Eu tenho transtorno de ansiedade generalizada e por consequência disso começo de depressão também ,

27 respostas
Eu tenho transtorno de ansiedade generalizada e por consequência disso começo de depressão também , passei na psiquiatra na semana passada e ela me receitou Cloridrato de Sertralina e Carbamazepina , porém eu esperava que ela me indicasse algum tipo de psicoterapia e algumas mudanças na minha rotina mas ela não fez isso , eu gostaria de saber se só com esses medicamentos vai resolver alguma coisa ?
Boa noite!
Bom o ideal é você fazer o tratamento com o psiquiatra e a terapia com um psicólogo , preferencialmente na linha de Terapia Cognotivo Comportamebtal (TCC) pata ter uma compreensão do que você está passando , e um tratamento para auxilia/lo a passar poor essa fase de sua vida.
Pois ao tratar com um psicólogo , paulatinamente e com o acompanhamento do psiquiatra você irá podendo deixar a medicação .
Então busque uma psicóloga que vc se identifique , na linha da TCC o mais breve possível.
Qualquer dúvida estou à disposição !
Um grande abraço

A medicação é importante e ajuda a aliviar os SINTOMAS, mas não cura as CAUSAS da ansiedade/depressão. É na psicoterapia que você consegue se conhecer melhor, identificar as causas e gatilhos dos sintomas e fazer as mudanças necessárias, como você comentou. É possível tratar somente com remédios? Sim, mas o mais provável, neste caso, é precisar dos remédios a vida toda, e em quantidades cada vez maiores, pois o organismo se acostuma e cria tolerância. Com a psicoterapia, o uso da medicação vai cada vez diminuindo, enquanto você vai construindo uma vida cada vez mais plena, com sentido e realizada.
Bom dia eu acredito que a medicação não é suficiente precisa procurar um psicologo/a ou psicoterapeuta para entender as causas da TAG, é preciso ter mais conhecimento de nos para saber como lidamos com o sofrimento, os problemas diários e com a nossa historia. Muitos problemas emocionais se originam na infância e adolescência e precisa de ajuda para poder entende-los e modifica-los. Procure um profissional que trabalhe com EMDR e ou Brainspotting pode ser que a mudança que precisa ser feita na rotina diária você mesma descubra.
Bom dia!!!
O uso de medicamentos é indispensável e deve ser associado ao tratamento com a terapia cognitivo comportamental que ajudará você a compreender e aprender a controlar as visões distorcidas das supostas fontes de estresse da vida cotidiana.
Atividade física, técnicas de mindfulness , alimentação saudável, descanso e lazer auxiliam bastante no impacto da ansiedade. O gerenciamento do estresse é de extrema importância para aliviar os sintomas agudos. Procure urgente um Psicólogo(a)!!!
Olá !!! Pergunta perfeita !! A psicoterapia, a atividade física, alimentação, mudança de estilo de vida, são parceiros muito importantes no tratamento da ansiedade. Eles em conjunto com o tratamento medicamentoso lhe fortalecerá em relação aos sintomas, o autoconhecimento para regulação das suas emoções e na forma como reage às situações causadoras da ansiedade. Espero ter ajudado. Estou a disposição.
A psicoterapia aliada ao tratamento medicamento aumenta o índice de sucesso do tratamento e diminui a probabilidade de recaídas futuras. Mas é essencial ter empatia e confiança no profissional escolhido.
Você está certa em questionar seu médico em relação a terapia ou até alguma mudança de rotina. A medicação e fundamental, mas sem a terapia para lhe ajudar a saber de onde vem o seu problema, este processo fica incompleto. Onde na terapia junto com no terapeuta você irá compreender a dinâmica da ansiedade em seu dia a dia e assim este poderá lhe ajudar junto com a medicação a você ter uma melhor qualidade de vida.
Olá! O profissional mais indicado para psicoterapia é o Psicólogo, pois passa por cinco anos acadêmicos estudando o comportamento humano. O médico está capacitado para receitar a medicação que irá auxiliar nos sintomas apresentados. Um tratamento altamente eficaz se faz em conjunto, entre médico, psicólogo e paciente, pois tão importante quanto o controle dos sintomas, é a descoberta da origem da patologia apresentada.
olá, independente de que remédios está tomando, e longe de querer avaliar o seu psiquiatra, me parece que ele ou ela não tiveram a escuta que vc precisava.

