Gostaria de saber como funciona a terapia de casal, sou casado e tenho difilculdade de relacionamento

11 respostas
Gostaria de saber como funciona a terapia de casal, sou casado e tenho difilculdade de relacionamento com esposa, gostaria de saber como funciona a terapia?
Olá
A terapia de casal é feita com a presença dos dois, onde ambos falam sobre seu ponto de vista, reclamações e insatisfações. O terapeuta ao escutar, aponta alguns pontos a serem melhorados.
É essencial que ambos esteja no momento da terapia, é parte do processo terapêutico, a medida que desenvolve a conversa o terapeuta tem a percepção do comportamento de ambos na relação. (ação e reação).

Gostaria de acrescentar à resposta da colega Vanessa Pereira que o centro da Terapia de Casal é o relacionamento e as dinâmicas presentes na relação. A forma como a terapia acontece depende da abordagem teórica que o/a psicólogo/a se embasa.
Boa tarde,
A terapia de casal tem etapas, depende da forma que o terapeuta irá abordar e escolha teórica.
Eu particularmente uso momentos de escutas nos primeiros encontros separadas, para entender o funcionamento individual e depois fazer a interação do casal.
Antes de você ser esposa(o), você é uma pessoa e precisa entender quem é você nessa relação chamada casamento.
Eu só consigo dar para o outro aquilo que eu tenho e convidar alguém para caminhar junto, requer um conhecimento prévio do caminho.
A terapia de casal é um processo psicoterápico no qual o foco é o vínculo relacional e o funcionamento relacional do casal. As sessões ocorrem com os dois ao mesmo tempo, e nela podem ser trazidos os mais variados temas que envolvem a dinâmica do casal. O Terapeuta aplica técnicas e utiliza um olhar imparcial buscando flexibilidades, comunicação e consciência das emoções diante das questões problemáticas levadas para a sessão. A partir disso, qualquer dificuldade pode ser melhor entendida e minimizada.
Olá!

A terapia de casal é um processo centrado no vínculo do casal e não nas pessoas dos parceiros. As sessões ocorrem na presença dos dois e, de modo geral, tem como o objetivo melhorar a comunicação do casal e permitir uma melhor compreensão do outro.
O terapeuta - sob um olhar imparcial - dispõe de técnicas e interversões, ampliando o olhar do casal para questões que norteiam a dinâmica conjugal a fim de desenvolver um modo mais saudável e funcional de experienciar a relação.
A terapia de casal tem como objetivo ser um espaço onde o casal, com o suporte profissional possa discutir o seu relacionamento, melhorar a comunicação, buscar novas formas de interação. O terapeuta tem como função ser um mediador entre o casal, buscando entender o todo, através de cada um e da dinâmica entre eles. Na terapia de casal há diversas linhas teóricas que norteiam o processo terapêutico, por isso o tempo de terapia e a duração da sessão são estabelecidas de acordo com cada profissional e da dinâmica do casal.
O objeto de estudo e de cura na terapia de casal é o relacionamento do casal. Qual é o tipo de vínculo? Que tipo de amor? Quais as frustrações que um joga no outro? De quais fracassos um responsabiliza o outro?
Aspectos inconscientes da relação são abordados na psicanalise com casais.
Espero ter ajudado
Na terapia de casal, é feita uma avaliação do funcionamento do relacionamento. Quando um membro do casal reage de alguma maneira disfuncional, faz com que o outro chegue a conclusões precipitadas pensando de uma maneira mais rígida. Daí, desencadear emoções negativas e consequentemente ter uma reação de maneira disfuncional também, com um viés tendencioso a essa forma habitual em que o casal vem se comportando, fazendo com que aumentem os desentendimentos. A terapia de casal, proporciona aos membros uma conscientização de como funcionam e sobre o que poderia ser diferente e como queriam que fosse, ajudando os a conseguir essa mudança e com isso também a possibilidade de uma vida mais plena e feliz . Boa sorte
O foco da Terapia de Casal é a relação. Portanto é necessária a presença dos dois na sessão porque cada um tem uma visão do problema e costuma culpar o outro pelo sofrimento. É importante conhecer a história do casal e o que os une. Através da terapia podemos melhorar a comunicação e a forma de se relacionarem. Podemos construir com o casal um novo contrato e eles seguirem casados e com uma relação mais prazerosa.
A terapia pode ocorrer em qualquer momento da vida de um casal, seja por questões antigas que se repetem ou se re-editam ou por fatos novos.

Com a ajuda de um profissional, o casal, bem como cada um individualmente, pode nomear melhor suas dificuldades, e clarear pontos que até então restam obscuros ou inconscientes na dinâmica conjugal. Assim, poderão dar um outro lugar aos seus conflitos, assumindo novos posicionamentos.
Olá! A terapia de casal é direcionada a identificação funcional do relacionamento, buscando melhorias e soluções para a convivência a dois. Oriento que procure por um terapeuta que trabalhe com a abordagem sistêmica juntamente com a abordagem EMDR. Ressalto que em meus atendimentos clínicos com casais, tenho visto grandes resultados com a união dessas duas abordagens.
Através das analises que são feitas pelo histórico clínico do casal é possível caracterizar a dinâmica do relacionamento e tratar os traumas que estejam associados ao ciclo de vulnerabilidade da relação.
Durante o processo terapêutico, o terapeuta de casal pode direcionar para que uma ou ambas as partes façam terapia individual para que consigam resolver questões internas que estejam prejudicando o relacionamento.