Eu antigamente gostava de assistir animes, series, filmes, ouvir musicas, ler mangás e etc. Mas hoje

20 respostas
Eu antigamente gostava de assistir animes, series, filmes, ouvir musicas, ler mangás e etc. Mas hoje em dia tudo parece meio sem graça, quando eu tento assistir um filme eu meio que "me forço" a assistir, mesma coisa com leitura. Antigamente eu ficava feliz fazendo essas coisas, ficava animado e etc. Hj em dia parece que tudo tem menos peso, perdeu o sentido de certa forma eu não sei se sou triste ou vazio ou os dois, eu tenho motivos para ficar triste mas eu não consigo direito, raramente eu consigo chorar um pouco. Mas quando eu consigo eu penso que nao sou totalmente vazio pois conseguir soltar algumas lagrimas. Tenho 15 anos e eu sei que não tem como ter certeza se é depressão ou anedonia só por esse comentário mas alguém sabe me dizer se pode ser isso?
Olá, que importante você vir perguntar aqui para especialistas. Vou explicar para você, a anedonia é uma das características presentes em transtornos depressivos. Para um diagnóstico correto, sério e preciso é necessário averiguar algumas variáveis da sua vida junto de um profissional, pelo seu comentário aqui eu sugiro você procurar um profissional para te acompanhar nesse momento, que poderá te orientar e te ajudar muito com tudo isso! Você pode começar com o atendimento psicoterapêutico e então o profissional vai te auxiliar na busca por um psiquiatra. Abraço!

Boa tarde, fico feliz com a sua inciativa de buscar conhecimento! A anedonia, é um dos sintomas de um quadro depressivo que trás essas sensações de perda de interesse, falta de prazer pelas atividades que antes lhe geravam bem-estar e satisfação diminuindo muito a qualidade de vida.
Se você relata ter motivos para se sentir triste e diz não conseguir expressar essa tristeza em lágrimas vale a pena buscar um acompanhamento terapêutico. Inclusive essa incapacidade de chorar pode estar relacionada a essa "dormência emocional", apatia ou sentimentos reprimidos.
Muitas das vezes queremos ser fortes de mais e não validamos muito bem nossos próprios sentimentos e isso também faz com que o sentimento não tenha um desfecho e não consiga "seguir adiante". Se cuide bem!!! Não fique com esse sentimento de vazio e falta de prazer, um beijo!
Olá! Interessante você procurar ajuda para melhor compreender os seus comportamentos. Primeiro, a gente tem que ter cuidado em como nomear as suas ações. Pode ser depressão ou anedonia? Claro, mas pode não ser também. A elaboração de um "diagnóstico" tem que ser feita de maneira continua e clara, pegando outras informações possíveis. A fase que você está passando, adolescência, costuma propiciar diversas mudanças de ações, personalidade e interesses, o que pode gerar uma confusão de sentimentos e de noções sobre si - podendo levar a pensamentos como "tudo está perdendo o sentido". Seria interessante compreender como você está vivenciando essa fase e como você pode ressignificar quem você é durante esse processo. Parecendo clichê, mas a terapia pode ser esse espaço para você se conhecer melhor!
Olá considero você corajoso em falar do que de fato incomoda nesta fase da vida que é tão confusa e cheia de aprendizados. Concordo com a visão dos colegas e o mais importante é você buscar ajuda de um profissional psicólogo que possa diagnosticar, encaminhar e ajudar a reduzir sentimentos de angústia como o que está sentindo neste momento. Busque ajuda profissional!
Que bom que você buscou se informar com especialista. Você vai precisar de um diagnóstico específico e avaliação psicológica. Esta resposta é de caráter informativo. A adolescência é um período difícil, turbulento, com variações do humor e crises emocionais. Você passa por várias situações novas e pressões sociais quando se aproxima da idade adulta e, para alguns, este período de transição é muito difícil.
Anedonia: A anedonia é uma condição em que a você deixa de sentir prazer e satisfação com atividades que considerava agradáveis anteriormente. Assim, sua vida passa a ser cada vez mais limitada às suas “obrigações” e sem fontes de alegria e prazer. Você "caso" apresente anedonia simplesmente deixa de gostar de eventos como o encontro com os amigos, passeios, viagens, opções de entretenimento. E um sentir desconectados do mundo sensação de vazio. A vida perde a cor e não existem emoções positivas e nem negativas referentes aos fatos. Os mecanismos principais, o surgimento da anedonia também está relacionado à diminuição de outras substâncias que causam prazer e bem-estar.Entre esses neurotransmissores, podemos destacar a dopamina, serotonina, acetilcolina, colecistoquinina, e assim por diante. Depressão: Não existe uma única causa para a depressão.
O distúrbio normalmente se dá com a combinação de diversos fatores internos e externos, como a dificuldade em lidar com situações desafiadoras e até a desregulação dos hormônios que controlam as emoções. a depressão afeta o humor, o pensamento, a disposição e/ ou o comportamento ,mas normalmente há uma combinação de vários sintomas.

