psiquiatra, pois a anedonia está associada a baixos níveis de monoaminas (serotonina, dopamina, adrenalina e noradrenalina) no sistema nervoso.
Como alguns colegas disseram a anedonia é um dos sintomas da depressão,mas não a caracteriza propriamente. Para saber qual tipo de depressão e seu grau é necessário fazer avaliação médica com psiquiatra e com psicólogo para acomponhamento.
Certamente a abordagem terapêutica EMDR pode dar mais clareza sobre seus sinais e sintomas. Não apenas isso, mas um tratamento direto e, em geral, mais rápido em relação as abordagens terapêuticas clássicas.
A anedonia é um sintoma que pode estar associado à depressão ou a outro transtorno. Uma avaliação psicológica poderia lhe ajudar a descobrir essa relação de causa e efeito entre a depressão ou outro transtorno e essa perda de prazer na realização de afazeres do dia a dia. Um abraço
Olá! Qualquer tipo de análise e/ou diagnóstico deve ser feito após avaliação feita por profissional devidamente qualificado. Na avaliação serão considerados muitos aspectos, e não apenas um sintoma. Boa sorte! #laveasmãos
Olá, que eu saiba anedonia não é uma doença per si, apesar de ser um dos principais sintomas da depressão, inúmeras doenças podem apresentar esse sintoma: parkinson, esquizofrenia, transtornos alimentares, efeito de remédios, ansiedade, drogas, demencias, etc. Vale lembrar que nem sempre a depressão vem acompanhada de tristeza. Pode ser anedonia com cansaço, baixa energia, desânimo, pouca concentraçao...
A anedonia é caracterizada pela falta de prazer e interesse em atividades que antes eram consideradas agradáveis. Porém, não necessariamente esse sintoma indica depressão ou outro transtorno. Para fechar o diagnóstico é necessário uma avaliação com um psiquiatra e/ou psicólogo. Mas, independente da presença ou não de um transtorno, a anedonia pode trazer muito sofrimento. Por isso, indicaria que a pessoa buscasse uma psicoterapia para ajudá-la.
Somente através de avaliação profissional. Abraço
Olá! Apenas falando sobre como se sente que poderá ser feito algo com isso. Sugiro procurar um espaço ético e acolhedor de análise para falar sobre essas questões.
Te convidamos para uma consulta: Primeira consulta psicologia - R$ 100
Anedonia é um sintoma que pode ou não fazer parte do Transtorno Depressivo Maior. Se for depressão, ela vai apresentar outros sintomas acompanhados.
Olá! Não temos como avaliar um sintoma isoladamente, precisamos entender o que ele significa e como se manifesta dentro da vida de cada pessoa. E para entender um diagnóstico, existem vários critérios a serem preenchidos, por isso, só pela existência de anedonia não temos como ter uma conclusão.