Gostaria de saber se p HOCD é um tipo de toc real ?

26 respostas
Gostaria de saber se p HOCD é um tipo de toc real ?
O Toc é característico de pensamentos obsessivos, rituais, comportamentos disfuncionais que servem para amenizar um alto índice de ansiedade. Esse tipo de TOC que você menciona é relacionado a sexualidade. Existe esse diagnóstico, porém sugiro que, caso você perceba que tem esses sintomas, procure um analista e veja, através de terapia, essa questão, no sentido em como você lida com a sua sexualidade. Que fatores estressantes podem contribuir para picos de ansiedade que trazem esses pensamentos obsessivos? Essa e outras questões podem surgir em uma análise, através de um ambiente de escuta e acolhimento, pautado pelo sigilo e ética profissional voce poderá ter um suporte emocional e qualidade de vida. Procure um psicanalista, cuide-se! Um abraço.

É uma forma de TOC em que se tem pensamentos intrusivos e persistentes de cunho sexual, com dúvidas e temores sobre sexualidade, questionando sua orientação sexual, temendo virar gay em seu futuro, pensamentos repentinos de cenas homossexuais e desconforto na presença de uma pessoa do mesmo sexo que possa despertar alguma atração ou admiração, como se por sofrer com tais pensamentos questionasse sua orientação sexual.
Mesmo diante de toda convicção que possa ter sentido ao longo da vida, os temores invadem os pensamentos de maneira intrusiva causando intensa perturbação e não requerendo que exista algum gatilho para que aconteçam.
Olá, em resposta a sua pergunta: SIM, é um TOC real. E isso ocorre quando os pensamentos iniciais e indesejáveis, de ser atraído(a) por uma pessoa do mesmo sexo se tornam cada mais repetitivos e persistentes, mesmo você possuindo a certeza absoluta que não se envolveria com uma pessoa do mesmo sexo. O que acaba por ocasionar uma sensação de perda de controle e até de paranóia em relação a estes pensamentos/sentimentos. Na verdade, isto não indica que você é gay/lésbica e sim que existe um MEDO grande da sua atração por uma pessoa do mesmo sexo que, com o tempo, pode provocar um desconforto, angústia e até confusão mental. Recomendo que procure uma psicológa para ajuda-lo(a) com esta sua vivência. Abraços!
O TOC (Transtorno obsessivo compulsivo) inclui: pensamentos repetitivos e incômodos (a obsessão) e comportamentos (a compulsão) que buscam, mesmo que de forma temporária, aliviar tais pensamentos. O HOCD (homosexual obsessive compulsive disorder ou transtorno obsessivo compulsivo homossexual) não é uma categoria diagnóstica no DSM V (manual que classifica os transtornos psicológicos). Isso não significa que pessoas não possam ter esse tipo de sofrimento, caracterizado, primeiro, por pensamentos intrusivos, recorrentes e experimentados de forma muito negativa de que são homossexuais (obsessão), seguidos de comportamentos diversos, incluindo "checar" se são mesmo homo ou hétero, como assistir porno gay ou ter relações sexuais com pessoas de mesmo sexo. O ciclo "pensamento-comportamento" fica tão frequente que acaba prejudicando a vida da pessoa. Por conta da homofobia, algumas pessoas podem realmente ser gays e lutar contra isso. Ainda por conta da homofobia, pessoas predominantemente heterossexuais, com experíências ínfimas homossexuais, podem desenvolver pensamentos obsessivos sobre ser ou não heterossexuais. Nenhuma resposta na internet dá conta de explicar e entender essas nuanças individuais sobre o sofrimento de cada pessoa acerca da própria sexualidade. Então, se isso é um desconforto, é indicado a busca por um profissional especializado, sexólogo terapeuta sexual, com formação na área e que domine o assunto para que se tenha o melhor acompanhamento possível e se volte a ficar em paz com a própria sexualidade.
Olá, sim é um tipo de toc real, pois se trata de pensamentos intrusivos sobre a temática da homossexualidade. O recomendado é buscar um psicólogo com enfoque na área sexual ou um sexólogo, pois especificamente esses especialistas terão um domínio maior para entender e tratar essas questões. O tratamento irá fazer você tirar dúvidas existenciais acerca da temática sexual sem estar obcecado com o tema. Cuide-se !