Portanto cuide-se e observe à quanto tempo sua rotina passou por essas alterações desconfortáveis.
Sim, é possível que seja, mas, como você já sabe, pode ser que não seja também. Abraço
Olá, querido!
Tenha em conta uma coisa: um diagnóstico X, Y ou Z, não vai fazer diferença, embora pelo menos consiga botar num nome as origens do teu mal-estar. É necessário fazer psicoterapia para compreender.
Recomendo a você procurar um profissional que trabalhe com a tua faixa etária.
Boa sorte!
Quê é Anedonia?

A Anedonia caracteriza-se por uma perda da satisfação e interesse em realizar diversas atividades da vida cotidiana, como encontrar amigos, ir a festas, passear na cidade, ir à praia, que anteriormente eram consideradas agradáveis e satisfatórias pela pessoa.

Este tipo de alteração é muito comum em estados depressivos e em outros quadros de Transtornos do Humor. Algumas doenças psiquiátricas provocadas pelo abuso de substâncias psicoativas (drogas) podem ocasionar a Anedonia, e o tratamento geralmente consiste em eliminar a causa que está na sua origem, que pode ser um distúrbio orgânico, abuso de drogas ou alcool, ou condições sociais como dependência de jogos eletrônicos. O tratamento coniste em fazer psicoterapia ou usar medicamentos antidepressivos, receitados pelo psiquiatra.

Anedonia é um dos principais sintomas de depressão, porém, nem todos que sofrem de depressão apresentam Anedonia e nem todos que apresentam Anedonia sofrem de depressão.Alguns fatores de risco podem também levar ao desenvolvimento de Anedonia, como a ocorrência de eventos traumáticos ou estressantes, história de abuso ou negligência, doenças que tenham um grande impacto na qualidade de vida da pessoa ou um distúrbio alimentar.

Como é feito o tratamento
A Anedonia pode ser tratada, o processo é lento, mas a melhora é possível. Geralmente consiste no tratamento da doença que está na sua origem, como a depressão ou outro Transtorno ou doença psiquiátrica.

A primeira opção é a psicoterapia com um Psicólogo, aconselhamos a Psicoterapia Sistêmica, que avalia o estado psicológico da pessoa e as contingências ambientais onde ela se insere, se necessário a pessoa pode se encaminhada para um psiquiatra, que poderá prescrever medicamentos como antidepressivos ou remédios direcionados para o problema psiquiátrico que a pessoa tenha.

O acompanhamento médico deve ser feito regularmente, de forma a identificar possíveis efeitos colaterais causados pelos medicamentos e visando a ajustar a dose dos medicamentos, para que se obtenha melhores resultados vinculados ao uso do remédio.

