Gostaria de saber se existe algum exame específico para saber os níveis de serotonina, dopamina e noradrenalina;

9 respostas
Gostaria de saber se existe algum exame específico para saber os níveis de serotonina, dopamina e noradrenalina; pois estou fazendo uso de antidepressivo sertralina a 20 dias e obtive pouca melhora; é possível que eu não responda ao tratamento com antidepressivos convencionais e deva mudar a classe?
Dificilmente qualquer medicação independentemente de classe/geração será o suficiente sem o devido acompanhamento psicológico. Além do fato de 20 dias não é tempo suficiente para medicação psiquiátrica surtir efeito. Quando se fala de psiquismo, a simples mudança entre captação /recaptaçao de neurotransmissores não é o suficiente para garantir uma melhora de quadro, pois não se trata somente de regular uma balança bioquímica. Nessa sentido, se você realmente deseja alguma mudança, há de aliar-se o tratamento medicamentoso com psicoterápico.

Em geral, 20 dias é pouco tempo para sentir os efeitos do medicamento. De qualquer forma, é preciso entender a indicação desse medicamento e qual a expectativa de melhora. A psicoterapia combinada ao medicamento ajuda muito, pois o medicamento reduz os sintomas, mas a terapia ajuda a identificar a causa. Boa sorte no seu tratamento.
Bom dia! Procure o seu médico que lhe esclarecerá sua pergunta. Você pode começar um acompanhamento terapêutico com psicólogos pra verificar a causa dos seus sintomas e verificar o porque precisa de medicamentos.
Olá!

Embora existam testes para dosagens destes neurotransmissores, estes exames não tem finalidade clínica, e somente em pesquisa. Até porque o que realmente importa não é a dosagem no sangue, e sim na sinapse neuronal. Do ponto de vista clínico, essa dosagem não tem grande valor.

Entretanto a resposta acontece a partir da 3ª semana de uso, e o sucesso terapêutico vai depender do diagnóstico correto, da medicação correta, da dose correta, e sobretudo do tempo.

Em seu caso, você deve discutir com seu psiquiatra a conduta a ser tomada: (1) aumentar a dose, (2) fazer associações de classes diferentes, (3) trocar a medicação, e em todas estas opções, devem avaliar o motivo da falha terapêutica na medicação.

Independente disso, procure fazer uma psicoterapia e adotar outros meios de saúde mental, como sono, atividades físicas e relaxamento.

Att
Existe uma certa confusão entre o psiquismo e o corpo biológico. A construção da depressão não se dá na mente, mas esta conectada a ela através de uma rede de significantes muito bem elaborados no psiquismo. Quando não damos conta em análise de compreender estes significantes e o corpo físico encontra-se em sofrimento procuramos a ajuda de medicamentos, e é muito importante, mas também é possível viver sem eles - até porque você mesma relata que houve pouca melhora (apesar do pouco tempo de uso). Neste caso, e em muitos que acompanho há uma tendência ao aumento excessivo das doses e uma paralisia da vida, o que realimenta a depressão. Procure um analista e não desista de acreditar em você!
Entendo que esteja em busca de resposta lógicas com o objetivo de entender o que vem acontecendo com você, mas neste caso, os exames para medir tais níveis não farão grande diferença no seu processo. A medicação varia de pessoa para pessoa, bem como, o tempo de resposta. O indicado é que sente com o seu psiquiatra e relate o que vem acontecendo para que ele possa verificar o que é melhor, mudar a dosagem e/ou a medicação.
Também é fundamental que esteja num processo psicoterápico para que possa, em conjunto com a medicação / tratamento psiquiátrico, tratar das questões de ordem emocional que com certeza estão influenciando este momento.
O tratamento medicamentoso leva um tempo converse com seu médico, pense na possibilidade de fazer terapia para compreender o que lhe leva a ter tais sentimentos.
Att.
Eduardo
Ola, sua pergunta mostra que você quer saber o que se passa dentro de você. Quais seriam os níveis ótimos de funcionamento com os recursos que você dispõe, e porque eles estão abaixo do esperado mesmo fazendo uso de ajuda externa (medicamentos). Sua queixa esta associada a problemas emocionais, os quais devem ser tratados com algo mais que medicamento. Cuide de sua vida psíquica com um atendimento psicoterapeutico, onde poderá desenvolver recursos que te permitira viver melhor, e possivelmente não precisar mais de medicamentos.
Apesar de haver uma associação bem forte entre eles, neurotransmissores e sentimentos são absurdamente diferentes. Saber os níveis de serotonina não ajuda a lidar com a frustração ou o medo.
Por este caminho medicamentoso, primeiramente, espere alguns dias a mais e, não havendo melhora, converse com o seu psiquiatra sobre esta sensação e solicite uma alternativa.
Do ponto de vista emocional, questione também o que acontece do lado de fora. Muitas vezes, o corpo passa uma mensagem confusa e codificada do que ele anseia. Se achar necessário, por favor, busque ajuda!