Olá!
Acredito que tua questão foi respondida pelos colegas! Mas penso que mais do que saber de um possível diagnóstico, seja importante como se haver com ele. Para isto um acompanhamento psicológico é sempre importante!
Te convidamos para uma consulta: Teleconsulta - R$ 120
Olá, a resposta da sua pergunta é sim, HOCD é caracterizado pelo medo excessivo de se tornar ou ser homossexual. Os pacientes frequentemente vivenciam imagens mentais intrusivas e indesejadas de comportamento homossexual. Os pensamentos excessivos e disfuncionais geram sofrimento e prejuízo ao sujeito, levando muito das vezes a sensação de descontrole. Atualmente, o tratamento ouro para o TOC é a terapia cognitivo-comportamental e medicamentos, portanto, sugiro buscar por um psicólogo e médico psiquiatra. Espero ter ajudado!
Te convidamos para uma consulta: Teleconsulta - R$ 200
Olá! Nem é preciso reafirmar tudo o que já foi dito pelos colegas acima. Portanto, sua pergunta foi respondida. Busque por ajuda profissional.
Sim. É um tipo de TOC que se enquadraria nas chamadas fobias de impulso. As fobias de impulso podem ser de temática sexual (como pensamentos homossexuais), violenta (por exemplo uma pessoa ter pensamentos obsessivos sobre ferir alguém), religiosa (uma pessoa cristã ter pensamentos obsessivos sobre o satanás), entre outros.
Por ser um quadro de TOC, não se trata de desejos verdadeiros, e acabam sendo causados, paradoxalmente, justamente por não querer que o ato aconteça. Basicamente, a pessoa com TOC se empenha tanto na tarefa de verificar que não é homossexual que acaba pensando muito no tema, o que acaba fortalecendo o medo.
Como todo tipo de TOC, existe tratamento psicológico e psiquiátrico, ambos bastante eficazes. Sendo a combinação dos dois a melhor escolha para diminuir o sofrimento de quem passa por pensamentos obsessivos.
Olá, como vai?
Todas as informações necessárias para responder tua pergunta já foram fornecidas pelos colegas acima! Sugiro que você procure orientação de um profissional da área de psicologia sexual!
Abraço
Considerando que o transtorno obsessivo-compulsivo se configura por pensamentos intrusivos, dos quais o sujeito não consegue se livrar exceto por meio de comportamentos repetidos e, na maioria das vezes, inadequados segundo o contexto vivido, podemos dizer que sim, o HOCD se enquadra como um TOC. Importante avaliar o caso concreto com apoio psicologico e/ou psiquiátrico. Desejo sucesso! Sempre às ordens!
Olá!
É real os pensamentos e de suma importância procurar um psicólogo pra fazer terapia e assim você vai conseguir superar esse transtorno.
Te convidamos para uma consulta: Psicoterapia adulto - R$ 160
Sugiro que você busque uma Psicóloga para te ajudar a compreender teus pensamentos e comportamentos. A forma mais objetiva, em termos condução é a TCC (Terapia Cognitivo-Comportamental.). Tenho certeza que você viverá melhor entendendo seus pensamentos, gatilhos e comportamentos.
ACREDITO QUE O IDEAL SERIA BUSCAR UM ACOMPANHAMENTO PSICOLOGICO PARA REFLETIR SOBRE SUAS QUESTÕES, A TERAPIA VAI AJUDAR VC NA COMPREENSÃO DE SI....
Olá,
Sim, é um tipo de toc real. Sugiro acompanhamento psicológico para que voce encontre algumas respostas. Entender o processo em que se encontra, é primordial. Não deixe de procurar ajuda, vai fazer grande diferença em sua vida.
Boa sorte. Abraço!
O HOCD (transtorno obsessivo compulsivo homossexual) é realmente um tipo de transtorno obsessivo compulsivo (TOC).

Ocorre quando se tem com frequência pensamentos intrusivos, de cunho sexual, onde surgem dúvidas e receios em relação a sexualidade, e questionamentos sobre sua orientação sexual.

Esses pensamentos excessivos e disfuncionais, geram sofrimento, podendo trazer prejuízos para o sujeito, na forma de lidar com seus papéis sociais e com a sua rotina diária (trabalho, casa, família, amigos, etc), levando às vezes a uma sensação de descontrole da própria vida.

