Gostaria muito de fazer terapia de casal, mas ele se recusa. O que eu faço?

14 respostas
Gostaria muito de fazer terapia de casal, mas ele se recusa. O que eu faço?
A terapia de CASAL, deve ser feita pelo casal, nunca se deve começar uma terapia de casal com um dos dois cônjuges com a intenção de que o outro comece, uma vez que se inicia o processo terapêutico, inicia-se também uma aliança com com o analisando, estabelece um elo de confiança, e por isso deve ser sempre na presença do casal, a fim de que o mesmo participe de processo de reconstrução conjugal juntos.
O que pode fazer é uma terapia individual, para seu crescimento e auto conhecimento.

Espero ter ajudado, forte abraço
Sayonara Machado.

Faça terapia individual, vai te ajudar bastante a entender o relacionamento e descobrir o que você poderá fazer em termos dos relacionamentos em geral. Abraço forte e boa semana!
Nem sempre a terapia de casal é a mais indicada. Procure um profissional que poderá fazer essa avaliação, pois, conforme o caso e fase que o casal está passando, uma terapia individual pode ajudar bastante.
A terapia de casal é de comum acordo com ambas as partes, já que seu parceiro está resistente, indico inicialmente você fazer terapia individual.

Boa sorte.
Sugiro que você refaça sua opção nesse primeiro momento e opte pela terapia individual. O que virá depois, não se pode prever. Pode ser que você perceba que a terapia de casal não se faz necessária. pode ser que seu esposo mude de ideia, pode ser que seu esposo altere seus comportamentos por causa de sua mudança, enfim, o importante é dar o primeiro passo em relação a si mesma. A mudança de um geralmente implica na mudança do outro. Lembrando que as mudanças nem sempre são aquelas que gostaríamos.
A terapia de casal nunca poderá ser feito com apenas um dos cônjuges, no caso de resistência de uma das partes, oriento você a procurar um especialista, porque muitas vezes as questões mais importantes a serem trabalhadas são as questões individuais e isso só um profissional especializado poderá te dizer qual a melhor opção de trabalho.
Geralmente o homem é mais resistente, e na maioria dos casos o problema é de ordem sexual, se for esse seu caso vc poderá buscar um Terapeuta de Casal que seja também Sexólogo, e aí a terapia pode e geralmente começa com a parceira, e no decorrer há técnicas q facilitaram a vinda dele.
Olá! pelo que expôs, me parece um sentimento unilateral sem uma conversa conjugal sobre suas dúvidas. Proponha a terapia conjugal se ele se recusar, questione seus sentimentos...etc... se ambos perceberem que há algo a ser trabalhado na relação... chegou a hora de buscar ajuda. Ser companheira é ser amiga...ser ouvinte...confie nos seus anos de casal. Boa Sorte! Paz e Bem!
É sempre difícil ambos aceitarem, logo inicie o processo você, tenha calma, quem sabe ele se interessa depois que você demonstrar sinais de mudanças...
Concorco com meus colegas,se ele não quer, ele não conseguirá desenvolver muito no trabalho psicológico. Nós não conseguimos mudar o outro, ele muda se deseja mudar, mas podemos ajudar a nós mesmos a lidar melhor com a situação é conflitos internos e como consequência mudamos o que está em nossa volta. Boa sorte em sua jornada!!!
O ideal é você iniciar a terapia individualmente, de preferência com algum terapeuta que também atenda casais. Assim, você poderá receber orientação sobre como convencê-lo, mas apenas se a resistência dele puder ser "trabalhada" e jamais no sentido de "passar por cima" dos sentimentos dele. O que quero dizer é que, primeiramente, precisamos compreender por quais motivos exatamente ele se recusa a fazer terapia de casal: porque acredita que não funciona? Porque desistiu da relação? Porque acredita que, no caso de vocês, pode não trazer resultados?Ou ele acredita que "é você quem deve fazer terapia" e não ele?Será que ele apenas não se sente a vontade para falar sobre sentimentos? Existem muitos outros exemplos. Somente compreendendo essas razões é que poderemos ajudá-la a convencê-lo. Agora, se mesmo assim ele se recusar, você terá que respeitar a decisão dele e prosseguir com uma terapia individual, a qual também irá ajudar no relacionamento e talvez até trazê-lo para a TC futuramente.
A terapia de casal pressupõe que o CASAL esteja disposto a encarar uma questão, muitas vezes percebida e sentida de modo diferente por cada um. Quando a percepção de que é preciso buscar ajuda advém de apenas um dos cônjuges, o mais indicado é que essa pessoa busque por terapia individual. No caso da abordagem psicanalítica, investiga-se as posições subjetivas assumidas ao longo da vida e como isso normalmente se repete em diversos contextos. Ainda que o motivo do sofrimento seja atribuído a algo externo ao sujeito ou pelo menos conjunto (ao casal) o trabalho analítico consiste em indagar de que modo a pessoa que sofre de algum modo contribui para seu próprio sofrimento. Ou seja, o analisante ao rever como se coloca com o outro (no caso, cônjuge) seu modo de agir pode se modificar, o que consequentemente acarretará em alguma transformação na relação.
Algumas formas é mostrar ao parceiro que existem também grupos terapêuticos de casais, mostrando que outros homens, que outras pessoas passam por essa mesma situação. Caso da mesma forma continue resistente a terapia, indico procurar uma terapia individual, da qual você poderá trabalhar os seus problemas pessoais dentro do setting terapêutico... Abraços e tenha uma ótima semana.
Olá, se existe uma dificuldade da parte do outro em fazer a terapia de casal, proponho que você comece a fazer a sua terapia individual. Sempre recomendo e é de práxis, que nao se deve forçar ou coagir o parceiro a fazer ou iniciar uma terapia que ele não esteja afim de começar. O que acontece muitas vezes quando um começa a terapia sem querer ou sem ver vontade, é que a mudança só ocorre no lado que está engajado e não no modo dual. Recomendo que procure uma terapia individual e de acordo com a sua evolução, ele poderá mudar de idéia, ok? Cuide-se !