Outros tratamentos que podem ser usados para tratar a Anedonia são, estimulação magnética transcraniana e a estimulação do nervo vagal.
Te convidamos para uma consulta: Primeira consulta psicologia - R$ 250
Olá. Antes de tudo, gostaria de ressaltar que é muito importante, dialogar com a família e amigos para ter um suporte, um acolhimento e buscar ajuda profissional. A depressão é uma condição complexa que afeta o funcionamento emocional, cognitivo e físico. A anedonia é um sintoma característico relacionado à depressão, esquizofrenia e a alguns tipos de ansiedade, comum em outros transtornos mentais. Se refere à perda de interesse ou prazer em atividades que costumavam ser feitas com satisfação, dificuldade em sentir emoções positivas, como felicidade, alegria ou satisfação, sentir-se emocionalmente entorpecido. Busque um profissional de saúde mental qualificado, como um psicólogo ou psiquiatra, para uma avaliação e orientação individualizada. Eles poderão oferecer um diagnóstico adequado e um plano de tratamento personalizado para ajudá-lo a lidar com esses sintomas. Não tenha preconceito, vergonha ou receio em procurar ajuda e esclarecimentos sobre a sua real condição de saúde mental. Essa condição é possível reverter e a terapia cognitivo comportamental tem resultados muito positivos e efetivos. Procure o mais breve possível para ter uma vida mais leve e feliz. Sempre à disposição.
Bom dia,
Anedonia é uma das características da Depressão, porém somente através de uma boa avaliação psicológica com profissional experiente, poderá lhe ajudar, compreender e modificar tal(ais) comportamento(s).
Olá,
Ótimo que tenha buscado ajuda, porém é necessário destrinchar melhor essas queixas e sintomas para conseguir clareza e traçar junto com o especialista algumas estratégias.
Quando você diz que sentia prazer em fazer determinadas coisas mas isso acaba, é importante se perguntar "quando esse desejo começou a diminuir?".
Além disso, parece que você fica na dúvida se o que esta sentindo é depressão ou anedonia, porém antes de se autodiagnosticar é fundamental compreender uma série de fatores externos e internos que podem estar afetando seus desejos.
No caso da dificuldade em expressar as emoções pode estar relacionado a dificuldade em entrar em contato com essas partes que são vistas como negativas socialmente, ou mesmo se sentir confuso e perdido diante das situações.
Indico procurar um profissional para compreender melhor esse vazio e falta de sentido, sendo assim poderá esvaziar desses afetos e compreender o que esta acontecendo com você. Com o decorrer do tempo e com uma boa quantidade de material colhido é possível identificar as possíveis consequências desse mal estar e procurar melhores alternativas para que você se sinta melhor.
Oie, como você está?
A anedonia é a dificuldade de sentir ou total perda de prazer em atividades que antes eram prazerosas. Pode acontecer enquanto sintoma, resposta a determinadas situações, e também pode aparecer como parte de um quadro de transtorno.
Para saber o que está acontecendo no seu caso, é necessária uma avaliação cuidadosa de profissional de psicologia para entender o que está ocorrente, e trabalhar formas de trabalhar para que você tenha uma remissão (não tenha mais sintomas) ou grande melhora!
Se cuide!
Se você percebeu uma mudança no seu prazer em vivenciar essas coisas, elas perderam o sentido, você se sente vazio e diz que tem motivos para se sentir triste, e isso já dura mais de 2 semanas, é indicado você procurar uma orientação profissional.
Se possível, busque uma psicóloga e ela irá te orientar sobre o que está acontecendo e traçar um possível plano de tratamento.
Se não puder ir à uma psicóloga, você também pode ir a um posto de saúde ou CAPS (centro de atenção psicossocial) perto de você e agendar uma consulta com o Hebiatra (médico especializado em adolescentes). Você vai precisar de autorização de seus pais para isso.
Não fique sofrendo sozinho, busque ajuda. Se for uma depressão, é importante receber tratamento. E se não for, vai ser bom você poder conversar com alguém para tirar suas dúvidas e ficar mais tranquilo.
Olá, a anedonia é um sintoma presente em alguns transtornos, inclusive na própria depressão. Como está seu sono? E o apetite? Está conseguindo prestar atenção na escola? É importante observar esses fatores também. O ideal é você buscar ajuda de um médico ou psicólogo. Abraço.
Olá
Foi importante você ter compartilhado o seu sentimento. Certamente é uma situação que causa muita ansiedade e tristeza, mas saiba que você não precisa passar por esta experiência sozinho! Escolha um psicólogo e um psiquiatra para estar te apoiando e te ajudando a entender o que está acontecendo. Amigos e familiares também são um apoio importante. Na transição da vida infantil para a adolescência e vida adulta podem ocorrer mudanças emocionais que podem ser esclarecidas com um(a) psicólogo(a). E saiba que muitas pessoas e muitos de nós já passamos por dificuldades emocionais na adolescência. Então não ache que você está só ou que é diferente, ou que está vazio. Procure conversar esses assuntos com os profissionais. Em algum tempo você poderá encontrar uma saída para esse problema.
Atenciosamente: Giovane

Olá!
Você está descrevendo mudanças no seu comportamento que parecem estar lhe causando estranhamento. Isso, por si só, podem ser sinais importantes para buscar ajuda profissional. Assim, um diagnóstico e direção de tratamento podem ser realizados de acordo com a demanda.
Olá. Espero que esteja bem. Ao lidar com comportamentos psicopáticos na família, é crucial buscar ajuda profissional, como terapia. Ignorar pode intensificar problemas, enquanto enfrentar sem apoio pode ser desafiador. A terapia oferece um espaço seguro para explorar estratégias de enfrentamento e compreender as dinâmicas familiares, proporcionando suporte eficaz. @ednasoarespsi
Olá! Teu relato pode sim indicar um diagnóstico para quadro depressivo e/ou anedonia ou sintomas depressivos e/ou anedônicos, mas há diferenças nas duas constatações. Existem diversas variáveis que devem ser avaliadas, como por exemplo intensidade e tempo de duração dos sintomas, e principalmente qual a história por trás disso. O trabalho de autoconhecimento que é possível de ser alcançado com a psicoterapia pode lhe ajudar nesta e demais questões!
A adolescencia é um momento de muitas mudanças, inclusive hormonais, voce precisa de um profissional bem formado e experiente que possa te acompanhar nesta fase de vida com todas as mudanças que ela proporciona!
Olá, como vai?
De fato, é dificil falar somente com base nesse comentário...
Você está no período da adolescência, fase que é repleta de mudanças. Pode ser que o seu gosto tenha mudado, afinal é natural enjoarmos de algumas coisas. O que você já tentou fazer de diferente? O que tentou fazer de novo? Pode ser que no início seja tudo novo e difícil, contudo na medida em que se pratica, se torna mais fácil. Se for possível iniciar um acompanhamento psicológico, fale com os seus pais ou cuidadores para agendar uma consulta para você para tratar essas questões com mais profundidade, ok?
Se cuide. Abraço!