Foi orientado para um adulto (29 anos) com suspeita de TEA leve passar por uma avaliação neuropsicológica,

5 respostas
Foi orientado para um adulto (29 anos) com suspeita de TEA leve passar por uma avaliação neuropsicológica, qual a função dessa avaliação? Obrigada
A avaliação neuropsicológica possibilitará que àquele que solicitou chegue a conclusões a respeito do seu comportamento e funcionamento. Ela trará informações a respeito das suas dificuldades e potencialidades, assim será possível começar uma intervenção chamada "reabilitação neuropsicológica". A avaliação neuropsicologica irá dar informações a respeito da relação cérebro (funções cognitivas e aspectos emocionais) e comportamento.

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
Olá! Avaliação neuropsicológica busca investigar, através de testes,baterias e escalas; que são próprios do uso de psicologia, funções cognitivas que estão preservadas e as comprometidas. A partir daí são estabelecidas quais as intervenções necessária. Abç!
Uma avaliação neuropsicológica é uma investigação das funções cognitivas, sensoriais, motoras, emocionais e sociais da pessoa. Assim é possível entender de uma forma aprofundada como o cérebro da pessoa está funcionando.
Avaliação neuropsicológica é tudo o que foi dito acima e, além disso, você disse "suspeita de autismo" e, nesse caso, a avaliação auxiliará o profissional que solicitou, a confirmar ou não essa hipótese diagnóstica. Esse tipo de avaliação é feita por neuropsicólogo e, para tanto, usa testes psicológicos e neuropsicológicos, auxiliando no diagnóstico diferencial, além de servir como bússola para o tratamento posterior. Quaisquer dúvidas, estou à disposição
A Avaliação Neuropsicológica realiza um mapeamento das funções cognitivas, (atenção, memória, linguagem, funções executivas, etc...), emocionais e outras que sejam necessárias a cada caso. Ao identificar seu funcionamento e sua relação com o comportamento e sintomas apresentados, é possível realizar com mais acerto o diagnóstico, o diagnóstico diferencial, comorbidades, melhor conduta medicamentosa e de tratamentos auxiliares que possam beneficiar o paciente.

Especialistas

Angela Schibeloske

Angela Schibeloske

Psicopedagogo

Umuarama

Kareen Carvalho

Kareen Carvalho

Psicólogo

Rio de Janeiro

Bianca Moura

Bianca Moura

Psicólogo

Sorocaba

Caroline Dias

Caroline Dias

Psicopedagogo

Rio de Janeiro

Renata Camargo

Renata Camargo

Psicólogo

Camaquã

Luis Falivene Roberto Alves

Luis Falivene Roberto Alves

Psiquiatra

Campinas

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 74 perguntas sobre Transtorno do Espectro Autista
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.