Concordo com os colegas acima sobre a terapia associada ao uso da medicação. Trabalhando juntas, a medicação trabalhará no sintoma enquanto a terapia trabalhará a causa da sua ansiedade.

O psicologo e o psiquiatra devem trabalhar em parceria, e é claro, vc tbm. Afinal, vc é peça fundamental aqui.

Espero ter te ajudado. Qualquer duvida, se eu puder ajudar, será um prazer. Um grande abraço.
Olá! Concordo com os colegas e você mesma está sentindo esta necessidade, quando questiona o médico. A psicoterapia é um trabalho de autoconhecimento e ajudará a tratar os aspectos emocionais e aliada ao medicamento trás ótimos resultados. A abordagem do profissional não é o principal uma vez que o objetivo da psicologia é mudança de comportamento. O mais importante é a empatia e um profissional que ofereça um bom tratamento. Sou especialista em Saúde Mental e fico à disposição. Um abraço.
Te convidamos para uma consulta: Avaliação psicológica - R$ 80
Eu recomendo fortemente que você faça uma terapia. A medicação em TAG surte efeito apenas em 20 por cento dos pacientes e muitas vezes parcialmente. A pessoa ansiosa está sempre vivendo o amanhã. A pergunta clássica da pessoa que tem ansiedade generalizada é o e se? E se não der certo? E se eu errar? Esta sempre preocupado com alguma coisa. Muitas vezes com coisas sem a menor importancia. Sofrem de preocupação cronica. Sempre ficam buscando alternativas para solucionar algo que nem sequer aconteceu e que provavelmente não vai acontecer. Mas apesar de se preocuparem tanto parece que não se ocupam do que realmente tem que fazer porque a preocupação consome toda a energia da ação. Dai se preocupa mais ainda porque não fez e vive num ciclo vicioso. Dai desenvolve depressão , pessimismo, negativismo, o copo esta sempre meio vazio, falta de confiança etc. A pessoa que tem TAG não usufrui da vida. Nunca está presente no momento. Sua cabeça esta sempre ocupada. É necessário mudar a forma de encarar a vida, o jeito de pensar, as crenças sobre o mundo e sobre si. Além da terapia cognitivo comportamental, mindfullness, meditação, terapia da aceitaçao e compromisso, do esquema, etc costumam ajudar muito.
Boa tarde. A medicação pode te ajudar a lidar com alguns sintomas, porém, não resolverá a causa da ansiedade e da depressão, não te permitirá superar isso completamente.
Para trabalhar as causas, é recomendável que você procure um psicólogo, onde poderá compreender a dinâmica da ansiedade e da depressão que ocorre com você, e modificar essa dinâmica, superando esses sofrimentos.
Na psicoterapia com um psicólogo, você terá, entre outras coisas, a chance de discutir quais modificações de rotina poderiam te ajudar, além de trabalhar os aspectos internos desse processo, que te permitirão fazer essas modificações e mantê-las.
Dependendo da abordagem do psicólogo, você poderá aprender técnicas para lidar com esses sofrimentos, para superá-los mais rapidamente e prevenir eventuais recaídas.
Fico a disposição caso queira conversar mais a respeito. Abs.
Digamos que vai resolver uma parte, alguns sintomas físicos, um pouco de estabilidade no humor, porém o que ajuda mesmo e resolve é acrescentar a psicoterapia para descobrirá causa disso tudo. Crenças negativas, distorcidas, traumas, uma vida mal vivida são os causadores principais desse seu quadro. Procure sim uma psicoterapia. Muitas vezes os psiquiatras não indicam mas é fundamental que você a faca para se sentir bem!
Olá seria legal você continuar passando com o psiquiatra e paralelamente fazer uma psicoterapia com o objetivo de se aprofundar nas questões geradores de conflitos.
Boa sorte.
Boa noite, tentarei ser breve, já que já foram lhe passadas muitas informações.
O remédio irá tratar do seu sintoma, dessa forma é bem possível que exista sim uma melhora em seu "quadro", entretanto se você busca uma mudança ao longo prazo, que seja estável uma terapia se faz necessária, pense assim, se você constantemente tem dores de barriga por intoxicação alimentar e você tomar apenas remédios para dor de barriga, você irá parar de sentir a dor, mas nunca parará de ter intoxicação, o remédio é ótimo para evitar uma dor desnecessária, mas sem mudar seus habitos alimentares a doença não irá embora, entendeu?