No entanto, é importante ir além do diagnóstico e buscar formas de resolver e lidar com ele, procure um psicólogo, se dedique ao processo terapêutico e logo obterá resultados positivos. Forte Abraço!
Olá! O HOCD, também conhecido como Transtorno Obsessivo-Compulsivo Homossexual, é uma forma de TOC que uma pessoa tem quando tem medo de pensamentos indesejáveis, de forma que pode ser atraída para o mesmo sexo. Pessoas que têm esses pensamentos muitas vezes sentem que estão perdendo o controle ou sentem que estão tendo algum tipo de paranóia. Com certeza a Terapia Cognitivo Comportamental irá ajuda-lo. Estou a disposição, conte comigo!
Olá!
Sim, o HOCD é um TOC Real.
A questão não é fechar o diagnóstico. O diagnóstico é norteador. É fundamental entrar em contato com esses pensamentos obsessivos para ver de perto do que realmente se trata. Há tantas possiblidades para o desencadeamento desses pensamentos.É indicado buscar psicoterapia individual, e como segundo passo psicoterapia grupal!
Espero ter ajudado!
Abraço
Olá, em resposta a sua pergunta, sim HOCD é um tipo de toc real, e esta relacionado com pensamentos intrusivos sobre a temática da homossexualidade. O tratamento para o HOCD não é diferente para os outros tipos de Toc, a psicoterapia e o apoio psiquiátrico são os indicados, pois especificamente esses especialistas terão um domínio maior para entender e tratar tais questões. Espero ter ajudado e coloco-me a disposição. Um abraço!
Conforme já explicado acima o que se trata o HOCD, o mais indicado é procurar um psicólogo que lhe inspire confiança para o tratamento mais assertivo.
Sim, e importante que você procure respostas, pois as pessoas que sofrem com este transtorno, tendem a procurar ajuda tardiamente (cerca de oito anos após ter surgido o primeiro sintoma), quando já começa a apresentar prejuízos sociais. Sugiro que procure um Psicólogo e faça um tratamento adequado, quando começar vai entender que o processo não precisa ser doloroso, é leve e gera resultados efetivos.
HOCD é um tipo de TOC, e por isso algumas pessoas podem usar o termo para se referir a situações em que as pessoas que não são heterossexuais têm medo de sua orientação sexual.
Uma pessoa com TOC pode sentir extrema angústia ou aborrecimento devido a esses pensamentos ou compulsões repetidas. No entanto, eles podem não ser capazes de evitar que eles ocorram.
No entanto, é importante observar que essa forma de TOC não se limita aos heterossexuais.
Si, é um tipo de TOC. Pode ser bastante desconfortável e angustiante pois os pensamentos intrusivos e obsessivos são se cunho sexual, mais precisamente homossexual. Porém o tratamento pode ser feito e o quanto antes buscar ajuda melhor para o resultado. A Terapia Cognitiva Comportamental é muito indicada neste tipo de transtorno, juntamente com medicação.
Caso possa ajudar entre em contato.
Abraço
Olá, HOCD é tipo real de TOC e bem colocado pelos colegas acima. Se está te causando sofrimento, procure a ajuda de um Psicólogo. Talvez seja necessário o acompanhamento psiquiátrico também. Estou a disposição. Um abraço.
Olá! O HOCD pode ser considerado no mesmo espectro do TOC. Existe sim tratamento que pode ajudar você a amenizar, entender e melhor lidar com esse tipo de sofrimento. Recomendo buscar a Psicoterapia.
Saudações! A manifestação da sexualidade, diz sobre uma construção particular e única de cada sujeito e, de acordo com a psicanalista Joyce McDougall (1997) no seu livro "As múltiplas faces de Eros" esta manifestação seria uma forma de sobrevivência psíquica.

Dito isso, acho importante destacar que o sexual constitui um verdadeiro enigma para todo ser humano. Na busca por prazer em suas múltiplas e variadas fontes, acabamos por esbarrar em vias por vezes inconciliáveis.
Se é algo que te ocasiona angústia, recomendo que direcione tais questionamentos para serem trabalhados em um processo de análise com um(a) psicanalista. Agende uma sessão e veja como isso se dá.
Acredito que usufruir de um espaço para lidar com esse enigma, em sua decifração, pode ser transformador.