Gostaria de saber se portadores de pré-diabetes e diabetes tipo 2 podem fazer consumo de produtos diet

3 respostas
Gostaria de saber se portadores de pré-diabetes e diabetes tipo 2 podem fazer consumo de produtos diet com dextrose / maltodextrina em sua composição?
De preferência não, mas caso a glicemia esteja bem controlada, é possível incluir algum alimento com este tipo de carboidrato. Tudo depende de como está o controle.

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
Bom, a conduta nutricional no quadro de pré diabetes e Diabetes tipo 2 instalado são bem diferentes.
O quadro de pré diabetes pode ser revertido desde que haja mudança no comportamento alimentar e prática de atividade física. Já no Diabetes, a reeducação alimentar, prática de atividade física e tratamento medicamentoso (hipoglicemiantes orais, insulina) visam a contenção da patologia, para que não hajam agravos.
Diante disso, o pré diabético deve evitar consumo de alimentos com adoçantes, exceto stévia, pois é sabido que o consumo inadequado de adoçantes pode levar ao desenvolvimento de intolerância à glicose. Portanto a maltodextrina em um determinado alimento seria menos danoso que o adoçante (exceto stévia), isso considerando uma alimentação adequado. No caso do diabético é exatamente o contrário.
Apenas com Acompanhamento Nutricional é possível delimitar o consumo e as melhores escolhas alimentares.
Procure um Nutricionista.
Abraços.
A dextrose é na verdade um monossacarídeo que tem seu pico de insulina e é um gerador de energia rápido. É formado por ligações de glicose só que mais pura, e é considerado um carboidrato simples. A maltodextrina é considerado uma carboidrato complexo, um polímero de glicose (um conjunto), sua absorção é um pouco mais lenta.
Na Diabetes tipo 2, o problema não está na produção de insulina pelo contrário, o corpo a produz de forma exacerbada para que os receptores de insulina no músculo e no fígado, por exemplo consigam interiorizar a glicose para órgão ou músculo. Desta forma, o uso desses carboidratos poderia desencadear uma hiperglicemia se não for absorvido corretamente. Por isso, o uso desses tipos de carboidratos deve ser monitorado pelo nutricionista/médico pra que não haja prejuízo na saúde do portador de Diabetes tipo 2.

Especialistas

Isaac Ferro

Isaac Ferro

Médico de família

Laguna

Walber Figueiredo

Walber Figueiredo

Generalista

Macapá

Lorena V. S. Caldeira de Melo

Lorena V. S. Caldeira de Melo

Geriatra, Especialista em clínica médica

Montes Claros

Eduardo Ribeiro Brandão

Eduardo Ribeiro Brandão

Médico de família

Montenegro

Mariana Alves

Mariana Alves

Nutricionista

Vila Velha

Raila Pontes

Raila Pontes

Nutricionista

São Paulo

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 1292 perguntas sobre Diabetes
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.