Qualquer outra dúvida pergunte!
Abraços e boa sorte em sua jornada!
Caio
Boa tarde! Que bacana que já buscou ajuda do psiquiatra. O tratamento psiquiátrico e psicológico devem ser priorizados para melhor resultado do tratamento. O legal é aí que mesmo o médico não tendo falado vc se deu conta de q poderia fazer algo mais por sua melhora. Busque ajuda
Olá, a medicação tem a função de tratar os sintomas. É recomendável acompanhamento com psicólogo para identificar as possíveis causas e buscar seu equilíbrio emocional. A psicoterapia te ajudará no autoconhecimento e por consequência uma melhor qualidade de vida. Busque ajuda! Cuide da sua saúde mental.
A medicação vai ajudar muito você, mas você pode somar a isso a psicoterapia que vai auxiliar na melhora e ou mudança da sua rotina. Espero ter ajudado!
Boa tarde! A medicação psiquiatrica, neste momento, é imprescidível, porém é insuficiente para resolver a causa da ansiedade e da depressão. É extremamente necessário o tratamento psicológico, de preferência com psicoterapia cognitiva comortamental para a mudança de padrão de comportamento preestabelecido. Eu lhe ofereço uma consulta para esclarecer suas dúvidas no endereço de Santana de Parnaíba
Olá! A medicação auxilia e muito no tratamento da Ansiedade e Depressão, controlando os sintomas físicos. O ideal é conciliar o remédio junto à Terapia com o Psicólogo para a compreensão dos gatilhos, causas, sentimentos e sensações que tem lhe ocorrido e modificar os comportamentos que tem lhe incomodado, permitindo-lhe retomar sua autonomia e uma vida sem dependência medicamentosa.
Cuide-se!
O medicamento é parte importante do tratamento, e tem como objetivo promover maior estabilidade emocional para que você consiga trabalhar as causas da sua ansiedade e depressão. Sendo assim, o remédio aje no sintomas, mas não nas causas do seu quadro. O trabalho psicoterapêutico terá a função de entender e trabalhar as causas da ansiedade. Você precisa conhecer suas dificuldades e recursos, as crenças e experiências que sustentam sua maneira de lidar com a vida. Diria para você procurar um psicólogo com quem se sinta a vontade para te auxiliar
Qualquer coisa estou a disposição
Olá. Recomendado nesses casos um tratamento em paralelo com um profissional da área de psicologia. Um bom psicólogo, que ofereça acolhimento, irá favorecer a expressão de seus sentimentos. Esse processo é essencial para o entendimento do que ocorre. O primeiro passo foi dado e geralmente costuma ser o mais difícil, que é o reconhecimento de que necessita de ajuda.
Abraços!
A ansiedade traz muitas preocupações no dia-a-dia, e você poder entender e trabalhar o que te deixa em crise, bem como compreender possíveis causas, é importante para você ter mais entendimento sobre si mesma, o que irá lhe ajudar a tratar o estado ansioso e/ou depressivo. Dessa forma, a psicoterapia é importante em conjunto com o tratamento médico.
Os medicamentos auxiliam na redução de sintomas e crise. E não há contra-indicação para fazer Psicoterapia. Peça recomendação de amigos e familiares ou procure no google por Psicóloga em cidade x e encontrará opções próximas a você. Entre em contato e marque uma consulta. Se gostar, inicie com ela a psicoterapia. Se não se identificar, busque outra e inicie seu processo psicoterapêutico. Boa sorte!
O ideal é aliar os dois acompanhamentos, psiquiátrico e psicoterapeutico. Eles irão se complementar e um vai ajudar o outro a se potencializar. Procure um terapeuta de sua confiança, marque entrevistas com eles para conhecer, é importante que vc se sinta a vontade com a pessoa que escolher, será um espaço rico de desenvolvimento. Boa sorte!
Acredito ser muito perigoso para um profissional realizar psicodiagnósticos a partir de um sintoma. O ideal, assim como aprendemos, é avaliar com profundidade as causas para expandir a consciência e dar novos significados para as questões da vida. Procure um profissional que vai ajudar você a chegar nessa compreensão e não apenas responder às dúvidas... afinal, você é um ser único e a psicoterapia deve ser levada a sério quando observamos sua história de vida!
Boa noite. A psicoterapia em conjunto com o tratamento psiquiátrico potencializa as melhoras de sintomas.